Preciso de uma dica sobre pilotagem

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

rscarmo
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 16 Janeiro 2008 à45 15:27

Preciso de uma dica sobre pilotagem

Mensagem por rscarmo »

Galera, gostaria de saber de vcs sobre como pilotar a moto com pneu de trilha em estrada de barro (terreno duro porém molhado e liso como sabão), pois quando tentei andar numa estradinha assim, a moto patinou que foi uma beleza... derrapou, derrapou até que eu não tive domínio e caí. Qual o segredo de andar nesse tipo de terreno?

-andar devagarinho pro caso de se cair não machucar?
-andar rápido pra ver se não dá tempo de patinar (correndo o risco de piorar a situação)?
-ou o problema pode estar na calibragem dos pneus?

eu estava com 15 libras na dianteira e 17 na traseira (pois costumo andar com minha mulher na garupa).

Valeu aí.

Ricardo
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

rscarmo 17 libras no barro é chão na certa, colocas umas 10 libras e depois me diz o que aconteceu!
ianegirao
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 28 Fevereiro 2007 à21 00:22

Mensagem por ianegirao »

Nessa situação eu andaria mais para rapido, guiando a moto com a posição do corpo e não pelo guidão, e com uma calibragem menor. Na dianteira uso 14 e na trezeira uso de 10 a 12. Vejo que isso também varia de pessoa para pessoa. No meu caso procuro ficar em pé, voltado ligeiramente com o corpo para trás.

O pneu tbm ajuda muito. Uso um metzeler MC5 110/100.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Em terreno liso é calibragem do pneu entre 10 e 12 libras traseiro e 13 e 14 dianteiro.
Se vc tem um moto com bom torque, não precisa enrolar o cabo, é pior e é chão na certa, deixa ela numa rotação boa, preferencialmente na faixa de torque e tente manter assim, evite dar aceleradas bruscas.

Com a DR em subidas lisas eu vou só na 2ª no tó tó tó... ela sobe tudo e na manha.

Espero ter ajudado

Abraço
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Pilota na ponta dos dedos, de forma linear, sem acelerar ou desacelar bruscamente. Mesmo se estiver rápido pra certo obstáculo, vá na fé e desacelere devagarinho.
E pode usar até umas 8L se tu tiver boas travas de pneu.
O resto é treino.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Outra coisa!
Sem pneus em bom estado não espere milagres.
rscarmo
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 16 Janeiro 2008 à45 15:27

Mensagem por rscarmo »

Valeu aí galera, obrigado pelas dicas, vou seguir a recomendação da calibragem e ver o que acontece, como disse o AuaTT.

Peruch, minha moto é uma tornado, eu acho que o torque dela é bom e vc me ajudou sim. Só o fato de vcs falarem "é chão na certa" já me tira a dúvida se o problema era eu ser roião !!! :D

Ale primo, meus pneus ainda estão em bom estado, inclusive tá rendendo o bichinho. Eu botei em janeiro, rodo todo o dia na cidade e ele ainda tá tipo meia vida, com uns 5mm de cravo na traseira. O dianteiro é que tá indo embora mais rápido pq no asfalto eu sempre freio mais forte na dianteira e evito travar a roda traseira. Recomendo a marca pra quem busca durabilidade, um Pirelli Mx Scorpion pra terreno duro.

Falow!!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

Eu tb tenho uma tornado e usava o Pirelli MX Scorpion. Tirei ele fora pois escorregava muito (muito duro, dura muito hehehe), e coloquei um par de Rinaldi RW33 (molinho, macio, dura pouco).
Fiz uma corrida com o RW33 em uma pista que estava um sabão, usei 12 libras no dianteiro e 13 no traseiro. Resultado: marquei um 1º e um 2º lugar no Cross Test. Adorei o pneu!! Ele deu muita diferença!!

