Página 1 de 1

Trilheiros Mineiros na mira da imprensa. Reprovado.

Enviado: 21 Maio 2005 à13 23:22
por Robini
Recentemente, os treieiros setelagoanos (MG) foram vítimas de uma reportagem publicada no Jornal Boca do Povo (da cidade de Sete Lagoas), onde são acusados de destruírem a Serra de Santa Helena, porém, mostrando fotos das trilhas em um morro de puro cascalho, localizado NAS TERRAS DO PROPRIETÀRIO DO JORNAL, onde nem cabritos conseguiriam pastar. Por falar em degradação do meio ambiente, próximo ao local havia uma usina de extração de cascalho.

É de se estranhar esta reportagem, pois as trilhas situadas nas terras deste proprietário de jornal são utilizadas há mais de 10 anos pelos treieiros e ele nunca os proibiu de utilizá-las ou reclamou de utilizarem-nas. Além disto, na mais pura realidade, as cercas e tronqueiras do local estão em estado precário devido à falta de manutenção e não pelo uso dos treieiros, que por muitas vezes as consertavam por sua própria conta.

Mente mais ainda, esta reportagem, ao jogar a culpa das queimadas nos teieiros, que sabem que não podem circular com suas motos em meio às chamas, pois correriam risco de seus equipamentos derreterem em seu corpo (são 98% feitos de plásticos e nylon) ou de suas motocicletas esplodirem. Francamente!!!!!! Será que quem escreveu esta reportagem acha que o povo é idiota?????

Na matéria, mente o proprietário do jornal ao dizer que se cansou de reclamar das autoridades e que estas nunca tomaram providências, pois as pessoas que praticam o trail são pessoas poderosas e influentes. Com isto a reportagem tenta, mais uma vêz, manipular a opinião pública, pois a classe dos treieiros setelagoanos é composta desde ajudantes de mecânicos, policiais, funcionários públicos, entregadores de mercadorias, balconistas, etc... até proprietários de industrias, comércio e serviço de grande importância para a cidade (que inclusive ajudam a manter o citado jornal em funcionamento – aí vai um toque: já que os Judas lhes esta esfaqueando pelas costas, parem de fazer anúncios e propagandas neste jornal, ainda mais que além disto, o retorno que recebem deste serviço é insignificante).

Outra prova do desconhecimento (ou terceiras intenções) de quem mandou publicar esta matéria, é que as trilhas utilizadas pelos treieiros em nossa região existem há mais de vinte anos e foram criadas por gado, cavalos, ciclistas e pedestres, são estradas abandonadas, acerros, etc... Não foram criadas pelos treieiros!

Nesta reportagem, notamos a intenção política do proprietário daquele jornal, que reclama que as autoridades proibiram a construção de um shoping center em um local, que ele próprio cita ser de preservação e mostra seu forte preconceito contra a tradição sertaneja que cultiva a fruta dos pequis.

É de se estranhar ainda, que representantes deste proprietário de jornal circulavam em meio a classe dos trieieiros (pelo menos até a publicação de sua reportagem) à procura de notícias e resultados das provas de enduro e cross country realizadas em nossa região. Por que agora vêm esfaqueá-los?????

REPASSEM, por favor!

Enviado: 22 Maio 2005 à01 20:51
por Gargamel
Q sacanagem hein bixo ?
ha muito deixei d acreditar na midia cara, seja escrita, televisionada ou erradiada, todas estão nas maos d politicos q as usam sempre a seu beneficio... :(

Enviado: 23 Maio 2005 à12 08:44
por TopsMan
forte a parada ai.... tomara q vcs consigam virar o jogo, mostrem a população que os trilheiros estão conscientes.

Enviado: 23 Maio 2005 à24 09:07
por Robini
Há males que vem para o bem.

Agora vamos tentar formar o nosso Trail Clube. Há alguns anos formaram um trail clube, para isto chamaram todos os treieiros da cidade para uma reunião, fizeram a votação e colocaram a "nata da sociedade" (os riquinhos) na diretoria e o trail clube não durou seis meses.

Agora eu mais dois amigos estamos tentando formar o TC de uma forma diferente. Não vamos convidar todos os treieiros para eleger a diretoria. Vamos escolher as pessoas que mais tem disposição e consciência para trabalhar para "votar" entre estas pessoas a diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho fiscal, formar o trail clube e só depois convidar as pessoas a se filiarem.

Não sei se isto é legal, mas se fizermos da forma anterior a coisa não vai dar em nada.

Mas que levamos uma facada pelas costas, levamos !

Enviado: 23 Maio 2005 à03 09:24
por TopsMan
Bem... to te mandando o e-mail com a ajuda que tu me pediu, ok? Tá +/- explicado como se faz pra iniciar um MC, qualquer coisa o Terra No Zoio MC terá grande prazer em ajuda-los.

olha ai e me fala.

abraço.

Enviado: 23 Maio 2005 à22 10:45
por Robini
Valeu meu brother!!!!

Enviado: 26 Junho 2005 à55 07:33
por LOBAO
Parece que isso virou onda nacional, aqui em Goiânia o ministério público proibiu a entrada de motos em um determinado local, segundo o MP as motos estavam destruindo a mata (será que tem moto equipada com serra elétrica). A galera está se reunindo para tentar mudar a idéia da população e mostrar que o esporte não agride a mata...............vamos ver o que é que vai dar!!!

LOBÃO

Enviado: 28 Julho 2005 à45 22:27
por synval
Aqui em MG, os orgãos ambientais estão pegando pesado, juntamente com ONGS que afirmam que o trail destroi e degrada. A conclusão não é totalmente furada, haja vista a região de BH que possuí milhares de trilheiros.
que andam SEMPRE nas mesmas trilhas o que acaba causando danos irreversíveis ao solo, pois a região tem vegetação típica de serrado que por sua característica é facilmente danificada. Nos EUA o mesmo fenômeno aconteceu e foi necessário a criação de vários clubes de trail, que adquiriram grandes (e caras) áreas para a prática do esporte. O que poucos falam é que o próprio GADO degrada o solo. Aqui em minha região 80% das trilhas são em áreas dominadas por gado, e foram criadas por eles. Eu mesmo já ajudei a apagar incêncios no meio da trilha, que geralmente são causadas pelos proprietários da terra. A alguns anos atrás um grande incêndio que queimava grandes áreas em volta de BH só foi parado quando chegou nos limites de trilhas abertas, que funcionaram como acero e contiveram as chamas.
O melhor ao meu ver, é mostrar para a opinião pública local que o nosso brinquedo é coisa séria, e deve ser mostrada SEMPRE uma posição favorável a preservação e manutenção de nossas trilhas. Faça um trabalho junto a sua comunidade e mostre quem são vocês. CALEM A BOCA DE F-I-L-H-O D-E U-M-A P-U-T-A , com ação e exemplo.
Abraço