Carta aos treieiros

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Carta aos treieiros

Mensagem por Robini »

Caro amigo treieiro,

Nos últimos anos nosso acesso a muitas trilhas tem sido proibido pelos proprietários dos terrenos, devido principalmente a atitudes incoerentes de alguns treieiros.

Nesta semana, em Sete Lagoas/MG, fomos alvo de uma matéria do jornal Boca do Povo que, além de deixar claro que nosso acesso a trilha da Cascalheira do Lixão esta proibido, nos expôs a uma situação delicada perante a sociedade devido à degradação daquela trilha, que fica no terreno do proprietário do jornal.

As atitudes relacionadas abaixo ajudarão a preservar nossa imagem perante o público, evitando assim o tipo de situação relatado acima:

-Feche as porteiras e tronqueiras que abrir e na dúvida feche as que encontrar abertas;
-Não corte ou quebre cercas;
-Desligue a moto ao passar próximo a currais;
-Diminua a velocidade quando for passar por animais, pedestres e ciclistas;
-Não passe sobre plantações;
-Mesmo estando em uma moto de trilha, respeite as leis de transito;
-Não trafegue em mananciais e áreas preservadas;
-Evite trilhas degradadas;
-Não abra novas trilhas (utilize trilhas já existentes, as utilizadas por animais e pedestres);
-Não deixe lixo nas trilhas;
-Seja gentil com os moradores dos locais por onde passar;
-Ajude os pilotos em dificuldades, oriente e tenha paciência com pilotos novatos;
-Denuncie aos órgãos competentes os desmatamentos, aprisionamento de animais silvestres e queimadas;
-Somente pilote equipado.

PRATIQUE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E ÉTICA NAS TRILHAS!

Movimento Treieiro Amigo
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Excelente dica Robini.....aqui em Brasília a coisa tb está feia...os donos de terras estão fechando tudo...
Se todos fizessem isso aí....ganharíamos espaço...e não, o contrário.... =D> =D> =D>
Luciano_rn
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 05 Setembro 2007 à24 17:40

Mensagem por Luciano_rn »

Boa dica...importante seguir a risca isso..
Ivan
Membro
Mensagens: 261
Registrado em: 08 Março 2006 à06 19:09

Mensagem por Ivan »

boa !
neilon
Membro
Mensagens: 196
Registrado em: 11 Junho 2006 à12 15:06

Mensagem por neilon »

Aqui também estão fechando as trilhas... tem meia dúzia de manés que sujam a barra pra todo o resto... daí os donos dos terrenos fecham as porteiras e os "buliça" ficam marcando em cima...

Deveria existir prova de consciência ecológica e bons costumes para os trilheiros....

Aliás, já me passou pela cabeça uma situação: será que daria certo se os trilheiros fossem registrados em algum órgão centralizador, com carteirinha e tudo, para selecionar um pouco a galera?

O que vocês acham? :?:
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Mensagem por Vidigal »

Neilon, na boa mesmo? A ideia não é ruim, mas é impossível!
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Em todos os lugares estão assim, por causa de meia duzia de palhaços , todos pagam os patos... estamos com cada vez menos trilhas! #-o
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

tinha um cara que fazia em ainda faz trilhas, num é da minha galera, mas conheço ele de vista, manja oque o cabra fez. Tinha uma trilha fodástica, muito boa mesmo que passava dentro de um terreno de um senhor, a casa do mesmo ficava poucos metros da entrada da trilha e tinha uma porteira. Certo dia esse trilheiro bocó e sua galera resolveu entrar nessa trilha e pediram pro dono do terreno a chave do cadeado da porteira. O velhinho deu o molho de chave na boa pro cabra, e avisou que depois que saíssem da trilha que devolvesse a chave pra ele. O cara chegou pra abrir a porteira e como eram muitas chaves no molho ficou brabinha pq não tava achando, ai o filho de kenga arremessou a penca no meio do mato.
Resultado: Uma das melhores trilhas de camboriú não passa mais moto pq UM, apenas UM filho de uma P. avacalhou com o morador e dono do local.
Isso é que é froid, a gente faz nosssa parte mas sempre tem um "pela saco".
neilon
Membro
Mensagens: 196
Registrado em: 11 Junho 2006 à12 15:06

Mensagem por neilon »

Vidigal escreveu:Neilon, na boa mesmo? A ideia não é ruim, mas é impossível!
Tbem acho que pode parecer uma viagem das bem longas, mas... sonhar não custa....

Pra ver se dava certo só tentando mesmo...

Teria que ter alguma vantagem pra se tornar atrativa... tipo um acordo com a promotoria da cidade e polícia, permitindo o deslocamento "na boa", sem aquela nóia dos caras pararem a qualquer hora e encherem o saco... ou sequestrarem tua moto... sei lá... apresenta a carteirinha e tudo blz...

Mas pra conseguir a carteirinha teria que fazer curso de "consciência ecológica", treinamento de primeiros socorros no mato, essas coisas, uso obrigatório de equipamento adequado... ajudaria a peneirar a turma....

Sei lá, Vidigal, posso esta falando m... mas... grandes idéias vieram de pequenas m... pensadas um dia por um maluco qualquer...

Trilheiro é raça boa... aprendi muito dpois que fui infectado pelo "vírus da terra"...

