CNH PARA DAUTÔNICOS - Desaprovado

Não gostou da loja, da pista, da trilha, do amigo, do vendedor, do mecânico, do preparador, de quem quer q seja? Pode soltar o verbo aqui.....
Se gostou, poste também. Sua opinião é muito importante para o mercado.
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

CNH PARA DAUTÔNICOS - Desaprovado

Mensagem por LOBAO »

Minha bronca de hoje é com o DETRAN-RS que não está deixando renovar carteiras de habilitação para os dautônicos. Para quem não sabe, dautônico é a pessoa que tem dificuldade em perceber a cor verde e vermelho.

Todos indeferimentos feitos pelo DETRAN estão sendo reformados pelo judiciário, só que é uma barbaridade o que estão fazendo com os dautônicos, que hoje são 8% da população mundial. Por ser uma doença congênita e que não existe cura até o momento.


Eu sou dautônico, mesmo assim sou funcinário público e trabalho na área de fiscalização de trânsito, em nada muda minha vida e consigo muito bem dirigir sem nenhum problema.

Lobão
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Fala aí Lobão...mesmo sendo dautônico, vc consegue distinguir bem as diferenças de cores???
Vc alguma vez se viu confuso???
Explique aí pra galera....
Eu mesmo tenho várias dúvidas..
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

Mensagem por LOBAO »

A diferença entre o dautônico e uma pessoa "normal" é sempre nas cores verde e vermelhor, ou seja, se você colocar o verde e o vermelho juntos , eu não saberei quem é vermelho ou verde.


O verde separado, pode ser distinguido sim, só que a tonalidade do verde e do vermelho, para mim são diferentes. Como nunca encherguei o verde ou vermelho como outra pessoa sem dautonismo, fica difícil até de explicar........risos.

No caso dos semáforos, eu consigo enchergar qual luz está ligada e como a posição dos semáforo é sempre a mesma (é padrão) não tenho problemas.


O único mico que já paguei, foi quando uma vez fui anunciar um carro que eu tinha, no documento era azul sei lá do que, eu anunciei como sendo verde, pois na hora nem lembrei do meu problema, quando vieram os compradores é que fui sabe que o carro era de outra cor.
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

s normas d transito ao inves de sofrerem evolução estão andando pra traz !!!
Vide o episodio dos extintores e agora a questão da renovação de CNH com exigencia d prova ou frequencia em escolinha do DETRAN !!!!!!!!!!!!!!!!1
luciano
Membro
Mensagens: 966
Registrado em: 13 Fevereiro 2005 à04 14:37

Mensagem por luciano »

hehe... que mico heim.....
Bastos
Membro
Mensagens: 157
Registrado em: 09 Agosto 2004 à12 21:55

Mensagem por Bastos »

Só pra constar, é daLtônico. :mrgreen:
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

Mensagem por LOBAO »

Bastos escreveu:Só pra constar, é daLtônico. :mrgreen:

É verdade, escrevi errado.............
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

cara...é froids....eu tinha um amigo q tinha esse problema e quando ele foi renovar a CNH dele, chutou tudo no teste de visão e passou na cagada
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

É Lobão, eu e mais 2 irmãos fazem parte destes 8%.
Eu sofro com isto. E como! Eu sempre renovei minha CNH e nunca tive problemas, ate agora. O unico oftalmologista que descobriu que eu tinha Discromotopsia foi so o da ultima renovacao. Mesmo assim ele nem deu importancia ao fato.
Cara, eu nao confundo so vermelho e verde nao. Tem azul, verde agua de corrego, verde agua de rio poluido, cinza, e mais um monte de cores que eu nao identifico bem.

Eu comprei uma XR roxa achando que era azul. Olhei no doc e estava escrito roxa. Tudo bem, depois me falaram que era roxa mesmo. Ufa!
Tempos depois preparando ela p/ trilha, fui colocar os paralamas nela e quase compro um azul que segundo minha esposa nao tem nada a ver com a cor da moto.

Quanto a dirigir, eu nunca tive problemas. Porque, como vc falou, a posicao das luzes facilita. O tom de verde é bem claro e o de vermelho bem escuro. Mas o tal do amarelo p/ mim é a mesma coisa do vermelho.
Mas nunca, nunca mesmo parei em sinal verde ou passei em sinal vermelho por causa da Discromotopsia.

Eu NAO vejo motivo algum p/ impedirem a renovacao da CNH por este problema.
O Detran do RS esta muito equivocado a respeito disso. Vc tem toda razao de ficar na bronca.
bravo18br
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 28 Abril 2005 à11 10:23

Mensagem por bravo18br »

Detalhe que o daltonismo mais comum é esse de troca de cores simples, mas não é o único tipo.
Existem alguns raríssimos em que a pessoa enxerga somente preto e branco.
É que andei lendo esses tempos sobre isso, pois achei que eu era daltônico, pois troco com facilidade azul e verde... mas acho que é só problema do cérebro manco mesmo. AHAH.
Outra coisa... isso que o Detran fez é a coisa mais absurda do mundo, fisto que a padronização do semáforo é mundial e feita justamente para que todas as pessoas possam dirigir sem problemas.
No caso, até uma pessoa que enxerga preto e branco consegue saber se um semáforo está aberto ou não...
Isso deve ser levado a justiça sem dúvida nenhuma.
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

temos q levar em consideração as lanternas e piscas tb
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

Mensagem por LOBAO »

Eu vi um teste na internet que mostra bem a diferença do daltônico para a pessoa que consegue definir bem as cores

http://www.webpersonal.net/unsitiomas/t ... onismo.htm


Como você, já tentei vender um carro de uma cor sendo de outra, anunciei no jornal o carro como azul e ele era verde, nem me toquei de olhar no documento, acostumamos tanto com a situação que acabamos pagando mico. O CONTRAN editou uma norma que atrapalha a vida dos daltônicos, mas seguindo o que andam fazendo no judiciário, a norma é ineficaz, já que o pessoal do RS está ganhando na justiça o direito de dirigir.
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

LOBAO escreveu:Eu vi um teste na internet que mostra bem a diferença do daltônico para a pessoa que consegue definir bem as cores

http://www.webpersonal.net/unsitiomas/t ... onismo.htm


Como você, já tentei vender um carro de uma cor sendo de outra, anunciei no jornal o carro como azul e ele era verde, nem me toquei de olhar no documento, acostumamos tanto com a situação que acabamos pagando mico. O CONTRAN editou uma norma que atrapalha a vida dos daltônicos, mas seguindo o que andam fazendo no judiciário, a norma é ineficaz, já que o pessoal do RS está ganhando na justiça o direito de dirigir.
Caramba!!! fiz o teste e só acertei o numero 25 na primeira figura. :(
evandro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Maio 2006 à03 13:57

por favor me ajudem..

Mensagem por evandro »

Bom tenhu 18 anos descobri a poco tempo q so daltonico no dia q fui faze o exame medico pra tira a CNH e infelismente naoo passei, e me mandaram recorer no detran de florianopolis pra eles me incaminrem para um junta medica e se avaliado , agora estou muito preucupado com isso moro em joinville santa catarina queria saber se a possibilidade de eu consiguir tira a CNH ou de eu nao poder dirigir pro resto da vida ,,, no meu laudo do oftamologista deu que eu so daltonicol (nao consigo destingui verde e vermelho) porem sabia diferencialos .. mesmo assim nao adianto eles nao me passaran no dentram .. por favor tenho so 18 anos eu nescissito desse meio de locomocao para trabalhar e estudar
queria saber mais sobre esse asunto se voces poderem me ajudar fico grato...


atenciosamente
evandro
:)
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Bom, tenho uma AUTO ESCOLA aki na minha cidade.
Pessoas daltônicas tiram e renovam a CNH normalmente, apenas vem escrito no verso da CNH em Observações: Daltonico.
Mas isso não atrapalha em nada, pois no caso de confundir semáforos.
Por isso q todo semáforo obedece a seguinte ordem:

Semaforos Verticais:
Luz de Cima - Geralmente Maior (Vermelha)
Luz do Meio (Amarela)
Luz de Baixo (Verde)

Semáforos Horizontais:
Luz da Esquerda (Vermelha)
Luz do Meio (Amarela)
Luz da Direita (Verde)

Existe algumas sinaleiras cheias de fru-frus q só tem uma fileira de luzes...
no caso, vamos supor uma vertical... só tem uma fileira de luzes.. elas vão se apagando (verdes), depois fica piscando a ultima lampada (verde), essa seria no caso da amarela... e depois acende as vermelhas...
Se fosse analisar esse semáforo ele estaria em desacordo com a sinalização de transito, pois justamente no caso de daltonicos ele não saberiam distinguir as cores do semaforo em questão.

Abraços
achira19

Mensagem por achira19 »

Eu tenho 2 primos daltonicos e ambos tem carteira. ;)
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

PERUCH,

Po eu ja ia zoar o sr coveiro lá, mas vi q a parada era seria !! :oops:
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Gargamel escreveu:PERUCH,

Po eu ja ia zoar o sr coveiro lá, mas vi q a parada era seria !! :oops:

aehuaheuahae
Comprei uma pá zeradinha, não podia deixar de estreiar ela né.
aehauehauehae
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Caraca....só de ver esse tópico aqui...esse negócio de 8% é mentira....kkkk....Só no FLM temos 10%.....kkkkkk....

Sacanagem...turma....é q não resisti... :twisted:
Triste..isso....essa retalhação em alguns lugares...e em outros, a coisa flui normalmente...É o Brasil... :?
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

heheh, eu não sabia dessa proporção também. 8 por cento da população mundial. É nego viu.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem