Tipos de Gasolina e sua OCTANAGEM

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Tipos de Gasolina e sua OCTANAGEM

Mensagem por PERUCH »

Galera, mandei um e-mail p/ o SAC da Petrobrás sobre uma dúvida q eu tinha sobre as octanas de cada tipo de gasolina, pois eu uso a PODIUM na minha DR 400 e tava pensando em usar Avi-Gas... e acho q no fim vale a pena usar somente PODIUM. Vejam as diferenças de Octanas, e notem q a Avi-Gas tem chumbo...


Cordiais Saudações Sr. Anderson,

Primeiramente, agradecemos seu contato.

A PETROBRAS Distribuidora S/A. tem compromisso com a qualidade em todos os
níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento
aos nossos clientes.

Em atendimento à sua consulta, informamos as octanagens das nossas
gasolinas:

A gasolina Comum possui:

Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Supra possui:

Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Premium possui:

Octanagem MON = 85 octanas
Octanagem IAD > 91 octanas
Octanagem RON > 97 octanas

A gasolina Podium possui:

Octanagem MON = não especificada
Octanagem IAD > 95 octanas
Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)

A octanagem da gasolina de aviação (GAV) é medida por um método diferente
do método utilizado para a gasolina automotiva, que é o método F4, na qual
ela obtém 130 octanas. Por isso não é possível fazer uma boa comparação. No
único método que é comum às duas a GAV tem 100 unidades no mínimo e a
gasolina Petrobras Podium tem aproximadamente 90 unidades no mínimo. Vale
lembrar que a GAV possui Chumbo e é isenta de álcool anidro.

Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para
esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Paulo Cesar de Oliveira Lima
Engenheiro Mecânico

***********************************************************
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800 78 9001 / [email protected]
PETROBRAS Distribuidora S/A
***********************************************************


Abraços
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Puts...q fera, Peruca... =D>

A Pódium é escrota, mesmo... :mrgreen:

Assim q esse tópico cair eu fixo ele lá no Dicas... =D>
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

O que é MON, IAD e RON? :mrgreen:
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Evandro...

RON ---> Avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em BAIXA rotação;

MON ---> Avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em ALTA rotação

IAD ---> É a média dos métodos anteriores.
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

uso i recomendo podium!
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

tá vai uma perguntinha!!!!que eu quiser usar a podion...tenho que mudar alguma coisa no carburador da minha RMX250?
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

carara escreveu:tá vai uma perguntinha!!!!que eu quiser usar a podion...tenho que mudar alguma coisa no carburador da minha RMX250?
Sim carara.
Se nao me engano vc vai ter q diminuir a giclagem, pois a Podium é mais fina" q as outras gasolinas..... claro q se vc colocar podium no tanque e andar, talvez não note diferença, ou a moto irá ficar com a mistura mais rica... vale a pena levar num mecanico e pedir p/ ele regular e testar.

Fiz isso na minha ex Gas Gas e deu diferença, principalmente em baixas rotações... e na DR não foi diferente....

Abração
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

valeu!!!
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Sobre a regulagem do carburador, no post anterior eu acertei, estava dando uma olhada no manual da minha DRZ 400 tá especificado o seguinte:

AJUSTE DE CARBURADOR

Recomendamos somente o uso de gasolina de aviação para o melhor desempenho.

Caso seja necessário utilizar Gasolina comum, é necessária a substituição do giclê de alta do carburador para o correto funcionamento do motor.

Tipo de Combustível:

Gasolina de Aviação --- Giclê de Alta: #165

Gasolina Comum - Tipo C --- Giclê de Alta # 175



Quanta a taxa de compressão, vou mandar novo e-mail p/ a Petrobrás.

No manual da DRZ 400 a taxa de compressão dela é 12.2 : 1

Se nao me engano, é recomendado Podium p/ motores com taxa de comressão superior a 10,0 : 1

Mas nao tenho certeza disso
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

Eu usava Podium, em dias especiais, quando tinha uma CR250

nesse modelo de moto 2T a diferença é brutal.
a moto passa a ter até um pouco de marcha lenta, tem um barulho mais continuo, e responde bem melhor em baixas rotações.

usando óleo Castro TTS, não sai nada de fumáça.

Agora faço uma pergunta;
na CRF230 e XR200, com motores 4T de 2 valvulas, é interessante usar a Pódium ? é melhor do q a comum ? é pior do que a comum ?
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

mfd
Usando a Podium nessas motos com taxa de compressao abaixo de 10 : 1 vc nao irá sentir diferença em desempenho, mas com certeza a Podium nao ira sujar seu carburador, nao irá carbonizar tanto seu motor, etc...

Acho q vale a pena, pois se olhar pelo lado financeiro, numa moto q usamos apenas finais de semana em trilhas, a diferença de investimento é pouca.

Abraços
Gustavo.M
Membro
Mensagens: 462
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à24 07:05

Mensagem por Gustavo.M »

alguem ja usou aquela nova gasolina da texaco, techron?
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Usei a TECHRON na minha falcon esse final de semana.

Acho q é mais um tipo de Gasolina aditivada, nada mais alem disso...

Não notei dieferença na Falcon
RMS2006
Membro
Mensagens: 193
Registrado em: 31 Março 2006 à33 13:23

Mensagem por RMS2006 »

PERUCH escreveu:Usei a TECHRON na minha falcon esse final de semana.

Acho q é mais um tipo de Gasolina aditivada, nada mais alem disso...

Não notei dieferença na Falcon
Usou a "premiun" pois nosite deles fala que esta é para motores de alta performace mais não especifica nada da octanagem
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Nao RMS2006... na bomba tava a etiqueta e propaganda da TECHRON, e ainda brinquei com o frentista, perguntando se essa gasolina fazia a motor dá uns 200 de final... hehehe
RMS2006
Membro
Mensagens: 193
Registrado em: 31 Março 2006 à33 13:23

Mensagem por RMS2006 »

Vou ver se acho na região esta tal de TECHRON PREMIUN eu uso e falo a impressão. Mais aposto que não chega perto da Podiun
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

POis é... eu tb acho q nada mais é além de um aditivo a mais na gasolina...
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

Usei essa da Texaco na CG e nao deu diferença nenhuma, mas quando boto podium noto uma melhora.
Leonardolobão
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 08 Agosto 2007 à51 20:09

Mensagem por Leonardolobão »

Eu tinha uma dt 200 começei a usar a podiun deu uma baita diferênça agora estou com uma ktm 250, ia usar a podiun mas como ela bebe bem mais que a dt, vou usar a gasolina comum porque nos locais que ando não tem podiun, assim o mecanico regulou para comum, diz ele que estando bem regulada com a comum ela vai andar como se tivese com a podiun
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Galera...........to pensando em usar podium a X, mas o fróids, eh k 90% dos roles k eu faco, eu tenho k reabastecer no caminho (e nao eh uma vez nao......)


Fico pensando oq compensa mais..............regular pra podium e as vezes andar com comum (e sei lah, nao sei se falha ou como fica a carburacao, mas acredito k de fallha - oq eh prejudicial ao motor)

... ou andar com a comum, e as vezes usar a podium e dar excesso, oq nao faz mal ao motor............

vixi
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem