Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Marcus DT
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Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por Marcus DT »

Galera,

Já pesquisei diversos tópicos sobre óleos para motores 4T de alta performance no FLM, na internet, etc. mas não cheguei a nenhuma conclusão. O mantra é "Motul 5100 é Motul 5100", mas é um óleo que NÃO é sintético (é Semi), NÃO tem especificação API SM (é API SL) e custa a bagatela de R$ 32 a R$ 40. Existem concorrentes no mercado brasileiro com especificações iguais (ou superiores) e que custam menos!

Mas o tópico não é para descer o pau no Motul 5100, é para pedir a ajuda dos Engenheiros/entendidos do assunto para acharmos o melhor custo benefício no Brasil. Confesso que não entendo NADA de base sintética/semi-sintética/mineral, viscosidades (10W40, 15W50, etc), especificações (API SM, API SL, etc) e só achei na internet explicações extremamente simplistas e inconclusivas.

Tenho um amigo que possui loja de troca de óleo e vasta experiência no assunto, ele afirma que se um óleo possui uma especificação "Semi-Sintético - 15W50 - API SL" (= Motul 5100), a eficiência será a mesma independente da marca, pois não há um aditivo milagroso que seja exclusivo de alguma marca. Ou seja, entre pagar R$ 32 no Motul 5100 e R$ 18,91 no Mobil Super Moto MX, é muito mais negócio o segundo. Ou então pagar R$ 20,40 no Elf Moto 4 Gold (15W40 - API SJ), se a especificação SJ atender aos requisitos do motor. O que fazer nesse caso?

Indo além, existe o Ipiranga Moto GP (não consegui descobrir se é Sintético ou Semi-Sintético) com a especificação 10W40 - API SM (mais avançada do mundo) custando R$ 24. Por ser o único API SM do mercado, pode se dizer que é o melhor óleo do Brasil? A viscosidade 10W40 é melhor que a 15W50? O que isso significa?

E por fim, existem os óleos 100% sintéticos: Selenia Pro-Action 4T (10W50 - API SJ - R$ 28), Motorex Top Speed (15W50 - API SG - R$ 50) e o Elf Moto 4 XT Tech (10W50 - API SG - R$ 38). É melhor 100% sintético ou Semi-Sintético? Por que esses óleos tem especificação mais antiga (SG é de 1988 e SJ 1995)? Isso significa que são ruins?

Enfim, acho que confundi mais do ajudei. Na verdade não cheguei a conclusão alguma, apenas que o Motul 5100 custa caro e pela ficha técnica não é o melhor em absolutamente nada: não vejo por que utilizá-lo.

Seguem as fichas técnicas dos óleos de alta performance mais comuns (marca / base / viscosidade / especificação / preço médio):

Ipiranga Moto GP - ? - 10W40 - API SM - R$ 24
Motul 5100 - Semi - 15W50 - API SL - R$ 32
Mobil Super Moto MX - Semi - 15W50 - API SL - R$ 18,91
Lubrax Tecno Moto - Semi - 10W40 - API SL - ?
Elf Moto 4 Gold - Semi - 15W50 - API SJ - R$ 20,40
Repsol Racing 4T - Semi - 10W50 - API SJ - R$ 38
Castrol Power 1 Racing - Semi - 5W40 - API SL - ?
Selenia Pro-Action 4T - 100% Sintético - 10W50 - API SJ - R$ 28
Motorex Top Speed - 100% Sintético - 15W50 - API SG - R$ 50
Elf Moto 4 XT Tech - 100% Sintético - 10W50 - API SG - R$ 38

Abs,
Marcus DT
Editado pela última vez por Marcus DT em 27 Julho 2011 à15 15:14, em um total de 1 vez.
Brunø
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por Brunø »

Na minha Lander usava o Repsol que é 100% sintético e custa R$ 29,00 o litro.
Na verdade vc deve seguir a especificação do manual que na 230 vc pode seguir sem problemas pois não tem o problema da tropicalização como deve ser feito com as motos importadas.
Kaneko#129
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por Kaneko#129 »

Usa o yamalube seja feliz
GELOUS
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por GELOUS »

Kaneko#129 escreveu:Usa o yamalube seja feliz
Pq? Achei pouco técnica sua resposta! rsrsrs
Kaneko#129
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por Kaneko#129 »

