Carta que enviei a Yamaha - descaso com a linha off-road
Enviado: 16 Setembro 2004 à28 16:24
Faz menos de um mês que adquiri uma Honda Tornado. Essa mensagem tem como intenção descobrir qual é a real diretriz da Yamaha do Brasil, no que se refere à estratégia de mercado.
Sempre fui um fiel admirador das motocicletas da marca Yamaha, tendo plena consciência que, em matéria de qualidade, estas geralmente superam a da concorrente Honda.
Hoje tenho 22 anos e possuo motocicletas desde os 14, utilizando tais veículos principalmente para a diversão fora-de-estrada. Já possui diversas motocicletas, tais como Agrales , DT180, DT200R, Husqvarna WR250, XT225 e, por último, Honda Tornado.
Das motocicletas que já tive, fica evidente a qualidade dos produtos yamaha, principalmente da DT200R que superava em muito as concorrentes da época. Porem, incrivelmente, percebe-se que a Yamaha estacionou no tempo e abandonou seus clientes para a concorrência, principalmente no seguimento off-road. A última motocicleta Yamaha que eu tive foi a XT 225 que atualmente é a única existente para o uso fora de estrada, mesmo com as mais incríveis adaptações, é inapropriada ficando atrás de motos dos anos 80.
Agora vem a minha pergunta: COM AS ULTIMAS NOVIDADES APRESENTADAS PELAS CONCORRENTES nesse seguimento, considerando que a Yamaha possui no mercado externo excelentes motocicletas, tais como a TT250R, não seria a hora para que fosse desenvolvido um novo projeto para atender o nosso mercado?
É incrível que a Yamaha não tenha observado a fatia de mercado que está perdendo, já que, como eu, existem inúmeras pessoas interessadas por motos com qualidade para enfrentar trilhas com apenas poucas modificações.
Li a algum tempo atrás que Yamaha teria dificuldades de inserir novos produtos fora de estrada no Brasil pela rígidas leis de controle de poluentes e leis de trânsito. Ora, isso é uma falta de visão tremenda, primeiramente porque poderia a Yamaha oferecer um produto parecido com a Tornado, só que melhor. Segundo porque as leis ambientais são rígidas EM TODO MUNDO, como na Europa nos EUA também. Terceiro, não há dificuldade alguma em atender as regras de trânsito, tais como seta e suporte de placa, visto que motocicletas da KTM, Husqvarna, GAS GAS, etc, são vendidas normalmente por aqui, sendo necessário somente a rápida retirada dos "componentes de rua".
Portando, reitero minha pergunta: qual é a diretriz de mercado da Yamaha do Brasil? Ficaremos "reféns" da Honda por mais quanto tempo? É tão difícil assim para a Yamaha continuar desenvolvendo produtos de qualidade para o mercado Brasileiro? É possível que a Yamaha ainda nao se deu conta das perspectivas de crescimento do mercado off-road? Quem são seus analistas de mercado? Me contratem!!!!!!!
Sempre fui um fiel admirador das motocicletas da marca Yamaha, tendo plena consciência que, em matéria de qualidade, estas geralmente superam a da concorrente Honda.
Hoje tenho 22 anos e possuo motocicletas desde os 14, utilizando tais veículos principalmente para a diversão fora-de-estrada. Já possui diversas motocicletas, tais como Agrales , DT180, DT200R, Husqvarna WR250, XT225 e, por último, Honda Tornado.
Das motocicletas que já tive, fica evidente a qualidade dos produtos yamaha, principalmente da DT200R que superava em muito as concorrentes da época. Porem, incrivelmente, percebe-se que a Yamaha estacionou no tempo e abandonou seus clientes para a concorrência, principalmente no seguimento off-road. A última motocicleta Yamaha que eu tive foi a XT 225 que atualmente é a única existente para o uso fora de estrada, mesmo com as mais incríveis adaptações, é inapropriada ficando atrás de motos dos anos 80.
Agora vem a minha pergunta: COM AS ULTIMAS NOVIDADES APRESENTADAS PELAS CONCORRENTES nesse seguimento, considerando que a Yamaha possui no mercado externo excelentes motocicletas, tais como a TT250R, não seria a hora para que fosse desenvolvido um novo projeto para atender o nosso mercado?
É incrível que a Yamaha não tenha observado a fatia de mercado que está perdendo, já que, como eu, existem inúmeras pessoas interessadas por motos com qualidade para enfrentar trilhas com apenas poucas modificações.
Li a algum tempo atrás que Yamaha teria dificuldades de inserir novos produtos fora de estrada no Brasil pela rígidas leis de controle de poluentes e leis de trânsito. Ora, isso é uma falta de visão tremenda, primeiramente porque poderia a Yamaha oferecer um produto parecido com a Tornado, só que melhor. Segundo porque as leis ambientais são rígidas EM TODO MUNDO, como na Europa nos EUA também. Terceiro, não há dificuldade alguma em atender as regras de trânsito, tais como seta e suporte de placa, visto que motocicletas da KTM, Husqvarna, GAS GAS, etc, são vendidas normalmente por aqui, sendo necessário somente a rápida retirada dos "componentes de rua".
Portando, reitero minha pergunta: qual é a diretriz de mercado da Yamaha do Brasil? Ficaremos "reféns" da Honda por mais quanto tempo? É tão difícil assim para a Yamaha continuar desenvolvendo produtos de qualidade para o mercado Brasileiro? É possível que a Yamaha ainda nao se deu conta das perspectivas de crescimento do mercado off-road? Quem são seus analistas de mercado? Me contratem!!!!!!!