ajudar motor cbx aero 150

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Alex Guerra
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fevereiro 2015 à18 11:47

ajudar motor cbx aero 150

Mensagem por Alex Guerra »

Olá galera, sou novo aqui no Lider Motos!
Preciso de ajudar no meu motor de aero 150! Quero dar um talento nele e chegar próximo das 250cc. Tenho um comando BBR de alta e um carburador de XL 250.
Qual virabrequim, biela e pistão eu devo usar??
Tenho esse motor adaptado em um quadro de DT 200 e minha intenção é usar a moto para provas de Enduro Fim!
Desde já agradeço a ajuda!
alex barbosa
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 19 Agosto 2013 à05 22:24

Re: ajudar motor cbx aero 150

Mensagem por alex barbosa »

Alex Guerra escreveu:Olá galera, sou novo aqui no Lider Motos!
Preciso de ajudar no meu motor de aero 150! Quero dar um talento nele e chegar próximo das 250cc. Tenho um comando BBR de alta e um carburador de XL 250.
Qual virabrequim, biela e pistão eu devo usar??
Tenho esse motor adaptado em um quadro de DT 200 e minha intenção é usar a moto para provas de Enduro Fim!
Desde já agradeço a ajuda!
Fala ae amigo beleza eu tinha uma nx 150 e por sinal e o mesmo motor da aero 150 então o meu eu passei pra 200cc mesmo tive que usar o vira da xr e cilindro e pistão da xr mesmo a também vai ter que trocar a corrente de comando so ai vc já ganha uma baita força sem gastar muito e ter um motor bastante confiável , mais caso queira mais fundo tem uma variedade de Peças pra esse motor digamos que eles são o avô dos motores da crf rindo3::
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: ajudar motor cbx aero 150

Mensagem por MateusPH »

uma duvida, em que categoria você se encaixa no enduro?
Alex Guerra
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fevereiro 2015 à18 11:47

Re: ajudar motor cbx aero 150

Mensagem por Alex Guerra »

Categotia E 4 Light (nacionais ate xt 225)
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: ajudar motor cbx aero 150

Mensagem por MateusPH »

Saberia me dizer em que categoria a minha moto se encaixaria ?é uma wr com motor de tornado!
Anexos
essa foto é velha, daqui uns dia coloco dela pronta haha
essa foto é velha, daqui uns dia coloco dela pronta haha
IMG_0160.JPG (1.97 MiB) Exibido 8652 vezes
Alex Guerra
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fevereiro 2015 à18 11:47

Re: ajudar motor cbx aero 150

Mensagem por Alex Guerra »

Suponho q nao categoria junto com as Tornado!!
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: ajudar motor cbx aero 150

Mensagem por MateusPH »

humm, ai da boa ahhaa, vlws!

A sua nx é com partida a pedal e eletrica?
Alex Guerra
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fevereiro 2015 à18 11:47

Re: ajudar motor cbx aero 150

Mensagem por Alex Guerra »

Era os dois...agora é só létrica!
alex barbosa
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 19 Agosto 2013 à05 22:24

Re: ajudar motor cbx aero 150

Mensagem por alex barbosa »

iae já pensou em alguma receita?
Patrick.dz
Membro
Mensagens: 243
Registrado em: 06 Outubro 2011 à30 12:43

Re: ajudar motor cbx aero 150

Mensagem por Patrick.dz »

pra ficar filé e não sobrecarregar a parte de baixo(que foi projetada para 150cc lingua:: )
coloca um kit standard da xr 200 + biela e cabeçote da xr 200
que vai ganhar uma forcinha e com a receita certa (acerto de carbura e escape) vai melhorar o folego, as retomadas e provavelmente vai aumentar uns 4 cavalinhos a mais no motor. ::evil:: ::evil::
Alex Guerra
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fevereiro 2015 à18 11:47

Re: ajudar motor cbx aero 150

Mensagem por Alex Guerra »

O cabeçote e a bilea não muda nelas, é tudo a mesma coisa, o que vai mudar é o curso do virabrequim!! Fiz o seguinte: biela,virabrequim e cilindro original da aero,porém, pistão da crf 230 que é cabeça reta e diâmetro de 65,5mm , assim ela não ficou com pouca taxa de compressão e ganhou 15cc em relação ao motor original! ! Próximo passo será por um virabrequim da crf 230, ou o da xr 200 com pino cursado, a diferença do vira da aero para o da crf é de 16mm de curso,8mm pra cima e 8mm pra baixo!! Também terei que troca o cilindro e a corrente de comando(pra compensar essa diferença dos 16mm a mais no curso dela) assim ela ficará com a cilindrada igual a da crf 230!!
Nada que uma boa conversa com um bom preparador pra entender sobre o assunto!!
na configuração citada acima(virabrequim, biela original da aero e pistão da 230, ela está com 165cc e taxa de compressão de 9,7:1 se não me engano!!)
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: ajudar motor cbx aero 150

Mensagem por MateusPH »

isso, ai pode deixa 230 , não tem problema, sendo que esses motor da nx e cbx aero ele tem 16cvn, então aumenta ele pra 230, vai chega nos 19cv +-, e o motor da crf 230 é uma evolução, desses motor veio OHC
VitorXT
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Dezembro 2013 à36 00:58

Re: ajudar motor cbx aero 150

Mensagem por VitorXT »

Amigo, tirei essa receita do face:
"O pessoal vive sentido falta desse tipo de informação la vai:
XL/ML/TURUNA/AERO são todas com praticamente o mesmo motor.
nossas xiselinhas são muito mancas, principalmente as 125, portanto aqui vai umas dicas para melhorar um pouco o desempenho delas.
mas lembre-se
QUANTO MAIOR A PREPARAÇÃO MENOR A DURABILIDADE,
dá para achar uma boa relação entre preparação e durabilidade, mas só se você não fizer serviço porco e utilizar peças de excelente qualidade
Diametro x curso
XL original + pistao cg 150 99= 62 x 49,5 = 149,44cc
xl curso original + pistao strada = 63,5 x 49,5 = 156,76cc
xl curso original + pistao 7galo = 67 x 49,5 = 174,52cc
taxa pra rua utilize no maximo 12,5/1
Pistao da cb400 é 70mm e é o maior possível pra motores OHC da linha ML/TURUNA/AERO/STRADA.
só da pra colocar pistao maior q 70mm em OHC desta linha caso vc tenha um motor de honda Tiger (europeia) ai daria pra colocar até o pistao da cb450 75mm
Platô: plato de aero encurta relação, dai conseguir puxar até 17x32 e a moto subir no acelerador em 3º marcha ( sim é possivel )
platô de strada deixa a moto com o cabio mais longo, desta forma , nunca utilizar relação menor q 16x35
Cambio:
cambio de ML e AERO, tem as mesmas relações de marcha, mais curtas q o da STRADA
Comandos:
Pode se utilizar um comando bravo:
Comando 305º feito pra girar até 15mil giros (90% de chance sua moto explodir antes ) rsrs
Comando Turuna 79 a 83 platinado, faixa vermelha em 13mil giros
Comando Turuna 84 85 e 86, faixa vermelha em 11mil giros
Comando de Aero e Strada ( o mesmo), muda pouca coisa no lobe, gira bem até 8500~9000 giros, faixa vermelha em 9,5 mil giros
(para um bom desempenho, todo comando deve ser rolamentado, turuna , ml e alguns comandos de alta, sao originalmente por bilha)
Recomendado ALTO GIRO: Comando by Galinha
Cabeçotes:
turuna / ml dutos maiores, taxa maior sem rebaixar cilindro
aero / strada dutos menores, taxa menor (ideal caso queira rodar na gasolina)
em todos os casos , um trato nos dutos, acentamento de valvulas maiores, e procurar molas de maior pressao, dará mais resultado. ( de forma alguma deixar os dutos polidos, só ficará pior o desempenho, pois causará condensação )
para utilzar o cabeçote de turuna / ml , rolamentar o cabeçote , qualquer torneiro é capaz de fazer isso. e tbm nunca utilize valvulas paralelas, pois a qualidade é muiiiiiito inferior
Bobina: utilizar da rdz135, pois ela tem capacidade pra liberar faisca com melhor qualidade q a bobina original da moto
Bobina de baixo, no caso de motor de ml/turuna, utilizar bobina de BIZ 100cc
Bobina de baixo, no caso de motor de Aero/Strada, utilizar bobina original trabalhada (essa num vo explicar aki)
Magneto:
Quanto maior o peso, mais inercia, portanto:
com um volante pesado o giro demora mais pra subir; porem ele mantem mais a força em caso de pegar uma subida
se aliviar o volante, o giro sobe mais rapido, por isso a moto vai virar mais em planos e descidas, porém vai ter perda de desempenho em subidas, e marcha lenta mais instavel
Balança:
quanto maior a balança , maior a perda de potencia no caminho roda-motor;
portanto quanto menor a balança melhor.
uma balança de strada é maior q a de aero, q por sua vez é maior q a balança de ml/turuna , q ainda é maior q a balança da cg bolinha
outra coisa, quanto menor a balança, mais provabilidade da moto te jogar pra trás na acelerada, ela vai empinar com muito mais facilidade com balança curta
Pneus:
Ao contrario da estética, quanto mais finos os pneus, mais velocidade vc alcançará, visto q quanto menos atrito, menos resistencia (quanto mais fino , mais perigoso tbm)
Rodas:
Rodas de liga, como a da strada, tem um ótimo apelo estético, porém pesam muiito
de preferencia aos aros de aluminio finos, esses estilo theeereads
Roda trazeira, se quiser ganho em arrancada, utilizar roda 17" ao inves de 18". sempre com pneus finos
No caso de roda raiada, de preferencia ao cubo traseiro de titan 150 ou titan 125 acima do ano 2000, pois esses cubos tem 3 rolamentos e não apenas 2 como nos outros....
para ajustar o ponto desses motores, basta fazer no torno regulagem na pequena polia da corrente de comando.
Carburador:
quer desempenho? fuja dos carburadores a vacuo, eles sao muito legais pra deixarem a condução macia, mais pra desempenho o negocio é carburador mecanico e com sistema ecco.
aconselhaveis: ML/TURUNA/CG até 2002/STRADA/XLX250 (modelo de um carburador apenas)/ XLX350R
fuja de carburadores: de motos 2t/ de AERO/ de TITAN 150/ TITAN 150 SPORT/ AERO/ TWISTER/ CB/ SAHARA/ FALCON.
e é isso aí galera"[/quote]

abraço
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem