[ENQUETE] Como vcs carburaram suas 250 e 300tinha 2T??
Enviado: 19 Setembro 2013 à47 09:48
Galera,
Resolvi abrir essa enquete independente de fabricante, modelo da ratoeira 2T (claro, desde que 250 e/ou 300cc), região desse nosso imenso país, etc., etc.
O objetivo é ver como andam os ajustes dos carburas, uma vez que temos praticamente os mesmos utilizados por várias fabricantes, mudando muitas vezes apenas o diâmetro.
Com isso, podemos sanar algumas dúvidas relacionadas a potência, torque, etc., uma vez que muitos dizem que a moto "X" é mais forte que a moto "Y", porém, 99% desconhecem as imensas possibilidades de ajustes nesses motores, inclusive que podem transformar qualquer uma das motocas em uma verdadeira cadeira elétrica (quem é das antigas deve conhecer muito bem esse expressão).
Segue abaixo dois set-ups que pude comprovar e uma breve descrição dos comportamentos:
HUSABERG TE 300 EU 2013/2013
STANDART COMO DEIXEI
Carburador Tipo: Keihin PWK 36S AG Keihin PWK 36S AG
Número de série: FK0292 CDR FK0292 CDR
Posição da agulha: 2ª 3ª
Agulha Nº.: N84K N2ZJ
Giclê principal: 115 165
Giclê de baixa: 35 40
Giclê de partida: 50 50
Parafuso do ar: 1,75 1,75
Mola das válvulas: Intermediária
Parafuso de ajuste da mola: sem carga
Mistura: 1,5% (15ml de Motul 800 para cada litro de gasolina)
Relação: 14/49
Comportamento: Moto na mão em qualquer piso e tipo de trilha.
KTM 300 EXC EU 2012/2013
STANDART COMO ESTAVA COMO DEIXEI
Carburador Tipo: Keihin PWK 36S AG Keihin PWK 36S AG Keihin PWK 36S AG
Número de série: FK0292 CDR FK0292 CDR FK0292 CDR
Posição da agulha: 2ª 2ª 3ª
Agulha Nº.: N2ZJ N2ZJ N2ZJ
Giclê principal: 115 185 175
Giclê de baixa: 35 52 45
Giclê de partida: 50 50 50
Parafuso do ar (Abrir):1,75 2,75 1,75
Mola das válvulas: Intermediária
Parafuso de ajuste da mola: fechado com umas oito voltas
Mistura: 1,5% (15ml de Motul 800 para cada litro de gasolina)
Relação: 14/50
Comportamento: No primeiro set-up estava muito arrisca, dificuldades para tracionar nas trilhas mais escorregadias, cascalhos, gastona, etc., requer uma tocada bem "Pro".
No segundo set-up ficou mais na mão, porém, devido a relaçao mais curta precisa de uma tocada um pouco mais pro (com um pouco de técnica em posicionamento, controlhe de acelerador e embreagem), porém, fica bem divertida.
É isso galera, façam seus relatos, comentários, etc.
Resolvi abrir essa enquete independente de fabricante, modelo da ratoeira 2T (claro, desde que 250 e/ou 300cc), região desse nosso imenso país, etc., etc.
O objetivo é ver como andam os ajustes dos carburas, uma vez que temos praticamente os mesmos utilizados por várias fabricantes, mudando muitas vezes apenas o diâmetro.
Com isso, podemos sanar algumas dúvidas relacionadas a potência, torque, etc., uma vez que muitos dizem que a moto "X" é mais forte que a moto "Y", porém, 99% desconhecem as imensas possibilidades de ajustes nesses motores, inclusive que podem transformar qualquer uma das motocas em uma verdadeira cadeira elétrica (quem é das antigas deve conhecer muito bem esse expressão).
Segue abaixo dois set-ups que pude comprovar e uma breve descrição dos comportamentos:
HUSABERG TE 300 EU 2013/2013
STANDART COMO DEIXEI
Carburador Tipo: Keihin PWK 36S AG Keihin PWK 36S AG
Número de série: FK0292 CDR FK0292 CDR
Posição da agulha: 2ª 3ª
Agulha Nº.: N84K N2ZJ
Giclê principal: 115 165
Giclê de baixa: 35 40
Giclê de partida: 50 50
Parafuso do ar: 1,75 1,75
Mola das válvulas: Intermediária
Parafuso de ajuste da mola: sem carga
Mistura: 1,5% (15ml de Motul 800 para cada litro de gasolina)
Relação: 14/49
Comportamento: Moto na mão em qualquer piso e tipo de trilha.
KTM 300 EXC EU 2012/2013
STANDART COMO ESTAVA COMO DEIXEI
Carburador Tipo: Keihin PWK 36S AG Keihin PWK 36S AG Keihin PWK 36S AG
Número de série: FK0292 CDR FK0292 CDR FK0292 CDR
Posição da agulha: 2ª 2ª 3ª
Agulha Nº.: N2ZJ N2ZJ N2ZJ
Giclê principal: 115 185 175
Giclê de baixa: 35 52 45
Giclê de partida: 50 50 50
Parafuso do ar (Abrir):1,75 2,75 1,75
Mola das válvulas: Intermediária
Parafuso de ajuste da mola: fechado com umas oito voltas
Mistura: 1,5% (15ml de Motul 800 para cada litro de gasolina)
Relação: 14/50
Comportamento: No primeiro set-up estava muito arrisca, dificuldades para tracionar nas trilhas mais escorregadias, cascalhos, gastona, etc., requer uma tocada bem "Pro".
No segundo set-up ficou mais na mão, porém, devido a relaçao mais curta precisa de uma tocada um pouco mais pro (com um pouco de técnica em posicionamento, controlhe de acelerador e embreagem), porém, fica bem divertida.
É isso galera, façam seus relatos, comentários, etc.