Construindo Hallmeter para motos
Construindo Hallmeter para motos
Como alguns membros do clube sabem, tenho encontrado dificuldades em relação ao acerto do carburador de minha DT 200. E tbm, ja estou enjoado de sair para conferir cor da vela. Depois de algumas idéias, lembrei de um amigo meu, que há algum tempo atras me mostrou um hallmeter "portatil" que permite ser colocado em qualquer moto, ou até mesmo carro. Depois de várias dicas, resolvi começar o projeto.
Segue abaixo a lista de materiais e a construção do equipamento;
Material utilizado:
1 Sonda lambda( o modelo da sonda fica a critério de cada um, preferi usar a de 4 fios para que se possa ter respostas rapidas na leitura);
1 Multimetro do amarelinho(Sim, aqueles de 15 reais mesmo);
2 Garras do tipo "jacaré" pretas;
1 Garra do tipo "jacaré" vermelha;
1 Pino "banana" vermelho para multimetro ;
1 Pino "banana" preto para multimetro;
1 Porca com a rosca compativel com a sonda;
1 Tubo de +/- 100mm( Diametro próximo ou igual a saida do escape da moto);
1 Conexão curva/ponteira para a junção da sonda com o escape;
2 Abraçadeiras para a fixação da sonda.
Material utilizado
Posicionamento da porca no tubo para inicio de desbaste
Aqui, foi o início do desbaste, por sorte encontrei um rebolo para a furadeira do mesmo diametro do tubo usado na sonda.
Depois do desbaste, a porca ja estava pronta para ser soldada.
Porca soldada( dispenso comentarios do tipo: pô! que cagado de pombo hein?)rs. Acabaram meus eletrodos finos, e naum sou muito bom na solda, oque importa é que após a solda, naum houve vazamentos.
Pintura vai bem(de preferencia 600º).
Sonda pronta:
Tenho um video do teste tbm, porem naum estou conseguindo postar. Minha opnião, é que o equipamento é legal, funciona bem porém existe um pouco de oscilação, mas preciso tirar algumas duvidas com meu amigo, pois achei que este tubo esta um pouco curto, e na marcha lenta a pressão atmosferica acaba interferindo na leitura(400mV). Nas outras faixas de rotação, fica legal, e o valor fica na faixa de 800/900mV.
Se alguem tiver alguma dica, ou correção, agradeço.
Abraço pessoal, até +.
Segue abaixo a lista de materiais e a construção do equipamento;
Material utilizado:
1 Sonda lambda( o modelo da sonda fica a critério de cada um, preferi usar a de 4 fios para que se possa ter respostas rapidas na leitura);
1 Multimetro do amarelinho(Sim, aqueles de 15 reais mesmo);
2 Garras do tipo "jacaré" pretas;
1 Garra do tipo "jacaré" vermelha;
1 Pino "banana" vermelho para multimetro ;
1 Pino "banana" preto para multimetro;
1 Porca com a rosca compativel com a sonda;
1 Tubo de +/- 100mm( Diametro próximo ou igual a saida do escape da moto);
1 Conexão curva/ponteira para a junção da sonda com o escape;
2 Abraçadeiras para a fixação da sonda.
Material utilizado
Posicionamento da porca no tubo para inicio de desbaste
Aqui, foi o início do desbaste, por sorte encontrei um rebolo para a furadeira do mesmo diametro do tubo usado na sonda.
Depois do desbaste, a porca ja estava pronta para ser soldada.
Porca soldada( dispenso comentarios do tipo: pô! que cagado de pombo hein?)rs. Acabaram meus eletrodos finos, e naum sou muito bom na solda, oque importa é que após a solda, naum houve vazamentos.
Pintura vai bem(de preferencia 600º).
Sonda pronta:
Tenho um video do teste tbm, porem naum estou conseguindo postar. Minha opnião, é que o equipamento é legal, funciona bem porém existe um pouco de oscilação, mas preciso tirar algumas duvidas com meu amigo, pois achei que este tubo esta um pouco curto, e na marcha lenta a pressão atmosferica acaba interferindo na leitura(400mV). Nas outras faixas de rotação, fica legal, e o valor fica na faixa de 800/900mV.
Se alguem tiver alguma dica, ou correção, agradeço.
Abraço pessoal, até +.
acho que o mais certo seria colocar mais proximo possivel do motor!?
acredito que daria mais precisao!
a oscilacao eh normal, eh assim mesmo. uma maneira de pegar melhor essa oscilacao eh usar um hallmeter de barra de leds, o multimetro eh um pouco lento, porem da mais precisao na leitura.
eu uso multimetro mesmo!
acredito que daria mais precisao!
a oscilacao eh normal, eh assim mesmo. uma maneira de pegar melhor essa oscilacao eh usar um hallmeter de barra de leds, o multimetro eh um pouco lento, porem da mais precisao na leitura.
eu uso multimetro mesmo!
Então andre, quanto mais próximo do motor melhor mesmo... Porém, eu precisava de algo que pudesse passar de uma moto para outra, então a solução foi construir um hallmeter que trabalhasse na saida do escape mesmo.andre pasi Guelfi escreveu:acho que o mais certo seria colocar mais proximo possivel do motor!?
acredito que daria mais precisao!
a oscilacao eh normal, eh assim mesmo. uma maneira de pegar melhor essa oscilacao eh usar um hallmeter de barra de leds, o multimetro eh um pouco lento, porem da mais precisao na leitura.
eu uso multimetro mesmo!
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- Mega Membro
- Mensagens: 5213
- Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43
Pow ja tenho sonda na minha moto a mais de um ano e falo, eta coisa boa viu, nada de ficar vendo cor de vela, pra mim isso coisa da pre historia hehehe, liga o aparelho, da um role pra fazer a leitura e pronto, ja sab o que tem que fazer no bura hehehehhe.
So que a sonda que uso fica na curva do escape
So que a sonda que uso fica na curva do escape
O "certo" é colocar no ponto de maior calor, pra achar esse ponto é só pegar giz de cera, passar na região em que vc acredita ser mais quente, ligar o motor e ver aonde a cera começa a derreter primeiro.andre pasi Guelfi escreveu:acho que o mais certo seria colocar mais proximo possivel do motor!?
acredito que daria mais precisao!
a oscilacao eh normal, eh assim mesmo. uma maneira de pegar melhor essa oscilacao eh usar um hallmeter de barra de leds, o multimetro eh um pouco lento, porem da mais precisao na leitura.
eu uso multimetro mesmo!
Mas isso é complicado, fiz isso no escape da Ybr e não estou conseguindo ter uma boa leitura, vou colocar uma outra sonda mais para trás e ver os resultados.
Em geral em carros de rua se anda na casa dos 600-650 mV pra carros turbo é normal algo em torno de 780-850 mV. Mas varia de acordo com o uso do carro.Elton escreveu:Po, massa!
e aí, como funciona? tantos mv significa mistura pobre, e outros mv significa mistura rica?
e quando babar de óleo, só limpa?
Olha a distãncia do cilindro acho que depende do modelo da sonda lambda que esta sendo usado, pois ela só trabalha bem quente, e tem algumas que usam o proprio calor do motor( 2 fios) e outras tem uma resistencia interna para aquecer( 4 fios).
Essa oscilação tu consegue ver bem com um multimetro analogico( com ponteiro no lugar do display).
Mas será que o oleo 2T não vai afetar a leitura?
Essa oscilação tu consegue ver bem com um multimetro analogico( com ponteiro no lugar do display).
Mas será que o oleo 2T não vai afetar a leitura?
Gui, parabéns pelo projeto!
Eu tenho parado em casa um hallmeter da Beast Racing igual a dessa foto:
Ele é bem legal porque permite a programação da escala e já te mostra em tempo real se a mistura está rica, pobre ou ideal.
Mais infos em http://www.beastracing.com.br/html/airfuelpro.html .
Se vc tiver interesse, podemos fazer um negócio. É só me mandar uma MP, ok?
Eu tenho parado em casa um hallmeter da Beast Racing igual a dessa foto:
Ele é bem legal porque permite a programação da escala e já te mostra em tempo real se a mistura está rica, pobre ou ideal.
Mais infos em http://www.beastracing.com.br/html/airfuelpro.html .
Se vc tiver interesse, podemos fazer um negócio. É só me mandar uma MP, ok?
jjacob_xt225 escreveu:Olha a distãncia do cilindro acho que depende do modelo da sonda lambda que esta sendo usado, pois ela só trabalha bem quente, e tem algumas que usam o proprio calor do motor( 2 fios) e outras tem uma resistencia interna para aquecer( 4 fios).
Essa oscilação tu consegue ver bem com um multimetro analogico( com ponteiro no lugar do display).
Mas será que o oleo 2T não vai afetar a leitura?
o problema do anologico e que com a vibracao da moto andando, vai alterar a leitura, alem do que no analogiuco a leitura ja eh mais dificil!
Giordano escreveu:Gui, parabéns pelo projeto!
Eu tenho parado em casa um hallmeter da Beast Racing igual a dessa foto:
Ele é bem legal porque permite a programação da escala e já te mostra em tempo real se a mistura está rica, pobre ou ideal.
Mais infos em http://www.beastracing.com.br/html/airfuelpro.html .
Se vc tiver interesse, podemos fazer um negócio. É só me mandar uma MP, ok?
o problema desse hall eh que ele nao eh tao preciso quanto o multimetro! por ex. o multimetro indica 880mV ou 940mV, que ja faz diferenca, ja o hall pode cair na mesma escala essas duas medidas!
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- Membro
- Mensagens: 135
- Registrado em: 22 Março 2007 à29 08:33
Giordano escreveu:É verdade, André. Mas em compesação a leitura é muito mais fácil. É só bater o olho no aparelho e conferir a mistura.
ressucitando....
conclusao: multimetro pra acertar/regular, e hallmeter pra usar no dia a dia por precaussao, pois a leitura eh mais facil, e mais instantanea, jah que o multimetro eh meio lerdo!!!
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