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trocar o pistão ou fazer uma nova bucha (motor 293cc)

Enviado: 06 Setembro 2005 à48 18:01
por Gustavo/PR
Briefing:
Moto: tornado 293 - (retifica paulista)
Bura: xlx350
Consumo: 7.5 km/L


O problema, ela começou com um barulinho que parecia batida de valvula... mas um ouvido mais afinado me cantou a bola. "Esse barulho é no pino do pistão, ele provavelmente esta gasto"

Abri o motor, e realmente, o pino estava com um joguinho, não exatamente no pino, mas nas buchas. Mandei então fazer duas buchas novas, quando fui montar junto com mecanico, a maledita da folga continuava igual. Pegamos o pistão, levamos até o oficina que estava fazendo as buchas, medimos tudo e la vem o mecanico com cara de quem comeu e não gostou me trasendo a má noticia.

Oque esta gasto é o pistão e não o pino ou as buchas!



Para mim não trocar o pistão, a solução encontrada até agora foi fazer buchas de ferro com outra medida, mas não sabemos por quanto tempo ela vai aguentar o tranco!


obs: Eu digo buchas de ferro, pois as outras buchas são feitas de pinos picados. E eu não tenho nem idéia de qual material é esse dos pinos.




Alguem sabe se essa é realmente a melhor solução?



sarva eu galera... a coisa ta preta!

Enviado: 06 Setembro 2005 à33 18:38
por TopsMan
eeeeita.... qto tempo vc tá com essa prep ??? se brincar vou me fu... nessa tbem, uso esse mermo kit.

mas deixa eu especular um pouco: as buchas q vc fez deveriam ser de aluminio, pois fazendo elas de ferro elas vao continuar "comendo" o pistão, ora pois.... concordam ?
:mrgreen:

Enviado: 06 Setembro 2005 à14 19:23
por Gustavo/PR
Hey Tops, esse kit esta instalado na moto desde dezembro último... se não erro na conta, são 10 meses.... andando 4 vezes por semana, 4x10 = 40 trilhas

Acho que você tem razão, com buchas feitas com material de menor dureza eu não perderia o pistão... assim eu trocaria novamente as buchas e não o pistão... ORA POIS

Agora, a pergunta que não quer calar! Quanto tempo essas buchas aguentariam?


Ninguem mais?

Enviado: 06 Setembro 2005 à39 20:10
por TopsMan
cara... na minha mão meu kit já tem + d 10 meses, comprei ele com uns 3 meses de uso, entao de uso ela já tá passando dos 13... mas eu n reparei barulho ainda, e nem meu prep. nem os amigos de trilha ainda n falaram nada...

se bem q minha moto tem uma barulheira loca de comando, será q aq num tem ouvido mais afinado ??? rs*

Mas esse lance ai eu pensei exatamente como vc, fazendo umas buchas mais macias, qdo desse barulho de novo vc trocaria novamente as buchas....

Mas cade os doutores da coisa ??? Lagartixa, fernando PF, Crosschona, fabricio, predador, e o resto da galera.... cade os homi ????

Enviado: 06 Setembro 2005 à10 21:57
por GELOUS
TopsMan escreveu:cara... na minha mão meu kit já tem + d 10 meses, comprei ele com uns 3 meses de uso, entao de uso ela já tá passando dos 13... mas eu n reparei barulho ainda, e nem meu prep. nem os amigos de trilha ainda n falaram nada...

se bem q minha moto tem uma barulheira loca de comando, será q aq num tem ouvido mais afinado ??? rs*

Mas esse lance ai eu pensei exatamente como vc, fazendo umas buchas mais macias, qdo desse barulho de novo vc trocaria novamente as buchas....

Mas cade os doutores da coisa ??? Lagartixa, fernando PF, Crosschona, fabricio, predador, e o resto da galera.... cade os homi ????
Mas nesses 13 meses de uso tu só usou umas 4 vezes! :lol: :lol: Todo santo dia tu fica aí chorando, que sua mulher num deixa vc andar, que sua hemorróida tá doendo, etc, etc! :lol:

Enviado: 06 Setembro 2005 à25 22:16
por Fernando PF
cara vou ser muito sincero com vc...... eu fiz esse serviço em uma outra twister minha e não guentou, com mil e poucos km rodados ela começou a fazer o barulho e aumentar cada vez mais, podendo até levar a quebra por causa das benditas buchas,no caso das de aço.
por outro lado se conseguir embuchar o pistão de alumínio no caso, tem que ser de ótima qualidade e reforçada, ou seja, com uns 3 a 4mm de parede, já que as de aço feitas no pino de pistão fragilizam o pino e são fininhas. Se conseguir fazer um bom trabalho no pistão encontrará dificuldades em fazer nova ranhura da trava do pino, se quiser bem feito tem que fazer tudo novo, mas acho que o pistão será fragilizado com o aumento do diametro para a nova bucha...
Agora vai do risco que vc quer correr.... eu hj trocaria o pistão.... faz-se uma vez só com garantia e sem riscos...

é minha opinião... não é regra.. :wink:

Abraços.

Enviado: 06 Setembro 2005 à39 22:46
por Fabrício
Pra falar a verdade...até agora eu não entendi o q ocorreu??? :mrgreen:

O q gastou foi o pistão??? E onde??? No encaixe do pino???

Essas buchas q vc se refere...são as travas???

Sicarelli....se sim....a melhor opção será vc escalonar o pino...ou seja...vc terá q abrir o diâmetro do encaixe do pino...e mandar fazer um pino com diâmetro maior...
Os riscos???
Foram esses informados pelo Fernando..

Qual o tamanho dessa folga???

:wink:

Enviado: 06 Setembro 2005 à27 22:57
por TopsMan
GELOUS escreveu:
TopsMan escreveu:
Mas cade os doutores da coisa ??? Lagartixa, fernando PF, Crosschona, fabricio, predador, e o resto da galera.... cade os homi ????
Mas nesses 13 meses de uso tu só usou umas 4 vezes! :lol: :lol: Todo santo dia tu fica aí chorando, que sua mulher num deixa vc andar, que sua hemorróida tá doendo, etc, etc! :lol:
Ae bichete.... viu q eu n coloquei teu nome !!! adivinha pq ??? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Mas o cicarelli.... titiu fabricio deu uma ideia melhor mesmo, aumentar o diametro do pino (putz... como fomos burros nessa, heim ???... kakakakakrs*rs*)

Enviado: 07 Setembro 2005 à45 00:59
por NESTOR/RS
Na minha santa ignorância: as benditas buchas, só não vão desgastar o pistão se forem do mesmo material do mesmo!
Se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia...mas vá lá: pino e pistão novos! Assim, vc não se incomodará com estes contra-tempos ORA POIS... :mrgreen:

Enviado: 07 Setembro 2005 à51 14:06
por Gustavo/PR
Fabrício,
Sicarelli....se sim....a melhor opção será vc escalonar o pino...ou seja...vc terá q abrir o diâmetro do encaixe do pino...e mandar fazer um pino com diâmetro maior...
mas brother... se eu aumentar o diametro do pino? como ele vai passar pela biela?



Falei "M"? :roll: :roll:

Enviado: 07 Setembro 2005 à36 20:42
por Racer143
Claroq não Cica! O negócio é trocar o pistão, mas se o dindintiver curto faz asbuchas com pinos de pistão de carro! Mas elas tem q ficar bem presas no pistão pra não sair e f... a camisa!

Enviado: 07 Setembro 2005 à19 22:47
por Fabrício
Siquinelli escreveu:Fabrício,
Sicarelli....se sim....a melhor opção será vc escalonar o pino...ou seja...vc terá q abrir o diâmetro do encaixe do pino...e mandar fazer um pino com diâmetro maior...
mas brother... se eu aumentar o diametro do pino? como ele vai passar pela biela?



Falei "M"? :roll: :roll:
Aí é q entra o pino escalonado...

O centro do pino continua com o mesmo diâmetro...só os cantos é q ficam com diâmetro maior....
Agora vem a pergunta:
- E como o pino vai passar???

Aí é q está o segredo da coisa...
De um lado o pino fica com uma "bucha"...sacou???

Um bom torneiro faz um pino blzinha...

Enviado: 07 Setembro 2005 à30 23:25
por NESTOR/RS
Fabrício escreveu:
Siquinelli escreveu:Fabrício,
Sicarelli....se sim....a melhor opção será vc escalonar o pino...ou seja...vc terá q abrir o diâmetro do encaixe do pino...e mandar fazer um pino com diâmetro maior...
mas brother... se eu aumentar o diametro do pino? como ele vai passar pela biela?



Falei "M"? :roll: :roll:
Aí é q entra o pino escalonado...

O centro do pino continua com o mesmo diâmetro...só os cantos é q ficam com diâmetro maior....
Agora vem a pergunta:
- E como o pino vai passar???

Aí é q está o segredo da coisa...
De um lado o pino fica com uma "bucha"...sacou???

Um bom torneiro faz um pino blzinha...

INTERESSANTE A ENGENHARIA DA COISA.... :shock:

Enviado: 08 Setembro 2005 à11 02:04
por Gustavo/PR
VÉIO EU TO DIGITANDO igual o k ajuru, to bebado que só a peste.......''


mas vou falar o que aconteceu, eu fiz uma bucha, demorei pra ler o que voces postaram e mandei fazer de qualquer jeito........


o barulho sumiu..... ficou file de mais......




só nao sei por quanto tempo..... hoje é 7 setembro, daata facil, vou marcar..... e ver quanto temmpo esa "M" dura....



boa noite [ra vocês



( eudemorei mais de 20 minutos pra digitar isso ) pode kajuru? que coisa heiin!!!!!

Enviado: 08 Setembro 2005 à15 02:06
por Gustavo/PR
esqueci de dizer, a festa começou sexta-feira, e só terminou hoje (mais 10 minutos ditando) pensa num cara rium

foi mal kajuru..........

Enviado: 08 Setembro 2005 à44 10:21
por Fernando PF
bom.. demorei para postar mas tá valendo para quem quiser fazer tb
O jeito mesmo então é fazer que nem o fabrício falou, mas é arriscado e foi o que eu fiz uma vez... sabe como é, pode dar certo por um bom tempo ou não.. já vi vários motores quebrarem ou folgarem por causa disso e tb tem muitos assim que até hj estão beleza...
se seu pino for de 17mm, pegue um pino de pistão de carro que tem 18 e diminua seu diâmetro até acertar a folga correta, assim vc não teria que fabricar um pino e se incomodar com a resistencia dele.
Faça o pino e a bucha assim, sem deixar cantos vivos no pino(na redução dos diametros) isso fragiliza a peça.
Imagem
Imagem
Imagem

Enviado: 08 Setembro 2005 à31 20:57
por Gustavo/PR
o pino que eu usei é mais menos isso... mas vai bucha dos dois lados!

Enviado: 08 Setembro 2005 à50 21:22
por TopsMan
Siquinelli escreveu:o pino que eu usei é mais menos isso... mas vai bucha dos dois lados!
Cicarelli... tu tá BEBO ainda ??? rs*** zueira, heim....

Funfa assim: Imagina esse desenho do PF ai... ele é o pino. Note que no "meio" do pino ele continua no diametro original, por isso serve na biela. Na esquerda ele tbem é do diametro original, mas na ponta esquerda ele já é do tamanho do novo diametro (por conta do desgaste no pistao). Aquela parte cinza é uma bucha q vai na ponta esquerda do pistao pra dar certin tbem no diametro do pistao... tentedeu ? assim as 2 pontas tem no novo diametro e no centro tem o diamentro da biela.

Enviado: 08 Setembro 2005 à31 23:42
por NESTOR/RS
Olha o que eu sempre digo: "Bucha..é Bucha!!!! :mrgreen:

Enviado: 08 Setembro 2005 à03 23:53
por Gustavo/PR
hahahahaha ja sarei tops... vix, tava feia a coisa. Mas é isso ai, tomara que nao tenha problemas tão cedo.
Olha o que eu sempre digo: "Bucha..é Bucha!!!!
vix, no mesmo pino eu tenho duas Buchas ahahahahaha se for assim eu to perdido.



até mais.