Motul Chain Lube - + 1 hp
Motul Chain Lube - + 1 hp
Galera, sempre fui (e ainda sou) contra em lubrificar correntes..........somente com oleo altamente indicado para isso, porem esses oleo sao extremamente caros e o molho acaba saindo mais caro que o peixe. (soh o oleo ja custa mais que uma corrente)
Porem consegui comprar em uma loja, em uma promocao, o Chain Lube Factory Line (a lubrificacao top, acima do Chain lube Offroad).
Agora fiquei curioso lendo no verso o texto em ingles:
"...Thanks to its Boro Tech formula, Chain Lube Factory Line limits the rolling resistence and allows a gain up to 1 additional horse power..." ou seja, a eficiencia na reducao do atrito na corrente eh tao grande que chega a "livrar" ateh 1hp a mais....
Sera? tipo..........duvido, mas tbm nao duvido, pois na relacao eh onde morre a maior perda de potencia de uma moto.
Porem consegui comprar em uma loja, em uma promocao, o Chain Lube Factory Line (a lubrificacao top, acima do Chain lube Offroad).
Agora fiquei curioso lendo no verso o texto em ingles:
"...Thanks to its Boro Tech formula, Chain Lube Factory Line limits the rolling resistence and allows a gain up to 1 additional horse power..." ou seja, a eficiencia na reducao do atrito na corrente eh tao grande que chega a "livrar" ateh 1hp a mais....
Sera? tipo..........duvido, mas tbm nao duvido, pois na relacao eh onde morre a maior perda de potencia de uma moto.
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Se essa comparacao for entre uma corrente nova e lubrificada e uma velha e enferrujada ate pode ser, Isso se for testado numa Hayabusa da vida.. Numa Biz vai ser dificil essa diferenca chegar a 1 HP..
Agora entre uma corrente nova e lubrificada com o Motul e uma nova e lubrificada com oleo de outra marca qualquer acho dificil esse 1HP a mais existir..
Agora entre uma corrente nova e lubrificada com o Motul e uma nova e lubrificada com oleo de outra marca qualquer acho dificil esse 1HP a mais existir..
disse tudo!Andre Mello escreveu:Se essa comparacao for entre uma corrente nova e lubrificada e uma velha e enferrujada ate pode ser, Isso se for testado numa Hayabusa da vida.. Numa Biz vai ser dificil essa diferenca chegar a 1 HP..
Agora entre uma corrente nova e lubrificada com o Motul e uma nova e lubrificada com oleo de outra marca qualquer acho dificil esse 1HP a mais existir..
muito bom o comentario! nada a acrecentar!
eitcha óio bão!!!!!!!!!!
Umgape, só na melada??????
Por falar nisso, ontem de noite lavei a motoca, saquei a corrente e deixei de molho na querosene. Hoje termino de lavar, mergulho ela num pote de óleo queimado, tiro o excesso e deixo pendurada pra ficar bem da sequinha.
Pronto!
Mais uns 4 treinos só no WD.
Ps.: Corrente "sem" retentor.
Umgape, só na melada??????
Por falar nisso, ontem de noite lavei a motoca, saquei a corrente e deixei de molho na querosene. Hoje termino de lavar, mergulho ela num pote de óleo queimado, tiro o excesso e deixo pendurada pra ficar bem da sequinha.
Pronto!
Mais uns 4 treinos só no WD.
Ps.: Corrente "sem" retentor.
Não estou questionando isso, alias, eu pus em pauta...........alais, eu tbm concordo com a galera...........eles compara uma corrente toda ressecada, com uma 0km com oleo motul, ai fica froids......hahaha
Mas ja adianto, oleo queimado, graxa (em gerais) entre outros só vai lubrificar no psicologico.
Quem ja trabalhou com metais, ou analize de materias, sabe que um metal nada mais é que uma "escama de peixe". Oleo queimado, singer e etc, não tem propriedades à resistencia mecanica e muito menos na lubrificação (que seria a propriedade de se infiltrar entre essas "escamas"). Esses oleos especializados para grandes preções e atritos, são desenvolvidos para penetrar nas fisuras dos metais, e resiste a grande preção mecanica sofrida.
Uma divisão da empresa que eu trabalho, lida com lubrificação de trilhos de trems, e a diferença entre um oleo inadequado, e um oleo adequado, chega a ser até 80% à mais na durabilidade, porem são oleo caros, desenvolvidos para trabalhar sobre pressão........
