Trocar Oleo de motor, transmissão e filtro de oleo da CRFX
Enviado: 31 Agosto 2007 à34 21:56
Galera, isso ai serve pra toda linha Honda..................eu ia trocar essas paradas hj, e nao tinha muito oque fazer, resolvi tirar umas fotos pros novatos e tal............bom, vamo lah...........
Primeiro vc tira a protecao do motor esquerdo, para que a tampa do filtro de oleo possa sair.....
Depois tire a tampa do oleo do motor (a que tem a vareta), pra deixar entrar o ar e drenar todo o oleo
Deite embaixo da moto do lado direito, e veja a tampa de drenagem (parafuso)
Eh aconselhavel usar uma luva, pra facilitar a limpesa da mao depois........solte com uma chave, e depois desrosqueie com a mao...
deixe cair o oleo numa vasilha......
Ai vai uma dica: As vezes fica um pouco de oleo no meio das engrenagens, e pra quem eh perfeccionista, e deseja ter o maximo de oleo velho fora de sua moto faca o seguinte: Se tua moto tiver partida no pe, de umas 5 ou 7 pedaladas devagar, vc vai ver k vai sar muito oleo ainda. Se tua moto tiver partida eletrica (tipo a XR), deixe a chave no OFF, e de a partida (pra ela girar o motor mas nao ligar).......veja quanto sai de oleo ainda............alem de logico, vc balancar ela pros dois lados um pouco.
Nao faca como o Bessa........depois de esgotado o oleo de motor, feche, para k nao acontece de vc eskecer e vazar oleo hahaha........
Va na esquerda da moto e solte os 2 parafusos da tampa do filtro de oleo
Tire o conjunto (filtro de oleo com a tampa)
Nao se eskeca da pequena mola
Pegue o novo filtro de oleo, e certifiquese do lado.........o lado que tem a borracha eh pra esquerda. Agora, nesse ponto eh o seguinte: Pegue um pouco (bem pouco) de grava e coloque na borracha pra dar uma boa vedacao.......eu tava sem graxa e acabei nao fazendo isso, mas meu mecanico disse k nao tem pepino nao..........isso da graxa ta no manual da CRFX......
nao se eskeca da mola no lado direito do filtro
Encaixe no canal que tem ao fundo do compartimento, de uma "chacoalhadinha" pra sentir se encaixou...........e feche a tampa, e recoloque a protecao do motor........
Agora pegue o oleo, e coloque.
No Manual esta falando k vai:
quando somente troca oleo de motor: 660ml
quando vc troca o filtro tbm: 690ml
galera, mas mesmo colocanco as medidas corretamente, depois da uma checada, pois pode varias bem pouco..............
Nao se eskecam , k depois k colocar oleo no motor, ele nao vai descer todo, intaum vc liga a moto por 1 ou 2 minutos, espero outros 2 minutos e cheque o nivel.
pronto, motor ta respirando bele.........
=======
Agora vah do lado direito, e abra a tampa de entrada de oleo de transmicao......
Vah ao lado esquerdo, embaixo do pedal de cambio, tem a tampa de drenagem do oleo de transmicao......
Agora volte para o lado direito, e abra este pequeno parafuso (embaixo da bomba dagua).......nao perca a arruela veddadora.....
Agora pegue o oleo, e muito importante: O funil.........olha, vai no supermercado e compre um funil pekeno, e mesmo assim, ele vai ficar grande pra colocar oleo na transmicao, oque vc pode pegar eh diminuir o diamentro dele com uma mangueira, e cola-lo embaixo..........fica 10.
Agora vah colocanco oleo na transmicao, ateh k vc veja que comecou bem lentamente a vazar oleo do buraco que vc tirou o parafuso......... Eu sempre ponho uns 35/50ml amais depois disso, pois eh uma quantidade pekena, k nao prejudica. A medida exata eh :670ml
= = = =
Fim, vc ta com filtro, oleo de motor e oleo de transmicao novinhos.........
Eu particularmente uso Motul 5100 tanto no motor quanto na transmicao..........quem usa transoil na transmicao (oleo espesifico da motul pra transmicao) acho k vai fazer cagada.........primeiro k ele eh mineral, e esse motul ai tem muita tecnologia, inclusica de enti patinacao de discos de embreagem (ele foi desenvolvido pra usar numa moto convencional, aonda o oleo de motor, tbm lubrifica a embreagem......
Outra..........vc nao precisa ficar comprando varios tipos de oleo, compra um soh e ja era............alem de vc nao se atrapalhar.......meu mecanico disse k uns tempos atras teve um cara k sem querer inverteu os oleo, colocou o de motor na transmicao (atej ai tudo bele) mas o de transmicao no motor.............motor foi pro saco em 1 mes........
Bom eh isso ai......
valew
Primeiro vc tira a protecao do motor esquerdo, para que a tampa do filtro de oleo possa sair.....
Depois tire a tampa do oleo do motor (a que tem a vareta), pra deixar entrar o ar e drenar todo o oleo
Deite embaixo da moto do lado direito, e veja a tampa de drenagem (parafuso)
Eh aconselhavel usar uma luva, pra facilitar a limpesa da mao depois........solte com uma chave, e depois desrosqueie com a mao...
deixe cair o oleo numa vasilha......
Ai vai uma dica: As vezes fica um pouco de oleo no meio das engrenagens, e pra quem eh perfeccionista, e deseja ter o maximo de oleo velho fora de sua moto faca o seguinte: Se tua moto tiver partida no pe, de umas 5 ou 7 pedaladas devagar, vc vai ver k vai sar muito oleo ainda. Se tua moto tiver partida eletrica (tipo a XR), deixe a chave no OFF, e de a partida (pra ela girar o motor mas nao ligar).......veja quanto sai de oleo ainda............alem de logico, vc balancar ela pros dois lados um pouco.
Nao faca como o Bessa........depois de esgotado o oleo de motor, feche, para k nao acontece de vc eskecer e vazar oleo hahaha........
Va na esquerda da moto e solte os 2 parafusos da tampa do filtro de oleo
Tire o conjunto (filtro de oleo com a tampa)
Nao se eskeca da pequena mola
Pegue o novo filtro de oleo, e certifiquese do lado.........o lado que tem a borracha eh pra esquerda. Agora, nesse ponto eh o seguinte: Pegue um pouco (bem pouco) de grava e coloque na borracha pra dar uma boa vedacao.......eu tava sem graxa e acabei nao fazendo isso, mas meu mecanico disse k nao tem pepino nao..........isso da graxa ta no manual da CRFX......
nao se eskeca da mola no lado direito do filtro
Encaixe no canal que tem ao fundo do compartimento, de uma "chacoalhadinha" pra sentir se encaixou...........e feche a tampa, e recoloque a protecao do motor........
Agora pegue o oleo, e coloque.
No Manual esta falando k vai:
quando somente troca oleo de motor: 660ml
quando vc troca o filtro tbm: 690ml
galera, mas mesmo colocanco as medidas corretamente, depois da uma checada, pois pode varias bem pouco..............
Nao se eskecam , k depois k colocar oleo no motor, ele nao vai descer todo, intaum vc liga a moto por 1 ou 2 minutos, espero outros 2 minutos e cheque o nivel.
pronto, motor ta respirando bele.........
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Agora vah do lado direito, e abra a tampa de entrada de oleo de transmicao......
Vah ao lado esquerdo, embaixo do pedal de cambio, tem a tampa de drenagem do oleo de transmicao......
Agora volte para o lado direito, e abra este pequeno parafuso (embaixo da bomba dagua).......nao perca a arruela veddadora.....
Agora pegue o oleo, e muito importante: O funil.........olha, vai no supermercado e compre um funil pekeno, e mesmo assim, ele vai ficar grande pra colocar oleo na transmicao, oque vc pode pegar eh diminuir o diamentro dele com uma mangueira, e cola-lo embaixo..........fica 10.
Agora vah colocanco oleo na transmicao, ateh k vc veja que comecou bem lentamente a vazar oleo do buraco que vc tirou o parafuso......... Eu sempre ponho uns 35/50ml amais depois disso, pois eh uma quantidade pekena, k nao prejudica. A medida exata eh :670ml
= = = =
Fim, vc ta com filtro, oleo de motor e oleo de transmicao novinhos.........
Eu particularmente uso Motul 5100 tanto no motor quanto na transmicao..........quem usa transoil na transmicao (oleo espesifico da motul pra transmicao) acho k vai fazer cagada.........primeiro k ele eh mineral, e esse motul ai tem muita tecnologia, inclusica de enti patinacao de discos de embreagem (ele foi desenvolvido pra usar numa moto convencional, aonda o oleo de motor, tbm lubrifica a embreagem......
Outra..........vc nao precisa ficar comprando varios tipos de oleo, compra um soh e ja era............alem de vc nao se atrapalhar.......meu mecanico disse k uns tempos atras teve um cara k sem querer inverteu os oleo, colocou o de motor na transmicao (atej ai tudo bele) mas o de transmicao no motor.............motor foi pro saco em 1 mes........
Bom eh isso ai......
valew