Nova CB 1300cc...Um tratorzão...
Nova CB 1300cc...Um tratorzão...
Honda CB 1300 Super Four, uma grande moto.
Com motor de quatro cilindros em linha e 1.284 cm³, a nova naked Honda CB 1300 Super Four é terceiro lançamento da marca no segmento premium.Texto: Arthur Caldeira/INFOMOTO
Fotos: Caio Mattos/INFOMOTO
(22-06-07) - O mais recente lançamento da Honda, a naked CB 1300 Super Four, tem câmbio de cinco marchas, mas poderia ter apenas duas: a quarta e a quinta. Tamanha é a “força”, o torque desse motor de 1.284 cm³. São 11,9 kgm a 6.000 rpm - ou seja, esse propulsor de quatro cilindros em linha empurra bastante desde as baixas rotações.
Com comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida e um moderno sistema de injeção eletrônica, o “motorzão” é o grande destaque da nova integrante da linha de importadas da Honda.
Apresentada no Salão do Automóvel de 2006, essa enorme naked, que tem o maior motor entre os modelos da linha CB, finalmente chega ao país. Disponível em duas opções de cores – branca/vermelha e preta, ambas com rodas douradas –, a CB 1300 SuperFour é importada do Japão e vendida a US$ 20.627. Com câmbio de US$ 1 = R$ 1,90 em 19 de junho, ela deve custar em torno de R$ 40 mil ao consumidor final. Valor bastante competitivo em relação a suas concorrentes.
A Suzuki Bandit N1200 também com motor quatro-em-linha, por exemplo, é vendida a R$ 41.133. Já a Buell Lightining XB 12S, que traz motor “V2” de 1203 cm³, está cotada a R$ 46,9 mil. Mas, para a tristeza das concorrentes, o preço não é o único atributo da nova Honda para reinar no mercado das naked de alta cilindrada.
Tecnologia em estilo retrô
O objetivo da Honda com a CB 1300 era criar uma moto com o estilo das lendárias CB, que fizeram a fama da marca, mas com tecnologia atual. Pois conseguiram. Apesar do estilo clássico – reforçado pelo motorzão aparente e pela suspensão biamortecida na traseira –, a CB 1300 tem muita tecnologia embarcada.
O motor, alimentado por injeção eletrônica programada (PGM-FI) e refrigerado por líquido, produz 115,6 cv a 7.500 rpm. Mas não se deixe enganar pelos números, a CB 1300 é uma moto forte e rápida para a categoria. Segundo a Honda, ela faz de 0 a 100 km/h em pouco mais de três segundos. Sua velocidade máxima fica acima dos 220 km/h.
A sinuosa rodovia Raposo Tavares, na região de São Roque, interior de São Paulo, onde testamos a moto, não é o local apropriado para verificar a velocidade final da nova Honda. Mas certamente a CB 1300 não vai deixar os motociclistas decepcionados.
Se em uma estrada cheia de curvas não se pode correr, é possível ao menos perceber que o sistema de suspensão biamortecida na traseira é bastante eficiente para uma pilotagem divertida. Os dois amortecedores traseiros, apesar de integrarem um conceito antigo, são bastante modernos. Da grife Showa, eles trazem reservatórios de gás e são totalmente ajustáveis.
Na dianteira, há um garfo telescópico convencional também regulável. Porém, vale a pena dizer que, se você não é um piloto profissional, não vai precisar se preocupar com isso. Os ajustes originais de fábrica e o quadro berço duplo permitem “deitar” bastante nas curvas. Apesar de seu tamanho “intimidador”, a CB 1300 é ágil e fácil de pilotar.
Na mão
Como carro-chefe do segmento naked da Honda, a CB 1300 não poderia deixar de ter uma característica marcante das motos da montadora japonesa: a facilidade de pilotagem. Bastaram alguns quilômetros para ter a sensação que a moto era “minha”, que estava “na mão”.
Para isso contribuem a reduzida altura do assento e a correta distribuição das massas. Por incrível que pareça, enquanto está em movimento mal se nota os 234 kg a seco dessa big naked. Ela é bastante ágil e muda de direção com facilidade.
Outro ponto que torna a CB 1300 fácil de pilotar é o motor. Ele tem força para retomadas e acelerações sem assustar o piloto. Basta girar o acelerador que as respostas vêm rapidamente, mas de forma suave, civilizada, bem diferente de uma superesportiva.
Os freios também trabalham com progressividade, sem sustos, apesar do tamanho avantajado: duplo disco flutuante de 310 mm na dianteira e disco simples de 256 mm na traseira.
Cidade e estrada
Outro quesito que diferencia a CB 1300 das rápidas superesportivas é o conforto. Seu guidão – ajustável em duas posições – proporciona uma boa ergonomia. Em conjunto com o banco em dois níveis, pode-se rodar horas com essa naked, seja pela estrada ou pela cidade. A garupa também vai bem posicionada na nova Honda. Vale destacar o design diferenciado da capa de couro do largo banco.
Para viajar, além do conforto, a CB 1300 tem um grande tanque, para 21 litros. O motociclista conta ainda com um tradicional, porém completo, painel com dois relógios – um com velocímetro e outro com conta-giros e marcador de combustível e relógio digital. Uma pequena tela de cristal líquido traz informações como hodômetros totais e parciais, consumo, relógio, etc. Há ainda um modo com hodômetro diário e outras funções.
Novo segmento
A Honda CB 1300 Super Four é o terceiro lançamento da marca no segmento de importadas neste ano – já foram lançadas a superesportiva CBR 600RR e a Gold Wing com air-bag. Mas ainda tem mais. Deve chegar em breve a big-trail XL 1000V Varadero.
Isso demonstra que a fabricante japonesa, que lançou a acessível Pop 100 no final de 2006, está querendo disputar mercado e aumentar sua participação no segmento premium. Segundo José Luiz Terwak, gerente de desenvolvimento de novos produtos, pouco a pouco a gigante japonesa está preenchendo a lacuna na sua linha de modelos. As outras marcas que se cuidem.
FICHA TÉCNICA – Honda CB 1300 Super Four
:arrow: MOTOR Quatro tempos, DOHC, quatro cilindros, arrefecimento líquido, 1.284 cm³
:arrow: POTÊNCIA 115,6 cv a 7.500 rpm
:arrow: TORQUE 11,9 kgm a 6.000 rpm
:arrow: ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica PGM-FI
:arrow:TRANSMISSÃO Corrente
:arrow: CÂMBIO Cinco velocidades
:arrow: PARTIDA Elétrica
:arrow: RODAS Dianteira e traseira de aro 17”, em liga-leve
:arrow: PNEUS Dianteiro 120/70 ZR17; traseiro 180/55 ZR17
:arrow: CHASSI Berço duplo em aço tubular, com comprimento de 2.220 mm; largura de 790 mm; altura de 1.120 mm, altura mínima do solo de 135 mm; entreeixos de 1.515 mm; altura do assento de 790 mm; peso a seco de 234 kg
:arrow: TANQUE 21 l (4,5 l de reserva)
:arrow: SUSPENSÃO Dianteira com garfo telescópico, tradicional, com 120 mm de curso; traseira com balança de alumínio e dois amortecedores com reservatório de gás, ajustes de pré-carga de mola, compressão e retorno e curso de 116 mm
:arrow: :arrow: FREIOS Dianteiro com duplo disco flutuante, 310 mm, pinças de quatro pistões cada, com acionamento hidráulico; traseiro com disco simples, 215 mm e pinça de pistão simples
:arrow: CORES Branca com detalhes em vermelho e preta
:arrow: PREÇO US$ 20.627 (sem despesas de frete e óleo)
Com motor de quatro cilindros em linha e 1.284 cm³, a nova naked Honda CB 1300 Super Four é terceiro lançamento da marca no segmento premium.Texto: Arthur Caldeira/INFOMOTO
Fotos: Caio Mattos/INFOMOTO
(22-06-07) - O mais recente lançamento da Honda, a naked CB 1300 Super Four, tem câmbio de cinco marchas, mas poderia ter apenas duas: a quarta e a quinta. Tamanha é a “força”, o torque desse motor de 1.284 cm³. São 11,9 kgm a 6.000 rpm - ou seja, esse propulsor de quatro cilindros em linha empurra bastante desde as baixas rotações.
Com comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida e um moderno sistema de injeção eletrônica, o “motorzão” é o grande destaque da nova integrante da linha de importadas da Honda.
Apresentada no Salão do Automóvel de 2006, essa enorme naked, que tem o maior motor entre os modelos da linha CB, finalmente chega ao país. Disponível em duas opções de cores – branca/vermelha e preta, ambas com rodas douradas –, a CB 1300 SuperFour é importada do Japão e vendida a US$ 20.627. Com câmbio de US$ 1 = R$ 1,90 em 19 de junho, ela deve custar em torno de R$ 40 mil ao consumidor final. Valor bastante competitivo em relação a suas concorrentes.
A Suzuki Bandit N1200 também com motor quatro-em-linha, por exemplo, é vendida a R$ 41.133. Já a Buell Lightining XB 12S, que traz motor “V2” de 1203 cm³, está cotada a R$ 46,9 mil. Mas, para a tristeza das concorrentes, o preço não é o único atributo da nova Honda para reinar no mercado das naked de alta cilindrada.
Tecnologia em estilo retrô
O objetivo da Honda com a CB 1300 era criar uma moto com o estilo das lendárias CB, que fizeram a fama da marca, mas com tecnologia atual. Pois conseguiram. Apesar do estilo clássico – reforçado pelo motorzão aparente e pela suspensão biamortecida na traseira –, a CB 1300 tem muita tecnologia embarcada.
O motor, alimentado por injeção eletrônica programada (PGM-FI) e refrigerado por líquido, produz 115,6 cv a 7.500 rpm. Mas não se deixe enganar pelos números, a CB 1300 é uma moto forte e rápida para a categoria. Segundo a Honda, ela faz de 0 a 100 km/h em pouco mais de três segundos. Sua velocidade máxima fica acima dos 220 km/h.
A sinuosa rodovia Raposo Tavares, na região de São Roque, interior de São Paulo, onde testamos a moto, não é o local apropriado para verificar a velocidade final da nova Honda. Mas certamente a CB 1300 não vai deixar os motociclistas decepcionados.
Se em uma estrada cheia de curvas não se pode correr, é possível ao menos perceber que o sistema de suspensão biamortecida na traseira é bastante eficiente para uma pilotagem divertida. Os dois amortecedores traseiros, apesar de integrarem um conceito antigo, são bastante modernos. Da grife Showa, eles trazem reservatórios de gás e são totalmente ajustáveis.
Na dianteira, há um garfo telescópico convencional também regulável. Porém, vale a pena dizer que, se você não é um piloto profissional, não vai precisar se preocupar com isso. Os ajustes originais de fábrica e o quadro berço duplo permitem “deitar” bastante nas curvas. Apesar de seu tamanho “intimidador”, a CB 1300 é ágil e fácil de pilotar.
Na mão
Como carro-chefe do segmento naked da Honda, a CB 1300 não poderia deixar de ter uma característica marcante das motos da montadora japonesa: a facilidade de pilotagem. Bastaram alguns quilômetros para ter a sensação que a moto era “minha”, que estava “na mão”.
Para isso contribuem a reduzida altura do assento e a correta distribuição das massas. Por incrível que pareça, enquanto está em movimento mal se nota os 234 kg a seco dessa big naked. Ela é bastante ágil e muda de direção com facilidade.
Outro ponto que torna a CB 1300 fácil de pilotar é o motor. Ele tem força para retomadas e acelerações sem assustar o piloto. Basta girar o acelerador que as respostas vêm rapidamente, mas de forma suave, civilizada, bem diferente de uma superesportiva.
Os freios também trabalham com progressividade, sem sustos, apesar do tamanho avantajado: duplo disco flutuante de 310 mm na dianteira e disco simples de 256 mm na traseira.
Cidade e estrada
Outro quesito que diferencia a CB 1300 das rápidas superesportivas é o conforto. Seu guidão – ajustável em duas posições – proporciona uma boa ergonomia. Em conjunto com o banco em dois níveis, pode-se rodar horas com essa naked, seja pela estrada ou pela cidade. A garupa também vai bem posicionada na nova Honda. Vale destacar o design diferenciado da capa de couro do largo banco.
