Trocar Oleo de motor, transmissão e filtro de oleo da CRFX

Trocar Oleo de motor, transmissão e filtro de oleo da CRFX

Galera, isso ai serve pra toda linha Honda………………eu ia trocar o óleo e essas paradas hj, e não tinha muito oque fazer, resolvi tirar umas fotos pros novatos e tal…………bom, vamos lá………..

 

Primeiro vc tira a proteção do motor esquerdo, para que a tampa do filtro de óleo possa sair…..

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Depois tire a tampa do óleo do motor (a que tem a vareta), pra deixar entrar o ar e drenar todo o óleo

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Deite embaixo da moto do lado direito, e veja a tampa de drenagem (parafuso)

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Eh aconselhável usar uma luva, pra facilitar a limpeza da mão depois……..solte com uma chave, e depois desrosquei com a mão…

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deixe cair o óleo numa vasilha……

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Ai vai uma dica: As vezes fica um pouco de óleo no meio das engrenagens, e pra quem eh perfeccionista, e deseja ter o máximo de óleo velho fora de sua moto faca o seguinte: Se tua moto tiver partida no pé  de umas 5 ou 7 pedaladas devagar, vc vai ver que vai sair muito óleo ainda. Se tua moto tiver partida elétrica (tipo a XR), deixe a chave no OFF, e de a partida (pra ela girar o motor mas não ligar)…….veja quanto sai de óleo ainda…………alem de logico, vc balançar ela pros dois lados um pouco.

Não faça como o Bessa……..depois de esgotado o óleo de motor, feche, para que não acontece de vc esquecer e vazar óleo hahaha……..

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Va na esquerda da moto e solte os 2 parafusos da tampa do filtro de óleo

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Tire o conjunto (filtro de óleo com a tampa)

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Não se esqueça da pequena mola

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Pegue o novo filtro de óleo  e certifique-se do lado………o lado que tem a borracha eh pra esquerda. Agora, nesse ponto eh o seguinte: Pegue um pouco (bem pouco) de grava e coloque na borracha pra dar uma boa vedação ……eu tava sem graxa e acabei não fazendo isso, mas meu mecânico disse k não tem pepino não……….isso da graxa ta no manual da CRF X……

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não se esqueça da mola no lado direito do filtro

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Encaixe no canal que tem ao fundo do compartimento, de uma “chacoalhadinha” pra sentir se encaixou………..e feche a tampa, e recoloque a proteção do motor……..

Agora pegue o óleo, e coloque.

No Manual esta falando k vai:

quando somente troca óleo de motor: 660ml
quando vc troca o filtro tbm: 690ml

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galera, mas mesmo colocando as medidas corretamente, depois da uma checada, pois pode varias bem pouco…………..

Não se esqueçam , que depois que colocar óleo no motor, ele não vai descer todo, então vc liga a moto por 1 ou 2 minutos, espero outros 2 minutos e cheque o nível.

pronto, motor ta respirando bele………

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Agora vá do lado direito, e abra a tampa de entrada de óleo de transmissão……

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Vá ao lado esquerdo, embaixo do pedal de cambio, tem a tampa de drenagem do óleo de transmissão……

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Agora volte para o lado direito, e abra este pequeno parafuso (embaixo da bomba d’água)……. não perca a arruela vedadora…..

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Agora pegue o óleo  e muito importante: O funil………olha, vai no supermercado e compre um funil pequeno, e mesmo assim, ele vai ficar grande pra colocar óleo na transmissão  que vc pode pegar eh diminuir o diâmetro dele com uma mangueira, e cola-lo embaixo……….fica 10.

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Agora va colocando óleo na transmissão, ate que vc veja que começou bem lentamente a vazar óleo do buraco que vc tirou o parafuso……… Eu sempre ponho uns 35/50ml amais depois disso, pois eh uma quantidade pequena, k não prejudica. A medida exata eh :670ml

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Fim, apos trocar o óleo, vc ta com filtro, óleo de motor e óleo de transmissão novinhos………

Eu particularmente uso Motul 5100 tanto no motor quanto na transmissão ………quem usa transoil na transmissão (óleo especifico da motul pra transmissão  acho k vai fazer cagada………primeiro k ele eh mineral, e esse motul ai tem muita tecnologia, inclusive de anti patinação de discos de embreagem (ele foi desenvolvido pra usar numa moto convencional, a onda o óleo de motor, tbm lubrifica a embreagem……

Outra……….vc não precisa ficar comprando vários tipos de óleo, compra um só e já era…………alem de vc não se atrapalhar…….meu mecânico disse k uns tempos atras teve um cara k sem querer inverteu os óleo  colocou o de motor na transmissão (ate ai tudo bele) mas o de transmissão no motor………….motor foi pro saco em 1 mês……..

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