Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Pessoal, estou criando este tópico para escutar a opinião do pessoal de uma forma critíca e honesta sobre como cada um avalia seu desempenho nas trilhas/enduros.
Estou com a minha moto atual há 10 meses (neste período fiz 2076Km, o que equivaleu a 81:22:56 horas ¨pilotando¨ a moto). Neste tempo, acredito que evolui bastante como ¨piloto¨, estou criando cada vez mais confiança e intimidade com a moto, anteriormente tinha uma CRF 230 que tinha somente preparação de suspa, e percebi que não conseguia evoluir mais, não por estar limitado pelo equipamento, mas sim por não ter coragem de arriscar mais, pois tenho amigos que andam de 230 e ¨pilotam¨ mais do que eu que ando de especial. Falando honestamente, acho que tenho uma certa facilidade em descidas difíceis com pedras e bastante dificuldades em trilhas realmente encardidas (tipo trilhas de pedras lisas a subir, no mesmo estilo daquelas trilhas postadas pelo usuario de Nova Petrópolis - RS). Sou um cara de baixa estatura, tenho 1,65M e 67Kg. Não faço academia, não cuido da alimentação e o preparo físico é ruim, nestas trilhas que comentei a minha dificuldade, sinto a falta de preparo, pois sinto caimbras e falta folego. O que poderia fazer para melhorar o preparo, além do óbvio que é ir para a academia? Comprei vídeos do Gary Semics, tem dicas muito boas, mas todas voltadas para o motocross, e no Enduro a tocada é outra, basta olhar o pessoal do mundial de Enduro, os caras são animais, mas sem aquela tocada ¨de encher os olhos¨ andam sempre para frente, estilo Europeu e não Americano, que são mais agressivos, porém no tempo não tão eficazes.
De preparação na moto, só tenho a suspensão, que ficou excelente, quando mais rápido ando nas pedras, menos sinto elas, parece que estou flutuando por cima delas, e o óbvio que é pneu sempre novo e moto revisada nos mínimos critérios.
Antes que me digam, vá te catar, nosso negóco é se divertir e não se estressar, falo que me cobro bastante, sou apaixonado por este hoby, e gosto de saber que estou fazendo o melhor que posso no momento que estou ¨pilotando¨.
Minha experiência com motos é grande em vista da minha idade, tenho 31 anos e ando/tenho motos desde os 17, além de acompanhar meu amigo/cumpadre nas pistas por muitos anos seguidos, já conheci muitas cidades do RS, SC, e PR em provas neste anos e se soubesse andar 30% do que ele já andou estaria feliz, pois ele ficou campeão Brasileiro de Velocross cat. VX3 Especial em 2010, além de vários titulos Gaúchos/Regionais de Velocross, Enduro Fim e Cross Country, mas infelizmente talento não se consegue somente olhando e acompanhando, né?
Quem puder ajudar e postar suas opiniões, dicas e criticas fico agradeçido, além de postar no que cada um tem facilidade/dificuldade nas trilhas.
Estou com a minha moto atual há 10 meses (neste período fiz 2076Km, o que equivaleu a 81:22:56 horas ¨pilotando¨ a moto). Neste tempo, acredito que evolui bastante como ¨piloto¨, estou criando cada vez mais confiança e intimidade com a moto, anteriormente tinha uma CRF 230 que tinha somente preparação de suspa, e percebi que não conseguia evoluir mais, não por estar limitado pelo equipamento, mas sim por não ter coragem de arriscar mais, pois tenho amigos que andam de 230 e ¨pilotam¨ mais do que eu que ando de especial. Falando honestamente, acho que tenho uma certa facilidade em descidas difíceis com pedras e bastante dificuldades em trilhas realmente encardidas (tipo trilhas de pedras lisas a subir, no mesmo estilo daquelas trilhas postadas pelo usuario de Nova Petrópolis - RS). Sou um cara de baixa estatura, tenho 1,65M e 67Kg. Não faço academia, não cuido da alimentação e o preparo físico é ruim, nestas trilhas que comentei a minha dificuldade, sinto a falta de preparo, pois sinto caimbras e falta folego. O que poderia fazer para melhorar o preparo, além do óbvio que é ir para a academia? Comprei vídeos do Gary Semics, tem dicas muito boas, mas todas voltadas para o motocross, e no Enduro a tocada é outra, basta olhar o pessoal do mundial de Enduro, os caras são animais, mas sem aquela tocada ¨de encher os olhos¨ andam sempre para frente, estilo Europeu e não Americano, que são mais agressivos, porém no tempo não tão eficazes.
