Piston - letras A, B,C, D

pedrohrios
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15
Elton, conversei com um dono de uma loja de peças aqui, e que ja foi mecanico por muitos anos nos EUA. Ele me disse que o Piston Wiseco é o utilizado pelas montadoras da YAMAHA, e portanto, ele é o melhor. Segundo ele, o Wiseco tem uma dilatação menor que as outras marcas, é mais leve, e por isso sua medida menor é a 54mm, que se fizer umas contas la qe vem escrito na caixa da a medida de um piston A da pro-x, aproximadamente 53,94mm. Ele me disse que se o cilindro for A, vc sempre vai colocar piston A, pq tem que ter uma folga na saia, mas isso ja nao sei. Ele falou que nos EUA todos usam o wiseco em suas 125 a medida STD Bore(54mm). Mas u tambem ja tive duvidas, e procurei la, e eles vendem somente a medida A, 53,93( Pro-x, Vertex) ou entao o de 54mm da Wiseco. Eu comprei um Wiseco e instalei na minha moto, ficou perfeito.
Fernando PF
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
Elton, observe a folga recomendada, pode chegar até 0,1mm, mas tem como mínimo 4 centésimos. Se seu cilindro é A, nada impede de vc mais tarde ter que utilizar nele um pistão B, C ou D, isso vai depender da folga do cilindro devido ao desgaste, eu tentaria medir, mas o próprio erro de medição já estaria dentro dessas faixas de variação que é de 1,2 centésimos da medida A até a D.

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RafaelPue
Mensagens: 218
Registrado em: 10 Fevereiro 2009 à04 14:27
meu mecanico sempre me dic que se voce ta usando o pistao na medida A e ta batendo, se seu cilindro for original vai passar para o B e assim por diante, nao importando a folga, pois ela deve estar certa para a proxima medida, ja nos encamisados ele sempre manda encamisar d novo na medida do pistao que voce quer colocar...agora eu to fazendo o meu motor de novo, pois andei sem o filtro de ar por esquecimento e acho que entrou alguma coisa dentro que riscou meu cilindro original e ficou cabeciando no pistao...Vou colocar a minha reserva que eh encamisada ate eu mandar vir uma nova, mas como eu faço pra medir com o paquimetro??tipo eu nao sei como achar a medida exata, e meu paquimetro nao eh digital, tu pode me ajudar??
rallyman
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39
Caraca tambem sempre tive essa dúvida, ainda não consegui entende direito. Elton voce chegou a medir o teu cilindro? só to na dúvida de como voce chegou na conclusão de pegar a medida C e não a B?
Juliano
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35
E por que tem motos ZERO com camisa B? Sempre tive essa dúvida.

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rallyman
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39
Valeu, muito obrigado Elton.
RafaelPue
Mensagens: 218
Registrado em: 10 Fevereiro 2009 à04 14:27
Eh o jeito mais facil eh ir em uma retifica mesmo, como eu fiz da outra vez.. Eu tenho uma camisa reserva pois quando eu comprei minha moto ela tinha sido encamisada e meu mecanico tinha um cilindro original na medida C ai nao pensei duas vezes neh....Esclareceu muita coisa tuas dicas....valeeu
zambapower
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55
As Yz como a minha começam no B , o meu cilindro comprei novo e veio B e botei um vertex race B , mas constatei que a yamaha tem até E no ano da minha moto no pistao Vertex , entao e cilindro pra mais de metro !

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Juliano
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35
Bom, creio que agora eu sanei a minha dúvida. Primeiro os caras fabricam o cilindro, depois medem e então estampam a letra no corpo, de acordo com a medida que saiu.



Fiz Mecânica Geral no SENAI, e sei que numa peça do tamanho de um cilindro não se consegue precisão em milésimos. Então se fossem fabricar apenas cilindros com, por exemplo, 54,002, iriam jogar 80% da produção no lixo.


Pude ver isso nesse post do zambapower:


zambapower escreveu:Putz ainda bem que me falaram por que tava querendo colocar minha vela nova de platina , ih , coisa gringa mesmo , vou deixar pra entao colocar depois de amaciar a bagaça !

tai a foto do cilindro novo
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2 milésimos de milímetro variam até mesmo com a temperatura ambiente, e com certeza a tolerância para fabricação está na casa de +- 1 centésimo. Então logo após fabricar o cilindro, o mesmo é medido e estampado a letra dele.

Deve ser por isso que a Wiseco nem se preocupa em fazer outras medidas de pistão, mas se o proprietário da moto quizer "casar" a medida exata do pistão no cilindro, inclusive na casa dos milésimos, tem as opções. Mas pode ter certeza que esses 2 milésimos de milímetro vão nas primeiras horas.
pedrohrios
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15
Uma coisa que axo que podem ta errando e que, axo q da pra vc colocar uma medida de piston no maximo 3 vezes, e depois subir de letra, agora, se vc pensar igual medimos na loja aki, num piston B, mal mal entra um pedacinho de jornal, entao,imagina qdo este piston esquentar, e tiver em bastante rotação, e ainda for, gasolina e oleo? O rapaz me explicou que ai entao, vai ficar mto apertado qdo ele dilatar, e entao comeca a ferver e dar uns outros problemas que nao lembro, ate chegar a arranhar a camisa. Entao ele chegou a conclusao que a moto,mesmo fazendo o amaciamento do motor, vai ficar muitoo presa e dificil do piston trabalhar,isso ele leu em seus manuais, portanto prefere deixar com uma folguinha, a moto mais solta, batendo um pouqinho de saia,mas sem riscos.