(AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
fabioguimaraes
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 13 Junho 2012 à28 16:37

(AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por fabioguimaraes »

Seguinte, to precisando da ajuda de vocês. O eixo do pedal de marchas da minha moto quebrou (a ponta).
Para substituir é preciso abrir o bloco do motor? ou abrindo as 2 laterais já da? (acredito que tenha uma trava do lado da embreagem, aí tirando essa trava ele sairia por este lado, é isso?)
é algo muito complicado de fazer? já fiz a parte de cima sem problemas, mas na parte de baixo n tenho conhecimento pra isso. é relativamente fácil?

valeu ai pessoal.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por Leo Racing »

tem que abrir só a tampa da embreagem e tirar o copinho e a embreagem é relativamente simples.
fabioguimaraes
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 13 Junho 2012 à28 16:37

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por fabioguimaraes »

Leo Racing escreveu:tem que abrir só a tampa da embreagem e tirar o copinho e a embreagem é relativamente simples.
tudo que eu queria ouvir!!
brigado Leo!
reytek
Membro
Mensagens: 617
Registrado em: 19 Setembro 2008 à03 11:42

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por reytek »

nem precisa tirar a embreagem cara, abre a tampa da embreagem ai vc solta a presilha que prende o braço seletor no eixo, com o braço fora vc puxa o pouco o eixo ai depois gira ele pro lado pra sair de baixo da embreagem ai depois e só puxar tudo, fique atento a duas coisas, 1º cuidado pra presilha nao cair dentro do motor, 2º cuidado pois quando puxar o eixo vai derramar o oleo, ou vc esvazia todo oleo primeiro ou pessa pra alguem tapar o buraco do eixo pra nao derramar o oleo.
Outra coisa o eixo da titan ate 2002 tambem serve na xr é mais barato que o da xr, ele e um pouco maior que o da xr, eu acho ate melhor pois ele fica mais pra fora ai da pra levantar o pedas de macha bem pra cima sem precisar entortar o mesmo, com o eixo original da xr se nao entortar o pedal ele bate na carcaça do motor, com o da cg nao acontece isso, troquei o meu mes passado fiz desse jeito.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por Leo Racing »

reytek escreveu:nem precisa tirar a embreagem cara, abre a tampa da embreagem ai vc solta a presilha que prende o braço seletor no eixo, com o braço fora vc puxa o pouco o eixo ai depois gira ele pro lado pra sair de baixo da embreagem ai depois e só puxar tudo, fique atento a duas coisas, 1º cuidado pra presilha nao cair dentro do motor, 2º cuidado pois quando puxar o eixo vai derramar o oleo, ou vc esvazia todo oleo primeiro ou pessa pra alguem tapar o buraco do eixo pra nao derramar o oleo.
Outra coisa o eixo da titan ate 2002 tambem serve na xr é mais barato que o da xr, ele e um pouco maior que o da xr, eu acho ate melhor pois ele fica mais pra fora ai da pra levantar o pedas de macha bem pra cima sem precisar entortar o mesmo, com o eixo original da xr se nao entortar o pedal ele bate na carcaça do motor, com o da cg nao acontece isso, troquei o meu mes passado fiz desse jeito.
Tem razão , o que precisa tirar a embreagem é o de crf 230
Gato a Jato #53
Membro
Mensagens: 860
Registrado em: 18 Novembro 2011 à28 13:05

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por Gato a Jato #53 »

pergunta boba, vou trocar meu eixo de marchas também ia abrir um topico mas esse aqui já disse tudo, e vou aproveitar e trocar o retentor também. na hora de tirar ele sai pra fora, ou pra dentro do motor? tem alguma trava ou coisa do tipo que precisa ser tirada? e na hora de colocar há algum macete que se deva fazer?
reytek
Membro
Mensagens: 617
Registrado em: 19 Setembro 2008 à03 11:42

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por reytek »

Gato a Jato #53 escreveu:pergunta boba, vou trocar meu eixo de marchas também ia abrir um topico mas esse aqui já disse tudo, e vou aproveitar e trocar o retentor também. na hora de tirar ele sai pra fora, ou pra dentro do motor? tem alguma trava ou coisa do tipo que precisa ser tirada? e na hora de colocar há algum macete que se deva fazer?

ele sai pra fora, tira o eixo e força com uma chave de fenda que ele pula fora, quando fo colocar é melhor colocar com o eixo no luga para guialo, coloque uma fita isolante no fresado do eixo pra nao danificar o retentor novo.
Gato a Jato #53
Membro
Mensagens: 860
Registrado em: 18 Novembro 2011 à28 13:05

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por Gato a Jato #53 »

valeu reytek mas já fiz o serviço antes de ler sua mensagen, não aguentei esperar hehehe diabo::

é muito facil, e eu com medo de tentar fazer, é isso mesmo o retentor sai pra fora, e o restante é do jooeito que o pessoal falou, coloquei logo o eixo e depois o retentor como vc disse, passei um pouco de graxa no eixo e por dentro do retentor, pra não arranhar na hora de colocar, e tive cuidado com o fresado do eixo, atenção, ha uma mola que sairá junto com o eixo velho, que tem de ser tirada e colocada no eixo novo, mas é bem facil também, fechei tudo, coloquei o pedal original da crf novinho, ficou gringa. até mais aplauso:: aplauso::
fabioguimaraes
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 13 Junho 2012 à28 16:37

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por fabioguimaraes »

Fiz o serviço hoje também!!
Ficou top!
Facinho de fazer, tranquilo mesmo!
Valeu pelas dicas...
abraço

OBS: Pra não fazer outro tópico, meu sogro tem uma tornado, e aconteceu a mesma coisa com o eixo dele.
Alguém me dizer se é o mesmo procedimento? ouvi falar q o da tornado tem que abrir o bloco.
Valeu
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por Juliano »

fabioguimaraes, como os eixos quebraram, foi pancada? Providencie um calço, muito simples, fica atrás do eixo do câmbio e evita que ele entorte eu quebre ao cair ou bater em alguma coisa.

Olha esse da Anker:

Imagem
fabioguimaraes
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 13 Junho 2012 à28 16:37

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por fabioguimaraes »

Juliano escreveu:fabioguimaraes, como os eixos quebraram, foi pancada? Providencie um calço, muito simples, fica atrás do eixo do câmbio e evita que ele entorte eu quebre ao cair ou bater em alguma coisa.

Olha esse da Anker:

Imagem
Boa ideia, mas no nosso caso não resolveria, pois o meu quebrou bem na ponta do eixo e o do meu sogro ja veio soldado quando ele comprou a moto.
Sabes me dizer se a tornado é fácil assim de trocar?

obrigado
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por guilhermeDF »

cara tornado tem que abrir o motor todo(é fod#) ano passado bati em um carro rebentei a lateral dele toda ai a bigornado só quebrou a ponta do eixo hehehehe... cara pensa numa zica

mais simples pra vc é cortar a ponta dele e soldar a ponta de um outro eixo depois trocar o retentor e pronto..
bem melhor que pagar ai uns 250 pra abrir o motor todo..
fabioguimaraes
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 13 Junho 2012 à28 16:37

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por fabioguimaraes »

guilhermeDF escreveu:cara tornado tem que abrir o motor todo(é fod#) ano passado bati em um carro rebentei a lateral dele toda ai a bigornado só quebrou a ponta do eixo hehehehe... cara pensa numa zica

mais simples pra vc é cortar a ponta dele e soldar a ponta de um outro eixo depois trocar o retentor e pronto..
bem melhor que pagar ai uns 250 pra abrir o motor todo..
é eu tava conversando com outro amigo meu q tem tornado e ele me disse isso tbm,tem q abrir tudo.
o dele ele soldou o próprio pezinho no eixo e ja faz 3 anos q ta na moto...kkkk
o brabo é se quebra em um encontro, como aconteceu com o meu sogro, ficou sem andar pq n tinha como trocar...aí
é fróids...
mas faz parte..
valeu ai a confirmação!
Gato a Jato #53
Membro
Mensagens: 860
Registrado em: 18 Novembro 2011 à28 13:05