Não acho justo todos pagarem por meia duzia de 4 ou 5 babacas...
:evil:
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

aqui em Porto Alegre também está bem complicado....está saindo vairas materiais em jornais denegrindo a imagem dos trilheiros e tudo isso por causa de meia duzia.... deve uma situação que um trilheiro atropelou um morador local....ai já viu....a policia ambiental fechou a trilha e também está fazendo vigia todos os fin de semana!!!!
danilo.hc
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Janeiro 2008 à37 17:20

Mensagem por danilo.hc »

é meus amigos, hoje em dia tá complicado
tem muito "mané" por ai zuando as trilhas não respeita os moradores etc
já já não vai ter mais trilhas para agente fazer.
deco 100 tranquera
Super Membro
Mensagens: 1254
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à13 10:02

Mensagem por deco 100 tranquera »

Eai , pessoal ! Se cada um fizer a sua parte a coisa já começa a mudar... não é pq vc ve 10 pessoas jogando lixo no chão q vc vai fazer o mesmo!!! Garanto que se vc estiver numa trilha e parar p fechar a porteira aberta, quem ver vc fazendo isso fará na proxima vez, e assim por diante.
Abraço
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

Falou tudo, infelizmente a coisa esta caminhado pra isso mesmo, estou ajundando a organizar um enduro aqui na minha regiao e sei o quanto isso e complicado,
gnochi
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 31 Outubro 2006 à38 17:02

Mensagem por gnochi »

Por que será que está ruim em todas as localidade?!?!?! Aqui em curitiba tbm esta cada vez pior... são trilhas sendo proibidas de serem acessadas e população contra os trilheiros.... Durante um fds atras, estavamos andando aqui na nossa região e ao passar por um local que "era" permitido e não sabiamos que não estava mais... pois se trata de um local que não costumamos andar, fomos recepicionados pelo comrador com um FACÃO, vindo de encontro a um colega nosso.... Put$#@ susto do caraio... depois com muita paciência explicamos o engano... o cara deixou claro que estava disposto a passar a faca no próx. que passar por ali.... TRISTE, realmente triste essa situação!!! TODOs temos a responsabilidade de mudar esta cena, se eh que ainda isto eh possível....
ROBINI: Essas dicas são manuais obrigatórios para acesso as trilhas!! BEM LEMBRADO!!!
flw =D> =D> =D>
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Galera, toda vez que eu ia sair para fazer trilha, meu pai ficava preocupado até eu voltar.

Meu pai tem um sítio aqui em Santa Bárbaa d'Oeste-SP, e os moradores / sitiantes da região onde ele tem o sítio estão ATIRANDO nos trilheiros!

O problema é que estão acontecendo incêndios criminosos nas plantações da cana. Imagina o sitiante planta a cana, tem o maior gasto e quando tá quase na hora de colher vem uns FDP e põe fogo!

Eu sei que não são trilheiros, mas o pessoal que faz isso, normalmente vem de moto, para facilitar a fuga. Daí o sitiante vê um bando de gente de moto no meio da sua plantação não quer saber se é trilheiro ou coisa parcida - mete bala! :-? :-? :-?
André Marrone
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Setembro 2004 à52 16:56

Mensagem por André Marrone »

Aqui no sertão tbm não tá fácil, um dia destes um proprietário de terra colocou um arame esticado como armadilha(prá matar mesmo!!!) sorte que o colega vinha devegar e conseguiu ver, resumindo cortamos o arame e fomos lá conversar com o individuo, depois de muita conversa ele liberou a passagem por outra trilha, porem o q marcou mais foi a covardia desse cidadão. : )xx
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

Aqui em Goiânia, a região preferida e perfeita para trilhas é a Serra da Areia e agora os trilheiros estão sendo caçados por lá como se fossem bandidos de altissima periculosidade.

Tudo começou com alguns corajosos que vão pra Serra rodando na moto, passando por comunidades carentes e novos loteamentos de bacanas, fazendo bagunça, poeira, empinando, e tocando terror.

Depois veio o apelo ecológico e alguns espertos fizeram disso uma oportunidade política, logo surgiram as ONGs e uma delas tem se destacado.

Um malandro, criou um grupo paramilitar chamado Anjos Verdes e vem fazendo uma campanha muito forte contra os trilheiros que andam na Serra.
As vezes acontece uma prisão coletiva
http://www.youtube.com/watch?v=lmTMZSS8mws

Com a perseguição aos trilheiros na Serra, tenho rodado 120 km pra ir até a cidade de Pirenópolis, que é um paraíso pra trilheiros de qualquer categoria, ja que é um amontoado de morros, serras, cachoeiras, etc...
Mas os trilheiros lambões tb ja estão queimando o filme por lá.

Alguns acham q aquilo é um resort de turismo e não uma área rural, portanto não respeitam a propriedade alheia, muito menos a privacidade e ainda destroem algumas coisas.

A ultima que fiquei sabendo foi a de que um trilheiro, que faz parte da tropa de elite da PM local (ROTAM), andou trocando tiros com um fazendeiro que pediu pra não passarem em determinado lugar.

Aos poucos vamos nos tornando uma classe odiada pela sociedade.
Logo os trilheiros serão comparados a quem tira racha em vias públicas, a vandalos q depredam patromonio público e particular e ainda tem o lande de alguns trilheiros que usam motos roubadas ou com mandado de busca por falta de pagamento do financiamento.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem