Perguntar e responder perguntas agora!

Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Pesquei lá no Motoraid. ta ai a dica… 😆

Nove dicas sobre a calibragem dos pneus. E qual a pressão ideal?

Por Izaias Branco / Zaca

1º – Com que pressão devo começar?

Geralmente 12 psi na frente e 12 psi no pneu traseiro, excepto em condições extremas. Duas (2) libras acima ou abaixo (10 a 14 psi), será o ideal.

2º – Pode uma libra fazer diferença?

A mudança de uma libra de pressão num pneu corresponde a 10% de ajuste.
A mudança na rigidez, aderência e efeitos gerais na tracção são, porém, exponenciais. A pressão dos pneus é tão sensível que grandes equipas a ajustam em quartos-de-libra.
Quando for fazer o primeiro ajuste de pressão use um aumento ou decréscimo da pressão em 1 psi. Se necessário, faça uma sintonia fina de 1/2 ou até 1/4 de libra.

3ª – Andar com a moto aquece o pneu?

Sempre que o pneu estiver a rodar a borracha aquecerá por causa da fricção. Mas essa não é a única causa do aquecimento do pneu. O flexionamento e deformação da carcaça também aumentam a sua temperatura.
A pressão do pneu traseiro aumenta mais que a do dianteiro. Mais num dia quente que num frio, e mais em chão duro do que macio.
Após três voltas à pista a pressão do pneu traseiro elevar-se-á cerca de 4 libras e o dianteiro 3.
A solução mais simples para esse problema é ir para a partida com uma pressão abaixo da ideal, que seria 10 psi no traseiro, que depois das três voltas, atingirá aproximadamente 14 psi.

4º – Os pneus dianteiros são mais susceptíveis a furos?

Sim. O dianteiro tem uma cavidade menor e também menor volume de ar. Com a mesma pressão, tanto no dianteiro quanto no traseiro, o dianteiro sofrerá mais impactos no aro.

5ª – Como saberei se os pneus estão cheios demais?

Falta de aderência ou “patinação” em excesso são as indicações mais óbvias de que os pneus estão com muita pressão.

6º – Como saber se a pressão está baixa demais?

Parecido quando está com muita pressão, um pneu muito ‘murcho’ também não terá aderência nas curvas. Mas ao invés de derrapar, a frente sairá porque as laterais do pneu estão baixas demais e o pneu está “assente” na extremidade do aro.

7º – Qual a melhor calibragem para a lama?

Se as condições da lama reduzem a velocidade na pista, você precisará baixar a pressão para 10 psi ou menos no pneu traseiro. Se a lama não for tão profunda e a velocidade ainda continua alta, continue com a calibragem padrão. Se o barro for muito pesado e você tenha que lutar para manter a trajectória da dianteira, então aumente a calibragem.

8º – O que devo fazer em terreno com pedras?

Aumente a pressão.

9º – E nas motos 4 tempos?

As 4T transferem o peso diferentemente das motos a 2 tempos. Concentra mais na dianteira, por isso o ideal é colocar 14 libras na frente e manter as 12 na traseira.
Se as mulheres não existissem, todo o dinheiro do mundo não teria sentido.

Yamaha NEO 115 2010

Ver tópico completo