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por Gato a Jato #53 »

o da minha xr também não foi quebra juliano, foi a ponta soldada também, comun de ser ver, serviço porco e feio, ai já que estou dando um trato na moto, troquei tudo e ficou perfeita, mas no caso da toni que tem de abrir o bloco eu pensaria na possibilidade de solda sim doeu:: doeu::

outra pergunta, o meu retentor do eixo do pião, está bom, não está vazando, mas estava pensando em trocar só pra não ter que se preocupar com isso depois, pra trocar esse retentor tem de abir o bloco?? se sim, vou deixar quieto Naonao::
fabioguimaraes
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 13 Junho 2012 à28 16:37

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por fabioguimaraes »

Gato a Jato #53 escreveu:o da minha xr também não foi quebra juliano, foi a ponta soldada também, comun de ser ver, serviço porco e feio, ai já que estou dando um trato na moto, troquei tudo e ficou perfeita, mas no caso da toni que tem de abrir o bloco eu pensaria na possibilidade de solda sim doeu:: doeu::

outra pergunta, o meu retentor do eixo do pião, está bom, não está vazando, mas estava pensando em trocar só pra não ter que se preocupar com isso depois, pra trocar esse retentor tem de abir o bloco?? se sim, vou deixar quieto Naonao::
Fala gato a jato,
A troca desse retentor é exatamente igual ao do pézinho das marchas.
Tira o pinhão e depois o retentor, pra fora.

abraço
Gato a Jato #53
Membro
Mensagens: 860
Registrado em: 18 Novembro 2011 à28 13:05

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por Gato a Jato #53 »

só tira o pião e mete chave de fenda até o retentor sair, não precisa abrir a tamba da embreagem, tirar embreagem e tal? pq no caso do pedal de marcha como ele estava fora só foi força o retentor de dentro pra fora e sai facinho, mas com o eixo no lugar complica, vou tentar. oloko:: oloko::
reytek
Membro
Mensagens: 617
Registrado em: 19 Setembro 2008 à03 11:42

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por reytek »

tira o pinhao e força com uma chave,que ele sai fora so toma cuidado pra nao machucar a carcaça.
Gato a Jato #53
Membro
Mensagens: 860
Registrado em: 18 Novembro 2011 à28 13:05

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por Gato a Jato #53 »

hehe acabei de fazer o serviço, é bem chato de tirar o retentor com o eixo no lugar, é tipo vc tirando um pneu do aro, tem que ir de pouco em pouco ao redor do retentor até ele sair, nada de extraordinário. ficou bom aplauso:: aplauso::
maurinho
Membro
Mensagens: 200
Registrado em: 06 Fevereiro 2012 à44 14:50

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por maurinho »

Galera, aproveita que vcs estão trocando os eixos de câmbio e troquem tb o PEDAL de câmbio....... e coloquem o mais "porcaria" que acharem...... acontece que o original costuma ser de boa qualidade, ou seja, mais duro e numa queda acaba forçando o eixo e quebrando-o....... um pedalzinho mais ruinzinho costuma ser mais maleável, e entorta com mais facilidade preservando o eixo....... e pra voltar é na mão mesmo ou no máximo no alicate........ joia:::
MRMoraes_
Membro
Mensagens: 271
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à01 16:04

Re: (AJUDA)Eixo pedal de marchas XR 200

Mensagem por MRMoraes_ »

Pessoal,

Gostaria de aproveitar o tópico, pelo catálogo de peças o eixo da CRF230 peguei o código da honda e lancei no google.
Na pesquisa veio que este eixo seria da XR200/CRF230, confere?
Caso positivo, teve uma resposta do reitek que informa que o eixo da titam até 2002 serviria na XR200, logo serviria na CRF230, confere?

Obrigado à todos!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem