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Trocar Oleo de motor, transmissão e filtro de oleo da CRFX

Enviado: 31 Agosto 2007 à34 21:56
por bessa27
Galera, isso ai serve pra toda linha Honda..................eu ia trocar essas paradas hj, e nao tinha muito oque fazer, resolvi tirar umas fotos pros novatos e tal............bom, vamo lah...........


Primeiro vc tira a protecao do motor esquerdo, para que a tampa do filtro de oleo possa sair.....

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Depois tire a tampa do oleo do motor (a que tem a vareta), pra deixar entrar o ar e drenar todo o oleo

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Deite embaixo da moto do lado direito, e veja a tampa de drenagem (parafuso)

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Eh aconselhavel usar uma luva, pra facilitar a limpesa da mao depois........solte com uma chave, e depois desrosqueie com a mao...

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deixe cair o oleo numa vasilha......

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Ai vai uma dica: As vezes fica um pouco de oleo no meio das engrenagens, e pra quem eh perfeccionista, e deseja ter o maximo de oleo velho fora de sua moto faca o seguinte: Se tua moto tiver partida no pe, de umas 5 ou 7 pedaladas devagar, vc vai ver k vai sar muito oleo ainda. Se tua moto tiver partida eletrica (tipo a XR), deixe a chave no OFF, e de a partida (pra ela girar o motor mas nao ligar).......veja quanto sai de oleo ainda............alem de logico, vc balancar ela pros dois lados um pouco.

Nao faca como o Bessa........depois de esgotado o oleo de motor, feche, para k nao acontece de vc eskecer e vazar oleo hahaha........

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Va na esquerda da moto e solte os 2 parafusos da tampa do filtro de oleo

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Tire o conjunto (filtro de oleo com a tampa)

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Nao se eskeca da pequena mola

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Pegue o novo filtro de oleo, e certifiquese do lado.........o lado que tem a borracha eh pra esquerda. Agora, nesse ponto eh o seguinte: Pegue um pouco (bem pouco) de grava e coloque na borracha pra dar uma boa vedacao.......eu tava sem graxa e acabei nao fazendo isso, mas meu mecanico disse k nao tem pepino nao..........isso da graxa ta no manual da CRFX......

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nao se eskeca da mola no lado direito do filtro

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Encaixe no canal que tem ao fundo do compartimento, de uma "chacoalhadinha" pra sentir se encaixou...........e feche a tampa, e recoloque a protecao do motor........

Agora pegue o oleo, e coloque.

No Manual esta falando k vai:

quando somente troca oleo de motor: 660ml
quando vc troca o filtro tbm: 690ml


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galera, mas mesmo colocanco as medidas corretamente, depois da uma checada, pois pode varias bem pouco..............

Nao se eskecam , k depois k colocar oleo no motor, ele nao vai descer todo, intaum vc liga a moto por 1 ou 2 minutos, espero outros 2 minutos e cheque o nivel.

pronto, motor ta respirando bele.........

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Agora vah do lado direito, e abra a tampa de entrada de oleo de transmicao......

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Vah ao lado esquerdo, embaixo do pedal de cambio, tem a tampa de drenagem do oleo de transmicao......

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Agora volte para o lado direito, e abra este pequeno parafuso (embaixo da bomba dagua).......nao perca a arruela veddadora.....

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Agora pegue o oleo, e muito importante: O funil.........olha, vai no supermercado e compre um funil pekeno, e mesmo assim, ele vai ficar grande pra colocar oleo na transmicao, oque vc pode pegar eh diminuir o diamentro dele com uma mangueira, e cola-lo embaixo..........fica 10.

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Agora vah colocanco oleo na transmicao, ateh k vc veja que comecou bem lentamente a vazar oleo do buraco que vc tirou o parafuso......... Eu sempre ponho uns 35/50ml amais depois disso, pois eh uma quantidade pekena, k nao prejudica. A medida exata eh :670ml

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Fim, vc ta com filtro, oleo de motor e oleo de transmicao novinhos.........

Eu particularmente uso Motul 5100 tanto no motor quanto na transmicao..........quem usa transoil na transmicao (oleo espesifico da motul pra transmicao) acho k vai fazer cagada.........primeiro k ele eh mineral, e esse motul ai tem muita tecnologia, inclusica de enti patinacao de discos de embreagem (ele foi desenvolvido pra usar numa moto convencional, aonda o oleo de motor, tbm lubrifica a embreagem......

Outra..........vc nao precisa ficar comprando varios tipos de oleo, compra um soh e ja era............alem de vc nao se atrapalhar.......meu mecanico disse k uns tempos atras teve um cara k sem querer inverteu os oleo, colocou o de motor na transmicao (atej ai tudo bele) mas o de transmicao no motor.............motor foi pro saco em 1 mes........

Bom eh isso ai......

valew

Enviado: 01 Setembro 2007 à01 11:26
por Fabrício
Mais uma excelente contribuição...Vlw. Bessa... =D>

Enviado: 01 Setembro 2007 à12 17:32
por Andre Mello
Ate eu aprendi...uheuehueh.. :lol:

Enviado: 06 Setembro 2007 à17 22:54
por ruan.zanella
isso funciona pra tornado tb?
importada eh outro nivel hein? mas parabens ai bessa muito bem feitoooooooooooooooooo =D> =D> =D>

Enviado: 07 Setembro 2007 à57 00:14
por Stealth
Bessa27: Obrigado pela ajuda. Sempre quis fazer mas ficava meio com receio. Me encorajou. Óleo de motor e filtro agora eu mesmo vou trocar. Esse de transmissão é que nunca tinha reparado onde fica esses parafusos que você mostrou. Na Tornado é igual ? Posso usar nela o mesmo óloe que você usou na sua ? Tanto para a transmissão quanto para o motor ? Ou é melhor usar só nas importadas ? Agradeço desde já.

Enviado: 07 Setembro 2007 à55 00:34
por bessa27
Stealth escreveu:Bessa27: Obrigado pela ajuda. Sempre quis fazer mas ficava meio com receio. Me encorajou. Óleo de motor e filtro agora eu mesmo vou trocar. Esse de transmissão é que nunca tinha reparado onde fica esses parafusos que você mostrou. Na Tornado é igual ? Posso usar nela o mesmo óloe que você usou na sua ? Tanto para a transmissão quanto para o motor ? Ou é melhor usar só nas importadas ? Agradeço desde já.
Ola, tudo bem?

Obrigado pelos elogios.

Stealth, na tornado o mesmo oleo que lubrifica o motor eh o oleo que lubrifica a transmicao. Na verdade as unicas 2 motos que usam o sistema de lubrificacao de motor separado da lubrificacao de tranmicao eh a KTM e as honda de MX e XC. Esse sistema evita a contaminacao de sujeita de transmicao (principal causa de sujeira no oleo) com o oleo de motor (que precisa estar mais que limpo.)

Enviado: 09 Setembro 2007 à50 17:15
por Robini
Muito bom camarada Bessa!!!!!

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Enviado: 23 Novembro 2011 à27 21:14
por Fernando (SEGBEG)
Também vou começar a fazer esta troca em casa.
aplauso:: palmas:: palmas:: palmas:: aplauso::

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Enviado: 23 Novembro 2011 à34 22:39
por lgp276
Pessoal, só despejem o oleo em local correto!!

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Enviado: 24 Novembro 2011 à24 11:57
por Leo Racing
Isso , leva em um posto de gasolina legal::

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Enviado: 02 Dezembro 2011 à28 13:09
por GustavoT
palmas::

Cara, que ideia fantastica de usar essa luvinha !!
Sempre sujo minha mao toda e custo a limpar depois que mecho na motoca !!

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Enviado: 02 Dezembro 2011 à24 14:10
por robertovarela
So complementando a dica do Bessa, não custa nada lavar a moto antes pra não correr o risco de entrar um pouco de areia ao colocar os parafusos dos drenos de óleo.

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Enviado: 19 Dezembro 2011 à08 22:12
por Gui Dantas
aplauso::

Bessa, motul 5110 em ambos? O que você acha de um motorex na transmissão?

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Enviado: 20 Dezembro 2011 à13 00:24
por Matsui
aproveitando o comentario do gui dantas, o que vc acham do transoil motul na transmisao caixa embreagem ???? e quantas horas vcs recomendam trocar o oleo da caixa que e separado do motor?

Re: Trocar Oleo de motor, transmicao e filtro de oleo da CRF

Enviado: 21 Dezembro 2011 à43 08:44
por ricardomoto113
muito bom!!! palmas:: aplauso:: joia:::