De preparação na moto, só tenho a suspensão, que ficou excelente, quando mais rápido ando nas pedras, menos sinto elas, parece que estou flutuando por cima delas, e o óbvio que é pneu sempre novo e moto revisada nos mínimos critérios.
Antes que me digam, vá te catar, nosso negóco é se divertir e não se estressar, falo que me cobro bastante, sou apaixonado por este hoby, e gosto de saber que estou fazendo o melhor que posso no momento que estou ¨pilotando¨.
Minha experiência com motos é grande em vista da minha idade, tenho 31 anos e ando/tenho motos desde os 17, além de acompanhar meu amigo/cumpadre nas pistas por muitos anos seguidos, já conheci muitas cidades do RS, SC, e PR em provas neste anos e se soubesse andar 30% do que ele já andou estaria feliz, pois ele ficou campeão Brasileiro de Velocross cat. VX3 Especial em 2010, além de vários titulos Gaúchos/Regionais de Velocross, Enduro Fim e Cross Country, mas infelizmente talento não se consegue somente olhando e acompanhando, né?
Quem puder ajudar e postar suas opiniões, dicas e criticas fico agradeçido, além de postar no que cada um tem facilidade/dificuldade nas trilhas.
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Selvagem, o melhor jeito de evoluir é andar. E pra evoluir é preciso ter algum objetivo. Então, procure variar a "turma" com quem vc anda, tente um dia fazer umas trilhas com um pessoal mais pró.
Quando eu fazia trilha, evolui muito assim. Digo isso porque na maioria das vezes que eu andava era pra passear, ficar zuando da galera, parava demais, brincava demais, mas andar que é bom, nada. É ótimo trilha assim, mas não evolui. Comecei a evoluir quando passei a fazer umas trilhas mais difíceis, com o pessoal que anda forte e sai PARA ANDAR. Uma trilha que eu demorava 4h os caras faziam em 1h.
Outra coisa que ajuda muito a gente a evoluir é ter alguém pra dar umas dicas. Qualquer dia destes, quando for sair pra fazer uma trilha, pare do lado de um cara bem pró (e gente boa, de preferência), troque umas ideias, peças umas dicas e se possível, peça pra ele andar atrás de vc, te observar e te corrigir. Isso é excelente.
Ultima coisa, nem todo mundo nasceu pra ser piloto de ponta. Digo isso por mim. Eu NUNCA serei um bom piloto. No máximo serei aquele piloto que os outros falam "ele anda direitinho"! hauaha Eu sou medroso demais, preguiçoso demais, e ando de teimoso, porque talento eu não tenho. Outras pessoas são "sangue no zóio" total, não se importam de se quebrar, e tem um "feeling" maior para a pilotagem.
Vc tem que saber o SEU limite. Será que vc tem material pra queimar? Será que tem para onde evoluir? Dando o meu exemplo com o MX, já que é o que estou praticando hoje, o que vejo é que SE EU TREINAR MUITO tenho como alcançar determinadas pessoas, mas outras só se eu nascesse novamente.
Legal o tópico. Vou ficar colado pra "ouvir" boas dicas!
Quando eu fazia trilha, evolui muito assim. Digo isso porque na maioria das vezes que eu andava era pra passear, ficar zuando da galera, parava demais, brincava demais, mas andar que é bom, nada. É ótimo trilha assim, mas não evolui. Comecei a evoluir quando passei a fazer umas trilhas mais difíceis, com o pessoal que anda forte e sai PARA ANDAR. Uma trilha que eu demorava 4h os caras faziam em 1h.
Outra coisa que ajuda muito a gente a evoluir é ter alguém pra dar umas dicas. Qualquer dia destes, quando for sair pra fazer uma trilha, pare do lado de um cara bem pró (e gente boa, de preferência), troque umas ideias, peças umas dicas e se possível, peça pra ele andar atrás de vc, te observar e te corrigir. Isso é excelente.
Ultima coisa, nem todo mundo nasceu pra ser piloto de ponta. Digo isso por mim. Eu NUNCA serei um bom piloto. No máximo serei aquele piloto que os outros falam "ele anda direitinho"! hauaha Eu sou medroso demais, preguiçoso demais, e ando de teimoso, porque talento eu não tenho. Outras pessoas são "sangue no zóio" total, não se importam de se quebrar, e tem um "feeling" maior para a pilotagem.
Vc tem que saber o SEU limite. Será que vc tem material pra queimar? Será que tem para onde evoluir? Dando o meu exemplo com o MX, já que é o que estou praticando hoje, o que vejo é que SE EU TREINAR MUITO tenho como alcançar determinadas pessoas, mas outras só se eu nascesse novamente.
Legal o tópico. Vou ficar colado pra "ouvir" boas dicas!
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
A minha maior dificuldade era o preparo, ai começei a fazer fisioterapia e pilates que me ajudaram no controle da respiração e to fazendo academia 2x por semana e seguindo +- uma dieta. Durante a trilha a nutricionista me deu um gel pra comer e tipo um "energético" pra misturar na Água do bag, e ja sinto uma boa diferença.
Outra coisa q começei a fazer é segurar a moto com as pernas e não com os braços, vc firma bem as pernas contra a moto vc vai ver a diferença.
Abraço
E estamos esperando o pessoal pras trilhas aqui da serra
Outra coisa q começei a fazer é segurar a moto com as pernas e não com os braços, vc firma bem as pernas contra a moto vc vai ver a diferença.
Abraço
E estamos esperando o pessoal pras trilhas aqui da serra
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Vamos ao meu ponto de vista......tenho 45 anos.........comecei nas trilhas em 84 com um CG...e nunca parei. O segredo de um bom trilheiro ou endurista ta em praticar..persistencia em acertar um erro.........levei muito tempo treinando pra aprender a andar praticamente em pé o tempo quase todo. Subir morros em pe...descer em pé....a chance de voce ficar por estar liso é pequena....de cair é pequena......cansa muito menos.
Nossas trilhas, eu e meus dois amigos que andam comigo sao em media de 100 km e andamos todo final de semana, quando da andamos tambem nas quartas.
Entao, o segredo é andar sem parar...e andar muito.
Para isso com certeza teras que ter um equipamento bom, desde a moto ate seus equipamentos pessoais......
Espero ter ajudado....
Nossas trilhas, eu e meus dois amigos que andam comigo sao em media de 100 km e andamos todo final de semana, quando da andamos tambem nas quartas.
Entao, o segredo é andar sem parar...e andar muito.
Para isso com certeza teras que ter um equipamento bom, desde a moto ate seus equipamentos pessoais......
Espero ter ajudado....
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
isso é verdade procuro andar a maior parte do tempo em pé e evitar ficar colocando o pé no chão, fico treinando as vezes ficar me equilibrando com a moto parada ou com ela beeeeem devagarValcanaia escreveu:Vamos ao meu ponto de vista......tenho 45 anos.........comecei nas trilhas em 84 com um CG...e nunca parei. O segredo de um bom trilheiro ou endurista ta em praticar..persistencia em acertar um erro.........levei muito tempo treinando pra aprender a andar praticamente em pé o tempo quase todo. Subir morros em pe...descer em pé....a chance de voce ficar por estar liso é pequena....de cair é pequena......cansa muito menos.
Nossas trilhas, eu e meus dois amigos que andam comigo sao em media de 100 km e andamos todo final de semana, quando da andamos tambem nas quartas.
Entao, o segredo é andar sem parar...e andar muito.
Para isso com certeza teras que ter um equipamento bom, desde a moto ate seus equipamentos pessoais......
Espero ter ajudado....
