É recorde mundial: 10 backflips em 30 segundos por Luc Ackermann

É recorde mundial: 10 backflips em 30 segundos por Luc Ackermann

Campeão Mundial de Freestyle Luc Ackermann quebra recorde insuperável por mais de dez anos

O campeão mundial de freestyle Luc Ackermann, de 22 anos, entrou para a história do esporte: no dia 12 de julho o atleta bateu o recorde mundial de doze anos com o maior número de backflips em 30 segundos. Ao fazer isso, Ackermann superou o ídolo Travis Pastrana, dono do antigo recorde.

Para a tentativa, o piloto alemão tinha uma “linha de terra” preparada em sequência em um aeroporto militar abandonado de Sperenberg, a cerca de 40km de Berlim. A antiga pista de vôo, antes usada por aviões das tropas soviéticas até 1994, deu lugar para 55 metros cúbicos de terra. 

Em comparação com o antigo recorde, Travis Pastrana realizou a façanha em 2008 na estrutura de uma transportadora (Godfrey Trucking) em Salt Lake City, Utah. Na época, a lenda norte-americana entrou no Guinness Book com o recorde de oito backflips seguidos em menos de um minuto, durante a gravação do programa Nitro Circus. O local também foi palco do primeiro backflip realizado por uma mulher, a canadense Jolene Van Vugt.

O recorde norte-americano durou cerca de doze anos, até Luc Ackermann entrar em cena. Durante três semanas, o piloto praticou em seu próprio centro de treinamento, em Niederdorla. Para no dia 12 de julho às 13h, ele foi ao aeroporto de Sperenberg. Nove backflips seriam o suficiente para ultrapassar o recorde mundial, mas o alemão quis apostar um pouco mais: o objetivo eram dez em 30 segundos. Depois de pousar o 10º backflip, o relógio cravou em 28,95 segundos. A nova marca estava estabelecida. 

Foram 10 backflips em menos de 30 segundos


“Eu estou super empolgado por ter conseguido. O recorde do Travis (Pastrana) estava zumbindo na minha cabeça há alguns anos. Agora tive tempo para treinar e valeu a pena! Deu certo de primeira. Obrigado a todos que me apoiaram”, declarou Ackermann.

Este não é o primeiro feito marcante do alemão. Ackermann já bateu oito recordes mundiais dentro do período de dez anos. Em 2010, com apenas 12 anos, o piloto executou o “backflip mais jovem de todos os tempos”. Aos 14 anos, foi a vez de voar alto: ele marcou um pulo de mais de 9 metros e se tornou o mais novo a atingir a altura. 


Alemão bateu o recorde do norte-americano Travis Pastrana, que tinha cravado a marca de oito backflips em menos de um minuto


E não para por ai, Ackermann já escreveu seu nome no Guinness Book quando pulou um backflip ao lado de outros 17 pilotos, durante a estreia do filme Nitro Circus em Londres. Em 2017, também foi o mais jovem a executar um duplo backflip e em 2018 foi o primeiro atleta a apostar na manobra durante uma prova do Mundial de Freestyle. No ano seguinte, o piloto também participou, pelo Nitro Circus, do primeiro backflip duplo em sequência com mais dois pilotos, Josh Sheehan e Jackson Strong. 

Fonte: MotoX