Tudo sobre melhoramento de Freio -FLuido,Pastilha e Flexivel
Tudo sobre melhoramento de Freio -FLuido,Pastilha e Flexivel
Opa galera, blz?
O Freio dianteiro da minha tornado ta meio baixo..
Tô sentindo tbm que o freio esta menos eficiente.... Tá ficando mais complicado de realizar "mamola" (travar a dianteira e fazer a roda trazeira subir no ar).
To precisando apertar bem mais o manete que o de costume... e baixou meio q de "uma hora pra outra"... em 1 semana +-..
Desta forma suponho q não seja apenas devido ao desgaste da pastilha de freio (que pretendo trocar tbm).
Tava querendo trocar o fluido de freio.. o original é DOT 4 né? Posso colocar DOT5? Existe alguma melhora de um para o outro? Existe incompatibilidade com os anéos e vações de borracha / deterioramento dos mesmos por causa de um fluido diferente?
Sobre pastilhas de freio... qual vcs indicam? Quando a minha NISSIN original acabou coloquei uma da marca COBREC.
Existe alguma marca de pastilha melhor e que não custe o absurdo que cobram pela NISSIN?
Outra duvida é a respeito do Flexivel do freio (cabo). Dizem que os flexiveis de aço (AEROQUIP).
Pelo que eu li, o AEROQUIP trata-se de uma mangueira de borracha, revestida com uma malha de aço muito rígida (mas suficiente para permitir a manobra da mangueira), que impede que a mangueira sofra dilatação e aumente o seu diâmetro ou comprimento, inclusive, possibilitando aplicar níveis de pressão muito maiores do que os possíveis em mangueiras comuns de borracha. Por este motivo, é um tipo de mangueira altamente indicada para o uso em sistemas de freio a disco hidráulico, pois a precisão na frenagem será aumentada.
Instalando uma mangueira dessas na moto, realmente dá para se notar uma melhora CONSIDERAVEL no freio da tornado (que já é um ótimo freio)?
Pq o preço é bem salgadinho
:/
Bom, é isso..
minha maior duvida por agora é a respeito do fluido DOT e da pastilha.
Desde ja meu muito obrigado
abração
té
O Freio dianteiro da minha tornado ta meio baixo..
Tô sentindo tbm que o freio esta menos eficiente.... Tá ficando mais complicado de realizar "mamola" (travar a dianteira e fazer a roda trazeira subir no ar).
To precisando apertar bem mais o manete que o de costume... e baixou meio q de "uma hora pra outra"... em 1 semana +-..
Desta forma suponho q não seja apenas devido ao desgaste da pastilha de freio (que pretendo trocar tbm).
Tava querendo trocar o fluido de freio.. o original é DOT 4 né? Posso colocar DOT5? Existe alguma melhora de um para o outro? Existe incompatibilidade com os anéos e vações de borracha / deterioramento dos mesmos por causa de um fluido diferente?
Sobre pastilhas de freio... qual vcs indicam? Quando a minha NISSIN original acabou coloquei uma da marca COBREC.
Existe alguma marca de pastilha melhor e que não custe o absurdo que cobram pela NISSIN?
Outra duvida é a respeito do Flexivel do freio (cabo). Dizem que os flexiveis de aço (AEROQUIP).
Pelo que eu li, o AEROQUIP trata-se de uma mangueira de borracha, revestida com uma malha de aço muito rígida (mas suficiente para permitir a manobra da mangueira), que impede que a mangueira sofra dilatação e aumente o seu diâmetro ou comprimento, inclusive, possibilitando aplicar níveis de pressão muito maiores do que os possíveis em mangueiras comuns de borracha. Por este motivo, é um tipo de mangueira altamente indicada para o uso em sistemas de freio a disco hidráulico, pois a precisão na frenagem será aumentada.
Instalando uma mangueira dessas na moto, realmente dá para se notar uma melhora CONSIDERAVEL no freio da tornado (que já é um ótimo freio)?
Pq o preço é bem salgadinho
:/
Bom, é isso..
minha maior duvida por agora é a respeito do fluido DOT e da pastilha.
