Como trocar discos de embreagem da XR 250 e CBX 250
Enviado: 15 Dezembro 2005 à15 13:55
Mais um artigo de bastante importância para os membros desse fórum, apesar que poucos devem se aventurar em um serviço como esses, mas é de grande valia e não é difícil apesar de parecer complexo para um leigo. Vou fazô-lo de forma mais simplificada possível e bem ilustrada. Em primeiro lugar vou agradecer a Chico por deixar a moto de cobaia para a realização do serviço hahahahaha
Vou tentar antes dizer quais as ferramentas são necessárias:
- 4 arruelas para parafusos de 6mm
- Jornal para diminuir a sujeirada de óleo
- Chave L 8mm
- Chave L 10mm
- Chave combinada 10mm (chave combinada é a chave mais comum, de um lado boca e do outro estria)
- Chave Allen de qualquer medida só para travar o conjunto de engrenagens
- Chave de fenda média
- Chave combinada 12mm se quiser retirar o óleo para trabalhar com a moto em pé.
- Chave combinada de 24mm, para facilitar o serviço o ideal é chave de caixa de 24mm
obs: Se você puder substituir a chave allen que seria para travar o motor por algum pedaço de alumínio ou bronze, quanto menos resistente o material que for prensado contra o aço das engrenagens, melhor.
O primeiro passo é esgotar o óleo do motor ou se não quiser retirar o óleo, basta deitar a moto no chão para o lado esquerdo, antes certifique-se de que não há muita gasolina no tanque para evitar que derrame, mesmo com a tampa em bom estado, pode sair um pouco de gasolina pelo furo da chave, pois ela ficará bastante tempo deitada. Lembre-se também de fechar a torneirinha do tanque, ou derramará gasolina pelo respiro do carburador.
Comece removendo com chave L 8mm, os parafuso das duas mangueiras do radiador, coloque uma bacia embaixo, pois escorrerá óleo. Gire o parafuso de ajuste da embreagem que fica no manicoto, no sentido horário para deixar a embreagem baixa e facilitar que se solte o cabo de embreagem da alavanca que fica na tampa. Solte também o tubo cromado de passagem de óleo que fica na parte de cima da tampa, use a chave combinada 10mm. Cuidado para não perder as duas arruelas de bronze.
Com a L 8mm remova todos os parafusos da tampa (exceto do filtro de óleo). Após isto, pise na alavanca de freio para que a tampa tenha espaço para sair, retire a tampa com cuidado e sem usar chaves de fenda nas beiradas para não ferir a carcaça e nem a junta. Se a tampa estiver colada, acione a alavanca de embreagem com a mão mesmo que ela descolará, puxe agora a tampa na parte da frente do motor que é para ela se soltar do guia. Se a tampa sair com a junta inteira, não será necessário trocá-la, se já houver uma vazamento ou se rasgar/ferir a junta, não pense duas vezes: troque-a. Se ainda assim houver dificuldades em remover a tampa, apoie chaves apenas nas parte da tampa onte tem orelhas para isso, nunca nas partes tem que contato com a junta.
Folgue os 4 parafusos da embreagem alternadamente para remover a placa de embreagem, retire essa peça pontuda que fica no meio (pino de acionamento da embreagem), é só puxá-la. A alavanca de embreagem atua em cima dela. Repare na tampa como é o seu funcionamento.
Após retirar os 4 parafusos, consiga 4 arruelas para eles e recoloque os parafusos no lugar com as arruelas e as molas da embreagem, para que as molas pressionem os discos e seja possível retirar a porca principal de sustentação do conjunto. Pressione os parafuso só até encostar mesmo. Com os parafusos de volta no lugar, vai ficar esse espaço para colocar a chave de 24mm na porca principal, como na próxima foto.
Essa é a parte mais chata. É possível que você precise de uma mão de força para colocar na chave a aumentar a alavanca, pois esse parafuso recebe um aperto bem legal. Observe que na foto eu coloco uma chave allen entre as engrenagens da carcaça da embreagem e o eixo primário do virabrequim. Essa chave allen faz com que o motor não gire quando você forçar o desrosqueio da porca principal da embreagem. Force no sentido anti-horário para remover a porca, se a embreagem patinar e você não conseguir retirar a porca, vai precisar da chave de fenda, você vai colocá-la lá atrás depois do último disco de embreagem, mas não é no último disco de embreagem, é entre a carcaça da embreagem e o platô (no manual de peças ele chama de placa de pressão da embreagem). Dê umas pancadinhas de leve só para fincar a chave de fenda, ela vai aumentar a pressão entre os discos e o conjunto não patinará quando você for retirar a porca central.
Depois de remover a porca principal, retire os 4 parafusos das molas e retire o conjunto completo da embreagem.
Se você é marinheiro de primeira viagem, observe toda a desmontagem bem atento para não ficar em dúvidas na hora de montar. Na porca principal vão duas arruelas e dentro da carcaça da embreagem tem outra arruela (vai vê-la quando retirar os discos de embreagem. Nessa imagem explodida do conjunto de embreagem você entenderá bem a ordem das peças para uma montagem sem dúvidas.
Caso você tenha um paquímetro e queira medir a espessura dos discos, os valores limites são 2,69mm. A espessura do disco novo varia de 2,92mm a 3,08mm. As molas entram em fadiga também, principalmente nas motos de trilha já que os pilotos vivem agarrados na embreagem. O seu comprimento livre é de 35,6mm e seu limite de uso é em 34,8mm. Se você não tiver um paquímetro para medir esse comprimento, eu recomendo trocá-las sem pestanejar já que custam tão pouco. São 4 molas e cada uma na autorizada Honda custa R$ 1,70.
Remonte o conjunto da embreagem nessa ordem: Apoie a carcaça da embreagem virada para cima em alguma superfície, coloque a arruela no centro e o platô, vá colocando alternadamente disco de embreagem e disco separador, como é mostrado na imagem, depois de feito isso, recoloque o conjunto no lugar e agora vamos ao processo inverso ao da desmontagem.
Coloque as molas novas e os parafusos com porca para fixar a embreagem, coloque aquela chave allen para travar o giro do motor, agora na parte de cima da engrenagem. Coloque as duas arruelas da porca principal e aperte a porca, se a embreagem patinar, use a dica da chave de fenda que ensinei lá em cima no momento da remoção. Caso você tenha um torquímetro a sua disposição, o torque de aperto deve ser de 10,8kg.m ou 108N. Caso você não entenda isso e quer ter uma idéia do aperto, isso equivale a dizer que em um braço de alavanca de 1 metro de comprimento, você pÕe uma passa de aproximadamente 10kg, se a tua chave tem um comprimento de meio metro, você aplica o dobro (20kg).
Se você estiver fazendo tudo isso sozinho, tem umas maneiras de conseguir apertar essa porca mais fácil. Observe a próxima foto. Com a mão direita eu dou o aperto, com a esquerda eu estou garantindo que a chave está bem apoiada, e com o dedão da mão esquerda eu estou segurando a chave allen até que ela fique firme por ela mesma quando eu começar o aperto.
Agora trave a porca com uma chave de fenda ou algo que sirva para bater e que tenha alguma ponta, não sei se está bem visível para vocês na foto mas a porca tem uma "saia" e o eixo onde ela é rosqueada tem uma reentrância, como se fosse um encaixe de chaveta. Bata neste ponto para que a saia entre nessa reentrância, travando a porca, impedindo que ela folgue.
Retire os parafuso das molas novamente para você colocar a placa da embreagem, Recoloque a placa da embreagem na posição que está na foto, com o rolamento exposto para fora. Nesses parafusos não se dá muito aperto, as próprias molas impedem que eles folguem.
Depois coloque o pino de acionamento da embreagem (o lado mais comprido para dentro).
Está pronto, mas antes de recolocar a tampa, observe o braço de acionamento da embreagem pelo lado de dentro da tampa, repare que há uma mola de retorno. Gire o braço de acionamento da embreagem até a mola encaixar e vocÊ sentir que o braço quer retornar, pronto, a tampa deve ser colocada no lugar dessa forma. Pise na alavanda de freio e com cuidado vá encaixando a tampa no lugar, observe os guias e a junta para não machucar. encaixe a tampa por igual. Se ela não quiser encaixar do lado da embreagem, mova a alavanca de embreagem para cima ou para baixo até sentir que encaixou. Do lado direito observe o encaixe da saída da bomba de óleo na tampa. Nunca force nem bata com nada, a não ser com as mãos, a tampa encaixa fácil se estiver colocando-a da maneira correta.
Recoloque os parafusos da tampa, e para quem tiver dúvidas quanto aos diferentes tamanhos de parafusos, é só observar a imagem explodida abaixo. Os parafusos da tampa não recebem muito aperto, lembre-se do quanto que você usou de força para removê-los, o torque de aperto deles não achei no manual.
Por fim, coloque o cabo de embreagem e ajuste a folga no manicoto. Parafuse as mangueiras do radiador. Recoloque o parafuso do tubo cromado de óleo que fica na parte de cima da tampa. Lembre-se que há duas arruelas de bronze, uma em cima e outra embaixo. Agora é só colocar óleo no motor (caso não tenha realizado o serviço com a moto deitada).
Se sobrar alguma peça me dá que eu boto na minha XR 200 pra ver se ela corre mais hahahhahahaahahha
Vou tentar antes dizer quais as ferramentas são necessárias:
- 4 arruelas para parafusos de 6mm
- Jornal para diminuir a sujeirada de óleo
- Chave L 8mm
- Chave L 10mm
- Chave combinada 10mm (chave combinada é a chave mais comum, de um lado boca e do outro estria)
- Chave Allen de qualquer medida só para travar o conjunto de engrenagens
- Chave de fenda média
- Chave combinada 12mm se quiser retirar o óleo para trabalhar com a moto em pé.
- Chave combinada de 24mm, para facilitar o serviço o ideal é chave de caixa de 24mm
obs: Se você puder substituir a chave allen que seria para travar o motor por algum pedaço de alumínio ou bronze, quanto menos resistente o material que for prensado contra o aço das engrenagens, melhor.
O primeiro passo é esgotar o óleo do motor ou se não quiser retirar o óleo, basta deitar a moto no chão para o lado esquerdo, antes certifique-se de que não há muita gasolina no tanque para evitar que derrame, mesmo com a tampa em bom estado, pode sair um pouco de gasolina pelo furo da chave, pois ela ficará bastante tempo deitada. Lembre-se também de fechar a torneirinha do tanque, ou derramará gasolina pelo respiro do carburador.
Comece removendo com chave L 8mm, os parafuso das duas mangueiras do radiador, coloque uma bacia embaixo, pois escorrerá óleo. Gire o parafuso de ajuste da embreagem que fica no manicoto, no sentido horário para deixar a embreagem baixa e facilitar que se solte o cabo de embreagem da alavanca que fica na tampa. Solte também o tubo cromado de passagem de óleo que fica na parte de cima da tampa, use a chave combinada 10mm. Cuidado para não perder as duas arruelas de bronze.
Com a L 8mm remova todos os parafusos da tampa (exceto do filtro de óleo). Após isto, pise na alavanca de freio para que a tampa tenha espaço para sair, retire a tampa com cuidado e sem usar chaves de fenda nas beiradas para não ferir a carcaça e nem a junta. Se a tampa estiver colada, acione a alavanca de embreagem com a mão mesmo que ela descolará, puxe agora a tampa na parte da frente do motor que é para ela se soltar do guia. Se a tampa sair com a junta inteira, não será necessário trocá-la, se já houver uma vazamento ou se rasgar/ferir a junta, não pense duas vezes: troque-a. Se ainda assim houver dificuldades em remover a tampa, apoie chaves apenas nas parte da tampa onte tem orelhas para isso, nunca nas partes tem que contato com a junta.
Folgue os 4 parafusos da embreagem alternadamente para remover a placa de embreagem, retire essa peça pontuda que fica no meio (pino de acionamento da embreagem), é só puxá-la. A alavanca de embreagem atua em cima dela. Repare na tampa como é o seu funcionamento.
Após retirar os 4 parafusos, consiga 4 arruelas para eles e recoloque os parafusos no lugar com as arruelas e as molas da embreagem, para que as molas pressionem os discos e seja possível retirar a porca principal de sustentação do conjunto. Pressione os parafuso só até encostar mesmo. Com os parafusos de volta no lugar, vai ficar esse espaço para colocar a chave de 24mm na porca principal, como na próxima foto.
Essa é a parte mais chata. É possível que você precise de uma mão de força para colocar na chave a aumentar a alavanca, pois esse parafuso recebe um aperto bem legal. Observe que na foto eu coloco uma chave allen entre as engrenagens da carcaça da embreagem e o eixo primário do virabrequim. Essa chave allen faz com que o motor não gire quando você forçar o desrosqueio da porca principal da embreagem. Force no sentido anti-horário para remover a porca, se a embreagem patinar e você não conseguir retirar a porca, vai precisar da chave de fenda, você vai colocá-la lá atrás depois do último disco de embreagem, mas não é no último disco de embreagem, é entre a carcaça da embreagem e o platô (no manual de peças ele chama de placa de pressão da embreagem). Dê umas pancadinhas de leve só para fincar a chave de fenda, ela vai aumentar a pressão entre os discos e o conjunto não patinará quando você for retirar a porca central.
Depois de remover a porca principal, retire os 4 parafusos das molas e retire o conjunto completo da embreagem.
Se você é marinheiro de primeira viagem, observe toda a desmontagem bem atento para não ficar em dúvidas na hora de montar. Na porca principal vão duas arruelas e dentro da carcaça da embreagem tem outra arruela (vai vê-la quando retirar os discos de embreagem. Nessa imagem explodida do conjunto de embreagem você entenderá bem a ordem das peças para uma montagem sem dúvidas.
Caso você tenha um paquímetro e queira medir a espessura dos discos, os valores limites são 2,69mm. A espessura do disco novo varia de 2,92mm a 3,08mm. As molas entram em fadiga também, principalmente nas motos de trilha já que os pilotos vivem agarrados na embreagem. O seu comprimento livre é de 35,6mm e seu limite de uso é em 34,8mm. Se você não tiver um paquímetro para medir esse comprimento, eu recomendo trocá-las sem pestanejar já que custam tão pouco. São 4 molas e cada uma na autorizada Honda custa R$ 1,70.
Remonte o conjunto da embreagem nessa ordem: Apoie a carcaça da embreagem virada para cima em alguma superfície, coloque a arruela no centro e o platô, vá colocando alternadamente disco de embreagem e disco separador, como é mostrado na imagem, depois de feito isso, recoloque o conjunto no lugar e agora vamos ao processo inverso ao da desmontagem.
Coloque as molas novas e os parafusos com porca para fixar a embreagem, coloque aquela chave allen para travar o giro do motor, agora na parte de cima da engrenagem. Coloque as duas arruelas da porca principal e aperte a porca, se a embreagem patinar, use a dica da chave de fenda que ensinei lá em cima no momento da remoção. Caso você tenha um torquímetro a sua disposição, o torque de aperto deve ser de 10,8kg.m ou 108N. Caso você não entenda isso e quer ter uma idéia do aperto, isso equivale a dizer que em um braço de alavanca de 1 metro de comprimento, você pÕe uma passa de aproximadamente 10kg, se a tua chave tem um comprimento de meio metro, você aplica o dobro (20kg).
Se você estiver fazendo tudo isso sozinho, tem umas maneiras de conseguir apertar essa porca mais fácil. Observe a próxima foto. Com a mão direita eu dou o aperto, com a esquerda eu estou garantindo que a chave está bem apoiada, e com o dedão da mão esquerda eu estou segurando a chave allen até que ela fique firme por ela mesma quando eu começar o aperto.
Agora trave a porca com uma chave de fenda ou algo que sirva para bater e que tenha alguma ponta, não sei se está bem visível para vocês na foto mas a porca tem uma "saia" e o eixo onde ela é rosqueada tem uma reentrância, como se fosse um encaixe de chaveta. Bata neste ponto para que a saia entre nessa reentrância, travando a porca, impedindo que ela folgue.
Retire os parafuso das molas novamente para você colocar a placa da embreagem, Recoloque a placa da embreagem na posição que está na foto, com o rolamento exposto para fora. Nesses parafusos não se dá muito aperto, as próprias molas impedem que eles folguem.
Depois coloque o pino de acionamento da embreagem (o lado mais comprido para dentro).
Está pronto, mas antes de recolocar a tampa, observe o braço de acionamento da embreagem pelo lado de dentro da tampa, repare que há uma mola de retorno. Gire o braço de acionamento da embreagem até a mola encaixar e vocÊ sentir que o braço quer retornar, pronto, a tampa deve ser colocada no lugar dessa forma. Pise na alavanda de freio e com cuidado vá encaixando a tampa no lugar, observe os guias e a junta para não machucar. encaixe a tampa por igual. Se ela não quiser encaixar do lado da embreagem, mova a alavanca de embreagem para cima ou para baixo até sentir que encaixou. Do lado direito observe o encaixe da saída da bomba de óleo na tampa. Nunca force nem bata com nada, a não ser com as mãos, a tampa encaixa fácil se estiver colocando-a da maneira correta.
Recoloque os parafusos da tampa, e para quem tiver dúvidas quanto aos diferentes tamanhos de parafusos, é só observar a imagem explodida abaixo. Os parafusos da tampa não recebem muito aperto, lembre-se do quanto que você usou de força para removê-los, o torque de aperto deles não achei no manual.
Por fim, coloque o cabo de embreagem e ajuste a folga no manicoto. Parafuse as mangueiras do radiador. Recoloque o parafuso do tubo cromado de óleo que fica na parte de cima da tampa. Lembre-se que há duas arruelas de bronze, uma em cima e outra embaixo. Agora é só colocar óleo no motor (caso não tenha realizado o serviço com a moto deitada).
Se sobrar alguma peça me dá que eu boto na minha XR 200 pra ver se ela corre mais hahahhahahaahahha