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Motor: KTM XCF 350

Enviado: 01 Novembro 2014 à25 08:19
por Giovani/PR
Colegas,

Adquiri um KTM XCF 350 2011, comprei do primeiro dono, a moto só fez trilha e foi sempre muito bem cuidada desde óleos/fluídos motorex trocados rigorosamente, manutenções periódicas e estética impecável. No momento a moto possui 200hrs, sendo que à 70hrs foi trocado pistão+anéis e jogo completo de válvulas (Obs: sem nunca dar sinais de falhas, foi trocado preventivamente mesmo). A moto continua muito forte, progressiva, sem sinais/sintomas de problemas mecânicos. Porém, as outras peças do motor possuem 200hrs e não posso negligenciar isso, mas aí que ficam as minhas dúvidas:

1) Devo trocar as demais peças (biela, corrente de comando, tensor hidráulico etc..) e aproveitar e já trocar novamente pistão e válvulas que estão com 70hrs?

2) Penso que, apesar de aumentar substancialmente o valor, colocar o pistão novo e as válvulas eu estaria com um motor 100% e não iria me preocupar ou trocar essas peças novamente seria "rasgar o dinheiro"?

3) Ou não devo fazer nada..

Oque vocês fariam?

Abraço joia:::

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 01 Novembro 2014 à04 08:53
por matheus loyo
Acho que voce deveria guardar esta grana que esta pensando em investir agora nela , como voce disse se jah foi trocado pistão , valvulas etc.. guarde este dinheiro e se a moto ta funcionando ok , deixa ela assim !

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 01 Novembro 2014 à42 09:16
por jjacob
Concordo, se a moto esta ok continua andando até fechar a troca dos pistão novamente, uma coisa que tem que entender é que esses tempos de trocas são calculados para motos em uso intenso, se você é aquele trilheiro de final de semana aposto que várias vezes roda com a moto sem exigir 50% do motor.

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 01 Novembro 2014 à53 11:36
por Giovani/PR
matheus loyo escreveu:Acho que voce deveria guardar esta grana que esta pensando em investir agora nela , como voce disse se jah foi trocado pistão , valvulas etc.. guarde este dinheiro e se a moto ta funcionando ok , deixa ela assim !
jjacob escreveu:Concordo, se a moto esta ok continua andando até fechar a troca dos pistão novamente, uma coisa que tem que entender é que esses tempos de trocas são calculados para motos em uso intenso, se você é aquele trilheiro de final de semana aposto que várias vezes roda com a moto sem exigir 50% do motor.

- Compreendi, e se eu mandar abrir o motor só para conferir se está tudo ok, vale a pena? tem a história do tal tensionador hidráulico (problema crônico das KTM´s) também..

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 01 Novembro 2014 à06 21:36
por bruno
No mínimo eu mandaria abrir e ver como estão as coisas. KTM é uma moto muito delicada.
O certo mesmo seria vc mandar abrir e trocar toda a parte de baixo e também pistão e anéis. Assim vc ficaria tranquilo e sabendo como está sua moto.
Manutenção é manutenção, não dá pra ir deixando e ver no que vai dar. Seu preju pode ser muiiiito maior.

E outra, se vc já comprou a moto com 200hrs, já sabia que ia ter que guardar uma grana para essa manutenção.

Abraço!

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 02 Novembro 2014 à02 06:23
por Giovani/PR
bruno escreveu:
E outra, se vc já comprou a moto com 200hrs, já sabia que ia ter que guardar uma grana para essa manutenção.

Abraço!
Então Bruno, foi isso mesmo, por mais que a moto esteja em perfeito estado, já havia reservado $$ para dar uma conferida no motor. A dúvida mesmo são os componentes a serem substituídos.

Agradeço a todos pelas dicas!

joia:::

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 02 Novembro 2014 à39 08:18
por Juliano
Se você já está preparado para fazer uma preventiva, meta a cara. Pelo menos vai rodar tranquilo!!!

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 02 Novembro 2014 à01 21:32
por Giovani/PR
Bacana, obrigado pelas respostas! joia:::

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 03 Novembro 2014 à57 07:05
por RodrigoReis10
Concordo, pelo menos abra para ver em quais condições ambas partes (cima/baixo) do motor estão.

Sempre fiz isso quando comprei moto usada, para desencargo de consciência e rodar tranquilo na trilha. joia:::

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 03 Novembro 2014 à27 16:23
por Giovani/PR
Bacana pessoal, vou seguir as dicas e antes de tudo, abrir o motor para ver como está!

Forte abraço! joia:::

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 05 Novembro 2014 à25 12:18
por josé neves
Giovani desculpa eu intervi no seu tópico, mas uma moto de enduro a manutenção é feita em H/uso ou Km rodados tipo: troca de oléo e etc....?
Uma hora de uso corresponde há quantos KM rodados?????

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 05 Novembro 2014 à41 14:04
por matheus loyo
josé neves escreveu:Giovani desculpa eu intervi no seu tópico, mas uma moto de enduro a manutenção é feita em H/uso ou Km rodados tipo: troca de oléo e etc....?
Uma hora de uso corresponde há quantos KM rodados?????
depende muito da trilha , talves possa ser uma trilha muito fexada levara mais horas que km ..

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 06 Novembro 2014 à17 09:30
por Giovani/PR
josé neves escreveu:Giovani desculpa eu intervi no seu tópico, mas uma moto de enduro a manutenção é feita em H/uso ou Km rodados tipo: troca de oléo e etc....?
Uma hora de uso corresponde há quantos KM rodados?????
Pelo que conheço e vi até hoje, é somente pelo número de horas, pois a quilometragem é mais subjetiva. joia:::

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 06 Novembro 2014 à35 14:35
por Juliano
Giovani/PR escreveu:
josé neves escreveu:Giovani desculpa eu intervi no seu tópico, mas uma moto de enduro a manutenção é feita em H/uso ou Km rodados tipo: troca de oléo e etc....?
Uma hora de uso corresponde há quantos KM rodados?????
Pelo que conheço e vi até hoje, é somente pelo número de horas, pois a quilometragem é mais subjetiva. joia:::


O correto seria fazer a troca de óleo / revisão por horas em qualquer veículo.

Pega aquele Fusca do carro de som, o cara fica dando volta na praça o dia inteiro fazendo propaganda, no final do mês rodou só uns 500km, mas quantas horas de motor ligado?


Agora pega aquela barca que o peão só usa em viagens com a família, somente rodovia e rotação constante, bate o km para troca de óleo com poucas horas de uso.


A minha caminhonete tem um marcador de horas de uso do motor no computador de bordo, já pensei em fazer as trocas de óleo por ele quando sair da garantia.

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 08 Novembro 2014 à14 12:03
por josé neves
Entendi joia:::

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 08 Novembro 2014 à26 20:56
por drwagner
Acho muito subjetivo essa questão de troca de oleo (horas x Km).Troco a cada 03 trilhas .Sendo a trilha leve ou pesada.Geralmente minhas trilhas possuem 50 km e duram 4 horas.Faço 150 km em 12 horas (03 trilhas).Logicamente que ninguém vai trocar o oleo durante a trilha por ter chegado nas 10 horas planejadas hipoteticamente.Acho o horimetro mais importante para indicar a hora exata de verificar o motor de acordo com o que manda o manual,independente dos sinais que a moto apresente.

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 09 Novembro 2014 à13 21:30
por Juliano
drwagner escreveu:Acho muito subjetivo essa questão de troca de oleo (horas x Km).Troco a cada 03 trilhas .Sendo a trilha leve ou pesada.Geralmente minhas trilhas possuem 50 km e duram 4 horas.Faço 150 km em 12 horas (03 trilhas).Logicamente que ninguém vai trocar o oleo durante a trilha por ter chegado nas 10 horas planejadas hipoteticamente.Acho o horimetro mais importante para indicar a hora exata de verificar o motor de acordo com o que manda o manual,independente dos sinais que a moto apresente.


Drwagner, se a sua trilha dura 4 horas, pode ter certeza de que não dá 2h30min no horímetro, de motor ligado. Esse fator é histporico aqui no fórum, quem anda a tarde toda na trilha faz no máximo 2h30min de motor ligado.

Portanto você está trocando o óleo a cada 7h30min, excelente. Eu sempre troquei o óleo com 6 horas.

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 10 Novembro 2014 à27 07:29
por drwagner
Juliano escreveu:
drwagner escreveu:Acho muito subjetivo essa questão de troca de oleo (horas x Km).Troco a cada 03 trilhas .Sendo a trilha leve ou pesada.Geralmente minhas trilhas possuem 50 km e duram 4 horas.Faço 150 km em 12 horas (03 trilhas).Logicamente que ninguém vai trocar o oleo durante a trilha por ter chegado nas 10 horas planejadas hipoteticamente.Acho o horimetro mais importante para indicar a hora exata de verificar o motor de acordo com o que manda o manual,independente dos sinais que a moto apresente.


Drwagner, se a sua trilha dura 4 horas, pode ter certeza de que não dá 2h30min no horímetro, de motor ligado. Esse fator é histporico aqui no fórum, quem anda a tarde toda na trilha faz no máximo 2h30min de motor ligado.

Portanto você está trocando o óleo a cada 7h30min, excelente. Eu sempre troquei o óleo com 6 horas.
Boa dica.Vou continuar com essa teoria.

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 10 Novembro 2014 à35 09:35
por josé neves
Certo, mas em quantas horas deve se trocar o oléo nas especiais de ENDURO?

Re: Motor: KTM XCF 350

Enviado: 21 Julho 2018 à04 13:22
por tiago casaes
recentemente comprei uma ktm xcf 350 2011 com motor batido quando abri estava com pistão e biela ruim,
fiz a troca deles, ai andei na moto, com uns 5 km de teste ela travou, quando abri o motor estava com o pistao derretido, entao resolvi pedi outro kit completo da big bore coloquei ontem e hoje fui fazer o teste e aconteceu a mesma coisa. alguem ai ja passou por isso?
obs: quanto comprei a moto ja conhecia seus antecedentes, e funcionava normalmente.