Manutenção em Road Book R2

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Manutenção em Road Book R2

Mensagem por PERUCH »

Tinha colocado no DICAS mas apaguei e passei p/ cá.

Ferramentas:
- Chave de Fenda média
- Chave Allen pequena (não sei as medidas)
- Alicate de corte diagonal
- Fita isolante
- Cola Quente
- Solda de Estanho
- Bombril
- Limpa contato
- Spray Desengrimpante


Galera, não vou fazer passo a passo com fotos, mas vou dar umas dicas de como manter seu Road Book R2 sempre em ótimo estado de funcionamento.
(To pensando em desmontar o meu hj a noite, se isso acontecer eu tiro as fotos passo a passo, OK ?)
Como esses aparelhos são submetidos a condições extremas de poeira, barro, água e impactos, é comum q com o tempo eles apresentem problemas, os mais comuns são defeitos elétricos, oxidação e ferrugem.
Bem, vou tentar lembrar o q faço no meu e tá sempre funcionando.

1- Após o uso num enduro retire-o da moto e limpe o R2 com uma esponja úmida, podendo ser usado um pouco de detergente neutro na esponja, em seguida passe um pano macio. Limpe bem a botoeira, pode-se retirar o visor de acrílico e utilizar cera ou polidor fino p/ retirar pequenos arranhões (uma dica p/ não riscar o visor é aplicar uma camada de papel contact transparente, assim vc poderá sempre renovar o papel contact e o visor permanecerá intacto).

2- Se vc usa seu R2 frequentemente em condições adversas, é bom fazer uma revisão na parte interna a cada 3 meses (ou2, se vc usar MUITO).
* Comece retirando a tampa lateral, de onde sai a fiação da botoeira, são 3 parafusos bem compridos;
* Após tirar os 3 parafusos tome cuidado ao tirar a tampa lateral plástica, pois o pino onde se conecta o carregador é colado na tampa com cola quente, então solte com cuidado p/ que não arrebente nenhum fio.
* Depois, com cuidado retire a primeira camada da borracha protetora e de vedação (uma borracha preta em forma de triangulo q cobre todo o motor e pilhas do R2).
* Tirada a primeira camada da borracha de proteção, vc pode tirar as pilhas recarregáveis, puxa com cuidado, lembrando q nas pilhas estão soldadas os terminais do pino onde se carrega o R2, passe as pilhas por dentro do buraco especifico na borracha.
* Ainda sobra mais uma borracha de proteção sendo q essa n será preciso tirar, pois já dá de ter acesso ao motor do R2, já q estamos no motor, eu particularmente utilizo spay desengrimpante nele, pulverizo um pouco no orificio da parte traseira do motor, p/ que assim o óleo penetre dentro do motor e age tirando qqer ferrugem ou oxidação.
* Verifique toda a fiação das pilhas, e do conector do pino do carregador, geralmente essa fiação oxida, se vc manja de solda com estanho, pode trocar toda a fiação desses conectores e pilhas, basta q vc não se perca na hora de engatar todos os fios corretamente. Eu costumo marcar as cores dos fios e onde vão ser ligados, assim não corro risco de me perder.
* Após a troca dos fios e devidas soldas nos terminais, comece montando, utilizando o inverso de como desmontou... hehehe.., ou seja coloque a borracha de proteção do meio, depois as pilhas, depois prenda novamente o conector do pino do carregador com cola quente no local específico, coloque a ultima camada de borracha de proteção com cuidado p/ que não amasse ou esmague nenhum fio.
Depois disso parafuse novamente a tampa lateral e está pronto.
* Agora vamos à botoeira, nos modelos mais antigos a botoeira é de Tecnil com o botao de avanço e retrocesso de plastico. Do lado dela tem 2 parafuso allen, remova esses 2 parafusos e verifique se tem sujeira, se tiver vc deverá limpar, podendo utilizar um limpa contato e após uma escova de dentes p/ retirar os resíduos.
* Verifique se os fios não estão oxidados, se estiverem oxidados, novamente vc pode cortá-lo, limpar bem os terminais com um bombril (se necessário) e após soldar novamente os fios nos terminais.
Dica: Se ao descascar o fio p; soldar e vc observar que os fios internos estão oxidados ou escuros, o ideal seria vc trocar todo o chicote, para isso vá numa loja de auto peças e peça um cabo com 4 vias (ou p/ garantir leve o chicote do R2 original). Você pode tb fazer com fios duplos normais, mas vai ficar um negócio feio e meio gambiarra. hehehehe.

Uma peça q costuma rachar ou abrir é a ponta do motor, ou seja a parte do R2 onde se encaixa a gaveta, onde a faz girar. è uma ponteira plástica sextavada q se engata o eixo principal da gaveta do R2. P/ evitar q essa peça se abra ou rache, leve o seu R2 num Torneiro Mecanico e peça p/ ele fazer uma capinha ou bucha p/ essa peça, pode ser de aluminio ou Inox. a bucha vai impedir q a peça se abra ou rache.

Lembre-se sempre de testar antes de montar para q se algo estiver errado vc não precise desmontar tudo de novo.

Espero ter ajudado galera, eu ja abri o meu R2 algumas vezes p/ revisar, não é tão complicado, um minimo conhecimento vc já saca o mecanismo dele.

Como prometi, aki estão as fotos, akbei de fazer a revisão dele:

Aqui estou mostrando um dos 3 parafusos q vc deve retirar:
Imagem

Aqui já a tampa solta, sem os parafusos:
Imagem

Reparem nessa foto que o conector do pino do carregador é preso na tampa q vc acabou de tirar, portanto cuidado ao puxar a tampa p/ não arrebentar os fios do conector:
Imagem

Agora estou retirando uma das proteções de borracha, é bem fácil retirá-las, basta segurar como mostra e puxar tomando cuidado com os fios q podem prender na borracha:
Imagem

Agora com a 1ª proteção já retirada, vamos a segunda q vcs podem ver abaixo:
Imagem

Retirando a 2ª proteção: (não reparem q a minha está faltando um pedaço, hehehe)
Imagem

Aqui já dá de ver melhor o motor e tb mais fácil de retirar as pilhas (se necessário):
nessa fase pulverize o spray antigrimpante no motor, nos orificios mesmo, q não dá nada, se estiver com oxidação nos terminais das pilhas aproveite e passe um bombril p/ tirar a oxidação ou em caso mais extremo tire a pilha fora, e troque toda a fiação usando a solda de estanho:
Imagem

E aqui uma foto da bucha ou capinha q eu mencionei no tutorial:
O Torneiro me cobrou R$ 5,00
Baratinho e evita q o pino de encaixe do motor rache ou desgaste.
Imagem

é isso ae pessoal, qqer dúvida perguntem q farei o possível p/ responder

Abração a todos!
Editado pela última vez por PERUCH em 27 Abril 2006 à44 23:24, em um total de 2 vezes.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

otimo tuto... parabens ! =D>
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Legal !!! =D> =D> =D>
Imigrante
Membro
Mensagens: 773
Registrado em: 15 Setembro 2005 à15 10:04

Mensagem por Imigrante »

10 mil tipos de medo!!!
É esse o road book que vc me vendeu???
Não esqueça de colocar todos os parafusos antes de me entregar. Hehe...
Quando devo estar recebendo ele?
Abraços...
:arrow:
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Imigrante escreveu:10 mil tipos de medo!!!
É esse o road book que vc me vendeu???
Não esqueça de colocar todos os parafusos antes de me entregar. Hehe...
Quando devo estar recebendo ele?
Abraços...
:arrow:
hauhauehauheaua
É esse mesmo q te vendi.
POde ficar tranquilo q ele tá 99% (100% só um zerado na caixa) :wink:
Viu, tá tdo certinho e agora vc sabe até como ele está por dentro.
To mandando meu office boy no correio agora mesmo.
Abraços
Divirta-se com o novo brinquedinho. hehehehe
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Boas dicas, parabéns Peruch. =D> =D>
Imigrante
Membro
Mensagens: 773
Registrado em: 15 Setembro 2005 à15 10:04

Mensagem por Imigrante »

Valeu Peruch,
De lambuja já aprendi até como dar manutenção nele.
Obrigado novamente.
Abraços...
:arrow:
Imigrante
Membro
Mensagens: 773
Registrado em: 15 Setembro 2005 à15 10:04

Mensagem por Imigrante »

Olá Peruch,
Recebi o R2, tudo certinho, conforme combinado.
Somente uma dúvida, como faço p/ acender a luz dele?
Vi que existe um cabo duplo saindo, próximo ao chicote da botoeira, teria que ligá-lo à bateria?
Resolvi perguntar antes de fazer #~*}@. :idea:
Abraços...
:arrow:
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Dae Imigrante.
Gostou do R2 ?
O fio ali vc tem q puxar do farol da moto, mas eu não se de kbeça qual fio exato, aconselho vc a levar num mecanico e pedir p/ ele puxar a fiação.
Vc pode aproveitar e coloca um plug ali no fio, dae na hora de tirar fica mais fácil.
E tb aproveitar akele furinho q tinha e usar uma chave Liga/Desliga p/ a Lampada do R2.

Abraços
Imigrante
Membro
Mensagens: 773
Registrado em: 15 Setembro 2005 à15 10:04

Mensagem por Imigrante »

Opa,
Gostei sim.
Tive que comprar um alongador p/ colocar na trava do guidão, pois os parafusos de fixação do R2 estavam pegando no tanque quando eu virava o guidão.
Sobre a lâmpada, já providenciei o botão, só ainda não fiz a instalação nos fios do farol. Se vc souber qual é a voltagem da lâmpada eu poderia localizar a voltagem do farol com um multímetro. Daí estaria resolvido.
Embora isso não tenha pressa, pois temos ainda vários meses até o enduro da madrugada.
Abraços...
:arrow:
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

A lampada q usei na iluminação é uma Gota, creio q seja 5 watts.
Enduro à noite é muito massa, já to até com saudades do Lua Cheia.
hehehe
Abraços ae
Domingo agora tem Enduro em São Ludgero, vou participar, testar meu novo R2. Tomara q não me deixe na mão. hahaha
Imigrante
Membro
Mensagens: 773
Registrado em: 15 Setembro 2005 à15 10:04

Mensagem por Imigrante »

Peruch,
Aposentei meu antigo Road Book manual e instalei o R2 na minha moto.
A iluminação dele eu liguei no positivo que vai p/ ignição e o negativo no quadro da moto. Coloquei um botão (On/Off) no buraco que já havia na carcaça do R2. Funcionou direitinho.
Domingo correrei o enduro do Jurão em Piraquara-PR, também espero não ficar na mão.

Tirei algumas fotos p/ mostrar como ficou, com as buchas p/ 22 mm e alongador do guidão, veja:
OBS.: Fotos feitas pelo celular, infelizmente c/ baixa qualidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ficaram restando somente 2 dúvidas:
1ª - Quanto tempo dura a bateria?
2ª - Quanto tempo leva p/ carregar a bateria?


No mais acho que era isso aí.
Boa sorte em São Ludgero!!!
Abraços...
:arrow:
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Caracas é muita coisa pra minha cabeça...
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Ficaram restando somente 2 dúvidas:
1ª - Quanto tempo dura a bateria?
2ª - Quanto tempo leva p/ carregar a bateria?

No mais acho que era isso aí.
Boa sorte em São Ludgero!!!
Abraços...


Bom dia Imigrante.
Vi q vc trocou o dupla face do visor, o meu 3M tinha acabado e eu só tinha um aki de 1,99... fininho demais e branco ainda. hehehe
Geralmente eu deixo o Road Book carregando na noite toda anterior a prova. Coloco ele lá pelas 22h e deixo até a hora de ir pro Enduro. heheheh
Mas vou dar uma olhada no manual do R2 novo q comprei.
Tb aproveito p/ olhar a duração da bateria, mas isso tudo depende do uso, se vc utilizar uma planillha muito grande (com muitas páginas) ele fica mais pesado e consome mais bateria. Eu uso 2 gavetas, qdo vejo q a planilha é grande, corto ela onde tem um apoio, e enrolo em 2 gavetas, dae no apoio é só trocar. Assim o motor trabalha sempre sem forçar e a bateria dura mais.

Qto a São Ludgero, não fui muito bem, dei uma bobeira, me perdi, e como as médias tavam um pouco altas na minha categoria (senior) p/ recuperar o atraso não foi fácil, era mão na soca direto e o tempo não baxava. hehehehe.
Resultado: Não perdi nenhum PC, mas cheguei a passar 4 minutos atrasado em 2 pcs... dae perdi no total 2.559 pontos... e como era uma Etapa do Catarinense e a galera tá muito forte... fiquei em 19º Lugar :cry:
P/ ter uma idéia o 10º da Cat. Senior perdeu 900 pontos. aheuaehae
fróids véio.

Abraços ae.
To vendendo mais algumas coisinhas, dá uma olhada em Classificados (VENDA DE EQUIPAMENTOS USADOS). De repente vc se interessa por algo lá.
hehehe
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem