Tipos de Gasolina e sua OCTANAGEM
Tipos de Gasolina e sua OCTANAGEM
Galera, mandei um e-mail p/ o SAC da Petrobrás sobre uma dúvida q eu tinha sobre as octanas de cada tipo de gasolina, pois eu uso a PODIUM na minha DR 400 e tava pensando em usar Avi-Gas... e acho q no fim vale a pena usar somente PODIUM. Vejam as diferenças de Octanas, e notem q a Avi-Gas tem chumbo...
Cordiais Saudações Sr. Anderson,
Primeiramente, agradecemos seu contato.
A PETROBRAS Distribuidora S/A. tem compromisso com a qualidade em todos os
níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento
aos nossos clientes.
Em atendimento à sua consulta, informamos as octanagens das nossas
gasolinas:
A gasolina Comum possui:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas
A gasolina Supra possui:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas
A gasolina Premium possui:
Octanagem MON = 85 octanas
Octanagem IAD > 91 octanas
Octanagem RON > 97 octanas
A gasolina Podium possui:
Octanagem MON = não especificada
Octanagem IAD > 95 octanas
Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)
A octanagem da gasolina de aviação (GAV) é medida por um método diferente
do método utilizado para a gasolina automotiva, que é o método F4, na qual
ela obtém 130 octanas. Por isso não é possível fazer uma boa comparação. No
único método que é comum às duas a GAV tem 100 unidades no mínimo e a
gasolina Petrobras Podium tem aproximadamente 90 unidades no mínimo. Vale
lembrar que a GAV possui Chumbo e é isenta de álcool anidro.
Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para
esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
Paulo Cesar de Oliveira Lima
Engenheiro Mecânico
***********************************************************
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800 78 9001 / [email protected]
PETROBRAS Distribuidora S/A
***********************************************************
Abraços
Cordiais Saudações Sr. Anderson,
Primeiramente, agradecemos seu contato.
A PETROBRAS Distribuidora S/A. tem compromisso com a qualidade em todos os
níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento
aos nossos clientes.
Em atendimento à sua consulta, informamos as octanagens das nossas
gasolinas:
A gasolina Comum possui:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas
A gasolina Supra possui:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas
A gasolina Premium possui:
Octanagem MON = 85 octanas
Octanagem IAD > 91 octanas
Octanagem RON > 97 octanas
A gasolina Podium possui:
Octanagem MON = não especificada
Octanagem IAD > 95 octanas
Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)
A octanagem da gasolina de aviação (GAV) é medida por um método diferente
do método utilizado para a gasolina automotiva, que é o método F4, na qual
ela obtém 130 octanas. Por isso não é possível fazer uma boa comparação. No
único método que é comum às duas a GAV tem 100 unidades no mínimo e a
gasolina Petrobras Podium tem aproximadamente 90 unidades no mínimo. Vale
lembrar que a GAV possui Chumbo e é isenta de álcool anidro.
Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para
esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
Paulo Cesar de Oliveira Lima
Engenheiro Mecânico
***********************************************************
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800 78 9001 / [email protected]
PETROBRAS Distribuidora S/A
***********************************************************
Abraços
Sim carara.carara escreveu:tá vai uma perguntinha!!!!que eu quiser usar a podion...tenho que mudar alguma coisa no carburador da minha RMX250?
Se nao me engano vc vai ter q diminuir a giclagem, pois a Podium é mais fina" q as outras gasolinas..... claro q se vc colocar podium no tanque e andar, talvez não note diferença, ou a moto irá ficar com a mistura mais rica... vale a pena levar num mecanico e pedir p/ ele regular e testar.
Fiz isso na minha ex Gas Gas e deu diferença, principalmente em baixas rotações... e na DR não foi diferente....
Abração
Sobre a regulagem do carburador, no post anterior eu acertei, estava dando uma olhada no manual da minha DRZ 400 tá especificado o seguinte:
AJUSTE DE CARBURADOR
Recomendamos somente o uso de gasolina de aviação para o melhor desempenho.
Caso seja necessário utilizar Gasolina comum, é necessária a substituição do giclê de alta do carburador para o correto funcionamento do motor.
Tipo de Combustível:
Gasolina de Aviação --- Giclê de Alta: #165
Gasolina Comum - Tipo C --- Giclê de Alta # 175
Quanta a taxa de compressão, vou mandar novo e-mail p/ a Petrobrás.