Para viajar, além do conforto, a CB 1300 tem um grande tanque, para 21 litros. O motociclista conta ainda com um tradicional, porém completo, painel com dois relógios – um com velocímetro e outro com conta-giros e marcador de combustível e relógio digital. Uma pequena tela de cristal líquido traz informações como hodômetros totais e parciais, consumo, relógio, etc. Há ainda um modo com hodômetro diário e outras funções.
Novo segmento
A Honda CB 1300 Super Four é o terceiro lançamento da marca no segmento de importadas neste ano – já foram lançadas a superesportiva CBR 600RR e a Gold Wing com air-bag. Mas ainda tem mais. Deve chegar em breve a big-trail XL 1000V Varadero.
Isso demonstra que a fabricante japonesa, que lançou a acessível Pop 100 no final de 2006, está querendo disputar mercado e aumentar sua participação no segmento premium. Segundo José Luiz Terwak, gerente de desenvolvimento de novos produtos, pouco a pouco a gigante japonesa está preenchendo a lacuna na sua linha de modelos. As outras marcas que se cuidem.
FICHA TÉCNICA – Honda CB 1300 Super Four
:arrow: MOTOR Quatro tempos, DOHC, quatro cilindros, arrefecimento líquido, 1.284 cm³
:arrow: POTÊNCIA 115,6 cv a 7.500 rpm
:arrow: TORQUE 11,9 kgm a 6.000 rpm
:arrow: ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica PGM-FI
:arrow:TRANSMISSÃO Corrente
:arrow: CÂMBIO Cinco velocidades
:arrow: PARTIDA Elétrica
:arrow: RODAS Dianteira e traseira de aro 17”, em liga-leve
:arrow: PNEUS Dianteiro 120/70 ZR17; traseiro 180/55 ZR17
:arrow: CHASSI Berço duplo em aço tubular, com comprimento de 2.220 mm; largura de 790 mm; altura de 1.120 mm, altura mínima do solo de 135 mm; entreeixos de 1.515 mm; altura do assento de 790 mm; peso a seco de 234 kg
:arrow: TANQUE 21 l (4,5 l de reserva)
:arrow: SUSPENSÃO Dianteira com garfo telescópico, tradicional, com 120 mm de curso; traseira com balança de alumínio e dois amortecedores com reservatório de gás, ajustes de pré-carga de mola, compressão e retorno e curso de 116 mm
:arrow: :arrow: FREIOS Dianteiro com duplo disco flutuante, 310 mm, pinças de quatro pistões cada, com acionamento hidráulico; traseiro com disco simples, 215 mm e pinça de pistão simples
:arrow: CORES Branca com detalhes em vermelho e preta
:arrow: PREÇO US$ 20.627 (sem despesas de frete e óleo)
Também tinha pensado na necessidade de uma 6ª marcha. Mesmo que fosse só um overdrive para aliviar o giro.Ricardo Skolaude escreveu:Isso sim que é moto, futa que fariu!!!! =D> =D> =D>
Só faltou uma sexta marcha pra esse motorzão todo...
Ah motorzão... eu podia te um desses no quarto só pra ouvir esse ronquinho... deus o livre [-o< [-o< [-o<
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VÉI, OLHA O TORQUE, É O MESMO DA CBR 1000. PORÉM, ENQUANTO O DA 1000 APARECE A 13000RPM, O DA CB1300 APARECE A 7000. EM TERMOS PRÁTICOS, EU ACHO QUE CB1300 DEVE SAIR NA FRENTE DA CBR1000 ATÉ 2 MARCHA.AuaTT escreveu:olhaa..colokaram um motor maior na hornet..
AUHAuaHUahA
pow..p uma moto 1300 ''apenas'' 115cv?
axei mt poko...
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Não da pra agradar todo mundo, é um visual retrô, acredito feita pra aquele público que em 1983 não tinha dinheiro pra comprar a sonhada CB400 e hoje sobra pra comprar uma CB1300.Fabrício escreveu:Eu tive a oportunidade de ver a moto pessoalmente na semana passada...Puts...é uma CG grande...Dá até vontade de chorar ao ver um trambolho daqueles ser fabricado...hehee....Foi maus...mas é q realmente a moto é muito "atrasada" visualmente.
Uma Hornet está anos luz na frente...
Confesso que tb não me agrada muito esse visual, não acho feia só não faz meu estilo.
Sou mais a Varadero :D
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