levantamento de enduro
levantamento de enduro
Olá pessoal , alguém por aí sabe levantar enduros de regularidade? Eu preciso de ajuda, pois quero aprender a fazer esses levantamentos.
Um abraço.
Um abraço.
olha... não vou dizer que sei, pq eu ainda to aprendendo, já tem 2 anos q to ajudando no enduro da telha ... e vou te falar uma coisa: a parada é de responsa !
1- primeira coisa q vc tem q saber é navegar e planilhar, se n souber, esquece! E tem q se saber desenhar as tulipas...
2 - tem q se ter uma nocão muito boa de médias de velocidade e saber atribuir as médias a cada categoria diferente ....
3 - tem q ter uma boa noção do lugar onde se levanta o enduro... sair às cegas é muito complicado na hora de "passar" a planilha, vc tem q ter tudo em mente antes de fazer a planilha.
4 - tem se pensar em balaios, tem q pensar na volta, nos deslocamentos, no posicionamento dos PCs, tem q arrumar gente pra ficar em colchete, tem q conversar com dono de fazenda... saber se pode passar no lugar 80 - 100 motos...
n é nenhum bicho de 7 cabeças, mas é embassado a historia.
Basico do basico: saber navegar e planilhar, a coisa começa por ai.
posso trocar umas ideias contigo , me diz: qual sua experiencia com enduros ?
1- primeira coisa q vc tem q saber é navegar e planilhar, se n souber, esquece! E tem q se saber desenhar as tulipas...
2 - tem q se ter uma nocão muito boa de médias de velocidade e saber atribuir as médias a cada categoria diferente ....
3 - tem q ter uma boa noção do lugar onde se levanta o enduro... sair às cegas é muito complicado na hora de "passar" a planilha, vc tem q ter tudo em mente antes de fazer a planilha.
4 - tem se pensar em balaios, tem q pensar na volta, nos deslocamentos, no posicionamento dos PCs, tem q arrumar gente pra ficar em colchete, tem q conversar com dono de fazenda... saber se pode passar no lugar 80 - 100 motos...
n é nenhum bicho de 7 cabeças, mas é embassado a historia.
Basico do basico: saber navegar e planilhar, a coisa começa por ai.
posso trocar umas ideias contigo , me diz: qual sua experiencia com enduros ?
Olá,
me considero bom na leitura de planilhas, já que não me perco nos enduros, embora não consiga manter o ritmo durante a prova toda e quase sempre estou atrasado.
Sei planilhar e programar o totem e o compass.
Tenho excelente orientação espacial e memorizo com facilidade as trilhas por onde passo ( se uma vez vou com o grupo, da próxima vou sozinho ...)
em relação às tulipas, estou desenhando várias delas através de um programa que consegui na internet.
recebi uma planilha ( do Beto Corvo) e fiz o preenchimento da mesma, baseado em uma prova antiga e o resultado foi certinho.
O que estou precisando mesmo é de uma planilha do excel com 4 linhas (velocidades), pois a que eu tenho é só de duas; preciso também aprender a usar o compass no levantamento, pois ele tem uma tela de levantamento, e acredito que nesta tela o aparelho forneça a velocidade média de um certo trecho ( por exemplo daquela porteira , 0,00 Km até a entrada da matinha 2,34 km... );
a questão das médias é complicado , acho que é ai que está o tempero da coisa, onde entra a experiência do levantador... Acredito que o checador da trilha também possa ajudar bastante nesse quesito...
Enfim, não sei muita coisa, mas estou motivado e agradeço a sua ajuda e de outros.
Um abraço.
me considero bom na leitura de planilhas, já que não me perco nos enduros, embora não consiga manter o ritmo durante a prova toda e quase sempre estou atrasado.
Sei planilhar e programar o totem e o compass.
Tenho excelente orientação espacial e memorizo com facilidade as trilhas por onde passo ( se uma vez vou com o grupo, da próxima vou sozinho ...)
em relação às tulipas, estou desenhando várias delas através de um programa que consegui na internet.
recebi uma planilha ( do Beto Corvo) e fiz o preenchimento da mesma, baseado em uma prova antiga e o resultado foi certinho.
O que estou precisando mesmo é de uma planilha do excel com 4 linhas (velocidades), pois a que eu tenho é só de duas; preciso também aprender a usar o compass no levantamento, pois ele tem uma tela de levantamento, e acredito que nesta tela o aparelho forneça a velocidade média de um certo trecho ( por exemplo daquela porteira , 0,00 Km até a entrada da matinha 2,34 km... );
a questão das médias é complicado , acho que é ai que está o tempero da coisa, onde entra a experiência do levantador... Acredito que o checador da trilha também possa ajudar bastante nesse quesito...
Enfim, não sei muita coisa, mas estou motivado e agradeço a sua ajuda e de outros.
Um abraço.
entao bro... acho melhor a gente se falar aq pq ai mais gente pode palpitar... tem um goiano comedor de piqui aqui no forum q comecou a andar de moto logo depois descobriram o brasil, acho q ele e mais gente tbem podia dar opniao... enfim, acho q podiamos falar disso aq mesmo.
bom... pelo q vi vc já ta com meio caminho andado, falando especificamente do levantamento:
o q vc tem a fazer agora é o mais simples: botar a mao na massa.
vc coloca recorta/cola folhas brancas no roadbook, poe umas 3 canetas na bag e comeca a desenhar a planilha.
vendo a referencia vc para e coloca as distancias e desenha a tulipa da referencia... anda mais um pouco e para de novo, é um anda-para sem fim. Com a pratica vc aprende a memorizar uma referencia e distancia e na proxima vc para e já faz logo 2: a q vc "anotou" na cabeca e a q vc parou.
e claro já aproveita pra definir +/- as velocidades dos trechos, no chute mesmo, claro q nas primeiras vezes vc pode errar feio, mas com o tempo vc passa a chutar mais perto da realidade. Uma dica: nao coloque trechos muito grandes, se der qqr complicacao no caminho fica mais facil mexer na planilha inserindo ou trocando os trechos, fazendo pequenos trechos novos pra ligar um no outro,, o erro dos odometros ficam baixos (pq por mais q vc afira, nunca bate 100% o tempo todo, vc sabe), e mais algumas situacoes q so na pratica mesmo.... isso se der algum problema...
nao conheco compass, eu uso totem, mas já me disseram q eles tem exatamente as mesmas funcoes, a funcao de levantamento do totem é isso ai q vc falou, vc zera o odometro e vai até determinada referencia e ele indica a media. Na pratica só funciona depois q vc já definiu o trecho pois n tem como vc medir a media parando pra desenhar o trecho pois ai claro q a media vai ser sempre baixa ou entao zero, rs*
como vc disse o conferidor vai ajudar bastante a determinar as medias, qdo vc for desenhar ou mesmo checar leve pelo menos 1 pessoa num nivel de pilotagem diferente do seu e veja como ela vai no trecho. O conferidor deve ser ou um over ou um master, ou entao um cara q manja muito de trilha, a experiencia dele é fundamental.
agora, infelizmente essas planilhas em excel eu n tenho.... se nao te passava.
as planilhas aqui das nossas provas sao digitalizadas por um cara q mora em outra cidade, posso ver com ele se ele tem, se ele liberar eu te passo.
q programa é esse q vc tá usando ??? se for aquele prisma ele mesmo já dá o tempo se vc inserir a media e as kms...
espero ter te ajudado, vamo ver se mais alguem ai palpita.... qqr coisa fala ai q eu tento exclarecer, mas ó só : nao se resuma apenas as minhas opnioes, eu to comecando ainda...
abraço.
bom... pelo q vi vc já ta com meio caminho andado, falando especificamente do levantamento:
o q vc tem a fazer agora é o mais simples: botar a mao na massa.
vc coloca recorta/cola folhas brancas no roadbook, poe umas 3 canetas na bag e comeca a desenhar a planilha.
vendo a referencia vc para e coloca as distancias e desenha a tulipa da referencia... anda mais um pouco e para de novo, é um anda-para sem fim. Com a pratica vc aprende a memorizar uma referencia e distancia e na proxima vc para e já faz logo 2: a q vc "anotou" na cabeca e a q vc parou.
e claro já aproveita pra definir +/- as velocidades dos trechos, no chute mesmo, claro q nas primeiras vezes vc pode errar feio, mas com o tempo vc passa a chutar mais perto da realidade. Uma dica: nao coloque trechos muito grandes, se der qqr complicacao no caminho fica mais facil mexer na planilha inserindo ou trocando os trechos, fazendo pequenos trechos novos pra ligar um no outro,, o erro dos odometros ficam baixos (pq por mais q vc afira, nunca bate 100% o tempo todo, vc sabe), e mais algumas situacoes q so na pratica mesmo.... isso se der algum problema...
nao conheco compass, eu uso totem, mas já me disseram q eles tem exatamente as mesmas funcoes, a funcao de levantamento do totem é isso ai q vc falou, vc zera o odometro e vai até determinada referencia e ele indica a media. Na pratica só funciona depois q vc já definiu o trecho pois n tem como vc medir a media parando pra desenhar o trecho pois ai claro q a media vai ser sempre baixa ou entao zero, rs*
como vc disse o conferidor vai ajudar bastante a determinar as medias, qdo vc for desenhar ou mesmo checar leve pelo menos 1 pessoa num nivel de pilotagem diferente do seu e veja como ela vai no trecho. O conferidor deve ser ou um over ou um master, ou entao um cara q manja muito de trilha, a experiencia dele é fundamental.
agora, infelizmente essas planilhas em excel eu n tenho.... se nao te passava.
as planilhas aqui das nossas provas sao digitalizadas por um cara q mora em outra cidade, posso ver com ele se ele tem, se ele liberar eu te passo.
q programa é esse q vc tá usando ??? se for aquele prisma ele mesmo já dá o tempo se vc inserir a media e as kms...
espero ter te ajudado, vamo ver se mais alguem ai palpita.... qqr coisa fala ai q eu tento exclarecer, mas ó só : nao se resuma apenas as minhas opnioes, eu to comecando ainda...
abraço.
gege.... isso ai é programacao do compass, maca somente os pontos de mudanca da media (pmm) ... o q ele quer é a planilha q calcula o tempo das referencias.
o tempo é calculado em funcao da km e da media...
pelo q eu entendi a q ele tem calcula o tempo para apenas 2 medias, ou seja marca 2 tempos.
ele quer uma pra 4 medias, gerando 4 tempos.
é isso ?
o tempo é calculado em funcao da km e da media...
pelo q eu entendi a q ele tem calcula o tempo para apenas 2 medias, ou seja marca 2 tempos.
ele quer uma pra 4 medias, gerando 4 tempos.
é isso ?
Finalmente apareceu um guerreiro de enduro por aki.
Dica quente: Pegue um fio de luz 5mm e enrrole uma ponta na prancheta de levantamento, na outra uma caneta bic furada para passar o fio.... Dessa maneira a caneta estará sempre em posição prá anotar as referências. A manha de memorizar duas ou mais referências é o pulo do gato pois adianta bem o trabalho. Em 2001 fiz o levantamento do independência aki em minha região com o pessoal do TCMG... Enquanto eu anotava duas referências eles anotavam cinco ou até seis de uma vez...
Colocar média é uma "M", mas geralmente tem que ser baseado na sua velocidade e na categoria que vc. está acostumado a andar.... EX. Se vc. é júnior e subiu tal trecho numa velocidade de 35kmh, considere 5% a mais para a senior e 10% a mais prá master e 5% a menos prá novato. A pior coisa que se pode ouvir num Enduro é que as médias estãvam ou baixas ou altas demais... Mas lembre-se, não existe e nunca existirá média justa, pois cada piloto anda em um ritmo diferente.
Dica quente: Pegue um fio de luz 5mm e enrrole uma ponta na prancheta de levantamento, na outra uma caneta bic furada para passar o fio.... Dessa maneira a caneta estará sempre em posição prá anotar as referências. A manha de memorizar duas ou mais referências é o pulo do gato pois adianta bem o trabalho. Em 2001 fiz o levantamento do independência aki em minha região com o pessoal do TCMG... Enquanto eu anotava duas referências eles anotavam cinco ou até seis de uma vez...
Colocar média é uma "M", mas geralmente tem que ser baseado na sua velocidade e na categoria que vc. está acostumado a andar.... EX. Se vc. é júnior e subiu tal trecho numa velocidade de 35kmh, considere 5% a mais para a senior e 10% a mais prá master e 5% a menos prá novato. A pior coisa que se pode ouvir num Enduro é que as médias estãvam ou baixas ou altas demais... Mas lembre-se, não existe e nunca existirá média justa, pois cada piloto anda em um ritmo diferente.
