Review embreagem automática Rekluse Core EXP 3.0 – Teste Brasil

Review embreagem automática Rekluse Core EXP 3.0 – Teste Brasil

Meus amigos!

 

Adquiri para a minha moto KLX 450 a embreagem automática da Rekluse e resolvi fazer este Review para contar a minha experiência para vocês.

Tive a minha experiência com esta embreagem automática em Trilhas e Enduro; então não posso dizer nada sobre o seu comportamento no MotoCross.

 

embreagem automática Rekluse Core EXP 3.0

Vamos começar pela necessidade.

Porque eu quis uma embreagem Rekluse para minha moto?

No meu caso eu estava com uma lesão no antebraço esquerdo e não conseguia melhorar dela e isto comprometia muito minha pilotagem no Off Road, o que atrapalhava os meus treinos para o Enduro.

 

Como e onde comprar a embreagem Rekluse?

A primeira coisa que pensei foi “vou comprar fora do país e pedir para entregar pelo correio” e a partir daí comecei a pesquisar os preços.

Descobri que lá fora os preços são tabelados e que mesmo pelo Ebay praticamente não fazia diferença.

Nesta pesquisa encontrei um representante no Brasil, a Xparts. Entrei em contato com eles e fui encaminhado para falar com o proprietário Shuma.

Ele me indicou que eu comprasse o modelo Rekluse Core EXP 3.0, que é o ultimo modelo desta embreagem, e foi isto que fiz.

Pelo que vi e pela cotação do dólar o valor de adquirir aqui no Brasil é praticamente o mesmo de comprar no exterior, sem riscos de ser taxado e sem frete. (Isto pode mudar de um dia para o outro)

Por isto resolvi comprar com eles e tive um ótimo atendimento.

 

Como é Entrega e Instalação?

Como recebi por SEDEX a entrega foi rápida.

Foi só abrir a caixa e já percebi que o material que recebi é de ótima qualidade, alem de ser muito bonito.

Já quanto a instalação, eu recebi um vídeo e o manual é bem explicativo, mas procurei um profissional mais gabaritado para fazer o serviço, o que me gerou um custo, mas eu preferi assim.

Vídeo de Instalação:  https://www.youtube.com/watch?v=45xnLBxMbts

Depois da instalação tem que rodar um pouco com a moto e conferir novamente os ajustes da embreagem; então se for mandar instalar, já é bom combinar isto antes.

 

Como é andar na moto após a instalação do Rekluse?

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Uma maravilha!

Sensacional!

Eu realmente gostei muito, resolvi o meu problema no antebraço, pois consegui manter ele muito mais relaxado e sem forçar tanto.

Após a instalação fui para uma primeira trilha de teste Off-Road.  Escolhi algo bem light e já sai sem estranhar nada, mas logo percebi que eu continuava usando a embreagem como se estivesse com o modelo original.

Acho que só fui começar a esquecer dela lá pela metade da trilha, ai comecei a estranhar o comportamento da moto, pois o acelerador se torna ainda mais importante e é preciso acostumar a fazer o ajuste fino da pilotagem, principalmente tração, pelo acelerador, o que antes era feito pela embreagem.

Minha primeira impressão foi “gostei, mas será que sou mais rápido agora?”.

Definitivamente gastei 4 trilhas para me acostumar e realmente poder dizer com certeza que sou bem mais rápido agora, alem de ter resolvido o meu problema do antebraço.

Como já fiz mais algumas trilhas e todo o Enduro da Independência, vamos as minhas impressões.

Vamos ao que todos já sabem: A moto não apaga nunca, mesmo que você esteja em uma marcha errada ele sempre continua, mas é bom ficar atento, pois quando a marcha está muito fora do ideal, é nítido (pelo som) que a embreagem força muito e está se desgastando. Ex: Ela vai se desgastar muito mais se em um morro que antes você subia de 2°, com a Rekluse tentar subir de 4°.

Quanto à tração é impressionante o tanto que o trabalho da embreagem é perfeito. Conversando com algumas pessoas no enduro, fui indagado se ela não ficava mais frouxa, pois um piloto me disse que teve esta experiência. Não sei qual modelo de Rekluse ele testou ou em qual moto estava instalada, mas o modelo que eu estou usando com a minha KLX 450, posso garantir que a moto fica mais arisca, desde que você esteja na marcha correta.

Para lugares travados não existe nada melhor, com certeza ajuda muito a economizar energia.

Em grandes morros eu ainda não me arrisco a falar, pois tenho que me acostumar mais com a sensibilidade do acelerador.

Em descidas, eu achei muito Top! Já ouvi muitos relatos que a moto fica sem freio a motor, mas eu não notei isto em nenhum momento. Mesmo travando um pouco a roda traseira eu nunca estou com o acelerador totalmente solto; sempre estou dando uns toques e isso faz com que ela se mantenha engatada. Aí foi o que eu achei melhor: Quando vou descer morros em que quero manter uma velocidade maior e tem obstáculos, posso colocar a moto em uma marcha mais alta para não segurar e mesmo assim tenho força quando preciso para vencer uma pedra ou obstáculo na descida.

No caso da Rekluse Core EXP 3.0 você ainda tem a embreagem igualzinha o modelo original; você tem a mesma sensação (peso e reação da moto) de uma embreagem de fábrica.

Eu continuei usando a embreagem sempre que quero que o giro suba rapidamente antes de um obstáculo, mesmo achando que em uma moto 450 isso não é muito necessário.

 

Tem algum defeito ou algo que não gostei?

Sim! Sempre que a moto está parada a embreagem fica acionada; então é mais complicado de parar ela em descidas ou subidas fortes, pois ela não fica engatada. Esse problema é pior quando você dá uma errada em um morro muito íngreme, porque se você não mantiver a aceleração, ela volta de ré.

Na verdade fica muito mais difícil de errar, mas se você errar tem que ficar esperto e deitar a moto ou manter a aceleração para segurar a moto, aí ela faz automaticamente como um controle de embreagem na subida, mantendo a moto parada.

 

E a durabilidade?

É muito cedo para dizer, mas a minha impressão é que se você usar a marcha correta para o trecho, ela vai durar igual ou mais do que a original. Porém é muito nítido que se ficar forçando na marcha errada a embreagem não vai durar muito.

 

Quanto ao custo beneficio? Vale a pena?

Instalei na minha moto com receio de estar fazendo um investimento financeiro com baixo retorno de desempenho e prazer, mas sem dúvida o que obtive foi o melhor retorno que um produto para a minha moto poderia me dar. Muito melhor do que trocar a curva de escape ou a ponteira, etc. Não dá nem para comparar com outros investimentos possíveis.

Sei que não é barato e que muita gente não poderá adquirir neste momento, mas para quem tem esta condição é muito bom e acho que vale a pena.

 

Conclusão

Coloquei na minha moto atual e com toda certeza vou colocar em todas as motos que eu tiver daqui por diante.

 

Resultado

No meu primeiro Enduro da Independência, consegui ficar com o Vice Campeonato, na minha categoria. Fiquei muito contente com este resultado.  É certo que o Rekluse contribuiu um pouquinho para esta conquista, me ajudando muito a manter o braço bem disposto para todos os dias de prova.

 

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Só assim poderemos ajudar os nossos colegas de trilha e de esporte.

 

 

Obs: Como comprei diretamente com o representante aqui no Brasil, eu pedi um desconto para vocês, usuários do Líder Motos. O representante disse que no atual momento, fica difícil de conceder descontos em virtude da alta do dólar, mas se comprometeu a tentar conseguir uma camiseta ou boné da Rekluse para quem se identificar do Líder Motos no ato da aquisição. Eu não ganhei e nem ganho nada para fazer propaganda para eles; comprei a minha Rekluse e como gostei muito do produto e do atendimento, estou apenas expondo minhas impressões positivas e indicando a embreagem como algo bacana a se adquirir.

www.xparts.com.br

Falar com o Shuma (proprietário)

Telefone: (43) 3424-9999

 

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