Desde ja meu muito obrigado
abração
té
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Cara o meu e uma Shit tb , me disseram que se colocar aqueles manetes da wirtz para tornado melhora e muito , pois ja troquei pastilhas manete (achando que era folga) e nao resolveu nada nada , continua baixo demais o freio , quando ando com minha rm tenho que cuidar pra nao virar pra frente por que ela pega bem !
.... vc jah trocou alguma vez o fluido de freio...?! ainda eh o original..?!
intaum.. se seu fluido super aqueceu d+... ele naum volta com 100% de eficiencia.. fica borrachudo... e outra.. eh o flexivel começar a dilatar mais... mais menos provavel.. requer um bom tempo de uso...
se gosta f puxar um "mamola" ueheuheueh.. como eu...
coloca aerokip.. e motul dot 5.1.. nunca mais vai ter problemas com freio.. a naum ser a pastilha..hehehehe..
soh triscar a 120km/h ela sobe e nem canta pneu...rs..
Abs,
Smolder
intaum.. se seu fluido super aqueceu d+... ele naum volta com 100% de eficiencia.. fica borrachudo... e outra.. eh o flexivel começar a dilatar mais... mais menos provavel.. requer um bom tempo de uso...
se gosta f puxar um "mamola" ueheuheueh.. como eu...
coloca aerokip.. e motul dot 5.1.. nunca mais vai ter problemas com freio.. a naum ser a pastilha..hehehehe..
soh triscar a 120km/h ela sobe e nem canta pneu...rs..
Abs,
Smolder
ebeehehe
se a 120km/h eu triscar no freio e a moto subir pode ligar pra minha mão e avisa q eu to morto... rs...
Sobre a moto, não creio que seja lama, pois no periodo de tempo q falei não peguei lama.... aqui no deserto não chove de verdade tem bastante tempo ja..
E sobre a mangueira estar dilatada... minha moto é do final de 2005 e tem ao todo +- 15.000 km rodados(grande parte on-road).
Tô achando q vou trocar a pastilha e o fluido e ver no q dá..
Posso colocar um DOT 5 mesmo né??
obrigado ai galera
té
se a 120km/h eu triscar no freio e a moto subir pode ligar pra minha mão e avisa q eu to morto... rs...
Sobre a moto, não creio que seja lama, pois no periodo de tempo q falei não peguei lama.... aqui no deserto não chove de verdade tem bastante tempo ja..
E sobre a mangueira estar dilatada... minha moto é do final de 2005 e tem ao todo +- 15.000 km rodados(grande parte on-road).
Tô achando q vou trocar a pastilha e o fluido e ver no q dá..
Posso colocar um DOT 5 mesmo né??
obrigado ai galera
té
coloca o 5.1 da motul.. acho q custa 25 reais.. 500 ml.. ou 35 naum lembro..mais dura pra caramba.. pq vai pokinho... no sistema inteiro..fumaça? escreveu:ebeehehe
se a 120km/h eu triscar no freio e a moto subir pode ligar pra minha mão e avisa q eu to morto... rs...
Sobre a moto, não creio que seja lama, pois no periodo de tempo q falei não peguei lama.... aqui no deserto não chove de verdade tem bastante tempo ja..
E sobre a mangueira estar dilatada... minha moto é do final de 2005 e tem ao todo +- 15.000 km rodados(grande parte on-road).
Tô achando q vou trocar a pastilha e o fluido e ver no q dá..
Posso colocar um DOT 5 mesmo né??
obrigado ai galera
té
mais vale a pena.. pra quem curte puxar rl...
vish..
e aerikip faz diferença sim e grand.. seu freio vai ficar mil vezes mais alto... e dois dedinhos basta.. pra vc subr a 120... e andar quase um querteirão no rl.. heheh..
tinha na minha dt.. aerokip.. na dianteira e na traseira.. com dot 5.1 .. e as pastilha era a fischer.. durava um mes d rl.. hehehe...
Abs,
Smolder
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- Ultra Membro
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chitola, www.rcadiscos.com.br
Comprei o da minha Lander la...gostei da qualidade do produto... :lol:
Comprei o da minha Lander la...gostei da qualidade do produto... :lol:
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- Membro
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- Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30
fumaça?, eu vendia flexivel, e fazia varios testes inclusive colocando mt pressao, curte ai alguns dos que eu fazia
:arrow: www.furiamotos.kit.net
EU USO NA MINHA MOTO E FALO, MELHORA MUUITO :twisted: :twisted: :twisted:
:arrow: www.furiamotos.kit.net
EU USO NA MINHA MOTO E FALO, MELHORA MUUITO :twisted: :twisted: :twisted:
Ai Furia, bacana em? O preço realmente esta uns R$50 a 60 mais barato do q tenho encontrado por ai.
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Este final de semana aproveitei pra desmontar a moto e tal e fui dar uma olhada no freio
Para minha indignação, quando tiro a pastilha COBREC ela ainda tem MUUUUUUUITA coisa... tá praticamente nova...
:/
Aproveitei q ela estava na minha mão, lavei, lixei e fiz riscos com uma "segueta" nela.. tipo um "N":
Ai remontei novamente na moto... parece q so de tirar e limpar as pastilhas, limpar o burrinho do freio e tbm passar alcool no disco de freio, senti que ele voltou a ficar mais alto... porém so dei uma voltinha no quarteirão e não deu para notar tããão bem.
Outra coisa que percebi e que me deixou BEM chateado.. O disco esta pegando no freio.
:/
Quando comprei a moto, no segundo mês de uso eu havia deixado ela trancada com aquelas travas de disco.
Ai quando fui sair com a moto esqueci de tirar a tranca e bum, emprenou o disco.
Levei a moto a um mecânico e ele desempenou o disco.. ficou 97%, praticamente nem dava pra percer. Aliás, a olho nú não se percebe que o disco esta empenado.
Porém ontem com a moto desmontada e com a roda dianteiro no ar, girei o pneu e senti que o freio estava pegando no disco e no ponto que estava a trava, o disco prende no burrinho e tenho q fazer um pouco mais de força para voltar a girar a roda.
Bom, pelo chutometro, acho q isso causa um desgaste prematuro do disco, pastilha e ainda desbalanceia o pneu e a moto em velocidades maiores (uma vez que a roda tem maior dificuldade em girar em determinado ponto). Sem contar no consumo extra de combustivel né...
A parte empenada tem até uma marca de desgaste (pontos mais escuros no disco) como pode ser visto nas fotos abaixo (tem uma seta indicando +- o local)
Estou achando que o disco TODO esta meio desgastado... Estava pensando em trocar, porém estou na duvida entre um modelo original ou um "wave"(serrilhado).
Ouvi relatos que os discos tipo wave embora sejam mais refrigerados, auto limpantes e LINDOS, eles tem menos poder de frenagem comparado aos originais (que tem maior area de contato).
Esse papo é lenda ou não? Alguém tem algum disco para me indicar? Alguém sabe quanto custa na HOnda um disco original?
Aquele abraço galera
té+ e obrigado novamente.
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Este final de semana aproveitei pra desmontar a moto e tal e fui dar uma olhada no freio
Para minha indignação, quando tiro a pastilha COBREC ela ainda tem MUUUUUUUITA coisa... tá praticamente nova...
:/
Aproveitei q ela estava na minha mão, lavei, lixei e fiz riscos com uma "segueta" nela.. tipo um "N":
Ai remontei novamente na moto... parece q so de tirar e limpar as pastilhas, limpar o burrinho do freio e tbm passar alcool no disco de freio, senti que ele voltou a ficar mais alto... porém so dei uma voltinha no quarteirão e não deu para notar tããão bem.
Outra coisa que percebi e que me deixou BEM chateado.. O disco esta pegando no freio.
:/
Quando comprei a moto, no segundo mês de uso eu havia deixado ela trancada com aquelas travas de disco.
Ai quando fui sair com a moto esqueci de tirar a tranca e bum, emprenou o disco.
Levei a moto a um mecânico e ele desempenou o disco.. ficou 97%, praticamente nem dava pra percer. Aliás, a olho nú não se percebe que o disco esta empenado.
Porém ontem com a moto desmontada e com a roda dianteiro no ar, girei o pneu e senti que o freio estava pegando no disco e no ponto que estava a trava, o disco prende no burrinho e tenho q fazer um pouco mais de força para voltar a girar a roda.
Bom, pelo chutometro, acho q isso causa um desgaste prematuro do disco, pastilha e ainda desbalanceia o pneu e a moto em velocidades maiores (uma vez que a roda tem maior dificuldade em girar em determinado ponto). Sem contar no consumo extra de combustivel né...
A parte empenada tem até uma marca de desgaste (pontos mais escuros no disco) como pode ser visto nas fotos abaixo (tem uma seta indicando +- o local)
Estou achando que o disco TODO esta meio desgastado... Estava pensando em trocar, porém estou na duvida entre um modelo original ou um "wave"(serrilhado).
Ouvi relatos que os discos tipo wave embora sejam mais refrigerados, auto limpantes e LINDOS, eles tem menos poder de frenagem comparado aos originais (que tem maior area de contato).
Esse papo é lenda ou não? Alguém tem algum disco para me indicar? Alguém sabe quanto custa na HOnda um disco original?
Aquele abraço galera
té+ e obrigado novamente.
nessa RCA flexiveis, tem pra minha moto por 127 reaus + 10 de frete, será que vale a pena eu comprar ? melhora tanto assim o freio ?
vou fazer uma revisão, já que to berando os 24mil km e só precisei uma vez completar o fluido do freio, na praia, uma noite larguei a moto na garagem, de manha quando fui no mercado comprar pão o freio não segurou nada, olhei pra caixinha do óleo no punho e a marca tava abaixo do mínimo, completei acho q nem foi 20ml, foi bem pouquinho mesmo e chegou na marca certa...já tenho que ver se o disco está ainda no limite permitivel e se as pastilhas estão boas, qndo eu trocar o disco e as pastilhas já troco por um oleo 5.1 e coloco o flexivel.
vou fazer uma revisão, já que to berando os 24mil km e só precisei uma vez completar o fluido do freio, na praia, uma noite larguei a moto na garagem, de manha quando fui no mercado comprar pão o freio não segurou nada, olhei pra caixinha do óleo no punho e a marca tava abaixo do mínimo, completei acho q nem foi 20ml, foi bem pouquinho mesmo e chegou na marca certa...já tenho que ver se o disco está ainda no limite permitivel e se as pastilhas estão boas, qndo eu trocar o disco e as pastilhas já troco por um oleo 5.1 e coloco o flexivel.
O gurizada, hj ao meio-dia fui comprar um pinhão 16 pra minha moto numa loja na Farrapos em Porto Alegre, talvez quem seja daqui conhece, a Racing, bem na frente da Turbo Motos... então ví lá vários óleos da Motul, 800, 510, 300, e etc, e ví o fluído de freio 5.1 da Motul 500mL por R$ 68,00, está caro ? só não comprei pq não levei a mochila e não queria andar de sacola até aqui o trabalho, o smolder alí em cima disse que está entre 25 e 35 reais, e agora será que acho por mais barato ?
Olá JHS, qual é o que vc usa? tem foto?
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Opa galera, preciso de uma ajuda meio q urgente.
Liguei em duas lojas da HONDA aqui da cidade.
O disco ORIGINAL achei por:
"MotoBras HONDA" - R$181,00 (3x no cartão)
"MotoFor HONDA" - R$ 142,00 (3x no cartão)
Disco PARALELO (modelo do original):
"Casa do motoqueiro" - R$ 79,00 (2x no cartão!)
Tô bem inclinado pelo paralelo mas tenho medo de ser ruim... embora sej apenas uma peça de aço e tal.
E ai galera, me ajudem a escolher:
> Original (R$ 140,00)
ou
> Paralelo (R$ 79,00)
vlw!
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Opa galera, preciso de uma ajuda meio q urgente.
Liguei em duas lojas da HONDA aqui da cidade.
O disco ORIGINAL achei por:
"MotoBras HONDA" - R$181,00 (3x no cartão)
"MotoFor HONDA" - R$ 142,00 (3x no cartão)
Disco PARALELO (modelo do original):
"Casa do motoqueiro" - R$ 79,00 (2x no cartão!)
Tô bem inclinado pelo paralelo mas tenho medo de ser ruim... embora sej apenas uma peça de aço e tal.
E ai galera, me ajudem a escolher:
> Original (R$ 140,00)
ou
> Paralelo (R$ 79,00)
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