Página 1 de 2

Como trocar discos de embreagem da XR 250 e CBX 250

Enviado: 15 Dezembro 2005 à15 13:55
por lagatixa
Mais um artigo de bastante importância para os membros desse fórum, apesar que poucos devem se aventurar em um serviço como esses, mas é de grande valia e não é difícil apesar de parecer complexo para um leigo. Vou fazô-lo de forma mais simplificada possível e bem ilustrada. Em primeiro lugar vou agradecer a Chico por deixar a moto de cobaia para a realização do serviço hahahahaha

Vou tentar antes dizer quais as ferramentas são necessárias:

- 4 arruelas para parafusos de 6mm
- Jornal para diminuir a sujeirada de óleo
- Chave L 8mm
- Chave L 10mm
- Chave combinada 10mm (chave combinada é a chave mais comum, de um lado boca e do outro estria)
- Chave Allen de qualquer medida só para travar o conjunto de engrenagens
- Chave de fenda média
- Chave combinada 12mm se quiser retirar o óleo para trabalhar com a moto em pé.
- Chave combinada de 24mm, para facilitar o serviço o ideal é chave de caixa de 24mm
Imagem


obs: Se você puder substituir a chave allen que seria para travar o motor por algum pedaço de alumínio ou bronze, quanto menos resistente o material que for prensado contra o aço das engrenagens, melhor.


O primeiro passo é esgotar o óleo do motor ou se não quiser retirar o óleo, basta deitar a moto no chão para o lado esquerdo, antes certifique-se de que não há muita gasolina no tanque para evitar que derrame, mesmo com a tampa em bom estado, pode sair um pouco de gasolina pelo furo da chave, pois ela ficará bastante tempo deitada. Lembre-se também de fechar a torneirinha do tanque, ou derramará gasolina pelo respiro do carburador.
Imagem



Comece removendo com chave L 8mm, os parafuso das duas mangueiras do radiador, coloque uma bacia embaixo, pois escorrerá óleo. Gire o parafuso de ajuste da embreagem que fica no manicoto, no sentido horário para deixar a embreagem baixa e facilitar que se solte o cabo de embreagem da alavanca que fica na tampa. Solte também o tubo cromado de passagem de óleo que fica na parte de cima da tampa, use a chave combinada 10mm. Cuidado para não perder as duas arruelas de bronze.
Imagem



Com a L 8mm remova todos os parafusos da tampa (exceto do filtro de óleo). Após isto, pise na alavanca de freio para que a tampa tenha espaço para sair, retire a tampa com cuidado e sem usar chaves de fenda nas beiradas para não ferir a carcaça e nem a junta. Se a tampa estiver colada, acione a alavanca de embreagem com a mão mesmo que ela descolará, puxe agora a tampa na parte da frente do motor que é para ela se soltar do guia. Se a tampa sair com a junta inteira, não será necessário trocá-la, se já houver uma vazamento ou se rasgar/ferir a junta, não pense duas vezes: troque-a. Se ainda assim houver dificuldades em remover a tampa, apoie chaves apenas nas parte da tampa onte tem orelhas para isso, nunca nas partes tem que contato com a junta.
Imagem


Folgue os 4 parafusos da embreagem alternadamente para remover a placa de embreagem, retire essa peça pontuda que fica no meio (pino de acionamento da embreagem), é só puxá-la. A alavanca de embreagem atua em cima dela. Repare na tampa como é o seu funcionamento.
Imagem



Após retirar os 4 parafusos, consiga 4 arruelas para eles e recoloque os parafusos no lugar com as arruelas e as molas da embreagem, para que as molas pressionem os discos e seja possível retirar a porca principal de sustentação do conjunto. Pressione os parafuso só até encostar mesmo. Com os parafusos de volta no lugar, vai ficar esse espaço para colocar a chave de 24mm na porca principal, como na próxima foto.
Imagem



Essa é a parte mais chata. É possível que você precise de uma mão de força para colocar na chave a aumentar a alavanca, pois esse parafuso recebe um aperto bem legal. Observe que na foto eu coloco uma chave allen entre as engrenagens da carcaça da embreagem e o eixo primário do virabrequim. Essa chave allen faz com que o motor não gire quando você forçar o desrosqueio da porca principal da embreagem. Force no sentido anti-horário para remover a porca, se a embreagem patinar e você não conseguir retirar a porca, vai precisar da chave de fenda, você vai colocá-la lá atrás depois do último disco de embreagem, mas não é no último disco de embreagem, é entre a carcaça da embreagem e o platô (no manual de peças ele chama de placa de pressão da embreagem). Dê umas pancadinhas de leve só para fincar a chave de fenda, ela vai aumentar a pressão entre os discos e o conjunto não patinará quando você for retirar a porca central.
Imagem



Depois de remover a porca principal, retire os 4 parafusos das molas e retire o conjunto completo da embreagem.
Imagem Imagem



Se você é marinheiro de primeira viagem, observe toda a desmontagem bem atento para não ficar em dúvidas na hora de montar. Na porca principal vão duas arruelas e dentro da carcaça da embreagem tem outra arruela (vai vê-la quando retirar os discos de embreagem. Nessa imagem explodida do conjunto de embreagem você entenderá bem a ordem das peças para uma montagem sem dúvidas.
Imagem



Caso você tenha um paquímetro e queira medir a espessura dos discos, os valores limites são 2,69mm. A espessura do disco novo varia de 2,92mm a 3,08mm. As molas entram em fadiga também, principalmente nas motos de trilha já que os pilotos vivem agarrados na embreagem. O seu comprimento livre é de 35,6mm e seu limite de uso é em 34,8mm. Se você não tiver um paquímetro para medir esse comprimento, eu recomendo trocá-las sem pestanejar já que custam tão pouco. São 4 molas e cada uma na autorizada Honda custa R$ 1,70.

Remonte o conjunto da embreagem nessa ordem: Apoie a carcaça da embreagem virada para cima em alguma superfície, coloque a arruela no centro e o platô, vá colocando alternadamente disco de embreagem e disco separador, como é mostrado na imagem, depois de feito isso, recoloque o conjunto no lugar e agora vamos ao processo inverso ao da desmontagem.
Imagem



Coloque as molas novas e os parafusos com porca para fixar a embreagem, coloque aquela chave allen para travar o giro do motor, agora na parte de cima da engrenagem. Coloque as duas arruelas da porca principal e aperte a porca, se a embreagem patinar, use a dica da chave de fenda que ensinei lá em cima no momento da remoção. Caso você tenha um torquímetro a sua disposição, o torque de aperto deve ser de 10,8kg.m ou 108N. Caso você não entenda isso e quer ter uma idéia do aperto, isso equivale a dizer que em um braço de alavanca de 1 metro de comprimento, você pÕe uma passa de aproximadamente 10kg, se a tua chave tem um comprimento de meio metro, você aplica o dobro (20kg).
Imagem



Se você estiver fazendo tudo isso sozinho, tem umas maneiras de conseguir apertar essa porca mais fácil. Observe a próxima foto. Com a mão direita eu dou o aperto, com a esquerda eu estou garantindo que a chave está bem apoiada, e com o dedão da mão esquerda eu estou segurando a chave allen até que ela fique firme por ela mesma quando eu começar o aperto.
Imagem



Agora trave a porca com uma chave de fenda ou algo que sirva para bater e que tenha alguma ponta, não sei se está bem visível para vocês na foto mas a porca tem uma "saia" e o eixo onde ela é rosqueada tem uma reentrância, como se fosse um encaixe de chaveta. Bata neste ponto para que a saia entre nessa reentrância, travando a porca, impedindo que ela folgue.
Imagem



Retire os parafuso das molas novamente para você colocar a placa da embreagem, Recoloque a placa da embreagem na posição que está na foto, com o rolamento exposto para fora. Nesses parafusos não se dá muito aperto, as próprias molas impedem que eles folguem.
Imagem



Depois coloque o pino de acionamento da embreagem (o lado mais comprido para dentro).
Imagem



Está pronto, mas antes de recolocar a tampa, observe o braço de acionamento da embreagem pelo lado de dentro da tampa, repare que há uma mola de retorno. Gire o braço de acionamento da embreagem até a mola encaixar e vocÊ sentir que o braço quer retornar, pronto, a tampa deve ser colocada no lugar dessa forma. Pise na alavanda de freio e com cuidado vá encaixando a tampa no lugar, observe os guias e a junta para não machucar. encaixe a tampa por igual. Se ela não quiser encaixar do lado da embreagem, mova a alavanca de embreagem para cima ou para baixo até sentir que encaixou. Do lado direito observe o encaixe da saída da bomba de óleo na tampa. Nunca force nem bata com nada, a não ser com as mãos, a tampa encaixa fácil se estiver colocando-a da maneira correta.
Imagem



Recoloque os parafusos da tampa, e para quem tiver dúvidas quanto aos diferentes tamanhos de parafusos, é só observar a imagem explodida abaixo. Os parafusos da tampa não recebem muito aperto, lembre-se do quanto que você usou de força para removê-los, o torque de aperto deles não achei no manual.
Imagem



Por fim, coloque o cabo de embreagem e ajuste a folga no manicoto. Parafuse as mangueiras do radiador. Recoloque o parafuso do tubo cromado de óleo que fica na parte de cima da tampa. Lembre-se que há duas arruelas de bronze, uma em cima e outra embaixo. Agora é só colocar óleo no motor (caso não tenha realizado o serviço com a moto deitada).
Imagem



Se sobrar alguma peça me dá que eu boto na minha XR 200 pra ver se ela corre mais hahahhahahaahahha

Enviado: 15 Dezembro 2005 à01 14:05
por Cleber Kajuru
PDC!!! :mrgreen: ficou massa parabéns!!! =D> mandou bem como sempre!!! :wink:

Enviado: 15 Dezembro 2005 à01 14:10
por achira19
De primeira.... =D> =D> =D> =D>

Enviado: 15 Dezembro 2005 à04 15:18
por TopsMan
:shock: cacetada ...... matou a pau lagatixa !!!! =D> =D> =D>

esse é o melhor DIY que eu vi até hoje !

Enviado: 15 Dezembro 2005 à22 15:31
por Felipe_RS
Quando eu crescer eu quero ser assim! hehehhe

PS: Mentira!

Enviado: 15 Dezembro 2005 à34 17:48
por lagatixa
Valeu o apoio galera! Mas eu fiz o mais simplificado possível pois ainda entra aí nesse meio a ordem dos discos descrita no manual como A e B, uns com os gomos menores e outros com os gomos maiores, mas não faz diferença na prática, ao menos nunca senti isso e os discos paralelos são iguais, já descarta essa diferença.

Eu digo que esse tutorial é só 90%, não é 100% porque temos que travar o motor com uma chave allen ao invés de uma ferramenta específica para travar isso. Seriam necessárias na verdade duas ferramentas especiais de fixação da embreagem, uma chave allen resolve a bronca de quem vai fazer o serviço em casa.

Mas deu pra ajudar né? :)

Enviado: 15 Dezembro 2005 à55 18:48
por rodrigo_m20
Profi demais, valeu aee =D> =D>

Enviado: 15 Dezembro 2005 à14 21:06
por Racer143
Só acrescentando! O certo é deixar os discos novos de molho no óleo novo pelo menos uma hoa pra encharcarem! Outra coisa!! Pra travar as engrenagens utilize um material masi mole q as engrenagens!! Aluminio de preferencia pois o aço da chave allen pode quebrar ou trincar ou marcar os dentes! Isso pode ocasionar barulhos! Eu usava uma barra daqueles guidões de aluminio! Funciona muito bem mas hoje tenho a ferramenta especifica!! Grande abraço!!

Enviado: 15 Dezembro 2005 à38 22:09
por lagatixa
Tá aí a dica de quem entende! Exatamente, a chave allen que usei na verdade era um aço safado em formado sextavado que dobrei e ficou em formato de uma chave allen, não é alumínio mas é menos rígido que o aço das engrenagens e de toda forma eu encaixo ele de maneira que pegue no dente inteiro da engrenagem.

Quanto aos discos, o manual apenas diz para melar de óleo.

Eu simplifiquei o máximo possível, mas essa dica aí do Renato quanto a usar um material menos rígido é muito importante já que não estamos usando a ferramenta correta para travemento, vamos fazer uma gambiarra bem feita hheheheheheh

Enviado: 16 Dezembro 2005 à48 01:53
por NESTOR/RS
Ô..... =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Enviado: 16 Dezembro 2005 à33 04:12
por Tracker
Muito boa a aula,filé!

Enviado: 16 Dezembro 2005 à14 07:16
por Fernando PF
cara... larga mão do emprego e abre logo uma oficina...

ficou 10!

Enviado: 16 Dezembro 2005 à50 07:25
por lagatixa
Que emprego? huauhauhauha Eu to desempregado por opção! A universidade toma muito meu tempo, aulas em turnos alternados, umas de manhã e outras a tarde, quem vai me contratar? Não consegui emprego à noite.

Se eu tivesse o conhecimento teórico de Fernando, as ferramentas da lidermotos e a prática do meu vizinho mecânico, eu pensaria em abrir uma oficina huauhauhahuahu

Atualmente eu me viro dando manutenção de computadores. Ontem uma empresa em que trabalhei ano passado me ligou perguntando se eu queria voltar a trabalhar com eles, daí eu disse que só se o salário melhorasse. Lá eu era polivalente e recebia merreca, ganhava mais com minhas manutenções e tinha mais tempo livre. A vantagem é que eles me concediam horário flexível, desde que eu cumprisse a carga horária, eu ia ou de manhã ou a tarde, de acordo com meu horãrio livre. Mas se o sal melhorar, eu volto ;)

Enviado: 16 Dezembro 2005 à27 07:40
por Fernando PF
ehhehe achei que fosse empregado.. sei como é a faculdade..ainda bem que a minha é a noite.

Bom, se vc tem esse meio tempo livre e gosta de fazer o trampo, mete ficha, nada melhor do que fazer o que a gente gosta e ganhar um troco com isso... eu já faço para alguns e só tomo cambão.. o $$$ que é bom não vem.. mas como o bobo aqui gosta de fazer acaba se dando mal sempre..

Enviado: 16 Dezembro 2005 à52 08:53
por Gargamel
=D> =D> =D> =D> =D>

Enviado: 16 Dezembro 2005 à17 09:21
por Fabrício
=D> =D> =D>

Show de bola....assim até eu consigo trocar a embreagem da toni... :wink:

Enviado: 24 Janeiro 2006 à07 16:45
por BOLINHA
Só um toque galera, se o motor for preparado, nem adianta colocar discos paralelos, compre direto os originais. ps: alguém já colocou um separador a mais como nas 2T ?

Re: Como trocar discos de embreagem da XR 250 e CBX 250

Enviado: 24 Setembro 2012 à10 16:12
por guisnt
Desenterrando bem do fundo...

To precisando fazer a embreagem da minha tornado...mas não entendo nada de mecânica. Lendo esse tópico umas 3 vezes, acredito que não seja nada impossível de se fazer, por que mais do que economizar eu quero aprender!
Minha moto começa a patinar bastante depois de um tempo rodando...no começo patina pouco. Andei pesquisando aqui, e vi o povo falando pra colocar disco de XLX250 e molas mais resistentes
(o q deixa a embreagem mais dura) como minha moto tem motor original acho q as molas originais dão conta.


Devo trocar mais alguma coisa ou somente discos e molas??

Aquela porca do meio é muito difícil de soltar mesmo ou nem tanto??

Será que dou conta ou deixo pro mecânico mesmo??

Aguardo ajuda...rs

Re: Como trocar discos de embreagem da XR 250 e CBX 250

Enviado: 24 Setembro 2012 à35 21:35
por Matsui
troque os discos e as molas e coloque a arruela pra garantir maior pressao,
nao conheco sobre as peças de XLX, mas


deve observar se os separadores estao empenados e gastos e se precisam ser trocados, tem que ler alguma coisa or ai pra saber,.

a porca e sim muito dificil de se soltar, mas vc consegue, pois tem vontade de fazer,

coloque as fotos suas aqui depois. joia::: joia::: joia::: joia:::

Re: Como trocar discos de embreagem da XR 250 e CBX 250

Enviado: 25 Setembro 2012 à43 20:49
por guilhermeDF
guisnt escreveu:Desenterrando bem do fundo...

To precisando fazer a embreagem da minha tornado...mas não entendo nada de mecânica. Lendo esse tópico umas 3 vezes, acredito que não seja nada impossível de se fazer, por que mais do que economizar eu quero aprender!
Minha moto começa a patinar bastante depois de um tempo rodando...no começo patina pouco. Andei pesquisando aqui, e vi o povo falando pra colocar disco de XLX250 e molas mais resistentes
(o q deixa a embreagem mais dura) como minha moto tem motor original acho q as molas originais dão conta.


Devo trocar mais alguma coisa ou somente discos e molas??

Aquela porca do meio é muito difícil de soltar mesmo ou nem tanto??

Será que dou conta ou deixo pro mecânico mesmo??

Aguardo ajuda...rs
ai velho vou de dar umas dicas.... esse serviço nao é simples mas tbm nao é tao complicado assim..

vc vai precisar dos discos(recomento os fisher- scud nao vale nada)
precisa tbm do plato e do cubo... nao se sabe se o seu esta bom bem provavel que nao esteja... esses sim compro da marca scud pois sao bons e baratos...

vc tbm vai precisar de 4 arruelas de aluminio compre-as depois que comprar o cubo e plato pois ai vc vai ter que medir pra ver qual vai dar certo....

bom vc tira basicamente os parafusos e tals mas eu recomento trocar a chave alem por um pedaço de pano dobrado pois nao corre o risco de danificar os dentes da engrenagens... use uma chave de cachimbo para tirar a porca central é mole mole... mas nao se esqueça de deixar os discos de molho no oleo por mais ou menos 1 hora.... se vc montar eles secos demais eles acabam desgastando mais rapido...

é isso amigao só prestar a atençao na desmontagem... se possivel vai desmontando e tirando fotos ai vc vai saber onde e como fica cada peça....

abraço e boa sorte no serviço...