Ajustando SAG traseiro naTTR 230
Enviado: 28 Março 2015 à20 00:21
Inicialmente, amigos, é assustador o número de trilheiros que não fazem o ajuste das suspensões da moto, por diversos motivos (preguiça inclusa).
O ajuste da suspensão, garante melhor tração e todos sabemos que moto boa de trilha é aquela que tem boa tração, independentemente da moto. Uma xtz 125 anda melhor que a ttr 230, se tiver uma tração melhor... Por isso sempre divago sobre a possibilidade de colocar um motor elétrico de bicicleta no eixo dianteiro para tentar fazer uma moto 2x2, mas estou fugindo do assunto. Vamos ao SAG da ttr.
Para ajustar é simples:
Levante a moto num cavalete.
Com uma trena, meça a distância do fim da balança traseira até o pára-lamas traseiro num ângulo mais reto possível.
Mais ou menos assim:
Anote tal distância.
Desça a moto do cavalete.
Suba na moto com todos os equipamentos de trilha.
Assim:
Aqui vai o pulo do gato: se você passa mais tempo em pé nas pedaleiras ou sentado, anote a distância de acordo com os pontos medidos anteriormente, na posição que você mais usa a moto.
Ou assim:
Para a ttr com suspensão original, a diferença das distâncias deve ser 9,2cm.
Se a distância estiver menor que 9,2cm significa que a suspensão está dura, você terá que soltar a mola - porca e contra porca sobem em direção ao tanque.
Se a distância estiver maior que 9,2cm a suspensão está mole (ou você está muito pesado) então você terá que apertar a mola - porca e contra porca descem em direção a balança.
Para complementar, vejam a tabela com o cálculo em percentagem do curso das suspensões (motos nacionais suspensões comuns não invertidas), sendo que o amortecedor da TTR tem 220mm de curso:
Enduro: SAG traseiro de 42% (9,2cm)
Rali: SAG traseiro de 41% (9.0cm)
Motocross: SAG traseiro de 40% (8,8cm)
Veloterra: SAG traseiro de 35% (7,7cm)
Supermotard: SAG traseiro de 30% (6,6cm)
Boa sorte a todos nos ajustes.
O ajuste da suspensão, garante melhor tração e todos sabemos que moto boa de trilha é aquela que tem boa tração, independentemente da moto. Uma xtz 125 anda melhor que a ttr 230, se tiver uma tração melhor... Por isso sempre divago sobre a possibilidade de colocar um motor elétrico de bicicleta no eixo dianteiro para tentar fazer uma moto 2x2, mas estou fugindo do assunto. Vamos ao SAG da ttr.
Para ajustar é simples:
Levante a moto num cavalete.
Com uma trena, meça a distância do fim da balança traseira até o pára-lamas traseiro num ângulo mais reto possível.
Mais ou menos assim:
Anote tal distância.
Desça a moto do cavalete.
Suba na moto com todos os equipamentos de trilha.
Assim:
Aqui vai o pulo do gato: se você passa mais tempo em pé nas pedaleiras ou sentado, anote a distância de acordo com os pontos medidos anteriormente, na posição que você mais usa a moto.
Ou assim:
Para a ttr com suspensão original, a diferença das distâncias deve ser 9,2cm.
Se a distância estiver menor que 9,2cm significa que a suspensão está dura, você terá que soltar a mola - porca e contra porca sobem em direção ao tanque.
Se a distância estiver maior que 9,2cm a suspensão está mole (ou você está muito pesado) então você terá que apertar a mola - porca e contra porca descem em direção a balança.
Para complementar, vejam a tabela com o cálculo em percentagem do curso das suspensões (motos nacionais suspensões comuns não invertidas), sendo que o amortecedor da TTR tem 220mm de curso:
Enduro: SAG traseiro de 42% (9,2cm)
Rali: SAG traseiro de 41% (9.0cm)
Motocross: SAG traseiro de 40% (8,8cm)
Veloterra: SAG traseiro de 35% (7,7cm)
Supermotard: SAG traseiro de 30% (6,6cm)
Boa sorte a todos nos ajustes.