COMO UTILIZAR UMA PLANILHA - Enduro de Regularidade
Enviado: 26 Maio 2006 à23 14:37
Boa tarde galera.
Vou postar aqui algumas dicas, fáceis para quem está querendo aprender a utilizar uma planilha num Enduro de Regularidade.
Vamos aos passos:
1- HODÔMETRO - Indica a Quilometragem, ou seja, no caso acima, o Hodometro O,OO indica a largada da prova. Nos enduros de regularidade o Hodômetro é marcado de 10 em 10 Mts. Ou seja, qdo o Hodometro marcar (usando o modelo da foto) 0,02 equivale a 20 metros. P/ facilitar o ultimo numero (a direita) marca as dezenas, o numero depois da vírgula marca as centenas e o antes da virgula marca Kilometros.
2- TRECHOS - Indicam a mudança de Média (Velocidade) naquela parte (trecho) da prova. Notem q no TRECHO 01 a velocidade era de 30 Km/h e no TRECHO 02 houve uma mudança de média p/ 36 Km/h.
3- MÉDIA - Velocidade Média determinada em devido trecho da trilha.
4- TEMPO DE PROVA (Horario) - Indica o tempo q vc tem q manter na prova, ou seja, depois de percorrer o primeiro trecho, vc olha p/ o seu relógio de pulso e ele está 20 Segundos atras do horario da planilha, então significa q vc está 20 segundos atrasado.
5- REFERENCIA (Desenho) - Indica o caminho q vc deve percorrer, é nele q estão descritos todos os caminhos q vc tem q seguir, os desenhos da planilha variam muito, ou seja, vc pode encontrar observações como: Rio, POnte, Cuidado Erosões, Desça, Suba, PEDRAS, Granja, etc... tb pode aparecer desenhado Mata Burro, Pontes, Casas, Igrejas, Rodovias, Lagos, etc... enfim, é um desenho da situação real q vc se encontra.
Vamos agora tentar por em prática tudo isso:
Vc está no caminhão de largada, esperando seu horário de largada (cada piloto tem seu horario de largada, dependendo da organização ou do Regulamento de cada Campeonato, o tempo de intervalo de cada piloto pode variar, usamos aki 20s de intervalo. Então digamos q vc seja o piloto número 01, o piloto número 0 (q não existe) largaria as 09:00:00, então vc q é o numero 01 vai largar as 09:00:20s). Vc está no Hodometro 0,00, em cima do caminhão de largada, qdo seu relogio der o tempo de 09:00:20s vc larga na velocidade de 30 Km/h.... Qdo o Hodometro bater em 0,02 vc terá q cruzar um Trevo e seguir pela direita dele.... logo a frente na proxima referencia vc deverá entrar a Direita em 0,36 e seu tempo de prova deverá ser de 0:00:43. Ai vc deverá olhar p/ ver se está atrasado ou adiantado.
Reparem q na referencia 0,58 já é o TRECHO 02, (onde vc deverá pegar uma estrada ou trilha à esquerda) houve uma mudança de média (velocidade), agora passa a ser de 36 Km/h, entao acelere um pouco mais e siga a planilha.
E assim vai... Durante a leitura da planilha vc irá encontrar nos trechos uma marcação com um N, q seria um NEUTRO. e do lado da marcação virá um tempo (00:04:00) no exemplo um Neutro de 04 Minutos. Entao qdo chegar nesse NEUTRO vc deverá esperar parado 04 minutos. Isso a organização faz sempre depois de alguma trilha mais dificil, onde vc se atrasa um pouco, então tem esse NEUTRO p; dar uma acertada no seu tempo e tb uma respirada. hehehehe.
Por enquanto é isso...
Abraços
Qualquer duvida ae é só perguntarem
Vou postar aqui algumas dicas, fáceis para quem está querendo aprender a utilizar uma planilha num Enduro de Regularidade.
Vamos aos passos:
1- HODÔMETRO - Indica a Quilometragem, ou seja, no caso acima, o Hodometro O,OO indica a largada da prova. Nos enduros de regularidade o Hodômetro é marcado de 10 em 10 Mts. Ou seja, qdo o Hodometro marcar (usando o modelo da foto) 0,02 equivale a 20 metros. P/ facilitar o ultimo numero (a direita) marca as dezenas, o numero depois da vírgula marca as centenas e o antes da virgula marca Kilometros.
2- TRECHOS - Indicam a mudança de Média (Velocidade) naquela parte (trecho) da prova. Notem q no TRECHO 01 a velocidade era de 30 Km/h e no TRECHO 02 houve uma mudança de média p/ 36 Km/h.
3- MÉDIA - Velocidade Média determinada em devido trecho da trilha.
4- TEMPO DE PROVA (Horario) - Indica o tempo q vc tem q manter na prova, ou seja, depois de percorrer o primeiro trecho, vc olha p/ o seu relógio de pulso e ele está 20 Segundos atras do horario da planilha, então significa q vc está 20 segundos atrasado.
5- REFERENCIA (Desenho) - Indica o caminho q vc deve percorrer, é nele q estão descritos todos os caminhos q vc tem q seguir, os desenhos da planilha variam muito, ou seja, vc pode encontrar observações como: Rio, POnte, Cuidado Erosões, Desça, Suba, PEDRAS, Granja, etc... tb pode aparecer desenhado Mata Burro, Pontes, Casas, Igrejas, Rodovias, Lagos, etc... enfim, é um desenho da situação real q vc se encontra.
Vamos agora tentar por em prática tudo isso:
Vc está no caminhão de largada, esperando seu horário de largada (cada piloto tem seu horario de largada, dependendo da organização ou do Regulamento de cada Campeonato, o tempo de intervalo de cada piloto pode variar, usamos aki 20s de intervalo. Então digamos q vc seja o piloto número 01, o piloto número 0 (q não existe) largaria as 09:00:00, então vc q é o numero 01 vai largar as 09:00:20s). Vc está no Hodometro 0,00, em cima do caminhão de largada, qdo seu relogio der o tempo de 09:00:20s vc larga na velocidade de 30 Km/h.... Qdo o Hodometro bater em 0,02 vc terá q cruzar um Trevo e seguir pela direita dele.... logo a frente na proxima referencia vc deverá entrar a Direita em 0,36 e seu tempo de prova deverá ser de 0:00:43. Ai vc deverá olhar p/ ver se está atrasado ou adiantado.
Reparem q na referencia 0,58 já é o TRECHO 02, (onde vc deverá pegar uma estrada ou trilha à esquerda) houve uma mudança de média (velocidade), agora passa a ser de 36 Km/h, entao acelere um pouco mais e siga a planilha.
E assim vai... Durante a leitura da planilha vc irá encontrar nos trechos uma marcação com um N, q seria um NEUTRO. e do lado da marcação virá um tempo (00:04:00) no exemplo um Neutro de 04 Minutos. Entao qdo chegar nesse NEUTRO vc deverá esperar parado 04 minutos. Isso a organização faz sempre depois de alguma trilha mais dificil, onde vc se atrasa um pouco, então tem esse NEUTRO p; dar uma acertada no seu tempo e tb uma respirada. hehehehe.
Por enquanto é isso...
Abraços
Qualquer duvida ae é só perguntarem