XENON é PERMITIDO!!

Categoria livre. Quer falar de qualquer coisa q não envolva 2 rodas, e tudo o q não se enquadra nas outras categorias...esse é o lugar.

PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

XENON é PERMITIDO!!

Mensagem por PERUCH »

Galera, achei a resolução que diz que o xenon e outras mudanças em iluminação em veículos é permitida, desde que seja legalizado.

Segue texto:

Alteração de iluminação deve ter autorização prévia
Em resposta a consulta formulada pela deputada Ângela Amin, o presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Alfredo Peres da Silva, informou que não existe proibição de se modificar o sistema de iluminação de veículos, desde que essa modificação seja previamente autorizada pelo órgão de trânsito e desde que as modificações atendam às especificações da legislação para merecer um Certificado de Segurança Veicular (CSV). Traduzindo: nada impede que alguém substitua os faróis de seu veículo, desde que:
1 – Encaminhe requerimento ao órgão de trânsito onde o veículo está registrado, solicitando autorização para essa alteração.
2 – Atente para o que determina a Resolução 227, com as modificações da Resolução 294, ambas do Contran, no tocante às especificações permitidas e ao conjunto de alterações que elas acarretam.
3 – Submeta o veículo a inspeção veicular por uma Instituição Técnica Licenciada (ITL, entidade credenciada pelo Denatran e acreditada pelo Inmetro) para obter o CSV, laudo necessário a que a alteração de característica seja homologada pelo órgão de trânsito.
4 – Conclua o processo de alteração junto ao órgão de trânsito, de modo a receber um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV), onde constará, no campo de observações do CRV/CRLV, a informação ILUMINAÇÃO MODIFICADA.
Vale lembrar que esses procedimentos são obrigatórios qualquer que seja a alteração que se pretenda fazer, exceção parcial à mudança de cor do veículo, que dispensa o CSV. Vale lembrar também que qualquer alteração de característica não autorizada pelo órgão de trânsito – e que, portanto, não conste do CRV – é passível de multa.
O texto integral das Resoluções 227 e 294 pode ser acessado CLICANDO AQUI


Link: http://www.detran.sc.gov.br/comunicacao/farol.htm
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

PERUCH,

Bão, antes já não era permitida nenhuma alteração na iluminação dos carros, só não havia nada especifico pra XENON.

Agora é q se pode regularizar, o problema é q pra isso o farol tem q ser regulável e ter limpador externo ( aqueles mini esguichos como nos limpa parabrizas.... ).

Além do q tem lentes d alguns faróis q interferem no foco do xenon, vai ficar praticamente impossível legalizar..... :wink:
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Ops, gaguejei !!!
Editado pela última vez por Gargamel em 14 Janeiro 2009 à32 22:44, em um total de 1 vez.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

POis é, é legalizado, mas nao vale a pena pelo custo.. aehuae

Falando nisso, hj fui na praia e na volta no posto da PRE me pararam, tenho na Montana os farois Eagle Eyes, de luz branca... porem a meia luz é bem azulada, pois ela ilumina todo o farol com a cor azulada, a lampada em si ilumina branca... mas como akela porra de meia luz fica azul,.. de longe vc ve o farol ta azul... mas na verdade eh so reflexo.. aí me pararam, o policial olhou, pegou uma lanterna p/ ver se era xenon (tava procurando o reator) dae nao achou nada, e perguntou sobre a lampada, falei q nao ia mentir, coloquei a lampada pq viajo mto a noite e eh melhor, mas ela é de 50W, como a original... ai ele olhou , olhou.... olhou de novo... e disse, essa luz baixa ta refletindo azul... o reflexo.. tu pode se incomodar com isso, eu poderia te notificar pq ela esta refletindo azul e nao branca... ai dei farola alto, farol baixo... e refletia branco... ai conversei, admiti e prometi q ia trocar (e vou mesmo) a meia luz... deixar a amarela mesmo... ai ele me deu boa noite e fui mais feliz q Gordo de camisa nova...

fróids

Ia levar 127,00 de multa e 3 pontos na CNH
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

fróids

Ia levar 127,00 de multa e 3 pontos na CNH
Pois é, tenho xenon na minha strada, e as reservas são blue eyes tbem.....

Ainda não descobri se a lei vale para os auxiliares, tenho um jogo de xenon pra faról de milha guardado.... se não tiver problema ranco os dos farois e instalo os das milhas !
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Garga, não pode também, mas na milha sabe como é né??? Na frente da policia desliga :mrgreen:
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Mensagem por lgp276 »

depende do local legaliza qualquer carro.
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Garga, não pode também, mas na milha sabe como é né??? Na frente da policia desliga
É mesmo, pelo menos o flagrante será menor..... hehe....
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Só a observação que será nescessário limpadores para os faróis caso queira optar pelo xenon.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

xaxim escreveu:Só a observação que será nescessário limpadores para os faróis caso queira optar pelo xenon.
Isso mesmo, foi o q faleui pro guarda q me parou, ele assim:

Pode ser legalizado, mas tu acha q alguem vai pagar o preço só p/ ter uma lampada xenon no carro ?

Pior q é verdade mesmo.

To vendo algumas empresas fabricando o farol completo p/ Kit Xenon.. heheheh
The_Piston_man
Membro
Mensagens: 502
Registrado em: 15 Fevereiro 2006 à00 20:48

Mensagem por The_Piston_man »

Simples..... coloca junto com a lampada xenon. uma lampada do tipo esssa .
http://www.luz.philips.com/portalDetProduct.do?par=1694

e fazer circuito diferente..!!! pronto chego blitz...mudou de cor hahahaha,,,, agente fez isso no carro do meu amigo e agora achu que vou faze no meu, maravilha 2 cores...... se parar mesmo assim fla seu guarda vc deve estar confundindo com outro carro o meu é halogena.. ahahahhaaa 8)
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Uma das soluções pra quem quiser manter o xenon é colocar lampadas de 4300k que são mais brancas e não chegam a ser azuis passando pela fiscalização como se fossem halógenas.

Só aquelas de 3k amarelas que são feias.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

E, além da beleza da cor branca, uma luz branca mais bonita... tem também a diferença de iluminação, com as Eagle Eyes q tão na minha MOntana, parece q tudo fica mais "vivo" a noite, as placas de sinalização, dá de ver de longe...

Só de pensar em trocar já me dá uma raiva...

Até na minha Falcon tinha uma Osram Cool Blue... na DR tb tinha na trilha qdo voltava a noite era uma blz, enxergava tudo. Aí keimou, acabei trocando a carenagem original pela circuit H-1 aí a "M" de 35w com um farol amarelo e mixuruca... hehehe

Mas agora voltei a usar a carenagem original, e já to com uma Eagle Eye guardadinha lá em casa p/ colocar novamente.
The_Piston_man
Membro
Mensagens: 502
Registrado em: 15 Fevereiro 2006 à00 20:48

Mensagem por The_Piston_man »

Eu usava a eagle eye no meu carro e posso afirmar que faz bastante diferença na iluminação....... concordo com o peruch.

agora ahhaha que fico massa o esquema Xenon e halogena fico..... aperto um bota mudo a cor kkkkkkkkkk
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

mas as cool blue são permitias num sao ???

tava pensando em colocar no meu corsa, pq to pegando muita estrada a noite.

se eu trocar só as lampadas por essas cool blue dá problema com puliça ?
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Tops...

Eu coloquei na Montana todas as 3 (Meia Luz, Farol Baixo e Farol Alto) se teu Corsa é dos novos tb é assim (são 3 lampadas) os antigos é somente 1 modelo H-4 com alta e baixa (igual das motos) e a meia luz.

Seguinte, não coloca na Meia Luz... pq a minha meia luz q botei é azul mesmo, qdo liga a meia luz parece uma boneca de olhos azuis... é fraco, mas reflete no bloco óptio e parece q o farol inteiro é azul.

Foi esse detalhe q chamou atenção do policial q me parou semana passada.

Ele pediu p/ eu colocar o carro de frente da parede da PRE ai olhou um monte de vezes, e disse q a lampada realmente tava mais p/ branca do q p/ azul.. mas como ele disse: Ela REFLETE branca, mas o farol ta AZULADO... aí apaguei o farol e deixei só a meia luz... ai ele mesmo disse: Ta vendo, essa meia luz ae q ta deixando teu farol azul... essa vez vou deixar vc passar, mas aconselho a trocar essa meia luz p/ nao se incomodar futuramente

Então, hj a noite eu vou tirar e colocar a meia luz original de novo, já era p/ ter feito isso... mas sabe como é né... vou deixando e tal.

Eu coloquei a Eagle Eye 50/60 na baixa e na alta uma marca mais Xing Ling... q é até menos branca do q a Baixa.

A Osram Cool Blue eu tinha na Falcon e uso as vezes na DR, ela é menos azulada... um meio termo entre amarela e branca...

Se fosse hj, p/ não me incomodar eu colocaria a OSRAM.

Abraço
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

valeu perucones... vou de osram mesmo... já q é 3 lamps, acho q vou colocar só alta...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem