Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
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Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
Minha moto fica sempre na ofina, que além de oficina é hotel de motos... Mas essa semana estou com ela em casa, quero dar uma atenção especial pra ela, na oficina tratam dela muito bem, mas sabe como é, pai é pai! rsrs
A moto é uma CRF 230, ano 2008 que ficou praticamente parada de 2009 até 2012, comprei ela fazem uns 4 meses ainda com pneus originais. Considerando que apesar do ano (2008), ela ser bem pouco rodada, não ter folgas no acelerador, embreagem, amortecer, etc... e também considerando que ontem eu cai no rio com ela. O que eu devo conferir? E como devo fazer a manutenção?
1. Como ela deitou na água, ficou só a ponta do guidão pra fora, vou trocar óleo (que era novo).
2. O acelerador que era liso, agora sinto a areia entre o tubo e o guidão, ou no cabo, não sei... como lavar? e como lubrificar? Usar graxa, wd40, grafite ou tem outro produto?
3. Fazer o mesmo na embreagem?
4. Links, caixa de direção, rolamentos... vale a pena abrir para conferir ou engraxar?
5. O motor na lenta ta com um chiadinho (não é batida, é chiado mesmo, tipo um arrasto), tenho quase certeza que ele sempre fez esse barulho e só agora depois de cair na água que "comecei a ouvir" (tipo pulga atrás da orelha, chifre em cabeça de cavalo, etc). Será que vale a pena abrir?
6. Outras dicas são bem vindas... folgas no raios e nos cubos eu conferi ontem quando lavava a magrela, esta tudo ok, firme.
A moto é uma CRF 230, ano 2008 que ficou praticamente parada de 2009 até 2012, comprei ela fazem uns 4 meses ainda com pneus originais. Considerando que apesar do ano (2008), ela ser bem pouco rodada, não ter folgas no acelerador, embreagem, amortecer, etc... e também considerando que ontem eu cai no rio com ela. O que eu devo conferir? E como devo fazer a manutenção?
1. Como ela deitou na água, ficou só a ponta do guidão pra fora, vou trocar óleo (que era novo).
2. O acelerador que era liso, agora sinto a areia entre o tubo e o guidão, ou no cabo, não sei... como lavar? e como lubrificar? Usar graxa, wd40, grafite ou tem outro produto?
3. Fazer o mesmo na embreagem?
4. Links, caixa de direção, rolamentos... vale a pena abrir para conferir ou engraxar?
5. O motor na lenta ta com um chiadinho (não é batida, é chiado mesmo, tipo um arrasto), tenho quase certeza que ele sempre fez esse barulho e só agora depois de cair na água que "comecei a ouvir" (tipo pulga atrás da orelha, chifre em cabeça de cavalo, etc). Será que vale a pena abrir?
6. Outras dicas são bem vindas... folgas no raios e nos cubos eu conferi ontem quando lavava a magrela, esta tudo ok, firme.
Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
É agora, mais do que nunca, que ela precisa da oficina.
Manda picar inteira e vem montando tudo com graxa nova. Troca o óleo a cada trilha, umas 3 vezes.
Para os cabos de acelerador e embreagem, amarra um saco com uns 500ml de óleo de motor em uma das extremidas utilizando elástico de dinheiro, na outra extremidade o mesmo com um saco vazio. Deixa pendurado até o líquido escorrer de um lado para o outro. Inverte e deixa escorrer novamente, umas 3 vezes.
Lava a caixa de ar, duto entre caixa e bura, coletor de admissão com querosene, a areia costuma grudar na camada de óleo que fica nas paredes dessas borrachas.
Manda picar inteira e vem montando tudo com graxa nova. Troca o óleo a cada trilha, umas 3 vezes.
Para os cabos de acelerador e embreagem, amarra um saco com uns 500ml de óleo de motor em uma das extremidas utilizando elástico de dinheiro, na outra extremidade o mesmo com um saco vazio. Deixa pendurado até o líquido escorrer de um lado para o outro. Inverte e deixa escorrer novamente, umas 3 vezes.
Lava a caixa de ar, duto entre caixa e bura, coletor de admissão com querosene, a areia costuma grudar na camada de óleo que fica nas paredes dessas borrachas.
Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
da pra fazer tudo isso em casa numa boa, mas um BOM mecanico nos poupa varias horas e no final agente e a magrela fica feliz do mesmo jeito .
Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
Assino embaixo!
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Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
Em casa eu não tenho a manha de desmontar e montar tudo não. Nem a manha, nem lugar nem ferramenta.
Pensei em uma revisão mais superficial, desmontar caixa de ar, dutos, cabos, rodas eu consigo... mais do que isso, link, ou caixa de direção por exemplo, eu nem me atrevo. Ai eu levaria pro mecânico.
Pensei em uma revisão mais superficial, desmontar caixa de ar, dutos, cabos, rodas eu consigo... mais do que isso, link, ou caixa de direção por exemplo, eu nem me atrevo. Ai eu levaria pro mecânico.
Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
entao isso que vc quer fazer da pra fazer sim,]
mas imagine vc limpa os cabos o acelerador em casa e dai chega la seu mecanico vai desmontar tudo denovo pra desmontar outras coias na moto, entao acho que e servico dobrado,, ow gustavo com 20 anos de forum e vc ainda nao aprendeu a desmontar a moto ,?
ta na hora de vc comprar uma DT
![Paia:: paia::](./images/smilies/harhar.gif)
mas imagine vc limpa os cabos o acelerador em casa e dai chega la seu mecanico vai desmontar tudo denovo pra desmontar outras coias na moto, entao acho que e servico dobrado,, ow gustavo com 20 anos de forum e vc ainda nao aprendeu a desmontar a moto ,?
![rindo2:: rindo2::](./images/smilies/haha.gif)
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ta na hora de vc comprar uma DT
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Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
rapaaaaaaá,passou um filme na minha cabeça,lembrei de uma trilha, depois que atravessei um valão roiei e chão!
ela caiu e ficou acelerada com a marcha engatada ,fui levanta-la apertando a embreagem em vez de mata-la
adivinha
mão da embreagem escapou e quem segura ...foi direto pra agua só ficando com a pontinha do punho pra fora.
resumindo, na oficina quando fui conferir tinha areia em tudo quiékanto .
dei uma boa engraxada nos rolês troquei óleo ,lubrifiquei os cabos ,limpesa caixa,filtro,carbura ,coletor.
uma comferida na eletrica é bom,wd40 sem dó nos terminais
acho que foi so isso que eu fiz.
sendo que eu ja iria engraxar ela mesmo ai aproveitei ,mas não sei se é necessario
![Rindo3:: rindo3::](./images/smilies/laugh3.gif)
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ela caiu e ficou acelerada com a marcha engatada ,fui levanta-la apertando a embreagem em vez de mata-la
adivinha
![Negativo:: negativo::](./images/smilies/no.gif)
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mão da embreagem escapou e quem segura ...foi direto pra agua só ficando com a pontinha do punho pra fora.
resumindo, na oficina quando fui conferir tinha areia em tudo quiékanto .
dei uma boa engraxada nos rolês troquei óleo ,lubrifiquei os cabos ,limpesa caixa,filtro,carbura ,coletor.
uma comferida na eletrica é bom,wd40 sem dó nos terminais
acho que foi so isso que eu fiz.
sendo que eu ja iria engraxar ela mesmo ai aproveitei ,mas não sei se é necessario
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Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
kkk lembrei do meu tempo de DT, quando afogava era só levantar ela nos 90° e sair acelerando de novo!
Sábado agora eu dei uma geral na minha moto, desmontei tudo o que podia, banco, tanque, frente, joguei querosene deixei agir por um tempo e depois lavei, cara a moto ficou outra. gastei umas 5 horas lavando ela. Hj vou trocar o tensor da corrente de comando que ta fazendo aquele tec tec.
Sábado agora eu dei uma geral na minha moto, desmontei tudo o que podia, banco, tanque, frente, joguei querosene deixei agir por um tempo e depois lavei, cara a moto ficou outra. gastei umas 5 horas lavando ela. Hj vou trocar o tensor da corrente de comando que ta fazendo aquele tec tec.
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Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
Ontem a noite comprei uma caixa de cerveja, 4 litros de óleo, um spray lubrificante, graxa e uma chave 24! rsrsrs
Felizmente para minha surpresa, quando tirei o primeiro óleo, "aparentemente" não tinha água nele... mesmo assim deixei escorrer bastante tempo. Completei com óleo novo, funcionei a moto por alguns minutos.... depois abri e deixei escorrer o óleo novamente, por bastante tempo... enquanto escorria, desmontei o punho do acelerador para limpar e lubrificar... nisso eu já tinha tomado umas 8 latas de beer (470ml), pensa no trabalho que deu pra montar o mecanismo do acelerador, parecia impossível montar aquilo!
Hoje eu desmonto filtro de ar para lavar... e tomo outra caixa de beer! kkkkkkkkk
Felizmente para minha surpresa, quando tirei o primeiro óleo, "aparentemente" não tinha água nele... mesmo assim deixei escorrer bastante tempo. Completei com óleo novo, funcionei a moto por alguns minutos.... depois abri e deixei escorrer o óleo novamente, por bastante tempo... enquanto escorria, desmontei o punho do acelerador para limpar e lubrificar... nisso eu já tinha tomado umas 8 latas de beer (470ml), pensa no trabalho que deu pra montar o mecanismo do acelerador, parecia impossível montar aquilo!
Hoje eu desmonto filtro de ar para lavar... e tomo outra caixa de beer! kkkkkkkkk
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Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
Em tempo, é certo usar graxa entre o tubo do acelerador e o guidão? Ou é melhor deixar limpo?
Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
eu gosto de usar oleo 2t, mas deixar seco nao e muito bom depois fica agarrando com facilidade, pelo menos um grafite e legal.
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Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
Matsui, eu pensei que com óleo, graxa, ou outro... ajudaria a agarrar pó, terra etc... por isso ainda não lubrifiquei, mas esta sem as manoplas... ta fácil de enfiar alguma coisa ali.
Mais alguma opinião?
Mais alguma opinião?
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Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
Deixa Seco, e limpo , Não vai ajudar muita coisa colocar algo pra lubricar , se o seu guidão esta sem ferrugem e sem nenhuma sujeita , o Cano do Acelerador vai roda livre , ai é bom coloca uma manopla nova porque a parte de trás da manopla protege e não deixa entrar sujeira. Assim eu faço na minha e nunca travou o acelerador , sempre rodando livre
na hora de colocar as manoplas , umedeci um pouco o guidon com Etanol de posto , Ele deixa a manopla entra livre e dps ela fica no lugar firme , com sabão ela fica sempre solta , pega uns arame bem fininho e torçe na manopla pra ela fica bem firme msm
valeu fera abraço
na hora de colocar as manoplas , umedeci um pouco o guidon com Etanol de posto , Ele deixa a manopla entra livre e dps ela fica no lugar firme , com sabão ela fica sempre solta , pega uns arame bem fininho e torçe na manopla pra ela fica bem firme msm
valeu fera abraço
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Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
uso óleo lubrificante a bastante tempo e nunca tive problema com acelerador agarrando ,mas acho que isso vai de cada um ![Joia::: joia:::](./images/smilies/good.gif)
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Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
eu sempre passo desingripante em baixo do acelerador, fica filé.
Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
Gustavo, esse banho foi na trilha das 8 pontes em Paiçandu? Cara pra ser sincero também não tenho moral de ficar desmontando ![smile:: smile::](./images/smilies/smile.gif)
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Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
Foi não Joknoris, foi atravessando o primeiro rio em polinópolis... fomos andar domingo de manha eu ainda estava dormindo, no meio da água fui colocar o pé no chão e não tinha chão! Pisei num buraco, como os reflexos ainda estavam dormindo, mergulhei com a moto...
Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
Ahahhaha, Quando vc procura o chão e não acha é F*. Cara nunca andei em polinópolis. Quando a moto tiver boa vem pra floresta andar com a gente num sabado. Abraço
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Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
A moto já esta pronta ; )
Um amigo tem um sítio ai em floresta, me convidou para fazer a trilha e depois almoçar no sítio, agora preciso colocar rabicho no carro, pegar uma carretinha emprestada para andar ai... vi uns vídeos, parece tesão as trilhas (muita pedra).
Um amigo tem um sítio ai em floresta, me convidou para fazer a trilha e depois almoçar no sítio, agora preciso colocar rabicho no carro, pegar uma carretinha emprestada para andar ai... vi uns vídeos, parece tesão as trilhas (muita pedra).
Re: Como fazer uma boa revisão? - (CRF 230)
Opa, blz então. Cara o pessoal de Maringá vem rodando pela estrada pinguim não é tão longe. Se conhecer alguém de MGA que anda por aqui combina e vem junto. Abraço
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