[DÚVIDAS] - YZF 250 - Óleo e suspensão!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
GELOUS
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[DÚVIDAS] - YZF 250 - Óleo e suspensão!

Mensagem por GELOUS »

Galera, vou dar uma geral na motinha, pra zerar e começar a acompanhar a manutenção mais de perto. Tenho algumas dúvidas:

1ª) Quanto vai de óleo na motinha? Incluindo troca de filtro. É 1,25l?

2ª) Qual a quantidade de óleo em cada bengala? É 450ml?

3ª) Qual o óleo original de suspensão? 10W? Vou colocar o Motul Expert Medium - 10W. Fica bão?

No motor vou botar motul 5100 e filtro de óleo é original mesmo.

Fico no aguardo!

Valeu!
Zenha
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Mensagem por Zenha »

Gelous coloca na susp no maximo o 7,5 , mas pode colocar o 5 que vai ficar bom, ow muda a data daquele negocio , muda para outra data qualquer menos aquela que vc me falou 9 do 11, pode ser antes ou depois tanto faz...
apalareti
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Mensagem por apalareti »

Gelous, eu pra me acostumar com YZ acabei usando o 2,5, mas logo volto pro 5W, era só ajuste na genética.

Acima de 5w acho que vai ficar muito dura.
ale primo
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Mensagem por ale primo »

O óleo do motor é separado do da embreagem?
Óleo sintético na embreagem num é aconselhável.
robertovarela
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Mensagem por robertovarela »

ale primo escreveu:O óleo do motor é separado do da embreagem?
Óleo sintético na embreagem num é aconselhável.
A única que tem o óleo separado é a Honda (CRF)
Cebola
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Mensagem por Cebola »

Eu aconselho a colocar oleo 5w na suspa e de preferencia Motorex.
Que ano é sua moto?
A minha era uma YZF 450 2006 eu usava 950 ml de oleo no motor e na suspa usava Oleo externo 320ml.
PEBINHA
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Mensagem por PEBINHA »

Pode por o motul 5100 15W50 que apesar dele ser 100% sintético ele é pra motor e embreagem, sem falar que é um óleo barato, na Adrenalina pago R$.24,90 o litro.
Abraços !
carlos_edu
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Mensagem por carlos_edu »

Gelous, para efeito comparativo, o da X é o 5W. Troquei recentemente e fui de motorex.
E pode colocar o 5100. O Pebinha disse tudo. É próprio para motor de moto!

Pebinha, muito bom o preço do óleo hein! Aqui tá 35, 37... facada!
GELOUS
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Mensagem por GELOUS »

Cebola escreveu:Eu aconselho a colocar oleo 5w na suspa e de preferencia Motorex.
Que ano é sua moto?
A minha era uma YZF 450 2006 eu usava 950 ml de oleo no motor e na suspa usava Oleo externo 320ml.
Vou usar o 5W mesmo, mas vai ser o Motul Expert! :wink:

No motor vão só 950ml de óleo? Eu vi numa tabela que ia 1,15 sem filtro e 1,25 com filtro.

Minha YZ é 2006 também, só que 250.

E nas bengalas eu vi que ia 450ml em cada. Não é isso não?
apalareti
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Mensagem por apalareti »

Cara, na verdade os bons preparadores decidem a quantidade do óleo em cm. hehehe

É que mudando a quantidade de óleo vc altera a progressividade da suspa, então dependendo do seu estilo de pilotagem e do tipo de uso vc deverá usar uma quantidade diferente que será medida da boca da bengala até o início do óleo. Pra isso usa-se uma seringa com uma mangueirinha e uma régua.

Tem uns vídeos postados aqui no FLM que mostram como isso é feito.

Perca um pouco de tempo e descubra ao certo as especificações para seu estilo e aplique-as, vale muito a pena.

Eu não sei nem a medida da minha moto, pois o Sebila não fala... hehehe claro, este é o segredo dos preparadores. Mas tem uma medida genérica que acho que já postaram aqui, ou tem nos vídeos.

Acho que o Cross já deu essa dica aqui, dá uma pesquisada.
ale primo
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Mensagem por ale primo »

carlos_edu escreveu: E pode colocar o 5100. O Pebinha disse tudo. É próprio para motor de moto!
Ói, pergunta pra algum dos grandes preparadores se é recomendado.
Óleo sintético na embreagem acaba com ela em muito menos tempo.
Tomei duas baitas broncas por causa disso.
Gargamel
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Mensagem por Gargamel »

carlos_edu escreveu:

E pode colocar o 5100. O Pebinha disse tudo. É próprio para motor de moto!

Ói, pergunta pra algum dos grandes preparadores se é recomendado.
Óleo sintético na embreagem acaba com ela em muito menos tempo.
Tomei duas baitas broncas por causa disso.
Quando peguei a minha 450, troquei o oleo e pus tudo sintético, a embreagem durou uma trilha em Patrocinio. Além claro de ter forçado muito, ela foi contaminada pelo oleo, os discos estavam com espessura normal, mas patinando.

Só não sei se há relação com o fato da 450 ter embreagem separada.... :roll:
GELOUS
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Mensagem por GELOUS »

Já mandei botar o 5100. Vamos ver o que dá.

90% das motos usam embreagem banhada a óleo e todas as motos "speed" usam óleo sintético. Então, vamos ver o que rola.
Juliano
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Mensagem por Juliano »

GELOUS escreveu:Já mandei botar o 5100. Vamos ver o que dá.

90% das motos usam embreagem banhada a óleo e todas as motos "speed" usam óleo sintético. Então, vamos ver o que rola.
Pode ser que os discos de embreagem das motos "speed" sejam feitos de material que combinam com óleo sintético.
gnochi
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Mensagem por gnochi »

Juliano escreveu:
GELOUS escreveu:Já mandei botar o 5100. Vamos ver o que dá.

90% das motos usam embreagem banhada a óleo e todas as motos "speed" usam óleo sintético. Então, vamos ver o que rola.
Pode ser que os discos de embreagem das motos "speed" sejam feitos de material que combinam com óleo sintético.
existem alguns tipos de oleo sintetico que são feitos para usar junto da embreagem... o que naum eh o caso deste 5100....

abs
GELOUS
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Mensagem por GELOUS »

Bem, eu duvido muito que as embreagens de motos speed sejam de material diferente das motos de cross.

Aliás, vamos pensar o seguinte:

A Motul é uma famosa marca de óleo. Ela produz óleo sintético para ser usado em motor de moto e não faz nenhuma referência a não poder ser usado em motores com embreagem banhada a óleo (maioria absoluta). Sinceramente, alguém acha que a Motul ia lançar um produto caro para estragar a embreagem das motos?
gnochi
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Mensagem por gnochi »

GELOUS escreveu:Bem, eu duvido muito que as embreagens de motos speed sejam de material diferente das motos de cross.

Aliás, vamos pensar o seguinte:

A Motul é uma famosa marca de óleo. Ela produz óleo sintético para ser usado em motor de moto e não faz nenhuma referência a não poder ser usado em motores com embreagem banhada a óleo (maioria absoluta). Sinceramente, alguém acha que a Motul ia lançar um produto caro para estragar a embreagem das motos?
brow naum sei... mas se naum estragasse, pq os mecânicos de motocross usam SINTETICO no motor e moBIL preto na embreagem????? algum motivo tem!?!?!?!?!

mas vamos esperar o teste!!! abs
Editado pela última vez por gnochi em 08 Outubro 2008 à33 10:08, em um total de 2 vezes.
GELOUS
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Mensagem por GELOUS »

Gnochi, porque tem muito mecânico que é cheio dos querer! rsrsrsrs

Aliás, quando eles fizerem isso, vc pergunta: "Pô cara, tenho uma dúvida: porque vc não coloca o óleo sintético na embreagem? Qual o componente químico que tem no sintético que prejudicaria a embreagem?"

Olha só:

https://www.mcracing.com.br/loja/Produt ... sp?id=1182
Motul 5100 15W50 4T - 1 LITRO

Lubrificante Resultado da tecnologia de síntese Motul. Aditivo especial para caixa de câmbio e embreagem úmida para uma melhor performance.(trilha,enduro,cross)
Outro exemplo:

http://www.lcarletti.com.br/prod_mobil_ ... m#racing4t
Mobil 1 Racing 4T
Óleo 100% Sintético de Alto Desempenho para Motores de Motocicletas 4 tempos


Descrição do Produto
Mobil 1 Racing 4T é um lubrificante sintético de avançada tecnologia para uso em motores de motocicletas 4 tempos. Sua formulação incorpora hidrocarbonetos sintéticos isentos de cera e um exclusivo pacote de aditivos que proporcionam insuperável performance e proteção sob os mais variados tipos de condições climáticas. Uma importante característica do Mobil 1 Racing 4T é o seu baixíssimo coeficiente de atrito, o que confere um incremento de potência ao motor.
Supera as especificações de serviço API SJ/CF e JASO MA.
Mobil 1 Racing 4T é recomendado para o uso em todos os motores de motocicletas 4 tempos, e especialmente recomendado para proporcionar superior performance aos motores que operam em condições severas.
Entre confiar na fábrica do óleo e confiar num mecânico (sobre a qualidade do óleo) eu prefiro confiar na fábrica do óleo!
gnochi
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Mensagem por gnochi »

gnochi escreveu:
GELOUS escreveu:Bem, eu duvido muito que as embreagens de motos speed sejam de material diferente das motos de cross.

Aliás, vamos pensar o seguinte:

A Motul é uma famosa marca de óleo. Ela produz óleo sintético para ser usado em motor de moto e não faz nenhuma referência a não poder ser usado em motores com embreagem banhada a óleo (maioria absoluta). Sinceramente, alguém acha que a Motul ia lançar um produto caro para estragar a embreagem das motos?
brow naum sei... mas se naum estragasse, pq os mecânicos de motocross usam SINTETICO no motor e moBIL preto na embreagem????? algum motivo tem!?!?!?!?!

mas vamos esperar o teste!!! abs
GELOUS
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Mensagem por GELOUS »

Hauhauaahua! Boto fé!

Vou postando aqui os resultados e espero que não seja: "Alguém sabe onde encontro a embreagem completa para YZF 250?" rsrsrs :lol:
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