GELOUS escreveu:
Kaneko#129 escreveu:Usa o yamalube seja feliz
Pq? Achei pouco técnica sua resposta! rsrsrs
O yamalube atende as especificaçoes API SL/ JO MA com um preço razoavelmente na faixa de R$ 16,00 ou 18,00 a ultima vez que comprei

Imagem

ainda não usei o novo oleo da honda semi-sintético que possui as mesmas especificação API SL/ JO MA

o pessoal ja zuou oleo

Imagem
joaogabriel
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por joaogabriel »

minha pouca experiencia no assunto, com trocas extremamente pontuais...

- o mobil saía bem preto, e bem fino
- o lubrax saía mais claro que mobil, mas um pouco mais denso *em condições extremas, dava de escutar o óleo fritando
- o yamalub saía mais claro de todos, e com uma densidade consideravelmente boa

nunca usei os outros citados, hoje só uso o yamalub mesmo, consigo cx fechada a $ 10/Lt
GELOUS
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por GELOUS »

Sim, mas a dúvida é sobre óleos para motos de alta performance, que sejam semi-sintéticos ou sintéticos, e que atendam a especificação 15W50 ou superior (tomando por base o Motul 5100).

O Yamalube não atende.
GELOUS
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por GELOUS »

joaogabriel escreveu:minha pouca experiencia no assunto, com trocas extremamente pontuais...

- o mobil saía bem preto, e bem fino
- o lubrax saía mais claro que mobil, mas um pouco mais denso *em condições extremas, dava de escutar o óleo fritando
- o yamalub saía mais claro de todos, e com uma densidade consideravelmente boa

nunca usei os outros citados, hoje só uso o yamalub mesmo, consigo cx fechada a $ 10/Lt
Uma das funções do óleo, além da mais óbvia que é lubrificar, é limpar as peças do motor. Se um óleo sai limpo, pra mim, ele é ruim.

Acho que o assunto óleo é um dos assuntos técnicos que se acha menos informações técnicas! rsrsrs
Marcus DT
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por Marcus DT »

GELOUS escreveu:Sim, mas a dúvida é sobre óleos para motos de alta performance, que sejam semi-sintéticos ou sintéticos, e que atendam a especificação 15W50 ou superior (tomando por base o Motul 5100).

O Yamalube não atende.
Exatamente joia::: !

Estou no aguardo dos entendidos sobre o assunto.
joaogabriel
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por joaogabriel »

depende, isso em motor velho, ou quando se roda uma vida sem trocar... abri meu motor por inteiro quando preparei, ficou limpo como novo, não tem cabimento o óleo sair preto, pode até sair um pouco escurecido devido ao desgaste de embreagem e algum outro componente, mas preto não....
*troco o óleo sempre em 1 treino/trilha - 1 corrida
Marcus DT
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por Marcus DT »

Vamos tomar como exemplo a moto do Gelous (YZ250F), seguindo a orientação do manual. Lembrando que o manual não é tropicalizado, pois essa moto não vem "oficialmente" pro Brasil, logo, não sei se atende a nossa realidade (gasolina porca, calor, etc). E ainda, não temos os modelos de Yamalub que existem no exterior: Yamalube® 4-CW, Yamalube® 4 10W-30, Yamalube® 4 20W-40, Yamalube® 4-R 10W-50, etc (Fonte: http://www.powerpartsplus.com/pages/cat" target="_blank ... odels.aspx).

Manual:
(For USA and CDN)
At 5 °C (40 °F) or higher Å
Yamalube 4 (20W-40) or SAE 20W-40 type
SG motor oil
(Non-Friction modified)
At 15 °C (60 °F) or lower ı
Yamalube 4 (10W-30) or SAE 10W-30 type
SG motor oil
(Non-Friction modified)
and/or
Yamalube 4-R (15W-50)
(Non-Friction modified)
(Except for USA and CDN)
API “SG” or higher grade

Procurei bastante, mas não achei muita informações desse Yamalube 4 (20W-40), acho que foi substituído pelo Yamaha Yamalube® 10W-50 Semi-Synthetic for Sport (JASO MA) (http://www.powerpartsplus.com/pages/cat" target="_blank ... so-ma.aspx). E também encontrei um Yamalube 100% sintético (http://www.powerpartsplus.com/pages/cat" target="_blank ... so-ma.aspx).

O Yamalube 4 (20W-40) é um semi-sintético, API SJ. Dentre os que citei, quais podem substituí-lo a altura?
Vidigal
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por Vidigal »

muito interessante esse topico, vou acompanhar a discução
nao entendo nada desses W, do numero antes dele e nem do depois rindo2::
Zenha
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por Zenha »

Cara não dou opinião porque neste topico quero ouvir , eu sou absolutamente leigo , eu sempre usei Motul porque me diziam ser o melhor disponivel no mercado , uma vez um amigo meu que trabalhava na Mobil me disse o mesmo que vc ouviu e outra , cor e aquele famoso teste de viscosidade de colocar oleo nos dedos e ver se ele prega , nao resolve nada , tem de fazer testes em laboratorio e ver se ele esta cumprindo a misão
caco
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por caco »

20W-40 indica a menor (20) temperatura até a maior (40) do meio ambiente.

peguei um texto ´para veículos e não motos, mas explica o essencial:

http://escolademecanica.wordpress.com/2 ... ificacoes/" target="_blank

Os óleos lubrificantes são substâncias utilizadas para reduzir o atrito lubrificando e aumentando a vida útil das máquinas


Os óleos lubrificantes podem ser de origem animal ou vegetal (óleos graxos), derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratório (óleos sintéticos), podendo ainda ser constituído pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).

As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade (IV) e a densidade.

A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa); quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas.

Densidade indica o peso de uma certa quantidade de óleo a uma certa temperatura, é importante para indicar se houve contaminação ou deterioração de um lubrificante.

Para conferir-lhes certas propriedades especiais ou melhorar alguma já existentes, porém em grau insuficiente, especialmente quando o lubrificante é submetido a condições severas de trabalho, são adicionados produtos químicos aos óleos lubrificantes, que são chamados aditivos.

Os principais tipos de aditivos são: anti-oxidantes, anti-corrosivos, anti-ferrugem, anti-espumantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc.

Óleos para motores – Classificações

Para facilitar a escolha do lubrificante correto para veículos automotivos várias são as classificações, sendo as principais SAE e API.

Classificação SAE:

Estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:

Óleos de Verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60
Óleos de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50
Obs.: a letra “W” vem do inglês “winter” que significa inverno.




Viscosidade de Óleos

Como viscosidade ou tenacidade de um líquido se entende a resistência que
as moléculas de um líquido fazem contra um deslocamento. Essa resistência
é também chamada atrito interno.

Viscosidade cinemática
Relação viscosidade/densidade indicada em mm2/s ( antigamente, centistoke).

Viscosidade dinâmica
É a medida da resistência interna que o óleo lubrificante forma contra o fluxo
(por exemplo, fluxo através de tubulações, fluxo na fenda de lubrificação).
A visc.dinâmica é denominada em Centipoise (cP).

Para medir as viscosidades temos diversos aparelhos de medição (viscosímetros).
A indicação é em mm2/s, antigamente se utilizavam graus Engler (°E ) ou
Centistokes (cSt).

Existem outros institutos de classificação além do SAE, o AGMA e ISO VG.

Classificação API:

Desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço a que a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica basicamente tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.

Para motores de veículos leves (Ciclo Otto) o “S” de Service Station (Postos de Serviço, Garagem) ou Spark (Faísca / Centelha), e a outra letra define o desempenho.

O óleo SJ é superior ao SH, isto é, o SJ passa em todos os testes que o óleo SH passa, e em outros que o SH não passa.O Óleo SH por sua vez é superior ao SG, assim sucessivamente.

O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação.

No caso de motores diesel, a classificação é API CI-4, CG-4, CF-4, CF, CE, etc. O “C” de Commercial (Linha Comercial, Frotas), ou Compression (Compressão).

A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.

Os óleos lubrificantes para motores a gasolina 2 tempos, como os usados em motoserras, abrangem 3 níveis de desempenho: API TA, TB e TC.

