PODIUM OU COMUM?

Área destinada a comparações entre os mais diversos ítens relacionados ao motociclismo Off-Road. Antes de criar um novo tópico comparando motos e equipamentos diferentes cheque se aqui tal comparativo não foi feito.
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

PODIUM OU COMUM?

Mensagem por chicones »

Fala galera..

Bom a vida toda tive motos 4t...tive uma xr400 (1 ano parado) tornado ( 6meses parado) depois peguei a 230...e agora vou para uma gasgas...

Nas motos 4t a diferença de usar podium era gritante...realmente notável..e era inclusive "REGRA" o uso da mesma hehe...

Gostaria de saber até aonde é necessário o USO de podium nas 2t em termos de desgaste do motor e também de resultados....isso é algo que surte efeitos em longo uso??...

Se a moto estiver reguladinha para a comum ha algum problema em termos de metais pesados da gasolina comum??...sujeira??..etc..etc....


Obrigado
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

Não acho relevante o uso da Pódium, é uma opção.
Prefiro acertar minha moto para gasolina comum ( mas de boa qualidade) e não ficar refém de determinado combustível que sabemos não se encontra em qualquer lugar.
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

Betioli escreveu:Não acho relevante o uso da Pódium, é uma opção.
Prefiro acertar minha moto para gasolina comum ( mas de boa qualidade) e não ficar refém de determinado combustível que sabemos não se encontra em qualquer lugar.
Estou com esse pensamento tb..
jean
Membro
Mensagens: 259
Registrado em: 23 Janeiro 2007 à48 07:04

Mensagem por jean »

Um exemplo prático:

Aqui em minha cidade, tenho vários amigos de CRF230 que usam gasolina comum. TODAS fazem fumaça quando inicia o motor, principalmente fria.

A exceção é a minha CRF230, um ano de uso, e NUNCA fez fumaça. Segredo? Manutenção diferenciada? Jeito de andar? Nada disso... É a Gasolina PODIUM...

Outros amigos meus que possuem CR250, YZ250 e demais 4T especiais, usam PODIUM. Nunca enfrentaram problemas...

O que eu acho da gasolina comum, é que a mesma "aquece" muito o motor, o que acaba danificando aneis. Além de dar carvão no motor.

Minha sugestão : Usa PODIUM ! E quando quiser vender a moto, pode fazer propaganda que sempre usou PODIUM que você vai vender fácil !!!

Abraço !
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

realmente a comum gera esse tipo de problema?
Usei na minha crf 230 nos ultimos meses dela e nao tive problema de fumaça...

Quanto ao carvão e aquecer o motor isso tem a ver com a gasolina? :shock:

Valeu abraço
carvalho_leonardo
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 03 Janeiro 2008 à26 06:10

Mensagem por carvalho_leonardo »

Até concordo com você sobre os benefícios de uma gasolina aditivada e de melhor octangem, mas não acredito que consiga um preço melhor em sua moto por conta disso.
jean escreveu:Minha sugestão : Usa PODIUM ! E quando quiser vender a moto, pode fazer propaganda que sempre usou PODIUM que você vai vender fácil !!!
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Mensagem por Guga Ramone »

Betioli escreveu:Não acho relevante o uso da Pódium, é uma opção.
Prefiro acertar minha moto para gasolina comum ( mas de boa qualidade) e não ficar refém de determinado combustível que sabemos não se encontra em qualquer lugar.
Tô junto nessa. Com a baixa autonomia das motos especiais, não vale a pena ficar dependendo de um tipo específico de combustível. Agora, se a sua moto especifica uma octanagem do combustível, vale a pena seguir a recomendação. No caso da RMX, a gasosa comum atende bem.
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

Sinceramente nao sei se a ec 250 necessita disso..rs..
Alguem sabe?
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

quer um comb. limpo, sem metais pesados?
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.


usa ALCOOL! hehehe
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Eu tenho usado a Podium na XLX do filhão....é incrível a facilidade da partida e a cada manutenção, quase "zero" de carbonização no pistão...enquanto que com a comum, a carbonização é "exageradamente exagerada".
Quanto ao carvão e aquecer o motor isso tem a ver com a gasolina?
Quanto mais "carvão" na cabeça do pistão - no caso a gasolina comum favorece isso - mais a gente tem este material incandescente, o que invariavelmente eleva a temperatura na câmara de combustão, e consequentemente eleva a temperatura do motor em geral...em muitos casos, aconteçe até a pré-ignição pelo conjunto carvão incandescente x diminuição volumétrica da câmara de combustão(aumento da taxa de compressão).

Agora...concordo com o pessoal...depender de um tipo só de combustível como a Pódium, que por vezes não é encontrada facilmente....é um saco!! #-o

Para as trilhas, ainda sou de usar gasolina comum e antecipar manutenções....mas num 4T é fróids... :mrgreen: #-o

Enfim...se vc vai para a pista = Pódium sem dúvidas....do contrário...é comum aditivada mesmo... :roll:
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Eu sempre usei Podium.
Ate a fuligem da ponteira da minha moto é cinza claro... heheh
Sobre a questao de nao encontrar facilmente vc tem q ver em sua região... aki nos fizemos trilha em torno de 80 a 100 km nas tardes de Sábado... então 1 tanque dá sem problemas, qdo vou p/ Enduros eu levo uns 10 litros so p/ garantia... mas se por um eventual acaso q possa acontecer, coloco uma merreca mesmo de Comum só p/ poder retornar p/ casa, e isso não tem problema algum, a moto fica meio estranha mas nao tem problema e pelo menos nao fico a pé.

Só q a PODIUM é para motores de alta compressão, no manual da minha moto exige AviGas, e como é dificil de conseguir eu uso Podium, regulei todo o carburador p/ a Podium e a moto fica 100%.

De nada adianta vc apenas colocar Podium no tanque e sair andando.
Tem q ser feito um ajuste fino de carburador aí sim vc tera benefícios.

Mas usar apenas por usar... usa comum mesmo e pronto.

Na minha GG eu ja usava Podium com Yamalube... fica outra coisa, nas 2 tempos nota-se ainda mais a diferença das gasolinas.

Fica um doce p/ pegar, é bem mais dificil embuchar, e tb como o Nestor citou tem o problema da carbonização que é mais dificil com o uso da Podium.

Falando em carbonização, lembro uma vez q a DT 180 do meu amigo disparou e nao desligava mais, nem mesmo tirando o cabo de vela.. aheuaehuae, pensa em 3 trilheiros correndo atrás de uma DT 180... haeuaheuhaeuaeh

Abração
Canivas
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 24 Outubro 2006 à48 11:41

Mensagem por Canivas »

Quando tive minha primeira CRF 230 eu usava só Podium. Sinceramente eu não notei diferença nenhuma a não ser o cheirinho, to falando por mim. Aí troquei peguei a YZ e usava só Podium tb, ai a moto ficou esperta, mas pra mim era um saco. Toda vez que tinha que andar tinha fazer 18km até o posto mais próximo que vendia pódium, ou seja, em Criciuma. Aí eram 3 e poucos da gasolina + gasolina do carro + desgaste natural do veículo, óleo... e acabou não compensando financeiramente. Hoje estou com uma CRF de novoe uso só comum, nunca tive problemas com isso, o cara vai no posto coloca 10 pila e se diverte a tarde toda.

Na minha condição financeira e piloto amador tá mais que bom, não ganho a vida com isso mesmo. Quem sabe futuramente quando eu virar colega de profissão do Nestor aí eu penso de novo. Mais isso ainda vai levar uns 6-7 anos se eu não rodar em nada hahehehe :mrgreen:
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

PERUCH escreveu:Eu sempre usei Podium.
Ate a fuligem da ponteira da minha moto é cinza claro... heheh
Sobre a questao de nao encontrar facilmente vc tem q ver em sua região... aki nos fizemos trilha em torno de 80 a 100 km nas tardes de Sábado... então 1 tanque dá sem problemas, qdo vou p/ Enduros eu levo uns 10 litros so p/ garantia... mas se por um eventual acaso q possa acontecer, coloco uma merreca mesmo de Comum só p/ poder retornar p/ casa, e isso não tem problema algum, a moto fica meio estranha mas nao tem problema e pelo menos nao fico a pé.

Só q a PODIUM é para motores de alta compressão, no manual da minha moto exige AviGas, e como é dificil de conseguir eu uso Podium, regulei todo o carburador p/ a Podium e a moto fica 100%.

De nada adianta vc apenas colocar Podium no tanque e sair andando.
Tem q ser feito um ajuste fino de carburador aí sim vc tera benefícios.

Mas usar apenas por usar... usa comum mesmo e pronto.

Na minha GG eu ja usava Podium com Yamalube... fica outra coisa, nas 2 tempos nota-se ainda mais a diferença das gasolinas.

Fica um doce p/ pegar, é bem mais dificil embuchar, e tb como o Nestor citou tem o problema da carbonização que é mais dificil com o uso da Podium.

Falando em carbonização, lembro uma vez q a DT 180 do meu amigo disparou e nao desligava mais, nem mesmo tirando o cabo de vela.. aheuaehuae, pensa em 3 trilheiros correndo atrás de uma DT 180... haeuaheuhaeuaeh

Abração
Uma boa dica é completar o tanque com comum, nao esperar a gasolina secar para colocar a comum por inteiro... PROCEDE?

