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XLX 350 R - Pane na parte Elétrica

Enviado: 04 Dezembro 2006 à14 12:53
por zehhez
Buenos Dias!
Primeiro vou me apresentar por ser meu primeiro tópico:
Zé, Dono de uma XLX 350 R ano 1990, uma bela moto :)
Agora o meu problema....
2 semanas de chuva, 3 semanas sem lavar a moto... sabado dei uma lavada linda nela.... depois de lavar dei aquela voltinha pra secar hehehe tudo normal... No entanto, depois disso a parte elétrica dela entrou em pane: A luz do neutro quando parada em ponto morto e desligada não acende, só acende bem fraquinho se ligar a moto, pra fica com a luz normal só se ligar o farol na primeira posição, o pisca normalmente não ta certo, só funciona se acionar a luz de freio, tanto do freio de trás quanto da frente,a luz do painel ta bem fraca, só acende legal quando o farol ta na 2ª posição, bem como a luz do farol da primeira posição bem fraca....
A bateria tava quase sem carga, mas acho que isso não está interferindo sendo que os problemas ocorrem com a moto em movimento...
Alguem pode me dar uma ajuda, alguma idéia antes de eu levar em algum mecânico ?
Abraços!

Enviado: 04 Dezembro 2006 à56 13:12
por NESTOR/RS
zehhez....Well....come vc... :mrgreen: :lol:
Bem-vindo ao Super FLM!! =D>
Depois, de uma passadinha lá no apresente-se e fale um pouco de vc e sua motoca para a galera....daí fica todo mundo conheçendo vc melhor.... :wink:
Pois bem....o mais provável é que tenha entrado água no chicote elétrico, em alguma falha ou rasgo na capa externa do mesmo....estes rasgos costumam acontecer entre a mesa inferior e o paralama dianteiro, e tbém logo abaixo do tanque de combustível....de uma revisada...se o problema for este, tem que ir pensando em trocar o chicote, porém se ele for original, vale a pena pedir para o mecânico para "refazer" ele, pois não há nenhum chicote elétrico no mercado paralelo, com qualidade ao menos parecida com o original.... :wink:

Enviado: 05 Dezembro 2006 à24 11:34
por jlspe
Fala Zehhez!

Muita coincidência, meu nome é Zé (José Luis), tenho uma xlx 88 e recentemente também tive um problema parecido com o seu. O chicote da minha moto tá todo detonado, cheio de emendas e a moto começou a falhar do nada... verifiquei CDI, carburador e ela continuava falhando, como se a vela não desse conta de queimar toda a gasolina. Refiz todas as emendas e isolei algumas partes que estavam descascando, e pimba, minha motoca ressucitou! Já cotei o chicote original numa concessionária (R$ 100,00) e pretendo trocá-lo nos próximos dias.

Abraço!

Enviado: 05 Dezembro 2006 à43 12:41
por zehhez
É, domingo eu dei uma olhadinha básica, mas no sábado vou me aprofundar...
Só não sei se aguento até sabado hehehe porque tenho que fazer malabarismo pra dobrar nas ruas: dar o sinal, apertar o freio de leve só pra acionar a luz (ai começa a dar o sinal) reduzir, trocar a marcha(isso sem largar o freiode leve), freiar as vezes um pouco mais forte e etc UHAuaHuaahua achar coordenação hehehe

Mas, jlspe, tivesse que tirar o tanque pra mexer na fiação? pois nunca tirei o tanque dela, e não sou um mecânico muito experiênte heheh na verdade nenhum um pouco....

Abraços!

Enviado: 05 Dezembro 2006 à41 13:44
por agm2112
Certamente tem que tirar o tanque ... e o banco ... mas até a minha avó consegue ! São 3 parafusos ! 2 no banco e 1 no tanque.

Enviado: 05 Dezembro 2006 à41 14:32
por EvandroMM
Po, tirar tanque e banco é coisa básica mesmo, até pra lavar a moto deve-se fazer!!

Quanto ao problema, minha DT teve assim uns tempos atras, nada funcionava com a moto desligada, só ligando, pisca ora funcinava um ou dois, ora 3, ora nenhum.

Resolvi o problema assim:

- Desencaixe e encaixe novamente todos os conectores
- Refaça todas as emendas
- Verifique se tem fios soltos ou expostos

E pronto, não gastei um centavo, só fita isolante que já tinha em casa, e agora tudo funciona, inclusive com a moto desligada (menos o farol dianteiro claro).

Enviado: 05 Dezembro 2006 à18 16:06
por zehhez
=D> Estou me empolgando hehehe
Vou tirar a tarde de sábado para mexer na fiação, alguem dá alguma dica especial, ou tem o esquema elétrico da Xizelona pra me passar?
:)

Enviado: 05 Dezembro 2006 à11 16:11
por EvandroMM
Uma dica:

Nunca tire tudo ao mesmo tempo, se não pode esquecer ou conectar errado e ai PUFF, adeus chicote, adeus regulador, adeus bateria.

Tire um fio, limpe coloque, tira outro, limpa e remenda, tira um conector, limpa e conecta de novo, um de cada vez!!

Enviado: 06 Dezembro 2006 à07 11:41
por Racer143
Antes de mais nada da uma conferida no fusível perto da bateria!
Ou até mesmo na bateria!
As XLX tem um sistema q evita carga em excesso se a bateria estiver ruim! :wink: :wink:

Enviado: 06 Dezembro 2006 à19 14:56
por agm2112
Cara, posso até te passar o esquema elétrico da XLX, mas o troço é tão complicado que atrapalha mais do q ajuda ... o negócio é fazer como o Evandro falou mesmo ...

Enviado: 13 Dezembro 2006 à40 09:00
por zehhez
Buenos Dias!Só alegria :lol: :lol: :lol:
Resolvi o problema da pane elétrica!
Bom, vou contar a história.
Decidi mexer nela, ia verificar os conectores e etc, mas como poderia ser a bateria ou o fusível decidi começar pelo mais fácil, ia dar uma carga na bateria e testar, mas como é muito ruim me afastar da moto :D ia deixar a bateria na oficina carregando e ia usar a moto sem bateria. Perguntei pra duas oficinas se a moto funcionava sem a bateria , um disse que sim outro que não, então decidi fazer a prova ontem. Cheguei em casa do trampo e fui correr pegar as chaves pra desligar a bateria, tirei a tampa (até agora nao tinha olhado com atenção ali) e fui então desligar a bateria, foi quando mexi no fio (-) e ele se soltou, quer dizer já tava solto, só encaixado :D
tava ali o problema, testei com o fio encaixado e Alegria, funcionou normal :D
Só pra acabar a prova, desliguei os dois fios e liguei a moto, ela funcionou como estava funcionando antes, quer dizer, a Xizelona funciona sem a bateria, mas é penoso hehehe
hehehe que que fiz então, como a solda deve ter soltado e nao tenho um aparelhinho de solda e fio tava ficando solto, fiz uma bolinha de palha de aço e enrolei na ponta do fio, e encaixei no buraquinho da bateria.
Agora é só felicidade hehehe, coloquei uma fita pra segurar melhor ( o que nao adiantou muito pois a fita não grudou muito) , e quando tiver um tempo vou colocar um ponto de solda ali pra segurar melhor!
Fiquei com duvida quanto a bateria, se é selada ou não, tinha um nível lá (não tenho muita experiência com motos, é a minha primeira e a 6 meses só), vou tirar umas fotos da bateria e abro um tópico sobre isso.
Mas é isso ae, fica o agradecimento pelo apoio e força.
Abraços a todos, e PAZ! =D>
Valeu!

Enviado: 13 Dezembro 2006 à38 09:05
por zehhez
Ah, só uma pergunta, será que a engebração que fiz com a palha de aço vai dar algum problema :?: ?
Valeu!

Enviado: 13 Dezembro 2006 à25 09:16
por agm2112
Mesmo que não dê problema aparente ... tira essa gambi daí !!! faz uma solda logo pra pobre XLX !! :cry:

Enviado: 13 Dezembro 2006 à46 09:24
por zehhez
Sim, vou fazer o quanto antes, só tenho que ter um tempinho pra arrumar um soldador ou levar na oficina, o ruim é que na oficina sempre cobram....

Enviado: 13 Dezembro 2006 à58 11:54
por spode
zehhez escreveu:fiz uma bolinha de palha de aço e enrolei na ponta do fio, e encaixei no buraquinho da bateria.
Risco de incendio!!!

palha de aço pega fogo!!!

-- Spode

Enviado: 13 Dezembro 2006 à34 13:46
por zehhez
chegando em casa ja vou tirar hehehe, vou ver se arrumo um lugar pra colocar uma solda.

Valeu

Enviado: 14 Dezembro 2006 à57 13:03
por zehhez
Pronto, Soldado.
Bom como não sou um soldador profissional não ficou uma maravilha, mas grudou e tá funcionando legal...
Valeu a todos!

Enviado: 14 Dezembro 2006 à47 13:30
por spode
show! parabens!