Sábado no SP Race Park define três títulos do Brasileiro de Motocross 2019

Sábado no SP Race Park define três títulos do Brasileiro de Motocross 2019

Redação MotoX.com.br -Texto e Fotos: Lucidio Arruda

Com forte Sol e calor, a sexta etapa do Brasileiro de Motocross 2019 iniciou as atividades de pista neste sábado. Foram provas em cinco categorias além dos treinos livres e cronometrados de mais seis categorias, válidas também pelo Paulista de Motocross.

A primeira categoria a largar foi a MX4. Com o gate quase cheio, a organização separou a prova dos veteranos da MX5. Geralmente ambas correm juntas. Cristiano Lopes fez boa largada e liderou a maior parte da bateria. O líder do campeonato William Guimarães não saiu bem do gate e partiu para prova de recuperação.


William Guimarães, campeão MX4

O paranaense encostou no líder já no terço final da corrida e completou a ultrapassagem na reta da arquibancada. “Apesar de não ter feito uma boa largada e ter caído na curva, consegui recuperar. Meu objetivo era só passar todo mundo. Nem vi a bandeira, só fui saber que era o primeiro depois que perguntei para o Cristiano” ,comemorou Guimarães, que garantiu o título antecipado da categoria.

Rodrigo Guedes foi o terceiro colocado seguido de Adilson de Araújo e Rodrigo Olavo.

A categoria MX5 começou com Claudiney Guasti na liderança seguido de Ricardo Kaphê. Mas no início da segunda volta o primeiro colocado já era o paulista Fábio Aleixo, que abriu e administrou a primeira posição, deixando as disputas para quem vinha atrás.


Fábio Aleixo

Kaphê sofreu pressão de Marco Muller nas voltas finais, mas soube se defender para garantir o segundo posto. No quarto lugar chegou Marco Gerbi, com Guasti em quinto.

Decisão de título também na Nacional


Caio Lopes

Na categoria nacional também tivemos decisão de título. O goiano Wellington Garcia precisava apenas do quinto lugar para garantir o título, mas sua largada não foi das melhores e ele começou a corrida das últimas posições, enquanto seu rival na disputa pelo título, Ismael Rojas, largou na frente.

Rojas liderou as voltas iniciais até ser superado por Caio Lopes, um dos poucos a mandar o mesão de chegada na categoria. Durante parte da prova o primeiro pelotão foi composto por um grupo de cinco pilotos, Wellington Garcia incluso, e a disputa animou o público, mas aos poucos o grupo foi se dispersando. Na bandeirada Lopes foi o primeiro, Rojas segundo, Diego Henning terceiro, Garcia quarto e Renan Goto o quinto.


Welington Garcia, campeão Nacional Pró

Wellington comemorou seu 11º título nacional.

MXF – Maiara Basso pentacampeã


Maiara Basso, campeã MXF

Maiara Basso, da Equipe Rinaldi Pro Tork Sacramento Artcross, manteve a invencibilidade no Brasileiro de Motocross e conquistou o quinto título no campeonato. A gaúcha largou na frente e cruzou a bandeirada com cerca de 40 segundos de vantagem sobre Larissa Daló. A categoria contou com 10 participantes.

50cc – Caio Grosbelli campeão


Caio Grosbelli, campeão 50cc

Largando já ao pôr do Sol, a categoria 50cc teve uma prova bastante agitada e com muitas disputas nas posições intermediárias. Na frente Caio Grosbeli ultrapassou Victor Hugo da Rocha na primeira volta e conquistou a quinta vitória da temporada, com cerca de um minuto de vantagem. Assim como Maiara, Caio não perdeu nenhuma corrida na temporada.

Pela segunda posição Egídio Gabriel e Zion Berchtold disputaram metro a metro até a bandeirada. Completaram o pódio Pablo Galdino e Luanna Neves.


Largada 50cc

Confira abaixo a programação deste domingo no SP Race Park em Jarinu. A primeira largada está programada para as 10:15 e o pódio das categorias principais as 16:25.

DOMINGO, 15/09/2019
WARM-UP
08:00h às 08:15h – MX3 treino de largada (Brasileiro / Paulista)
08:20h às 08:35h – MX2 / MX2JR treino de largada (Brasileiro / Paulista)
08:40h às 08:55h – MX1 treino de largada (Brasileiro / Paulista)
09:00h às 09:15h – 65cc treino de largada (Brasileiro / Paulista)
09:20h às 09:35h – MX1 INTER. / MX2 INTER. treino de largada (Brasileiro / Paulista)
09:40h às 09:55h – MXJR treino de largada (Brasileiro / Paulista)
PROVAS OFICIAIS
10:15h – MX3 – 20 min. + 2 voltas (Brasileiro / Paulista)
10:45h – 65cc – 15 min. + 2 voltas (Brasileiro / Paulista)
11:20h Pódio classe: MX3 e 65cc (Brasileiro / Paulista)
Manutenção de pista
12:20h – MX2 / MX2JR – 30 min. + 2 voltas (Brasileiro / Paulista)
13:20h – MX1 – 30 min. + 2 voltas (Brasileiro / Paulista)
14:10h – MXJR – 20 min. + 2 voltas (Brasileiro / Paulista)
14:50h – MX1 INTER. / MX2 INTER. – 15 min. + 2 voltas (Paulista)
15:15h – Pódio das classes: MX2JR / MXJR / MX1 INTER. / MX2 INTER.(Brasileiro / Paulista)
Manutenção de pista
15:45h – Elite MX, MX1 e MX2 – 30 min. + 2 voltas (Brasileiro)
16:25h – Pódio das classes: Elite MX, MX1 e MX2 (Brasileiro / Paulista)

*horários sujeitos a alterações pela direção de prova

Fonte: MotoX