No manual da DRZ 400 a taxa de compressão dela é 12.2 : 1
Se nao me engano, é recomendado Podium p/ motores com taxa de comressão superior a 10,0 : 1
Mas nao tenho certeza disso
AJUSTE DE CARBURADOR
Recomendamos somente o uso de gasolina de aviação para o melhor desempenho.
Caso seja necessário utilizar Gasolina comum, é necessária a substituição do giclê de alta do carburador para o correto funcionamento do motor.
Tipo de Combustível:
Gasolina de Aviação --- Giclê de Alta: #165
Gasolina Comum - Tipo C --- Giclê de Alta # 175
Quanta a taxa de compressão, vou mandar novo e-mail p/ a Petrobrás.
No manual da DRZ 400 a taxa de compressão dela é 12.2 : 1
Se nao me engano, é recomendado Podium p/ motores com taxa de comressão superior a 10,0 : 1
Mas nao tenho certeza disso
Eu usava Podium, em dias especiais, quando tinha uma CR250
nesse modelo de moto 2T a diferença é brutal.
a moto passa a ter até um pouco de marcha lenta, tem um barulho mais continuo, e responde bem melhor em baixas rotações.
usando óleo Castro TTS, não sai nada de fumáça.
Agora faço uma pergunta;
na CRF230 e XR200, com motores 4T de 2 valvulas, é interessante usar a Pódium ? é melhor do q a comum ? é pior do que a comum ?
nesse modelo de moto 2T a diferença é brutal.
a moto passa a ter até um pouco de marcha lenta, tem um barulho mais continuo, e responde bem melhor em baixas rotações.
usando óleo Castro TTS, não sai nada de fumáça.
Agora faço uma pergunta;
na CRF230 e XR200, com motores 4T de 2 valvulas, é interessante usar a Pódium ? é melhor do q a comum ? é pior do que a comum ?
mfd
Usando a Podium nessas motos com taxa de compressao abaixo de 10 : 1 vc nao irá sentir diferença em desempenho, mas com certeza a Podium nao ira sujar seu carburador, nao irá carbonizar tanto seu motor, etc...
Acho q vale a pena, pois se olhar pelo lado financeiro, numa moto q usamos apenas finais de semana em trilhas, a diferença de investimento é pouca.
Abraços
Usando a Podium nessas motos com taxa de compressao abaixo de 10 : 1 vc nao irá sentir diferença em desempenho, mas com certeza a Podium nao ira sujar seu carburador, nao irá carbonizar tanto seu motor, etc...
Acho q vale a pena, pois se olhar pelo lado financeiro, numa moto q usamos apenas finais de semana em trilhas, a diferença de investimento é pouca.
Abraços
-
- Membro
- Mensagens: 81
- Registrado em: 08 Agosto 2007 à51 20:09
Eu tinha uma dt 200 começei a usar a podiun deu uma baita diferênça agora estou com uma ktm 250, ia usar a podiun mas como ela bebe bem mais que a dt, vou usar a gasolina comum porque nos locais que ando não tem podiun, assim o mecanico regulou para comum, diz ele que estando bem regulada com a comum ela vai andar como se tivese com a podiun
Galera...........to pensando em usar podium a X, mas o fróids, eh k 90% dos roles k eu faco, eu tenho k reabastecer no caminho (e nao eh uma vez nao......)
Fico pensando oq compensa mais..............regular pra podium e as vezes andar com comum (e sei lah, nao sei se falha ou como fica a carburacao, mas acredito k de fallha - oq eh prejudicial ao motor)
... ou andar com a comum, e as vezes usar a podium e dar excesso, oq nao faz mal ao motor............
vixi
Fico pensando oq compensa mais..............regular pra podium e as vezes andar com comum (e sei lah, nao sei se falha ou como fica a carburacao, mas acredito k de fallha - oq eh prejudicial ao motor)
... ou andar com a comum, e as vezes usar a podium e dar excesso, oq nao faz mal ao motor............
vixi
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 8 Respostas
- 984 Exibições
-
Última mensagem por Menudo
-
- 7 Respostas
- 4234 Exibições
-
Última mensagem por xaxim
-
- 9 Respostas
- 5664 Exibições
-
Última mensagem por carlos_edu
-
- 0 Respostas
- 3895 Exibições
-
Última mensagem por Fabrício
-
- 0 Respostas
- 6144 Exibições
-
Última mensagem por Fabrício