Olha a foto da ocasião para vc ver como estava o chão:

Imagem
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

Imagem
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

apalareti apesar de ter o Scorpion Extra na minha X, eu não gosto dele, mas na Toni consegui achar o que vem original na CRF230 por 145 pila cada, resultado, comprei os últimos dois da loja, o pneu é excelente!!!
rscarmo
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 16 Janeiro 2008 à45 15:27

Mensagem por rscarmo »

Realmente o Scorpion Extra é duro e escorrega, porém eu notei boa diferença com a calibragem baixa. Acho que vou continuar usando ele quando tiver de trocar, justamente pq rodo muito no asfalto. Minha expectativa é de 10.000km até a próxima troca rodando diariamente na cidade e fins de semana em trilhas leves. Eu rodo cerca de 1.200km/mês.

Quanto aos pneus da linha Scorpion, eu vi no site que tem vários modelos e o Mx Extra é o mais duro, sendo o Mx Soft o mais macio, que não deve escorregar tanto quanto o Extra em terrenos moles. Porém a durabilidade deve ser menor.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Não me crucifiquem!
Mas numa situação de "LAMA" pneus mais cheios que o normal funcionam melhor.

1º pq a moto fica mais pesada;
2º pq com pneus mais duros e com menos área de contato ele enterra mais na lama indo buscar o chão firme que esta por baixo;
3º pq em pneus mais duros o barro é expelido com mais facilidade, ficando mais limpo.

Nessa situação de lama funcionam melhor os pneus com cravos mais espassados.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

ale primo escreveu:Não me crucifiquem!
Mas numa situação de "LAMA" pneus mais cheios que o normal funcionam melhor.

1º pq a moto fica mais pesada;
2º pq com pneus mais duros e com menos área de contato ele enterra mais na lama indo buscar o chão firme que esta por baixo;
3º pq em pneus mais duros o barro é expelido com mais facilidade, ficando mais limpo.

Nessa situação de lama funcionam melhor os pneus com cravos mais espassados.
Ale, no 2º e 3º eu concordo, mas me explica de que forma a moto fica mais pesada. Vc não está falando do ar né?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Não!
A moto fica mais pesada pq a lama empreguina nos paralamas, motor, rodas, corrente.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

ale primo escreveu:Não me crucifiquem!
Mas numa situação de "LAMA" pneus mais cheios que o normal funcionam melhor.

1º pq a moto fica mais pesada;
2º pq com pneus mais duros e com menos área de contato ele enterra mais na lama indo buscar o chão firme que esta por baixo;
3º pq em pneus mais duros o barro é expelido com mais facilidade, ficando mais limpo.

Nessa situação de lama funcionam melhor os pneus com cravos mais espassados.
A controvérsias. rsrsrsrs Normalmente concordo em GNeG contigo ale, mas a respeito dos pneus mais ou menos murchos, isso vai muito da moto(motor), do terreno, e principalmente do piloto! rsrsrsrs

Ja vi situações no meio da trilha, onde xr200 subia morros sorrindo e motos maiores não ia nem com a pêga! Depois fui descobrir que o cara tinha murchado beeem o pneu para andar ali (praticamente quintal da casa dele)...
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

ale primo escreveu:Mas numa situação de "LAMA"


Piso liso e lama são diferentes.
Com piso liso e firme baixar a calibragem é certeza de maior aderência.
rscarmo
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 16 Janeiro 2008 à45 15:27

Mensagem por rscarmo »

Legal as dicas, não sabia desses lances, agora uma perguntinha básica: não dá pra ficar regulando a calibragem no meio das trilhas, então o jeito é escolher um meio termo e o resto fica por conta do piloto, correto?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

rscarmo escreveu:Legal as dicas, não sabia desses lances, agora uma perguntinha básica: não dá pra ficar regulando a calibragem no meio das trilhas, então o jeito é escolher um meio termo e o resto fica por conta do piloto, correto?
Se tu tiver noção de como é a trilha o lance é optar.
Pedras = maior calibragem
Barro, idem
chão liso = mais baixo

"Acho" melhor sair com uma calibragem maior e muchar o pneu que o contrário.
Não gosto de meio termo, pq fica ruim pra tudo.
Escolha onde quer se dar melhor e vai no sacrifício no resto.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem