Página 1 de 1

Projeto XL250r - Dúvidas de restauração (novas fotos)

Enviado: 14 Março 2016 à20 01:36
por Caiotito
Boa noite a todos,

Primeiramente, vou me apresentar rapidinho, por ser meu primeiro post: Me chamo Caio (ou Tito) e é um imenso prazer poder participar deste fórum, sou grato aos adms pela oportunidade! (abaixo, saindo do offtopic e entrando no assunto)

Ganhei uma XL sucata de leilão de aniversário pra aprender a mexer e estou restaurando ela para andar no campo. O estado dela é toda rataria, mas ela liga! Só não sai do lugar... Veio com tanque, banco e laterais originais, frente de XRE (freio à disco danca:: ), pneus meia vida, suspensão ok e bastante ferrugem (principalmente dentro do tanque), o quadro está ok e sem empenos.

Banho de loja:

Consegui um tanque de plástico e banco da TDM225 em ótimo estado
Comprei embreagem de XLX por engano, achando o problema ser esse, e aparentemente são os mesmos discos, a XLX só usa 1 a mais, pelo o que parece.__
Number plate da protork ( ainda falta)
Rabeta de lander (foi presente)
Paralamas da XTZ (presente tb)
A cor será algum azul escuro e o quadro será vermelho

Problemas:

Primeiro de tudo, andar: É possível fazer a moto pegar, porém ela não anda. As marchas engatam, mas nada acontece, vc empurra a moto engrenada na mesma leveza do neutro, sem apertar a embreagem. Qual será o problema? Pensei ser os discos, dai comprei os discos e o fixador de embreagem e desmontei a tampa do motor, com ajuda do manual de serviços. Na campana de embreagem, giro ela com auxilio de uma chave e a moto anda, quando engrenada, e fica solta no neutro. Desmontei a campana e me parece estar faltando duas peças (vou tirar fotos e editar dps), e os discos dela pareciam novos, ou seja, quebrei a cara. Alguém imagina se o problema é, de fato, na embreagem? Ou teriam alguma sugestão? Estou pra arrumar um paquímetro pra medir precisamente o desgaste das peças, mas as molas da campana já medi, passaram do limite de uso, tem que trocar.

PS: a moto tem procedência, não é cabrita
PS2: Estou no tópico certo? Peço desculpas se não, tive dúvidas em postar aqui, por ser um assunto geral, ou na parte técnica, por envolver dúvidas do motor. Caso esteja errado, como eu faria para mover?

Grande abraço a todos! Vou atualizando a saga aqui!

Re: Projeto XL250r - Dúvidas de restauração

Enviado: 16 Março 2016 à18 00:48
por NESTOR/RS
Bem Vindo ao FLM!!

Em primeiro lugar...Quais peças estão faltando na embreagem?
Se falta, algo, algo não irá funcionar...

Re: Projeto XL250r - Dúvidas de restauração

Enviado: 16 Março 2016 à17 22:04
por Caiotito
Olá Nestor, agradeço pelas boas vindas e pela atenção!

Aí vai mais algumas informações:

Não tenho certeza se há peças faltantes, porém, não achei isso muito claro no manual de serviços:

Imagem

Eu acho que está faltando a Mola Prato entre o cubo central e o primeiro disco de fricção, faria sentido isso com a descrição do problema? Quando desmontei a campana, veio isso tudo da foto, mas nada parecido com uma mola antes do primeiro disco, apenas um anel metálico, que deveria ser o assento dela, creio. Recapitulando o defeito dela é: vc engata as marchas, empurra a moto e ela anda mesmo assim ... Reparei que quando eu girei a campana da embreagem sem o fixador, com ela engrenada, a roda de trás girava, isso excluiria o problema da embreagem? Onde será que pode ser? Em breve vou tirar o motor do quadro e trazer aqui pra casa, pra ficar mais fácil de mexer.

Abaixo fotos da ratazana ( apelidada carinhosamente por uma amiga, rsrs)

Imagem

Foto do motor com a tampa aberta: (eu ainda não tinha o fixador pra tirar a campana)

Imagem

O carbura estava numa bancada, junto com as outras peças da moto.

Agradeço novamente a atenção! Conforme for evoluindo, vou postando atualizações

Boa noite à todos do Lidermotos!

Re: Projeto XL250r - Dúvidas de restauração (novas fotos)

Enviado: 17 Março 2016 à21 01:40
por NESTOR/RS
Pelo seu relato a peça que está faltando é a mola Juger.
Contrariando o que eu disse acima, a falta desta mola não impede o funcionamento da embreagem desde que seja montado um disco a mais para compensar.
Mesmo que a roda tenha se mexido com vc girando a embreagem com ela deitada, não quer dizer que a embreagem esteja boa, pois na posição deitada da moto, o conjunto não está sofrendo nenhuma resistência a rolagem.
1º opção: está faltando um disco e um separador a mais para compensar o espaço deixado pela falta da mola Juger e de seu assento.
2º opção: Discos de embreagem e separadores já sem ação.
3º opção: Discos montados em menor número do que o recomendado.
4º opção: Molas de embreagem fora das tolerâncias.
5º opção: Miolo da campana de embreagem quebrado (onde a porca aperta)

Re: Projeto XL250r - Dúvidas de restauração (novas fotos)

Enviado: 18 Março 2016 à52 01:57
por Caiotito
Olá!!

Valeu Nestor! Troquei a bateria do paquímetro, vou medir os desgastes e seguir suas recomendações! aplauso::

Amanhã pretendo desmontar a moto toda, colocar o motor numa bancada, medir essa embreagem, e já preparar as gambiarras pra tirar a ferrugem dos aros e adaptar o novo banco! vergonha::

Daí posto mais fotos ...

E bom, por desencargo de consciência, eu sei que é meio crime fazer uma salada de moto com uma XL, eu mesmo já acho ela linda toda original, mas como estava condenada pelo tempo em uma garagem e condenada pelo detran como sucata, não valeria a pena recuperar a integridade dela lacou:: ... mas vamos tentar fazer um trabalho legal daí, seja por aprendizado, pois sei que há muito o que aprender e compartilhar nesse projeto, satisfação, vendo-a pronta com peças doadas e reaproveitadas, ou arrependimento, se nada der certo gorfei::

Grande abraço à todos!

Re: Projeto XL250r - Dúvidas de restauração (novas fotos)

Enviado: 20 Março 2016 à14 17:36
por Juliano
Boa sorte na empreitada!