Extamente. Tenho uma de duas médias e quero uma de quatro. Mas não tem tanta urgência assim... Um pouco mais à frente, talvez até a gente consiga decifrar as terríveis fórmulas do excel... O mais importante são as dicas.TopsMan escreveu:gege.... isso ai é programacao do compass, maca somente os pontos de mudanca da media (pmm) ... o q ele quer é a planilha q calcula o tempo das referencias.
o tempo é calculado em funcao da km e da media...
pelo q eu entendi a q ele tem calcula o tempo para apenas 2 medias, ou seja marca 2 tempos.
ele quer uma pra 4 medias, gerando 4 tempos.
é isso ?
Esse forum é excelente.
Valeu!!
Tops,TopsMan escreveu:entao bro... acho melhor a gente se falar aq pq ai mais gente pode palpitar... tem um goiano comedor de piqui aqui no forum q comecou a andar de moto logo depois descobriram o brasil, acho q ele e mais gente tbem podia dar opniao... enfim, acho q podiamos falar disso aq mesmo.
bom... pelo q vi vc já ta com meio caminho andado, falando especificamente do levantamento:
o q vc tem a fazer agora é o mais simples: botar a mao na massa.
vc coloca recorta/cola folhas brancas no roadbook, poe umas 3 canetas na bag e comeca a desenhar a planilha.
vendo a referencia vc para e coloca as distancias e desenha a tulipa da referencia... anda mais um pouco e para de novo, é um anda-para sem fim. Com a pratica vc aprende a memorizar uma referencia e distancia e na proxima vc para e já faz logo 2: a q vc "anotou" na cabeca e a q vc parou.
e claro já aproveita pra definir +/- as velocidades dos trechos, no chute mesmo, claro q nas primeiras vezes vc pode errar feio, mas com o tempo vc passa a chutar mais perto da realidade. Uma dica: nao coloque trechos muito grandes, se der qqr complicacao no caminho fica mais facil mexer na planilha inserindo ou trocando os trechos, fazendo pequenos trechos novos pra ligar um no outro,, o erro dos odometros ficam baixos (pq por mais q vc afira, nunca bate 100% o tempo todo, vc sabe), e mais algumas situacoes q so na pratica mesmo.... isso se der algum problema...
nao conheco compass, eu uso totem, mas já me disseram q eles tem exatamente as mesmas funcoes, a funcao de levantamento do totem é isso ai q vc falou, vc zera o odometro e vai até determinada referencia e ele indica a media. Na pratica só funciona depois q vc já definiu o trecho pois n tem como vc medir a media parando pra desenhar o trecho pois ai claro q a media vai ser sempre baixa ou entao zero, rs*
como vc disse o conferidor vai ajudar bastante a determinar as medias, qdo vc for desenhar ou mesmo checar leve pelo menos 1 pessoa num nivel de pilotagem diferente do seu e veja como ela vai no trecho. O conferidor deve ser ou um over ou um master, ou entao um cara q manja muito de trilha, a experiencia dele é fundamental.
agora, infelizmente essas planilhas em excel eu n tenho.... se nao te passava.
as planilhas aqui das nossas provas sao digitalizadas por um cara q mora em outra cidade, posso ver com ele se ele tem, se ele liberar eu te passo.
q programa é esse q vc tá usando ??? se for aquele prisma ele mesmo já dá o tempo se vc inserir a media e as kms...
espero ter te ajudado, vamo ver se mais alguem ai palpita.... qqr coisa fala ai q eu tento exclarecer, mas ó só : nao se resuma apenas as minhas opnioes, eu to comecando ainda...
abraço.
o programa que estou usando está em http://www.brokepeig.com/tulipcomposer/ :idea:
Com ele consegui fazer um montão de tulipas. Vou ver se consigo mandar algumas como exemplo (caso alguém se interesse, posso disponibilizar todas que já desenhei).
Obs.: elas estão armazenadas na pasta minhas imagens, em meu computador e não sei como disponibilizá-las (tentei aquele macete do [img]local[/img] , só que não sei como colocar esse local... O que faço?
Bom, bou tentar copia-las para o yahoo fotos e depois envia-las. Acho que vai dar certo... Daqui a pouco veremos.
Um abraço.
blz adriano... muito bem desenhadas. N deu pra eu ver o programa, o link n deu certo, deu pagina n encontrada.... mas pelos exemplos ai, é um otimo programa.
acho q agora é realmente botar a mao na masssa, um fim de semana ai faz um trecho de uns 15 km... depois passa pro comp. e entrega pra alguem conferir... só um teste mesmo.
mas se me lembro bem, as medias tem q ser multiplo de 3... tá certo isso synval ? ou n se usa mais isso ?
... sei lá.... hauhauhauha... definir média é uma m... mesmo, é a parte mais dificil, vou ver se converso com meu amigo q é mais experiente nissso e ver como é q ele faz, pq eu n lembro mais.... heheheh
acho q agora é realmente botar a mao na masssa, um fim de semana ai faz um trecho de uns 15 km... depois passa pro comp. e entrega pra alguem conferir... só um teste mesmo.
óóó só... o synval deu umas dicas legais ai pra cima...synval escreveu:.
EX. Se vc. é júnior e subiu tal trecho numa velocidade de 35kmh, considere 5% a mais para a senior e 10% a mais prá master e 5% a menos prá novato.
mas se me lembro bem, as medias tem q ser multiplo de 3... tá certo isso synval ? ou n se usa mais isso ?
... sei lá.... hauhauhauha... definir média é uma m... mesmo, é a parte mais dificil, vou ver se converso com meu amigo q é mais experiente nissso e ver como é q ele faz, pq eu n lembro mais.... heheheh
Editado pela última vez por TopsMan em 04 Março 2006 à02 13:04, em um total de 1 vez.
Tops,
o link estava mesmo errado....
agora vai o certo http://www.brookepeig.com/tulipcomposer
Valeu!!
o link estava mesmo errado....
agora vai o certo http://www.brookepeig.com/tulipcomposer
Valeu!!
Uma coisa muito importante são os experimentais da prova, primeiro pra conferir referências, depois referências e médias. Quem vai fazer o experimental não pode até o momento ter participado do levantamento e quanto menos conheçer a região, melhor. Lembre que o que pareçe certo pra você pode ser apenas porque você já conheçe o roteiro.
Uma coisa q considero importante p/ a segurança dos competidores e até da população q mora nos arredores de onde está sendo feita a prova é o seguinte:
- Apos uma trilha de dificuldade, com trechos mais difíceis, enroscos, laços, etc... seria fundamental colocar um NEUTRO 3, 4 ou 5 minutos. PRINCIPALMENTE se depois dessa trilha tiver um estradão, pois a maioria q se atrapalha nas trilhas mais dificeis, e chegam atrasados, aproveitam o estradão p/ tirar tempo, imprimem velocidade muito mais alta do q indicado na planilha, e isso é muito comum de acontecer, e sempre acontece acidentes, carro na contra mao, piloto q bate contra piloto...
Aki na região a maioria das provas a gente faz assim... trilha travada seguida de estradão... coloca-se NEUTRO p/ a galera poder se ajustar ao tempo.
Abraços
- Apos uma trilha de dificuldade, com trechos mais difíceis, enroscos, laços, etc... seria fundamental colocar um NEUTRO 3, 4 ou 5 minutos. PRINCIPALMENTE se depois dessa trilha tiver um estradão, pois a maioria q se atrapalha nas trilhas mais dificeis, e chegam atrasados, aproveitam o estradão p/ tirar tempo, imprimem velocidade muito mais alta do q indicado na planilha, e isso é muito comum de acontecer, e sempre acontece acidentes, carro na contra mao, piloto q bate contra piloto...
Aki na região a maioria das provas a gente faz assim... trilha travada seguida de estradão... coloca-se NEUTRO p/ a galera poder se ajustar ao tempo.
Abraços
Caro Predador, aqui na nossa região esses "experimentais de provas" são os chamados checadores de prova. A função deles é essencial.
Pois é Peruch, a colocação de neutros após trechos difícieis é muito importante pelas razões que vc já dispôs. Ainda este ano devo levantar uma pequena prova por aqui( já defini o percurso), mas estou meiio sem tempo de conversar/convencer todos os fazendeiros a liberarem a passagem... daí, o projeto vai ficando pra depois.
Um abraço.
Pois é Peruch, a colocação de neutros após trechos difícieis é muito importante pelas razões que vc já dispôs. Ainda este ano devo levantar uma pequena prova por aqui( já defini o percurso), mas estou meiio sem tempo de conversar/convencer todos os fazendeiros a liberarem a passagem... daí, o projeto vai ficando pra depois.
Um abraço.
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- Mensagens: 92
- Registrado em: 03 Dezembro 2008 à11 10:54
Re: levantamento de enduro
amigos gostaria de fazer parte dessa pauta, estou querendo aprender a fazer levantamento, quem tiver aquivos do exel por favor me mandem [email protected]" target="_blank
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