SM com a lei informações e dicas
Enviado: 22 Abril 2007 à40 23:04
Texto retirado do Clube XT 600
prezados parceiros
antes de transformar uma moto de fabrica em supermotard.
a gente deve tomar algumas providencias.
a primeira de todos e planejar essa mudança porque esse tipos de tranformaçao custa caro,
o orçamento pode subir rapidamente dependo de a modifiaçao que a gente quer .
so o conjuto pneus,aros,raios vai de 2000 a 3000 rs dependo do material que vc escolha ,depois vem as suspensaos,os freios e o motor e ai o orcamento vai la no ceu
se vc tem ainda dinheiros sobrando vem painel,conta giro,carenagem,pisca...
ect.....
nem se fala do orçamento
enfim todo mundo ja sabe disso
o maior problema e que custa caro e a gente vai divagar
ai pinta mais um problema coma fazer para continuar rodando nas pista dentro da lei??
Nenhum proprietário ou responsável poderá sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características (Art. 98 do CTB).
o maior pepino e o artigo 8 da resoluçao 201
Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
felizemente para a gente o mercado das motos muda e comenca a sair de fabrica as motos 'supermotard'' ex; a sundow
vamos ver se a gente pode com essa mudanca de mercado
faser jurisprudencia..
fora desse pequeno''pepino'' vem as outras mudança pelo menos visual
ai a gente pode dar um jeito
ante des todo sabendo qual e a tranformaçao que vc vai faser e
ir no detran com o moto original e as notas fiscals dos items para transformaçao que vc quer ex;aro,pneus carenagem,piscas,lanterna.
dai ele vao faser o que se chame ''vistoria previa''
depois dessa vistoria ele vao liberar uma autorisaçao para faser as mudancas.
essa autorisacao tem um mes de prazo .quer dizer pouco na realidade
dependo da transformaçao
por isso e importante de planejar exatamente a mudanca.
depois de trocar toudo vc vao tem que ir no INMETRO ou um orgao acreditada pelo INMETRO
la vc chegue com sua moto modificada com de novo ....as notas fiscal de todos os items trocados..a documentaçao da moto ,seus documentos
la ele vao verificar as mudancas para a segurancase ect..enfim conferir e se da todo certo vao liberar um documento chamado
''certificado de seguranca vehicular''
dai volta para o detran com esse CSV para a modificaçao dos documentos.Fazer constar no CRV e no CRLV a expressão "Veículo Modificado", bem como o (s) item (s) modificado (s) e sua nova configuração.
sabendo que mesmo assim depende da boa vontade do detran para o artigo 8 da resoluçao 201 ate a jurisprudencia
e um caminho dificil mas e bom de saber antes de fazer qualquer coisas..
a escolha e nossa e depende de cada um
cuidados nas pistas parceiros
abraçao
wilmo
ps:segue no anexo artigos,resoluçao,ect....
link para orgao acreditado http://www.inmetro.gov.br/organismos/de ... namento=13
link para certificado
http://www.tapiramuta.ba.cnm.org.br/sit ... eis/75.swf
prezados parceiros
antes de transformar uma moto de fabrica em supermotard.
a gente deve tomar algumas providencias.
a primeira de todos e planejar essa mudança porque esse tipos de tranformaçao custa caro,
o orçamento pode subir rapidamente dependo de a modifiaçao que a gente quer .
so o conjuto pneus,aros,raios vai de 2000 a 3000 rs dependo do material que vc escolha ,depois vem as suspensaos,os freios e o motor e ai o orcamento vai la no ceu
se vc tem ainda dinheiros sobrando vem painel,conta giro,carenagem,pisca...
ect.....
nem se fala do orçamento
enfim todo mundo ja sabe disso
o maior problema e que custa caro e a gente vai divagar
ai pinta mais um problema coma fazer para continuar rodando nas pista dentro da lei??
Nenhum proprietário ou responsável poderá sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características (Art. 98 do CTB).
o maior pepino e o artigo 8 da resoluçao 201
Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
felizemente para a gente o mercado das motos muda e comenca a sair de fabrica as motos 'supermotard'' ex; a sundow
vamos ver se a gente pode com essa mudanca de mercado
faser jurisprudencia..
fora desse pequeno''pepino'' vem as outras mudança pelo menos visual
ai a gente pode dar um jeito
ante des todo sabendo qual e a tranformaçao que vc vai faser e
ir no detran com o moto original e as notas fiscals dos items para transformaçao que vc quer ex;aro,pneus carenagem,piscas,lanterna.
dai ele vao faser o que se chame ''vistoria previa''
depois dessa vistoria ele vao liberar uma autorisaçao para faser as mudancas.
essa autorisacao tem um mes de prazo .quer dizer pouco na realidade
dependo da transformaçao
por isso e importante de planejar exatamente a mudanca.
depois de trocar toudo vc vao tem que ir no INMETRO ou um orgao acreditada pelo INMETRO
la vc chegue com sua moto modificada com de novo ....as notas fiscal de todos os items trocados..a documentaçao da moto ,seus documentos
la ele vao verificar as mudancas para a segurancase ect..enfim conferir e se da todo certo vao liberar um documento chamado
''certificado de seguranca vehicular''
dai volta para o detran com esse CSV para a modificaçao dos documentos.Fazer constar no CRV e no CRLV a expressão "Veículo Modificado", bem como o (s) item (s) modificado (s) e sua nova configuração.
sabendo que mesmo assim depende da boa vontade do detran para o artigo 8 da resoluçao 201 ate a jurisprudencia
e um caminho dificil mas e bom de saber antes de fazer qualquer coisas..
a escolha e nossa e depende de cada um
cuidados nas pistas parceiros
abraçao
wilmo
ps:segue no anexo artigos,resoluçao,ect....
link para orgao acreditado http://www.inmetro.gov.br/organismos/de ... namento=13
link para certificado
http://www.tapiramuta.ba.cnm.org.br/sit ... eis/75.swf