O Instituto Americano do Petróleo (API) estabelece estes parâmetros de desempenho, através de uma sequência de testes complexos e específicos, de acordo com metodologias padronizadas pela ASTM (American Society for Testing and Materials).

O API não é o único orgão que homologa e testa lubrificantes, temos também:

ACEA: Association of Constructors of European Automobiles;
ILSAC: International Lubricant Standardisation & Approval Committee,
Montadoras: os fabricantes de veículos e de motores também têm desenvolvido testes e especificações próprias para lubrificantes.
A avaliação de desempenho dos lubrificantes é uma seqüência de testes de campo e em laboratórios de motores. A seqüência de testes determina os padrões de condições que os componentes internos do motor devem apresentar após rodar com o lubrificante em teste.

Evolução da classificação Service Station ou Spark:


SA, SB, SC, SD Criadas a partir dos anos 30, atualmente estão obsoletas.
SE Criada em 1972, especificação de serviço típica de motores a gasolina de veículos leves e alguns caminhões modelos 1971 a 1979.
SF Criada em 1980, especificação de serviço típica de motores a gasolina de veículos leves e alguns caminhões modelos 1980 a 1989. Proporciona maior estabilidade a oxidação.
SG Criada em 1989, especificação de serviço típica de motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificação. Proporciona maior controle de depósitos no motor e estabilidade a oxidação.
SH Criada em 1992, especificação de serviço típica recomendada para uso em motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificação. Supera as especificações anteriores quanto a controle de depósitos, oxidação do óleo, desgaste e corrosão.
SJ Criada em 1996, especificação de serviço típica de motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificação. Supera e substitui todas as especificações anteriores.
Evolução da classificação Commercial ou Compression:


Importante: As classificações “C” passaram por testes diferentes e necessariamente não substituem / superam uma a outra como as classificações “S”. Então observe que nem todas superam uma a outra e tenha cuidado na aplicação.

Descrição da Categoria

CA, CB Criadas a partir dos anos 40, atualmente estão obsoletas.
CC Criada em 1961, para uso em motores em condições de serviço moderado.
CD Criada em 1955, para uso em motores aspirados ou turbinados em condições de serviço pesado.
CE Criada em 1983, serviço típico de motores diesel turbinados em condições de serviço pesado.
CF Criada em 1994, para uso em motores aspirados ou turbinados que utilizam diesel com alto teor de enxofre.
CF-4 Criado em 1990, serviço típico de veículos diesel ligeiro, e caminhões em serviço extra-pesado. Supera todos os níveis anteriores.
CG-4 Criado em 1994, esta categoria de serviço é adequada para veículos diesel ligeiro em aplicações dentro e fora de estrada. Supera todos os níveis anteriores.
CH-4 Criado em 1994, esta categoria de serviço provê melhor controle de fuligem em motores aspirados ou turbinados que utilizam diesel com alto teor de enxofre, em aplicações dentro e fora de estrada. Supera todos os níveis anteriores.
Fontes de pesquisa: http://www.br.com.br" target="_blank / http://www.wikipedia.org" target="_blank / http://www.lubrificantes.net" target="_blank / http://www.castrol.com" target="_blank
apalareti
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por apalareti »

O que penso sobre óleo:

Viscosidade é definida em função do clima onde se usa a moto, inclusive nos manuais já vem uma tabela mostrando isso, e eu já publiquei aqui no forum em outro tópico sobre óleo. Então, um óleo que se usa no sul pode ser diferente de um que se usa no ceará. A janela de temperatura é em torno de 30 graus, mas alguns óleos top sintéticos conseguem atender a gamas maiores de até 40 ou 50 graus de variação.
Neste ponto, viscosidade não é achismo, é uma regra, e deve ser seguida. Respeite o engenheiro que projetou seu motor (vou ver se acho a tabela no forum).

Semi-sintético: Qualquer óleo que tenha pelo menos 5% de base sintética já pode se chamar semi. Ai não tem milagre, um semi-sintético de R$ 20 vai ter um percentual de base sintética maior que um de R$ 40. Como já foi dito, os aditivos não são exclusivos, são caros, e tem diferentes combinações.

Um óleo 100% sintético como o que uso (Motorex Top Speed) já tem obrigatóriamente que ser totalmente composto de base sintética, o que já é uma garantia. Mas dentro desta linha, tem óleo de R$ 80 que vai ter aditivos mais nobres.

Qual a vantagem do sintético? O óleo assim que você liga o motor ele já começa a se estragar (perder a capacidade de lubrificação), os que usam base sintética tem uma vida maior, e os que usam os melhores aditivos, mais ainda.

Resumindo: Quanto melhor o óleo, melhor é o estado dele quando se drena, ou seja, lubrificou melhor até o fim.

Eu acho que vale a pena usar o melhor óleo que você pode comprar, trocando no menor tempo possível. Não adianta usar um óleo de 80 e trocar uma vez por ano, neste caso é melhor usar um mineral e trocar a cada 5 horas.
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Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por apalareti »

Ricardo
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Re: Óleo para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por Ricardo »

Meu pitaco...

A gente se importa muito com marca de óleo do que com especificações PRO BRASIL, olhando essa tabela, o 20w40 é mais que suficiente, visto que aqui ninguém anda abaixo de -5ºC e Acima de 50ºC
Imagem

Lembrando também que, da tabela que o marcus postou sobre recomendação dos óleos, é pra CARRO, ideal é não usar óleo API SM em motos devido aos aditivos interferirem no desempenho da embreagem.

Ou seja, eu usaria um óleo 15w40 ou 20w40 semi sintético/100% sintético que tanto em nacional quanto importada fica excelente. Não tem a menor necessidade de se pagar R$40,00 no "famoso" Motul 5100 que é semi sintético e tem 15w50, está sendo pago metade pelo óleo e metade pela marca na embalagem. joia:::


EDIT: sacanagem, eu fui pesquisar tabelas na net pra explicar, faço o post quando vou postar o caco já matou a charada... magoei! rindo3::
apalareti
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Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por apalareti »

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Marcus DT
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Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por Marcus DT »

Pala, excelente explicação. Dei uma olhada na tabela, a Yamaha recomenda (para uso > 5º C) um óleo semi-sintético 20W40 - API SG - s/ aditivos de anti-fricção, correto? E se eu não me engano, a troca é com 6h segundo o manual né? Seguindo a linha de raciocínio de alguns, utilizar um óleo superior a essa especificação seria "rasgar dinheiro", pois a moto foi projetada para trabalhar até 6h com o óleo especificado, não significando ganho (ou redução do desgaste) utilizar um óleo superior. E aí, ehehe? Manual tá errado?

Lembrando, a Yamaha possui óleos 100% sintéticos em sua linha de Yamalube e recomenda um Semi-Sintético para YZF.
apalareti
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Re: Óleo p/ 4T de alta performance - Quem entende de verdade?

Mensagem por apalareti »

Marcus DT escreveu:Pala, excelente explicação. Dei uma olhada na tabela, a Yamaha recomenda (para uso > 5º C) um óleo semi-sintético 20W40 - API SG - s/ aditivos de anti-fricção, correto? E se eu não me engano, a troca é com 6h segundo o manual né? Seguindo a linha de raciocínio de alguns, utilizar um óleo superior a essa especificação seria "rasgar dinheiro", pois a moto foi projetada para trabalhar até 6h com o óleo especificado, não significando ganho (ou redução do desgaste) utilizar um óleo superior. E aí, ehehe? Manual tá errado?

Lembrando, a Yamaha possui óleos 100% sintéticos em sua linha de Yamalube e recomenda um Semi-Sintético para YZF.
Cara, você for trocar a cada 6 h (o manual recomenda pensando em um uso severo, talvez seja a média americana, mas no brasil somos iniciantes) vai no semi mesmo.
Viscosidade, e especificação tem que respeitar o engenheiro, mas usar um melhor não creio que seja exatamente rasgar dinheiro.

Atualmente estou dando pra minha o top speed, se o bolso apertar dou 5100, se apertar mais vendo a moto e pego uma nacional e passo para o Mobil preto mineral. Acho importante manter a manutenção de acordo com a tecnologia da moto.
Acho que motor de especial precisa de um óleo superior ao mineral, além disso é de cada um. Mas eu não compraria semi sintético de 18 conto. Isso eu deixo pro meu carro que tem bastante bronzzina e anel pra gastar.
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