-
- Membro
- Mensagens: 959
- Registrado em: 01 Janeiro 2010 à12 22:01
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Eu nao tenho muito que dizer porque eu sou muito novo em trilhas,tenho apenas 18 mese de trilha,mais como o Gelous disse uma das formas é praticando.
Muito legal o topico concerteza estarei sempre aqui para pegar algumas dicas.
Muito legal o topico concerteza estarei sempre aqui para pegar algumas dicas.
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 3301
- Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
O Gelous falou muito bem, tudo é exemplo, se andares com um pessoal que anda fraco, vai andar fraco, ja se procurar andar com aqueles que são mais encarnados vai evoluir mais rapidamente.
Com certeza e outra vez o Gelous foi acertivo é que você tem que ter o DNA de kamikase e se jogar.
Eu no meu caso também ando de teimoso pois quanto mais velho eu fico mais rápido eu era (alguém disse isso em algum momento e em algum lugar).
Abração
Com certeza e outra vez o Gelous foi acertivo é que você tem que ter o DNA de kamikase e se jogar.
Eu no meu caso também ando de teimoso pois quanto mais velho eu fico mais rápido eu era (alguém disse isso em algum momento e em algum lugar).
Abração
-
- Super Membro
- Mensagens: 1135
- Registrado em: 13 Julho 2009 à12 20:05
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Muito bom o tópico, eu comecei a andar de moto muito novo,mas parei por muito tempo e isso fez com que eu tivesse de aprender tudo outra vez, só que com 48 anos de idade e a falta de preparo as coisas ja se tornam mai dificeis por isso eu diria que é importante ter alguem para dar umas dicas na trilha mas vc precisa fazer sua parte,começando por fazer alguma atividade fisica durante a semana e andar e andar de moto nas trilhas, em lugares que vc passou com dificuldade refaça a passagem corrigindo os erros, assim vc vai aprimorando sua técnica.
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
o que eu penso para evoluir nas trilhas é ter o conhecimento mínimo das técnicas e a partir daí andar concentrado e, principalmente, acelerar o máximo que puder! isso mesmo, sempre que tiver qualquer retinha, sendo ela de 5 ou de 50 metros, cola a mão e deixa pra freiar forte em cima da curva e vai acostumando a sempre que possivel acelerar o máximo! onde der, acelera, cola a mão e vai sem dó, que com o tempo, os "sustos" que voce vai passar, ao acelerar demais e pular uma pedra por exemplo, vao te dar mais técnica e coragem para encarar mais situações difíceis... pensando assim foi que eu evolui muito meu ritmo nas trilhas! antes eu andava tranquilo, passava em tudo, mas conseguia pensar em outras coisas quando tava andando de moto, se tivesse atrasado em um enduro não acelerava com o pensamento de "ah, não vou conseguir mesmo, já estou muito atrasado". depois que comecei a pensar em andar no meu máximo, parece que eu andava com a faca nos dentes, tipo foco total nas curvas, pedras, etc. se tivesse atrasado em um enduro, acelerava sem medo nenhum de nada, só pensava em recuperar a média.
minha ficha disso caiu no enduro da independencia em 2008.. no primeiro e no segundo dia inteiros eu andei mal, andei nesse pensamento de "se eu andar na média ta otimo, mais se eu nao conseguir acompanhar, realmente não conhegui acompanhar e pronto". ai no terceiro dia comecei assim tambem, ate que teve uma hora que eu comecei a passar certinho em alguns pc's, e daí eu empolguei e comecei a andar assim até o final do dia.. melhorei bastante minha classificacao, e no ultimo dia fiquei o dia inteiro pilotando no meu máximo, e assim fechei o dia perdendo 1/5 dos pontos que eu tava perdendo em média nos outros dias.
depois do EI08, nas minhas trilhas andava sempre assim, acelerando o máximo que podia, e a partir daí tive uma evolução enorme na minha pilotagem, na coragem e nas técnicas, e digo com certeza, comecei a ter muito mais prazer em andar de moto!
mais é claro, é muito importante conhecer as técnicas, que elas vao ajudar bastante! e tambem nao adianta fazer isso de vez em quando, ande com uma frequencia boa.. eu andava todo sabado e domingo, 2x por semana no mínimo.. eu sei que isso é muito, ainda mais pra quem é casado, tem filhos, etc. mais tente andar mais vezes, só assim andará melhor
minha ficha disso caiu no enduro da independencia em 2008.. no primeiro e no segundo dia inteiros eu andei mal, andei nesse pensamento de "se eu andar na média ta otimo, mais se eu nao conseguir acompanhar, realmente não conhegui acompanhar e pronto". ai no terceiro dia comecei assim tambem, ate que teve uma hora que eu comecei a passar certinho em alguns pc's, e daí eu empolguei e comecei a andar assim até o final do dia.. melhorei bastante minha classificacao, e no ultimo dia fiquei o dia inteiro pilotando no meu máximo, e assim fechei o dia perdendo 1/5 dos pontos que eu tava perdendo em média nos outros dias.
depois do EI08, nas minhas trilhas andava sempre assim, acelerando o máximo que podia, e a partir daí tive uma evolução enorme na minha pilotagem, na coragem e nas técnicas, e digo com certeza, comecei a ter muito mais prazer em andar de moto!
mais é claro, é muito importante conhecer as técnicas, que elas vao ajudar bastante! e tambem nao adianta fazer isso de vez em quando, ande com uma frequencia boa.. eu andava todo sabado e domingo, 2x por semana no mínimo.. eu sei que isso é muito, ainda mais pra quem é casado, tem filhos, etc. mais tente andar mais vezes, só assim andará melhor
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Cara eu sou rolha master, estou mais preocupado em me divertir do que andar rápido. Se manter concentrado durante a trilha é muito importante, eu me concentro tanto que não consigo memorizar os caminhos por onde passo! hehehehe
Mas uma coisa simples que faço é observar os movimentos de pessoas que andam bem, e tentar corrigir a minha postura.
Mas uma coisa simples que faço é observar os movimentos de pessoas que andam bem, e tentar corrigir a minha postura.
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Evoluir nem sempre é andar rápido!jjacob escreveu:Cara eu sou rolha master, estou mais preocupado em me divertir do que andar rápido. Se manter concentrado durante a trilha é muito importante, eu me concentro tanto que não consigo memorizar os caminhos por onde passo! hehehehe
Mas uma coisa simples que faço é observar os movimentos de pessoas que andam bem, e tentar corrigir a minha postura.
Evoluir é vc conseguir transpor todos os obstáculos de uma trilha, sem dificuldades, é terminar a trilha inteiro, sem quedas e sem estar parecendo que foi atropelado, é dominar técnicas necessárias para a transposição daqueles obstáculos citados, enfim, andar rápido não significa andar bem.
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Exatamente Gelous.......é isso ai
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Selvagem, acho que o necessário você já tem....uma boa moto, um amigo que anda bem e que você deve andar junto e observar, a gente aprende muito andando com quem é melhor do que nós e principalmente vontade de melhorar....
sugestão: observe sempre se você tá fazendo muita força nas mãos e braços...quando puder não faça, relaxa um pouco tira o peso e a força dali e transfere pras pernas... caimbras e cansaço são falta de preparo que também prejudica demais o posicionamento na moto, não há técnica que seja corretamente aplicada quando falta preparo. vejo isto por mim e se eu fizesse um relato seria igual ao seu, com as mesmas dificuldades.
valeu.
sugestão: observe sempre se você tá fazendo muita força nas mãos e braços...quando puder não faça, relaxa um pouco tira o peso e a força dali e transfere pras pernas... caimbras e cansaço são falta de preparo que também prejudica demais o posicionamento na moto, não há técnica que seja corretamente aplicada quando falta preparo. vejo isto por mim e se eu fizesse um relato seria igual ao seu, com as mesmas dificuldades.
valeu.
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Repetição.
Só se aprende repetindo.
Pega aquela curva, obstáculo, subida ou descida e repita até.............igual tabuada na escola.
A velocidade vem depois, naturalmente.
Só se aprende repetindo.
Pega aquela curva, obstáculo, subida ou descida e repita até.............igual tabuada na escola.
A velocidade vem depois, naturalmente.
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Você está fazendo enduro de regularidade? Se tiver talento pra navegar é uma boa forma de evoluir na pilotagem porque obriga você a realmente acelerar e andar no tempo, essa obrigação torna a gente um pouco mais corajoso e disposto a ariiscar ...
Eu evolui muito assim, sei que nunca vou ser top e ficaria desiludido se me preocupasse com isso, mas consigo ter uma tocada suficiante pra andar bem e me divertir nas trilhas e suficiente pra ficar "na parte de cima da tabela" nas provas de enduro.
Ajuda muito também é andar na chuva, no liso, excelente treino.
Quanto ao preparo físico, além de andar de moto, começei a jogar futebol por causa da moto já que não tenho saco pra academia.
Eu evolui muito assim, sei que nunca vou ser top e ficaria desiludido se me preocupasse com isso, mas consigo ter uma tocada suficiante pra andar bem e me divertir nas trilhas e suficiente pra ficar "na parte de cima da tabela" nas provas de enduro.
Ajuda muito também é andar na chuva, no liso, excelente treino.
Quanto ao preparo físico, além de andar de moto, começei a jogar futebol por causa da moto já que não tenho saco pra academia.
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Eu acredito que ter muitas horas de vôo é fundamental.
Mas preparo físico, boa alimentação, boa técnica, são também essenciais.
Uma dica que eu acho legal é: "ande sempre em condições de piso e pista que você não gosta"
Onde você gosta, provavelmente já está sendo rápido.
Mas preparo físico, boa alimentação, boa técnica, são também essenciais.
Uma dica que eu acho legal é: "ande sempre em condições de piso e pista que você não gosta"
Onde você gosta, provavelmente já está sendo rápido.
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
selvagem, a maioria das pessoas que tem a sua estatura (1,65) tem muita dificuldade nas importadas pois elas são mais altas, o que você notou quanto a isto na gas gas vindo da 230?
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Eu tenho consciência de que nunca serei um piloto de ponta, longe disso. Mas tenho as minhas metas pessoas, que o Gelous colocou perfeitamente:
E o lance de andar rápido, cada um sabe onde o calo aperta. Eu tenho consciência do meu limite e sou cagão, ando BEM abaixo do meu limite. De vez enquando a gente tá inspirado e tal, gosto de dar uma acelerada mais forte, andar próximo do limite pra acompanhar alguém que a gente admira, etc. Mas sinceramente, RARÍSSIMAS as vezes que eu acelero próximo do meu limite. Digo que tem gente que "anda para cair", o cara acha uma coisa normal, inerente ao esporte e bota pra lascar, geralmente quando cai, sempre quebra alguma coisa. E tem os que andam para NÃO cair, sou eu. Não acelero de bobeira, quando estou cansado tiro a mão, se alguém com menos habilidade do que eu me passa, e eu vejo que o cara tá arriscando, deixo passar e fico quieto.
Não ganho dinheiro para correr e meu objetivo é sempre a próxima trilha, nunca "chegar em primeiro custe o que custar". Até porque as trilhas que eu costumo fazer o que anda melhor não é aquele que chega na frente, mas quem consegue transpor todos os obstáculos sem ajuda.
Abs,
Marcus DT
Gosto de ir pra trilha sem medo de abrir o bico, de conseguir passar em qualquer lugar que outra moto passar sem ajuda, de acompanhar qualquer grupo de trilheiros, etc. São as metas que tenho, e para atingí-las, me falta: preparo físico, andar com regularidade (pelo menos 1x por semana), andar com grupos mais fortes de vez enquando e talvez uma pistinha de vez enquando também, para aprimorar as técnicas.GELOUS escreveu:Evoluir é vc conseguir transpor todos os obstáculos de uma trilha, sem dificuldades, é terminar a trilha inteiro, sem quedas e sem estar parecendo que foi atropelado, é dominar técnicas necessárias para a transposição daqueles obstáculos citados, enfim, andar rápido não significa andar bem.
E o lance de andar rápido, cada um sabe onde o calo aperta. Eu tenho consciência do meu limite e sou cagão, ando BEM abaixo do meu limite. De vez enquando a gente tá inspirado e tal, gosto de dar uma acelerada mais forte, andar próximo do limite pra acompanhar alguém que a gente admira, etc. Mas sinceramente, RARÍSSIMAS as vezes que eu acelero próximo do meu limite. Digo que tem gente que "anda para cair", o cara acha uma coisa normal, inerente ao esporte e bota pra lascar, geralmente quando cai, sempre quebra alguma coisa. E tem os que andam para NÃO cair, sou eu. Não acelero de bobeira, quando estou cansado tiro a mão, se alguém com menos habilidade do que eu me passa, e eu vejo que o cara tá arriscando, deixo passar e fico quieto.
Não ganho dinheiro para correr e meu objetivo é sempre a próxima trilha, nunca "chegar em primeiro custe o que custar". Até porque as trilhas que eu costumo fazer o que anda melhor não é aquele que chega na frente, mas quem consegue transpor todos os obstáculos sem ajuda.
Abs,
Marcus DT
-
- Membro
- Mensagens: 959
- Registrado em: 01 Janeiro 2010 à12 22:01
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Marcus DT escreveu:Eu tenho consciência de que nunca serei um piloto de ponta, longe disso. Mas tenho as minhas metas pessoas, que o Gelous colocou perfeitamente:
Gosto de ir pra trilha sem medo de abrir o bico, de conseguir passar em qualquer lugar que outra moto passar sem ajuda, de acompanhar qualquer grupo de trilheiros, etc. São as metas que tenho, e para atingí-las, me falta: preparo físico, andar com regularidade (pelo menos 1x por semana), andar com grupos mais fortes de vez enquando e talvez uma pistinha de vez enquando também, para aprimorar as técnicas.GELOUS escreveu:Evoluir é vc conseguir transpor todos os obstáculos de uma trilha, sem dificuldades, é terminar a trilha inteiro, sem quedas e sem estar parecendo que foi atropelado, é dominar técnicas necessárias para a transposição daqueles obstáculos citados, enfim, andar rápido não significa andar bem.
E o lance de andar rápido, cada um sabe onde o calo aperta. Eu tenho consciência do meu limite e sou cagão, ando BEM abaixo do meu limite. De vez enquando a gente tá inspirado e tal, gosto de dar uma acelerada mais forte, andar próximo do limite pra acompanhar alguém que a gente admira, etc. Mas sinceramente, RARÍSSIMAS as vezes que eu acelero próximo do meu limite. Digo que tem gente que "anda para cair", o cara acha uma coisa normal, inerente ao esporte e bota pra lascar, geralmente quando cai, sempre quebra alguma coisa. E tem os que andam para NÃO cair, sou eu. Não acelero de bobeira, quando estou cansado tiro a mão, se alguém com menos habilidade do que eu me passa, e eu vejo que o cara tá arriscando, deixo passar e fico quieto.
Não ganho dinheiro para correr e meu objetivo é sempre a próxima trilha, nunca "chegar em primeiro custe o que custar". Até porque as trilhas que eu costumo fazer o que anda melhor não é aquele que chega na frente, mas quem consegue transpor todos os obstáculos sem ajuda.
Abs,
Marcus DT
Falou tudo.
Re: Como evoluir na pilotagem em trilhas?
Pô Marcus, valeu! Aquele dia que eu tava na CRF230 do Lacraia vc tava tentando me acompanhar né? hauahauahuahaMarcus DT escreveu:De vez enquando a gente tá inspirado e tal, gosto de dar uma acelerada mais forte, andar próximo do limite pra acompanhar alguém que a gente admira
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 27 Respostas
- 3406 Exibições
-
Última mensagem por jjacob
-
- 3 Respostas
- 851 Exibições
-
Última mensagem por zacadsn
-
- 0 Respostas
- 963 Exibições
-
Última mensagem por Mauro Pereira Filho
-
- 5 Respostas
- 1067 Exibições
-
Última mensagem por Ivan
-
- 17 Respostas
- 3305 Exibições
-
Última mensagem por ROGERIO-RS