Página 1 de 2

suspa COMPLETA + freio traseiro da CR 125 na toni

Enviado: 10 Março 2005 à37 13:17
por luciano
:shock:
Olá amigos do FML!
Antes de tudo eu gostaria de expor o porquê da minha adaptação da minha Tornado. Eu precisava de uma moto multi uso que atendesse todos o requisitos do meu propósito: na qual eu pudesse fazer trilha , MotoCross e que fosse útil no meu dia a dia. Eu moro na fazenda e uso ela para verificar bebedouros, cercas , serviços de gradeação , formas de pasto , salgas de cocho , eventuais idas na cidade , etc...
:idea: Daí eu tinha algumas saídas, que eram as seguintes:
@comprar uma CR ou YZ 125 e continuar com a minha Tornado original. Porém neste caso eu teria um capital investido de $34.000,00 em motos e teria que continuar a fazer trilha de Tornado ;
@comprar uma CRF ou YZF 250, porém acho ela uma moto que tem o custo de manutenção muito alto para o tipo de serviço a ser efetuado . Já imaginou eu ter que pegar ela para ir à rua comprar um parafuso ou ter que entregar ela a um peão para fazer isso? Capital investido 24.000,00;
@continuar com a minha tornado original pulando apenas as rampas pequenas e passando por fora nos duplos, ( ai que mico!!!!) aqui na pista de São Simão...rsrsrsrs....
Surgiu a oportunidade! :twisted: Tinha um amigo vendendo uma CR 125 1991 de procedência. Era uma moto conhecida por nós há mais de dois anos. Eu considero que esta foi uma situação ímpar, pois precisávamos de quatro fatores ao mesmo tempo:
@ uma tornado semi nova;
@uma CR com suspensão boa que fosse velha o suficiente para ser desmanchada;
@um louco para estar disposto a gastar muita grana num projeto sem precedentes;
@um outro louco com conhecimentos de mecânica , e que seja piloto também e que tenha muuuita boa vontade, para encarar os problemas que virião, com certeza, no decorrer do projeto;
Segue abaixo as explicações técnicas redigidas pelo piloto e mecânico Adilson ( tetracampeão da Copa Triangulo MG e terceiro colocado por 2 anos na categoria pró no campeonato Goiano de motocross):
“ Em primeiro lugar, foi necessário adaptar uma base para o rolamento inferior da CR, pois o cano interno da mesa da CR é bem mais grosso (o motivo não precisa nem falar.). Detalhe para a instalação da base tivemos que fazer um gabarito para a perfeita centragem e uma pequena modificação na extensão da rosca do canote. Foi construído um batente para limitar o ângulo de esterçamento do guidão (com o objetivo de não tocar o tanque e ficar com o ângulo de giro origi igualzinho ao da CR) para não atrapalhar a pilotagem . As mesas foram colocadas na íntegra, com rolamentos e bases gringas...
A balança da CR é mais estreita que a da tornado , o que exigiu o reposicionamento da mesma mais à esquerda da moto para que a corrente ficasse alinhada com o pinhão e coroa. Foram utilizados 4 rolamentos de tornado e tucho + parafuso de balança também. Fabricou se um tucho de tecnil para substituir aquela parte do motor da CR que fica no centro da balança e ainda fazer vedação da parte interna onde ficam os rolamentos.Para a adaptação dos rolamentos a balança foi embuchada com peças que fazem três trampo ao mesmo tempo...segurar os rolamentos e alinhar a balança na posição correta...mais à esquerda como dito antes e ser base para os guarda pó(da tornado). O chassi...não podia me esquecer...aquela travessa atrás do motor teve que ser cortada e foi feita uma curva para possibilitar a passagem da mola da CR , bem mais grossa e manter o ângulo do amortecedor como o da CR(várias medições e marcações e pré montagens)....rssss .... Devido à diferença das dimensões dos links, fabricamos novos suportes, tomando cuidado para manter os ângulos originais da importada, pois senão a suspensão não trabalharia com a mesma curva de força, ou seja dependendo da posição em que se coloca o link inferior em relação ao de "três pontas" e amortecedor, a suspensão pode iniciar mole e conforme o curso endurecer ou vice versa...na dúvida ao fazer este tipo de adaptação procure manter , pois pode até quebrar devido às tensões e forças envolvidas e os cálculos são complexos...imagine uma quebra dessa na entrada de uma mesa ou um duplão daqueles "animais" daqui da pista de São Simão???Para a fixação superior do amortecedor, foi construído um suporte em aço carbono 1020, que futuramente será substituído por um de duralumínio... Espero!!!
A roda dianteira foi usada a da toni, porém com o eixinho "humilde" da CR. A traseira é completa da Cr pois tem 32 raios, portanto os cubos são diferentes(toni x CR não dá) .O freio dianteiro teve que ser trocado o suporte para servir na bengala da CR e deslocado 2,5 mm para o lado direito. A pinça traseira veio de embrulho junto com a balança sem adaptações, porém o burrinho foi fixado ao quadro por uma chapa naqueles parafusos do suporte da pedaleira traseira direita. E o pedal de freio teve que ser reprojetado para o freio à disco, bem como a passagem da mangueira deve ser desviada do curso da balança e escape...só estudar um pouco...rsss
Amortecedores!@#$%¨&*( )_)(*&¨%$#@ !!!!!! Que trabalheira,!!!!!Pois a CR 125 pesando seus míseros 88KG contra a gordinha toni de cento e vinte e...muitos,... imagine!!! Tivemos que revalvular as suspensões, alta, média e baixa velocidade de"amortiguacion" dianteira e traseira, e por enquanto calçamos a mola dianteira para conseguir ajustar o SAG, no futuro molas de 250 cairão bem, ou seja, se tiver uma suspa de duque é bem mais fácil(fizemos com a 125 pela oportunidade de negociar uma moto conhecida que estava à venda aqui na cidade, com procedência e com boas revisões feitas sempre numa boa oficina... a Minha rssss.”

Bem estas são as explicações técnicas do preparador ... Vale a pena ressaltar que houve grande dedicação por parte do Maguila , do torneiro Sr. Jair. Agradecimentos também ao Renan e ao Robinho que auxiliou via fone algumas duvidas durante o processo.
As fotos da montagem da moto peço para meu amigo tops postar
“Atenção !!!! Não tentem fazer isso em casa!”

Enviado: 10 Março 2005 à33 14:45
por leobalster
nossa senhora que trabalheira hein, mas espero que depois de tudo isso as suspas fiquem boas, bao sorte com seu novo brinquedo

abracos

testando

Enviado: 10 Março 2005 à27 14:54
por luciano
sim foi um trabalhão.... afffff..... testei domingo na pista de motocross ficou outra moto !!!!! ficou faltando uns detalhes.... que serao corrigidos com o tempo... afinal do inicio da ideia ao final decorreram 20 dias somente... vou postar depois as fotos dela .. imclusive um conparando, sob o ponto de vista ciclistico, com uma CFR 450... o orçamento vou colocar tambem.... 8)

Enviado: 10 Março 2005 à42 15:27
por TopsMan
Cara, pensaram em tudo mesmo. O adilson manja pra caramba.... prabéns ai pela preparação.

Enviado: 10 Março 2005 à34 15:33
por leobalster
ae tops, posta as fotos ai que eu ja to nervoso pra ver como ficou a adaptacao

abracos

pista / piloto / roia

Enviado: 10 Março 2005 à14 15:40
por luciano
rsrsrs... vc acha só pq nóis mora na roça, naum manja nada né?
aqui tem duas pistas de motocross e um piloto e treis roia.....
faz a conta: dá uma pista para cada meio piloto ;e um e meio roia!!! rsrsrs

Enviado: 10 Março 2005 à56 18:56
por GELOUS
Porr@! A motoca deve ter ficado o bicho! Mais e as fotos? O que c tá fazendo que ainda não colocou aqui? #-o

Ah, já ia me esquecendo, acho que o Fabrício devia lhe dar o Prêmio Lider Motos de maior postagem da história, he, he, he!!! Superou todo mundo!!! Dei umas 3 cochiladas aqui enquanto lia, perdi o horário da minha aula, mas valeu a pena!

Vcs são uns doidos! :roll: :roll:

Enviado: 10 Março 2005 à18 19:29
por luciano
rsrsrsrs mais é porque eu tinha que explicar tudo, tim tim por tim tim..... :lol:
o Tops tem as fotos dela na oficina adaptando.... vou pedir para ele postar , pq eu naum sei mexe nisso naum...hehe
Agora vo explicar para vc, ELA E UMA MOTO RALADA... USO TODO SANTO DIA ... ANDO MUUITO NELA ... NAUM VAI PENSANDO QUE E UMA MOTO IGUAL A DA DA LM CHEIA DE PARAFUZINHO NOVO NAUM....
Quando ela estraga aqui na fazenda amarro ate de arame se for o caso porque as peças aqui em São Simão chegam de jegue.....( o Maguila vai me matar!!)
As fotos em breve.....

Enviado: 10 Março 2005 à14 20:18
por achira19
Cara essa moto deve ter ficado muito loca... a primeira CR Tornado 250 do mundo... jah pensou se a honda compra a ideia... :lol: :lol: :lol:

Enviado: 10 Março 2005 à27 20:33
por luciano
sim ... , ficou um sonho.... muito caro.... mais valeu a pena....
:D

Enviado: 11 Março 2005 à35 09:04
por TopsMan
Ae Luciano... só tenho 2 fotos dessa moto, aquelas q tu me passou por MSN, se tiver mais me manda por EMAIL q eu coloco aqui, valews....


Imagem Imagem


Thanks to ImageShack for Free Image Hosting Imagem

Enviado: 11 Março 2005 à32 11:10
por Betioli
Não abriram as fotos.....

Enviado: 11 Março 2005 à24 13:03
por leobalster
parece ter ficado show hein, parabens

abracos

Enviado: 11 Março 2005 à12 13:08
por TopsMan
Ae gente... tem q CLICAR nas foteeenhas ai... tão ligado ???? :wink:

Enviado: 11 Março 2005 à17 14:42
por TopsMan
O restante:

Imagem Imagem Imagem
Thanks to ImageShack for Free Image Hosting Imagem




Inté....Imagem

Enviado: 14 Março 2005 à23 00:31
por Rodrigo P
nao querendo desviar o assunto mas ja desviando,ooo luciano,porque o maguila parou de correr a ki na regiao(patrocinio,grupiara,irai,monte carmelo,patos de minas),eu tbem corria na copa tringulo,nao o vejo a muito tempo,acho que o negocio dele agora e correr no brasileiro ou coisa melhor,mas ele ta certinho aki so o vatutim maia que andava na frente dele... falo
abracos

Enviado: 14 Março 2005 à00 19:48
por luciano
Rodrigo P, vou perguntar para ele , mas eu acho que e por causa da distancia ...abraços...

Enviado: 01 Julho 2005 à34 16:34
por kadubsb
Putz! Trabalheira do cão! mas massa!!!! :o :o

Muito doido mesmo!!!

Parabéns!! =D>

Tem mais fotos? :D

Enviado: 01 Julho 2005 à46 17:55
por Renato Bastos
Putz! Trabalheira do cão! mas massa!!!!

Muito doido mesmo!!!

Parabéns!!
Valeu a pena viu essa moto ficou show !!!!!!!!!!

Enviado: 01 Julho 2005 à13 18:55
por luciano
sim renato mas como eu moro no interior aqui e dificil de encontrar bons profissionais então tive que esperar um pouco ate eu encontrar que fizesse serviço de soldas em aluminio e polimentos cromeação... so agora que encontrei jeito de dar o acabamento.... zinquei alguns parafusos cromei algumas peças... para ela ficar um pouco mais apresentavel...