PERUCH qual a autonomia da GG EC 250? usando podium? e usando comum?


Abraço

Chicones
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Ixi, agora vc me pegou...
Mas ela eh mais economica q a RMX 250.
hehehehe
Ja andei 90 Km com a minha, pegou reserva qdo estava chegando perto de casa, e era trilha pesada, com mta lama e chuva... com Podium
8,5 Litros no tanque... fez algo mais q 10 Km/l.
mesma média da DR

Com comum não cheguei a usar ela... qdo comprei ja passei p/ podium
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

Pode ser incompetencia do meu mecanico, mas todas minhas motos que usaram Podium andavam menos que com Amarela , era uma coisa impressionanate a diferença.

Ate que eu não tenho problema de comprar Podium , aqui em Goiania tem varios postos que vendem Podium , mas eu não confio em nenhum , para mim a Podium é a gasolina mais adulterada de todas , pode ser impresão minha , mas nunca bate uma podium de um posto com outra de outro posto, a moto fica diferente , eu tenho uma Fazer 600 que só anda na Podium , se vcs verem as diferenças que dá nesta moto de um posto para outro é impressionante!!!
Canivas
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 24 Outubro 2006 à48 11:41

Mensagem por Canivas »

Eu tenho a impressão (certeza) que a podium já foi melhor
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Um tópico meu no Ts de 23 de janeiro:
________________________________________________________________________
como eu havia dito........


Citação:
Postado Originalmente por Ale Primo
vou abrir um tópico sobre gasosa

Na Tornado eu usava comum, ali usar Podium num mudava nada.

Fui pra KX 250 2t e sem Podium era horrivel, ruim de pegar e respostas xoxas.
Mas 2t é muito mais sensível a variações.

Fui pra KXF 250 e ela veio carburada pra 30% de avigas na V-Power.
Alem da falta de praticidade, achei essa configuração fora dos meus padrões de pilotagem. A moto fica muito curta e estúpida. Mas ela tava com 50 e 190 de giclagem - estranho.
Carburei pra Podium em 55 e 180, testei com V-power pura e adorei, usei Podium e nem senti diferença significante. Das vez coloco 10% de avigas e já fica mais curta e rápida, mas docil.

O Rubão achou estranho e mandou V-power na dele tambem sem mudar giclagem. Também gostou.

Na boa, a Podium tem um monte de inconvenientes já sabidos (ressecar tudo é o pior deles).

Comentem ai a que ceis acham.
__________________
Apa kabar, bli bagus! Is only Off Road!!!!!!!!
"Tudo é como é porque ficou desse jeito". (D' Arcy Thompson / 1860-1948)
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

O que ta acontecendo agora:

As vezes uso V-Power pura, as vezes uso Podium pura, as vezes misturo as duas, as vezes coloco um pouco de Avigas.
Só há mudança "significativa" quando vai Avigas na mistura. Ai a moto fica mais "arisca".
De resto, pouca diferença. Minha ponteira continua esbranquiçada e "sem cheiro".
O fróids da Podium é que resseca demais. Se não esgotar e lubrificar carburador, encanta a boia e nas 4t trava a partida quente.

Octanagem:
Sabido que o max nas motocas é 100 octanas. Mais da pré-ignição.

A Avigas tem 120
A Podium 98
A V-Power 96 e leva aditivos
carvalho_leonardo
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 03 Janeiro 2008 à26 06:10

Mensagem por carvalho_leonardo »

Como vocês esgotam o carburador?
A Podium não leva aditivos?
ale primo escreveu:... Se não esgotar e lubrificar carburador...

...A Podium 98
A V-Power 96 e leva aditivos
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

Realmente já ouvi muitas reclamações e relatos negativos sobre a podium... mas nunca consegui notar uma diferença no comportamento das motos usando comum ou podium, pelo menos na CRF 230 não até porque se nao me engano ela estava regulada para comum então direto a moto embolava em baixa..estava ruim e além do mais ainda usava acelerador de curso rápido então complicava mais ainda!..o PORQUE? eu sinceramente nao sei...

Nas 2t eu nao sei como é o funcionamento até aonde pesquisei não é uma boa usar gasola aditivada, a comum o povo nao aprova pelo baixa qualidade em geral, e a PODIUM além de ter um problema de disponibilidade é complicada por ser adulterada muitas vezes e gerar problemas de "ressecamento"...

Creio que no balanço seja bem melhor o uso da PODIUM, mas muitas coisas jogam ela pra baixo..

Vamos esperar..hehe

Abraço
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem