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Ficha tecnica da Toni

Enviado: 15 Agosto 2005 à17 09:47
por bessa27
Alguem tem a ficha COMPLETA da toni, isso inclui compressão, diametroXcurso e etc..........na honda eu só acho uma ficha tecnica tosquinha, k não fala emrda nenhuma


Valew

Enviado: 15 Agosto 2005 à33 10:09
por Fernando PF
Alguma coisa:

compressão 9,5:1
Diametro curso 73x59,5 = 249cc
Ponto de ignição em marcha lenta= 8º

Enviado: 15 Agosto 2005 à23 10:18
por rodrigo_m20
baixa o manual dela aqui no forum q tem, só q o arquivo tah meio grande, 117 megas.

Enviado: 15 Agosto 2005 à45 10:23
por bessa27
Fernando PF escreveu:Alguma coisa:

compressão 9,5:1
Diametro curso 73x59,5 = 249cc
Ponto de ignição em marcha lenta= 8º
Legal Fernando, vai mandando ai oque vc tem de daod em relação aO motor.

Brigadão

Enviado: 15 Agosto 2005 à01 10:27
por Fernando PF
me passa teu e-mail, vou te mandar um catálogo de peças do motor detalhado.

Enviado: 15 Agosto 2005 à52 10:29
por bessa27
rodrigo_m20 escreveu:baixa o manual dela aqui no forum q tem, só q o arquivo tah meio grande, 117 megas.
Meio grande mesmo.

Outra duvida: Alfuem sabe o diametro do pistão 286, 293 e dos 330 e 360?

=======================

Ultima duvida: Esta errado dizer k eu coloquei o pistão 293, e ela ficou com 293, certo? Pois eu acho k a cilindrada é dada, pela conta da area cilindro (isso envolver o tamanho do pistão, e o curso)

Ou seja, se eu ponho um pistão 293, e deixo ela com menor curso (mais taxado -> mais compressão) ela teorixamente teria menos cilindada, certo?

Enviado: 15 Agosto 2005 à14 10:30
por bessa27
Fernando PF escreveu:me passa teu e-mail, vou te mandar um catálogo de peças do motor detalhado.
[email protected]

Enviado: 15 Agosto 2005 à48 10:42
por Fernando PF
na verdade vc coloca um pistão 78mm (wiseco) ela fica com exatos 284cc, um 79mm ela fica com 293cc, o curso nunca muda, o que aumenta é a taxa de compressão pelo aumento do volume do cilindro em relação ao volume da câmara de combustão (este nunca muda, 30cc). Vc pode utilizar destes cálculos:

(Pi*diam*diamxcurso)/4 = valor /1000 = cc em cm3
(3,14* 78*78*59.5)/4 = 284168 mm3/1000 = 284 cc

onde o curso sempre será 59,5mm para a toni/twister.
Para calcular a nova taxa de compressão levando em conta que a altura do pistão em ponto morto superior seja igual a do original :

(Volume do cilindro + Volume da câmara de combustão)/ Volume da camada de combustão
Onde o volume da câmara de combustão do cabeçote das toni/twister é de 30cm3

um exemplo

(249+30)/30 = 9,5 (original)
(284+30)/30 = 10,57 ( pistão cabeça plana na mesma altura do original, para o wiseco taxado fica maior o valor.)
(293+30)/30 = 10.76 ( retifica paulista, fica com essa taxa, anda legal)
(330+30)/30 = 12 (taxa muito alta, aí o pistão vem com uma cavidade central para teoricamente aumentar o volume da câmara e diminuir a taxa)

é isso.

Enviado: 15 Agosto 2005 à46 13:04
por bessa27
Bem legal Fernando, realmente eu viajei aki na ideia...........tava cinfundindo a barada.

O Curso só vai mudar de vc mudar o Raio no virabrequim..........se vc só mudar o tamanho de biela e juntas, vc vai alterar a compressão,m porem o curso não, pois é dado pelo R do centro do eixo do mancal, até o centro do vira.........certo?

Ahhh, bem legal mesmo.

Diz ai, vc tem algum dica pra medir a compressão, ou tu tem um manometro?

abração

Enviado: 15 Agosto 2005 à34 13:21
por bessa27
Eu posso usar essa formula aki (area do cilindro geometrico) pra calcular a cc de uma motor?

Imagem

achei k era assim.........

Enviado: 15 Agosto 2005 à26 13:44
por GELOUS
Hauahuahau!!! Só loco mesmo! :mrgreen: =D>

Enviado: 15 Agosto 2005 à19 15:26
por Fernando PF
bessa27 escreveu:Eu posso usar essa formula aki (area do cilindro geometrico) pra calcular a cc de uma motor?

Imagem

achei k era assim.........
Jóia cara, usa essa fórmula para medir a cilindrada, a partir do diâmetro do cilindro..
Para medir a taxa de um motor em que se conhece o volume da câmara de combustão vc usa a fórmula... se for medir a taxa de um motor com pistão taxado diferente do original, tipo de um wiseco, essa fórmula já não vale, pois a parte que sobra do pistão ( o domo) para cima do cilindro faz com que o volume da câmara de combustão diminua, assim para calcular pode-se descobrir qual o volume do domo e diminuí-lo do volume da câmara, por exemplo, em um pistão wiseco (78mm) ele tem o domo, este domo tem diametro de 57,5 e uma altura de 5mm formando uma parábola na cabeça do pistão, este domo consome quase 5cc da câmara de combustão, mas como existem cavidades das válvulas esse valor diminui, eu precisaria medir as cavidades e seus volumes para ter exatidão.. então eu chuto que entre tudo ele consome uns 2,5cc da câmara, pois as cavidades são profundas.. aí é só diminuir 30cc -2,5 cc= 27,5cc e jogar no cálculo:

(284+27.5)/27.5 = 11.3:1 de taxa

Se vc não tem como abrir o motor, eleve o pistão até o PMS e encha a câmara de óleo fino com uma seringa até o ínício do orificio da vela (de baixo pra cima), veja quantos ml´s de óleo foi e jogue nos cálculos, dá certinho..

Enviado: 15 Agosto 2005 à07 15:46
por bessa27
Legal..........................bem lçegal mesmo.

Diz uma coisa, esse pistão Wiseco ai.......se ele não tivesse os Domos, as valvulas pegariam no pistão? tipo, é bem justo assim? ou é pra otimizar a entrada/saida dos gases?

Enviado: 15 Agosto 2005 à00 15:56
por Fernando PF
iriam pegar sim... até o pistão original tem cavidades.. no wiseco elas são maiores por causa do domo, acho que seguem a mesma profundidade das originais, enfim agora depois que resolverem o problema do meu motor vão colocar tudo com apenas uma junta, eu tava com duas mas acho que a taxa baixou demais, tipo vou jogar ela para quase 11:1 de taxa.. assim acho que vem mais uns cvzinhos..

Enviado: 15 Agosto 2005 à38 15:59
por GELOUS
Fernando PF escreveu:iriam pegar sim... até o pistão original tem cavidades.. no wiseco elas são maiores por causa do domo, acho que seguem a mesma profundidade das originais, enfim agora depois que resolverem o problema do meu motor vão colocar tudo com apenas uma junta, eu tava com duas mas acho que a taxa baixou demais, tipo vou jogar ela para quase 11:1 de taxa.. assim acho que vem mais uns cvzinhos..
Vai rodar no alcool? :roll:

Enviado: 15 Agosto 2005 à17 16:05
por Fernando PF
não... até com 12:1 se consegue rodar a gasolina... mas no nosso caso temos problemas com a ignição, então vou deixar um pouco acima dos 10,5:1....

Enviado: 15 Agosto 2005 à22 18:13
por Fabrício
bessa27 escreveu:
rodrigo_m20 escreveu:baixa o manual dela aqui no forum q tem, só q o arquivo tah meio grande, 117 megas.
Meio grande mesmo.

Outra duvida: Alfuem sabe o diametro do pistão 286, 293 e dos 330 e 360?

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Ultima duvida: Esta errado dizer k eu coloquei o pistão 293, e ela ficou com 293, certo? Pois eu acho k a cilindrada é dada, pela conta da area cilindro (isso envolver o tamanho do pistão, e o curso)

Ou seja, se eu ponho um pistão 293, e deixo ela com menor curso (mais taxado -> mais compressão) ela teorixamente teria menos cilindada, certo?
Depois da aula do Fernando...deixe-me ajudar um pouquinho....hhehehhee...

Dá uma olhadinha aqui bessa...

http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=1644

Acho q responderá algumas dúvidas...e te ajudará a encontrar as cc... :wink: