Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
Eu acho que infelizmente não consigo colocar o q penso pra vcs...
Predador: Torque, é trabalho, né ? eu sei... eu sei. Como eu já disse: O alivio o magneto não vai influenciar o torque EM SI ou seja: não influencia o trabalho que o motor realiza, por exemplo: ele vai continuar a gerar 13 Kgf como antes. (13 é um exemplo, eu n sei qto torque esse motor gera nem em que giro)
O que eu acredito que o peso influencia é "apenas" a maneira como o motor entrega esse torque (no sentido de força giratória da roda) e o sustenta por determinado momento num mesmo giro.
No exemplo do soltar a embreagem q vc deu ai... é irrisório mesmo, mas na prática, se um dia vc tiver como testar, vai ver que peso no magneto é importante sim numa moto de trilha/enduro. Se possivel, tente fazer uma trilha numa moto de cross... a embreagem passará a ter outro sentido na sua vida, rs*. Aliás... quando a Honda não fazia CR pra enduro (as CRF-X) existia uma empresa na europa que fazia (e eu acho q ainda faz) umas CR pra enduro... eram as CR-E. Uma das coisas modificadas na moto era o peso do magneto, alem da instalação de bobinas pra farois ...
Outra coisa: Na página do Leo Cascão - Endoro HP - colunista do Jeca joia e pessoa que tenho admiração sem mesmo nunca ter visto na vida - tem uma página que trata da transformação de motos de cross em motos de enduro: http://www.enduro.hpg.ig.com.br/transform.html
Note que mais uma vez, é recomendado a colocação de peso no magneto justamente para aumentar o torque em baixas rotações. Claro que sabemos que a moto continua a gera o mesmo torque que antes, o que muda (conforme eu penso) é a maneira que o motor poe esse torque lá na roda....
abraço.
Predador: Torque, é trabalho, né ? eu sei... eu sei. Como eu já disse: O alivio o magneto não vai influenciar o torque EM SI ou seja: não influencia o trabalho que o motor realiza, por exemplo: ele vai continuar a gerar 13 Kgf como antes. (13 é um exemplo, eu n sei qto torque esse motor gera nem em que giro)
O que eu acredito que o peso influencia é "apenas" a maneira como o motor entrega esse torque (no sentido de força giratória da roda) e o sustenta por determinado momento num mesmo giro.
No exemplo do soltar a embreagem q vc deu ai... é irrisório mesmo, mas na prática, se um dia vc tiver como testar, vai ver que peso no magneto é importante sim numa moto de trilha/enduro. Se possivel, tente fazer uma trilha numa moto de cross... a embreagem passará a ter outro sentido na sua vida, rs*. Aliás... quando a Honda não fazia CR pra enduro (as CRF-X) existia uma empresa na europa que fazia (e eu acho q ainda faz) umas CR pra enduro... eram as CR-E. Uma das coisas modificadas na moto era o peso do magneto, alem da instalação de bobinas pra farois ...
Outra coisa: Na página do Leo Cascão - Endoro HP - colunista do Jeca joia e pessoa que tenho admiração sem mesmo nunca ter visto na vida - tem uma página que trata da transformação de motos de cross em motos de enduro: http://www.enduro.hpg.ig.com.br/transform.html
Note que mais uma vez, é recomendado a colocação de peso no magneto justamente para aumentar o torque em baixas rotações. Claro que sabemos que a moto continua a gera o mesmo torque que antes, o que muda (conforme eu penso) é a maneira que o motor poe esse torque lá na roda....
abraço.
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- Ultra Membro
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O magneto motoplat não é as bobinas que giram, mas sim o rotor que é interno e bem pequeno, esse rotor tem a metade do peso de um magneto normal de motos 2T, eu uso os motoplat já faz um bom tempo, cerca de 3 anos, e o motor fica como de uma importada de cross, mas perde força em baixa e marcha lenta fica ruim como já falaram, agora na subida de giro ganha uma resposta impressionante ! mas não sustenta a força como um magneto original...Se vc quiser inércia "torce o cabo" hehehehe vou estudar a colocação de Motor Platt ou coisa parecida que tenha só as bobinas girando. Pq gostei de idéia.
Pra quem vai fazer trilha, pegar uma atoleiro rochedo e uns morrinhos, o alívio do magneto vai trazer perda de inércia que vocês muito usam: aceleram a moto até o giro máximo porque ela vai perdendo rotação conforme sobe o morro.
Com o magneto aliviado você vai ver que o giro sobe rápido, mas vai ter pouca inércia para manter aquele giro enquanto sobe.
Com o magneto aliviado você vai ver que o giro sobe rápido, mas vai ter pouca inércia para manter aquele giro enquanto sobe.
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- Membro
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Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
FINALMENTE GALERA ALIVIA OU NAO O MAG
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Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
ae Juliano , ja pode entregar mais um troféu
amigo CLAUDIO LEAO vc vai usar sua moto em pista, ou em trilha?
se for em pista eu axo até que vale a pena tirar
mas se for na trilha e vc tirar o peso vai diminuir o torque do motor ....
se vc ler os outros posts acima,pricipalmente o do TopsMan vai entender bem isso......
amigo CLAUDIO LEAO vc vai usar sua moto em pista, ou em trilha?
se for em pista eu axo até que vale a pena tirar
mas se for na trilha e vc tirar o peso vai diminuir o torque do motor ....
se vc ler os outros posts acima,pricipalmente o do TopsMan vai entender bem isso......
Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
viapiana pr escreveu:ae Juliano , ja pode entregar mais um troféu
Viapiana, por favor faça as honras... é só ir em algum post e copiar o link!
Qual o uso da motoca???
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- Membro
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Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
e ai CLAUDIO LEAO
ja no seu primeiro post recebendo um trofeu
eh só uma brincadeira
qual moto vc tem ?
ja no seu primeiro post recebendo um trofeu
eh só uma brincadeira
qual moto vc tem ?
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- Super Membro
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Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
Devia se ter um ranking dos coveiros daqui do fórum.
Pegaria sempre a data da última postagem comparando com a postagem atual e jogaria esse ilustre campeão num tópico fixo juntamente com suas dúvidas.
Pegaria sempre a data da última postagem comparando com a postagem atual e jogaria esse ilustre campeão num tópico fixo juntamente com suas dúvidas.
Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
Deixa eu ver se eu entendi: Se o cara abre um tópico sobre um assunto que já existe, toma um esporro e mandam ele usar a busca, mas se ele usa a busca e mesmo assim fica em duvida e posta uma pergunta, aí vira coveiro!!!! Tão ficando rabujento!robertovarela escreveu:Devia se ter um ranking dos coveiros daqui do fórum.
Pegaria sempre a data da última postagem comparando com a postagem atual e jogaria esse ilustre campeão num tópico fixo juntamente com suas dúvidas.
Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
Olha eu acho meio chato esse lance da pá de ouro, pois eu uso a busca, leio post antigos e é normal ficar com duvidas e querer continuar discutindo pois muitos topicos param de ser comentados sem se chegar a uma conclusão.
Bem eu faço trilha então para esse fim é importante que o motor tenha uma reserva de energia cinetica, tenho alguns colegas que aliviaram um pouco magneto e todos disseram que a moto ficou mais esperta, claro o giro sobe mais rápido.
Mas ai entra outro ponto, quem gosta de uma direção mais agressiva vai adorar aliviar o magneto pois a moto vai responder mais rápido, buscando o comportamento de uma 2T. Mas quem gosta de uma direção mais calma claro que vai adorar o magneto original, tipo quem gosta de fazer trilha de trator, DRZ450 e DR350, hehehe
Então quando sugerirem aliviar o magneto seria legal o elemento pensar que tipo de moto ele gosta de pilotar.
Bem eu faço trilha então para esse fim é importante que o motor tenha uma reserva de energia cinetica, tenho alguns colegas que aliviaram um pouco magneto e todos disseram que a moto ficou mais esperta, claro o giro sobe mais rápido.
Mas ai entra outro ponto, quem gosta de uma direção mais agressiva vai adorar aliviar o magneto pois a moto vai responder mais rápido, buscando o comportamento de uma 2T. Mas quem gosta de uma direção mais calma claro que vai adorar o magneto original, tipo quem gosta de fazer trilha de trator, DRZ450 e DR350, hehehe
Então quando sugerirem aliviar o magneto seria legal o elemento pensar que tipo de moto ele gosta de pilotar.
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Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
Se eu falar o que eu fiz num motor de uma tornado, o pessoal que não é a favor de tirar peso do magneto vai entrar em choque!!!
Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
Começou termina! Quer matar todo mundo de curiosidade!!! :Drodpinheiro escreveu:Se eu falar o que eu fiz num motor de uma tornado, o pessoal que não é a favor de tirar peso do magneto vai entrar em choque!!!
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Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
eh pode conta
jaa to curioso
jaa to curioso
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Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
Estava eu em casa, sem fazer nada olhando sites de moto, quando me deparei com algumas fotos em detalhes de um motor de yzf 250 desmontado, analizei as fotos e cheguei a conclusão que era um motor com o mesmo funcionamento da minha ex tornado (pistão e biela) com a unica diferença, que o da minha tinha mais material no vira e no pistão.
Com essas informações desmontei o motor da toni completo e comecei retirando o 1º peso inutil que eu encontrei pela frente, o balanceiro do motor.
Percebi que tinha retirado grande parte do peso rotativo do motor mas para mim não era o bastante, então com uma maquina de solda retirei a engrenagem que vai prensada do lado do magneto.
No outro dia quando ia começar a montar o motor, me veio em mente que se montasse daquele jeito a moto ia virar uma britadeira, então peguei uma lixadeira e balanceei o vira arrancando todo aquele peso extra dele, deixando somente uma pequena parte do que antes era o contra peso. Limpei tudo e montei a parte de baixo do motor, quando fui colocar o cilindro vi que tinha bastante material inútil onde fica a saia do pistão então com uma retífica retirei todo aquele material, mas somente aquela pequena saia em baixo da trava do pino do pistão (pistão 250 std).
O magneto já tinha tirado parte daquele anel de metal então montei ele desse jeito mesmo, fechei o motor, coloquei no quadro e dei a partida, a marcha lenta dela teve que ficar a uns 2000 giros e vibrava um pouco mais que uma xr ou strada.
Motor mudou completamente, subidas de giro muito rápido igual de uma especial, baixa dela foi um pouco prejudicada mas em compensação média e alta comparado com motores 300 cc.
Andei com ela vendi a + ou - 1 ano pra um amigo, que vendeu pra outro, que vendeu ela pro meu cunhado que vai começar a andar no cross comigo e continua funcionando sem queimar uma gota de óleo.
Com essas informações desmontei o motor da toni completo e comecei retirando o 1º peso inutil que eu encontrei pela frente, o balanceiro do motor.
Percebi que tinha retirado grande parte do peso rotativo do motor mas para mim não era o bastante, então com uma maquina de solda retirei a engrenagem que vai prensada do lado do magneto.
No outro dia quando ia começar a montar o motor, me veio em mente que se montasse daquele jeito a moto ia virar uma britadeira, então peguei uma lixadeira e balanceei o vira arrancando todo aquele peso extra dele, deixando somente uma pequena parte do que antes era o contra peso. Limpei tudo e montei a parte de baixo do motor, quando fui colocar o cilindro vi que tinha bastante material inútil onde fica a saia do pistão então com uma retífica retirei todo aquele material, mas somente aquela pequena saia em baixo da trava do pino do pistão (pistão 250 std).
O magneto já tinha tirado parte daquele anel de metal então montei ele desse jeito mesmo, fechei o motor, coloquei no quadro e dei a partida, a marcha lenta dela teve que ficar a uns 2000 giros e vibrava um pouco mais que uma xr ou strada.
Motor mudou completamente, subidas de giro muito rápido igual de uma especial, baixa dela foi um pouco prejudicada mas em compensação média e alta comparado com motores 300 cc.
Andei com ela vendi a + ou - 1 ano pra um amigo, que vendeu pra outro, que vendeu ela pro meu cunhado que vai começar a andar no cross comigo e continua funcionando sem queimar uma gota de óleo.
Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
Eu uso na minha YZ250 um kit de peso de magneto em que posso retirar e colocar quando quiser , inclusive posso trocar o tamanho dele pois o kit vem com um peso de 6 Oz, 8 Oz e 10 Oz, andando com a moto com qualquer um deles percebo pouca variação, nao é nada extraordinário , fica um pouco mais progressiva com mais peso e mais agressiva com menos , mas nada de grandes mudanças. Quando vejo os caras por ai falar que a moto mudou um monte quando aliviaram o magneto por exemplo, sempre acontece porque o cara fez o motor e tal , tudo junto dai o conjunto ficou melhor pois foi todo preparado , diferente do que estava anteriormente.Sempre que leio as diferenças entre características técnicas de motos de cross e de enduro percebo que existe diferenças entre taxas de compressão e de peso de componentes bem como demais itens que fazem a diferença e o peso do magneto seria somente mais um item deste conjunto de modificações...
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