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Enviado: 01 Fevereiro 2006 à54 14:05
por pdalazoana
Pois é ....deu que a pagina "espirooUU" e atualizei e deu issoo....

Enviado: 01 Fevereiro 2006 à13 14:07
por pdalazoana
Gelous confirma pra mim a medida do pistão da Dt acho que é 68mm?

Enviado: 01 Fevereiro 2006 à38 14:08
por pdalazoana
AAhhh precisaria saber qual a taxa original de fábrica....

Enviado: 01 Fevereiro 2006 à09 14:39
por Fernando PF
Bom, sendo curto e grosso rsrsrs: se o kit foi "desenvolvido" a montagem deveria ser feita sem a adição de juntas, ou seja, quando vc's viram um motor na fábrica ser montado com duas juntas para poder funcionar???? Já se quem "idealizou"o kit com o uso de juntas adicionais, este não fez mais nada que uma adaptação de peças disponíveis no mercado.... nem sei pq disse isso, acho que era só pra complicar mesmo....
Confirma todas as medidas aí, da biela para ver o que acontece. Quanto ao rebaixo do pistão acho que não teria tanta interferência na durabilidade ou risco de quebra, pois a taxa não é exagerada, mas teria que medir qual a espessura da cabeça do pistão, se for uns 6mm, deixar com 5 não teria problemas.

Gelouca :lol: , sua pergunta é difícil de responder, hj as motos importadas já usam cerca de 14:1 de taxa, rodando a gasolina (claro que não da nossa), mas vem para cá e apenas sofrem acerto na carburação e rodam tranquilo.. Mas são motores forjados, extremamente refrigerados e com uma ótima ignição, o que não os deixa "grilarem" e aumenta sua eficiência. Já nas nossas nacionais, onde o pistãozinho é no máximo hiperteutico, os fabricantes utilizam no máximo 10,5:1 (na YBR, foi o máximo que vi das nacionais), onde então a honda fica para baixo dos 10:1. Os fabricantes levam tudo em conta, a refrigeração, a utilização e o combustível, que gera carbonização na cabeça do pistão, esta que fica com até 1mm de altura, já então aumentando a taxa e prejudicando a queima, ou seja só um doente mental consegue quebrar um motor original :lol: Acima de 10,5:1 para um pistão comum, SEM MEXER NA IGNIÇÃO, com o cabo enrolado e a temperatura lá em cima eu acho arriscado, mas geralmente é a partir desta taxa que o treco começa a dar diferença mesmo. Os motores GM VHC sofreram uma excelente evolução com o aumento da taxa (12.6:1), com pistões "comuns" mas com uma excelente injeção, com sensores de detonação e tudo mais, gerando 80cv em um 1.0 8V, mas há quem no começo enfrentou problemas com desgaste prematuro dos anéis e pistão, já que o acerto ainda estava sendo feito nas maos dos consumidores. Os motores são máquinas térmicas, funcionam melhor com maior temperatura, o aumento da taxa gera maior temperatura na câmara, comprime mais a mistura, gerando uma queima mais rápida(velocidade da queima maior) e com mais caloria, gerando maior trabalho e obtendo um melhor rendimento em todas as faixas de rotações, podendo-se ainda tirar melhores proveitos de comandos de válvulas com cruzamento maior, onde o tempo em que as válvulas ficam fechadas por menos tempo e proporcionam maior ganho em alta.... etc. etc. etc..dá pra escrever um livro sobre isso. :mrgreen:
Abraços

Enviado: 01 Fevereiro 2006 à55 15:12
por Gustavo/PR
=D>

Enviado: 01 Fevereiro 2006 à08 22:48
por MoLoToV
GELOUS escreveu:Aproveitando o tópico, tenho algumas dúvidas em relação à taxa de compressão! Qual a taxa mais alta possível que dá pra continuar usando gasolina comum sem que ocorra pré-detonação? Quero rebaixar o cabeçote da DTzinha e queria saber como faço pra chegar a um número cabalístico de mm que posso retirar pra obter a taxa desejada? Mais uma coisa, o ganho é em alta ou em baixa ou é em todos os regimes?
Quanto mais taxa, mais baixa e menos alta, claro que com certo limite né !
Quanto a taxa, na dt nao é bom colocar mto, a bixa vai ferver mto facil, o correto e dar uma taxada de 1mm no max, mas mudar o desenho da camara de combustao !

Enviado: 02 Fevereiro 2006 à26 01:41
por NESTOR/RS
Não digo....nosso engenheiro, é mais criativo do que os engenheiros dos outros!!!!!! :lol: :lol:
=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Enviado: 02 Fevereiro 2006 à08 08:59
por Predador
Gelous, o diâmetro do pistão da DT é 57mm e a taxa é 5,7 porém.... essa taxa é variável porque quando o Y está fechado ela se altera pra mais já que no 2T ela não depende do curso, depende da altura em que a janela de escape se fecha

Enviado: 02 Fevereiro 2006 à28 09:08
por Predador
MoLoToV escreveu:
GELOUS escreveu:Aproveitando o tópico, tenho algumas dúvidas em relação à taxa de compressão! Qual a taxa mais alta possível que dá pra continuar usando gasolina comum sem que ocorra pré-detonação? Quero rebaixar o cabeçote da DTzinha e queria saber como faço pra chegar a um número cabalístico de mm que posso retirar pra obter a taxa desejada? Mais uma coisa, o ganho é em alta ou em baixa ou é em todos os regimes?
Quanto mais taxa, mais baixa e menos alta, claro que com certo limite né !
Quanto a taxa, na dt nao é bom colocar mto, a bixa vai ferver mto facil, o correto e dar uma taxada de 1mm no max, mas mudar o desenho da camara de combustao !
Isso de + taxa piorar em alta não pareçe ter muita lógica, as motos 2T de competição tem bem mais taxa que uma DT e são feitas para funcionar em giro + alto

Enviado: 02 Fevereiro 2006 à20 09:16
por Fernando PF
O aumento da taxa melhora em todas as rotações, o problema de não obter um ganho tão esperado em alta, relacionando com o ganho de baixa não é por causa do aumento da taxa, e sim pelo ajuste do ponto de ignição em alta para a nova taxa, ou seja, quer taxar, dê jeito em uma boa ignição.

Enviado: 02 Fevereiro 2006 à17 11:52
por Predador
Fernando PF escreveu:O aumento da taxa melhora em todas as rotações, o problema de não obter um ganho tão esperado em alta, relacionando com o ganho de baixa não é por causa do aumento da taxa, e sim pelo ajuste do ponto de ignição em alta para a nova taxa, ou seja, quer taxar, dê jeito em uma boa ignição.
´
aí tá certo

Enviado: 02 Fevereiro 2006 à13 11:57
por MoLoToV
Fernando PF escreveu:O aumento da taxa melhora em todas as rotações, o problema de não obter um ganho tão esperado em alta, relacionando com o ganho de baixa não é por causa do aumento da taxa, e sim pelo ajuste do ponto de ignição em alta para a nova taxa, ou seja, quer taxar, dê jeito em uma boa ignição.
[-o< [-o< [-o< [-o< [-o< !!

Enviado: 02 Fevereiro 2006 à24 12:03
por GELOUS
Hauhauahaua!!! Valeu galera! Mas acho que rebaixar o cabeçote não é algo tão simples assim, né? E aqui em Brasília não há mecânicos que mexam em DT 200 com competência! :cry: Eu queria muito fazer um trabalho nas janelas e no cabeçote, mas pra isso precisava de um mecânico bom...
Vamos ver como a motinha vai ficar com as palhetas de fibra de carbono e com a Magnetron. De repente, nem vou precisar mexer em mais nada! :lol: Já vai bastar pro meu nível de pilotagem! :mrgreen:

Enviado: 02 Fevereiro 2006 à18 21:16
por fzr1000top
pdalazoana, SE VC COMPROU O KIT PRO-X NAO PRECISA ESQUENTAR A CABEÇA POIS A BIELA E MAIS CURTA , DESSE MODO A COMPRESSAO JA FICA 10 !!!!!
Poi é Fernando..... o Pistão ja vem com a cabeça rebaixada, mas acho que para deixar o topo do pistão alinhado com o topo do cilindro. Possui tambem as cavas das válvulas mas em posições diferentes das do original. Não estou com o pistão aqui, devo pega-lo na retífica na quinta à tarde e se conseguir uma máquina digital posto uma foto dele na sexta. Agora explica melhor esta história de adiantar o ponto.... Um abraço

Enviado: 02 Fevereiro 2006 à56 21:40
por guilherme_sbc
Vixi, num manjo nada mas eu piro nas explicações do FernandoPF.

Enviado: 03 Fevereiro 2006 à20 14:16
por pdalazoana
Pois é peguei o kit da retífica, seguem as fotos do pistão (Veja ai Fernando PF!!)
Imagem
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Enviado: 03 Fevereiro 2006 à09 15:01
por Fernando PF
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:


Gostei.. parecido com o da falcon, se não for o mesmo..

Enviado: 03 Fevereiro 2006 à45 15:05
por Fernando PF
retomando os cálculos... como a altura do pistão ficará 0.5mm para cima do cilindro (correto?!?!) e vc acrescentará uma junta de 1mm no cilindro (parte de baixo) o volume ganho na câmara seria referente a 0.5mm a mais de altura.

:arrow: tirando 5 somando dois multiplicando por pi, noves fora, e arredondando :

:arrow: 11.36 :1 de taxa... bem acertadinha e não abusando fica bom demais.. só não dá pra deixar o cabo enrolado o tempo todo, tem que dar uma folga pro bicho

Enviado: 03 Fevereiro 2006 à11 15:12
por Fabrício
Se vai colocar apenas 1 junta...eu aconcelharia colocar o pistão com 0,8mm da parte de cima da camisa...
Com 0.5mm + 01 junta...tá facim de bater... #-o

Enviado: 03 Fevereiro 2006 à06 15:17
por Fernando PF
hum... daí teria que desbastar o pistão.. é uma boa, teria que tirar 0.8mm na cabeça.

ou então dar um passe de 0.5mm na cabeça, fazer as cavidades das válvulas e montar com uma junta a mais. Esses 0.5mm a menos na cabeça não aferarão em nada na resistencia do pistão.