Preparacao top na CRF230, ou Polaco II?
Preparacao top na CRF230, ou Polaco II?
Galera, achei esse texto no site dos zenni (k o filho eh piloto, e o pai mecanico/)............
Diz ele k pode aumentar em quase 40% (37% pra ser exato) a potencia da CRF230 (passando de 19,3cv para 26,5cv, sem mexer no cabecote e nem no aumento de cc.........ele consegue chegar em tal potencia mexendo no carburador, pista, cdi e magneto............
Alguem (dos magos do motor) sabe a veracidade disso? Eu pergunto isso pois nao gosto quando o cara fala a potencia sem meter os graficos, e o nome do lugar k o cara fez o teste....assim agente nwem sabe se foi no dino mesmo ou foi no chutometro........
http://www.zennipreparacoes.com.br/crf230.pdf
Diz ele k pode aumentar em quase 40% (37% pra ser exato) a potencia da CRF230 (passando de 19,3cv para 26,5cv, sem mexer no cabecote e nem no aumento de cc.........ele consegue chegar em tal potencia mexendo no carburador, pista, cdi e magneto............
Alguem (dos magos do motor) sabe a veracidade disso? Eu pergunto isso pois nao gosto quando o cara fala a potencia sem meter os graficos, e o nome do lugar k o cara fez o teste....assim agente nwem sabe se foi no dino mesmo ou foi no chutometro........
http://www.zennipreparacoes.com.br/crf230.pdf
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a cara, ja ouvi tanta história, de tanta moto, de tanto preparador, de tanto tanto, que hoje, a não ser que eu conheça pessoalmente o preparador, eu só acredito vendo.
Sabendo que a crf230 usa a plataforma da xr200 e a honda ja deu um tapa no motor, acho 37% muita coisa. Como eu disse, acho! o ideal seria gráficos né...
Sobre o zenni, polaco e demais preparadores, ja ouvi muita história, a maioria falando mal. Mas falar sempre é fácil, meter o pau qualquer um mete, por isso nunca levo muito a sérios esses comentários.
*** para não ficar só colocando a pulga atras da orelha, o Angelo preparou as suspas da 230 dele com o zenni e me falou muito bem da preparaçao. Com clique e tudo mais... e o angelo e dono de oficina! :lol:
[s]
Sabendo que a crf230 usa a plataforma da xr200 e a honda ja deu um tapa no motor, acho 37% muita coisa. Como eu disse, acho! o ideal seria gráficos né...
Sobre o zenni, polaco e demais preparadores, ja ouvi muita história, a maioria falando mal. Mas falar sempre é fácil, meter o pau qualquer um mete, por isso nunca levo muito a sérios esses comentários.
*** para não ficar só colocando a pulga atras da orelha, o Angelo preparou as suspas da 230 dele com o zenni e me falou muito bem da preparaçao. Com clique e tudo mais... e o angelo e dono de oficina! :lol:
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Tem que trabalhar o cabeçote sim, taxa de compressão sim...
Alivio de magneto não gera potência. Alívio de pistão e biela gera potência.
Com certeza tem que ter um cabeçote muito bem feito e um carburador muito bom, além de um comando bom.
Eu tenho uma crf (de um amigo) para colocar no dina aqui, foi feito basicamente um bom trabalho de cabeçote e um carburador de xlx250, além de um comando de válvulas maior. Breve faremos o teste. O problema é que não testei ela antes da preparação para comparar.
Na minha twister consegui 5cv´s com cabeçote muito bem feito, leve aumento da taxa e carburador de falcon, mas são 5cv´s em 24cv´s originais.. aí são uns 20% de aumento. Se trabalhasse mais em cima desse motor original, como comandos especiais, escape (eu tinha escape original ainda) a coisa ainda mudava uns 3cv´s com certeza.
Alivio de magneto não gera potência. Alívio de pistão e biela gera potência.
Com certeza tem que ter um cabeçote muito bem feito e um carburador muito bom, além de um comando bom.
Eu tenho uma crf (de um amigo) para colocar no dina aqui, foi feito basicamente um bom trabalho de cabeçote e um carburador de xlx250, além de um comando de válvulas maior. Breve faremos o teste. O problema é que não testei ela antes da preparação para comparar.
Na minha twister consegui 5cv´s com cabeçote muito bem feito, leve aumento da taxa e carburador de falcon, mas são 5cv´s em 24cv´s originais.. aí são uns 20% de aumento. Se trabalhasse mais em cima desse motor original, como comandos especiais, escape (eu tinha escape original ainda) a coisa ainda mudava uns 3cv´s com certeza.
Fernando acompanho teus depoimentos com as devidas comprovações e concordo com tigo. Acredito que o Zeni vai no embalo do Polaco aumentando o resultado de proposito, pois a grande maioria acredita na propaganda e não exige comprovação nenhuma.Claro que um bom trabalho traz resultados, mas denovo vamos cair na mesma questão: qto. custa para obter mais um CV? Vai que é melhor comprar uma especial que já vem pronta.flw
Muito bem feita todas as vossas colocações. Falar mais estragaria o tópico.
O q se deve observar é que potência tem a moto dele originalmente??? (Observado pelo Fernando)...
Se uma Tornado originalmente tem na faixa dos 18cv...Uma CRFzinha deve ter na faixa dos 15cv (tudo na roda)...jogar essa potência para verdadeiros 26hp na roda...são 74% de melhora.
Resumindo...se a moto dele deu quase 27cv na roda, e teve uma melhora de 37%...isso quer dizer q a moto dele originalmente tem 19,70cv originalmente...o q não condiz com a verdade... ou melhor, ele está usando a potência informada pela Honda (19,3 cv)
Do ponto de vista potência na roda...esse é mais um q gosta criar números mirabolantes. Resumindo...a fábrica já joga os números lá pra cima...aí vem um preparador, aproveita esses números....e joga os dele mais pra cima ainda....ou seja...joga próximo as importadas....Espertos, não?!??! :roll:
Vamos supor q a CRFzinha tenha 16cv na roda...+ 37% de ganho na preparação irá gera uma potência de 21,92cv ma roda...Números bem abaixo dos 26,5 cv....Agora...q eu tenho q tirar o chapéu para esses caras...isso eu tenho...A oficina dele não deve ter vaga pra quem quer...hehee...
Um dia eu aprendo a fazer isso... :twisted:
O q se deve observar é que potência tem a moto dele originalmente??? (Observado pelo Fernando)...
Se uma Tornado originalmente tem na faixa dos 18cv...Uma CRFzinha deve ter na faixa dos 15cv (tudo na roda)...jogar essa potência para verdadeiros 26hp na roda...são 74% de melhora.
Resumindo...se a moto dele deu quase 27cv na roda, e teve uma melhora de 37%...isso quer dizer q a moto dele originalmente tem 19,70cv originalmente...o q não condiz com a verdade... ou melhor, ele está usando a potência informada pela Honda (19,3 cv)
Do ponto de vista potência na roda...esse é mais um q gosta criar números mirabolantes. Resumindo...a fábrica já joga os números lá pra cima...aí vem um preparador, aproveita esses números....e joga os dele mais pra cima ainda....ou seja...joga próximo as importadas....Espertos, não?!??! :roll:
Vamos supor q a CRFzinha tenha 16cv na roda...+ 37% de ganho na preparação irá gera uma potência de 21,92cv ma roda...Números bem abaixo dos 26,5 cv....Agora...q eu tenho q tirar o chapéu para esses caras...isso eu tenho...A oficina dele não deve ter vaga pra quem quer...hehee...
Um dia eu aprendo a fazer isso... :twisted:
Realmente ele está se baseando nos números da fábrica...Eu vi lá ele falando sobre os 19,3cv originais...Não havia lido o texto antes.... :(F_Barata escreveu:O cara não diz que é na roda pra vc falar isso Fabrício.
Está explicito que é no motor.
Agora se chega a 37% no motor ou na roda, ai só metendo num dina neutro. :mrgreen:
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Esses numeros de cv são muito controverso e questionável, oque interessa é:
saber se o preparador faz o acerto no dinamometro, pois ai vc sabe oque aumentou e o quanto aumentou, tipo se quanto torque quanto ficou a potencia, e em que faixa de giro isso ocorreuagora se a tornado ou outra qualquer original da 18cv e num outro dinamometro ela deu 23cv, ou ainda 21cv, oque interessa é que no mesmo dinamometro vc faça a medição com ela preparada, ai sim vc tem noção de como ficou a moto.
saber se o preparador faz o acerto no dinamometro, pois ai vc sabe oque aumentou e o quanto aumentou, tipo se quanto torque quanto ficou a potencia, e em que faixa de giro isso ocorreuagora se a tornado ou outra qualquer original da 18cv e num outro dinamometro ela deu 23cv, ou ainda 21cv, oque interessa é que no mesmo dinamometro vc faça a medição com ela preparada, ai sim vc tem noção de como ficou a moto.
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disse tudo.Marcio tornado escreveu:Esses numeros de cv são muito controverso e questionável, oque interessa é:
saber se o preparador faz o acerto no dinamometro, pois ai vc sabe oque aumentou e o quanto aumentou, tipo se quanto torque quanto ficou a potencia, e em que faixa de giro isso ocorreuagora se a tornado ou outra qualquer original da 18cv e num outro dinamometro ela deu 23cv, ou ainda 21cv, oque interessa é que no mesmo dinamometro vc faça a medição com ela preparada, ai sim vc tem noção de como ficou a moto.
filosofia
Se fazendo ajustes técnicos conseguimos tirar tanto mais de um motor original, seriado e sem garantia de fábrica,....
por que a honda nao economiza em material? Numa economia de escala?
Onde está a pegadinha? Claro, desconsiderando o blefe que a vida útil nao muda...
Alguém deve ser demitido na Honda.
Pensem nisso e respondam, pois eu nao entendo
Arriscaria dizer que todas as margens da Honda estao sendo usadas. E se nao há um "fusível", um ponto fraco, essa moto nao deve ir muito longe nao.
_________________________________________________
Antes que alguém entenda errado, posso exemplificar.
Se podemos tirar 40% mais de potencia do motor, entao este motor poderia ser 29% menos robusto no total. Claro que podemos mexer em ponto que nao sao críticos, que representem 80% de melhoria com 20% de trabalho....
Sabe por que há aeronaves prateadas? POrque o peso da tinta equivale a mais dois passageiros com malas e tudo.
Ninguém dá nada pra ninguém.
Se fazendo ajustes técnicos conseguimos tirar tanto mais de um motor original, seriado e sem garantia de fábrica,....
por que a honda nao economiza em material? Numa economia de escala?
Onde está a pegadinha? Claro, desconsiderando o blefe que a vida útil nao muda...
Alguém deve ser demitido na Honda.
Pensem nisso e respondam, pois eu nao entendo
Arriscaria dizer que todas as margens da Honda estao sendo usadas. E se nao há um "fusível", um ponto fraco, essa moto nao deve ir muito longe nao.
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Antes que alguém entenda errado, posso exemplificar.
Se podemos tirar 40% mais de potencia do motor, entao este motor poderia ser 29% menos robusto no total. Claro que podemos mexer em ponto que nao sao críticos, que representem 80% de melhoria com 20% de trabalho....
Sabe por que há aeronaves prateadas? POrque o peso da tinta equivale a mais dois passageiros com malas e tudo.
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Não entendi onde está a relação de que em vez de aumentar 40% de potência poderia-se "aliviar" ele 29% (daonde saiu 29% ?? :shock: ).Paulo escreveu:filosofia
Se fazendo ajustes técnicos conseguimos tirar tanto mais de um motor original, seriado e sem garantia de fábrica,....
por que a honda nao economiza em material? Numa economia de escala?
Onde está a pegadinha? Claro, desconsiderando o blefe que a vida útil nao muda...
Alguém deve ser demitido na Honda.
Pensem nisso e respondam, pois eu nao entendo
Arriscaria dizer que todas as margens da Honda estao sendo usadas. E se nao há um "fusível", um ponto fraco, essa moto nao deve ir muito longe nao.
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Antes que alguém entenda errado, posso exemplificar.
Se podemos tirar 40% mais de potencia do motor, entao este motor poderia ser 29% menos robusto no total. Claro que podemos mexer em ponto que nao sao críticos, que representem 80% de melhoria com 20% de trabalho....
Sabe por que há aeronaves prateadas? POrque o peso da tinta equivale a mais dois passageiros com malas e tudo.
Ninguém dá nada pra ninguém.
Sempre quando se fala de preparação de motores, vem aquela velha história:
-pq os engenheiros calculam e testam tanto tempo e vc com um dia de serviço vai lá e muda tudo??
- Se fosse para ser assim, os engenheiros teriam feito assim.......
Essas perguntas e afirmações são respondidas nos motores de F1.. quanto tempo dura um motor de F1?? em horas?? não mais que 3, podem acreditar.
Um motor, um carro, uma gaiota, carroça.. carrinho de mão.. tem que ser projetado a prova de topeiras, idiotas, burros, assim como deve atender as condições de quem exige mesmo. Reparem um garoto que nunca pegou um carro, saiu da auto-escola e sai aos trancos com um carro.. dê um motor preparado a ele e espere explodir...
Compare um motor 2.0 original com 120cv´s subindo uma serra... com bagagem e 5 pessoas dentro.. Prepare esse motor, aspirado ainda, coloque toda a bagagem e 5 pessoas dentro... com certeza ferve no caminho.. mas tem 160cv´s.
Preparação de motor, é para quem conheçe motor, para quem sabe andar com esse motor, e para quem sabe cuidar.
Por isso as fábricas tem que fazer tudo a prova de tudo.. lembrem-se, motores originais tem garantia.. e a garantia é para todos.
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