É como eu disse, paguei 29 reais no Motul, e realmente eu não gasto dinheiro com lubrificação de corrente, tbm sou usuario da boa e velha graxa branca (que funciona mais como um repelente de agua, porem aglutinador de areia). 29 pila, puts de um negocio :mrgreen: :mrgreen:
Mas ja adianto, oleo queimado, graxa (em gerais) entre outros só vai lubrificar no psicologico.
Quem ja trabalhou com metais, ou analize de materias, sabe que um metal nada mais é que uma "escama de peixe". Oleo queimado, singer e etc, não tem propriedades à resistencia mecanica e muito menos na lubrificação (que seria a propriedade de se infiltrar entre essas "escamas"). Esses oleos especializados para grandes preções e atritos, são desenvolvidos para penetrar nas fisuras dos metais, e resiste a grande preção mecanica sofrida.
Uma divisão da empresa que eu trabalho, lida com lubrificação de trilhos de trems, e a diferença entre um oleo inadequado, e um oleo adequado, chega a ser até 80% à mais na durabilidade, porem são oleo caros, desenvolvidos para trabalhar sobre pressão........
É como eu disse, paguei 29 reais no Motul, e realmente eu não gasto dinheiro com lubrificação de corrente, tbm sou usuario da boa e velha graxa branca (que funciona mais como um repelente de agua, porem aglutinador de areia). 29 pila, puts de um negocio :mrgreen: :mrgreen:
Eu acho que pode dar uma diferença grande o óleo SIM.
Como o Bessa disse, o metal é uma escama de peixe.
Se pegar ferro com ferro, o atrito é grande, o objetivo do óleo lubrificante, como sabemos, é formar uma película entre as várais partes de metal, fazendo com que as mesmas não se toquem.
Um bom óleo é aquele que funciona como um "velcro" entre ele e o metal, ao mesmo tempo como um "bagre ensaboado" entre as suas moléculas.
Se a Motul escreveu na embalagem, com certeza fizeram experimentos. Americano sai processando tudo, se os caras escrevem besteira, tomam ferro.
Claro que não é só passar o óleo e sair achando que ganhou 1HP, tudo depende das circunstâncias.
Como o Bessa disse, o metal é uma escama de peixe.
Se pegar ferro com ferro, o atrito é grande, o objetivo do óleo lubrificante, como sabemos, é formar uma película entre as várais partes de metal, fazendo com que as mesmas não se toquem.
Um bom óleo é aquele que funciona como um "velcro" entre ele e o metal, ao mesmo tempo como um "bagre ensaboado" entre as suas moléculas.
Se a Motul escreveu na embalagem, com certeza fizeram experimentos. Americano sai processando tudo, se os caras escrevem besteira, tomam ferro.
Claro que não é só passar o óleo e sair achando que ganhou 1HP, tudo depende das circunstâncias.
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O maior problema no óleo/graxa da corrente é reter sujeira e virar abrasivo.
Então pra motos de rua não há grandes problemas com isso.
Outra, é qua a corrente centrifuga qualquer coisa pelo giro e pela alta temperatura que é gerada.
Então, usa-se a graxa branca que é mais resistente à temperatura e centrifugação. Mas gruda mais sujeira o que a torna mais abrasiva, causando maior desgaste.
O que é de importante pra lubrificar numa corrente?
Na minha opinião, o que deve estar lubrificado são os roletes (dentro deles na realidade) , senão eles travam e o risco de quebra é grande.
E nos elos, só pra evitar a ferrujem. Metal, a grandes temperaturas e grande atrito são mais propensos a enferrujar.
Por isso dou mais importância à limpeza da corrente que à lubrificação específica.
Já cansei de ouvir dizer que todos esse óleos específicos são destinados às correntes "COM RETENTOR", mais pra preservação das borrachinas (onde derivados de petróleo causam danos) e onde a limpeza é mais delicada.
Mas certeza que esses óleos possuem aditivos de secagem pra evitar que grude sujeira, que tenham propriedades mais penetrantes e que resistam melhor à altas temperaturas.
Já usei um silicone pra altas temperaturas que é específico pras copiadoras da Xerox. Maravilhoso. Mas nunca mais achei pq essas máquinas sairam de linha.
Usei óleo com grafite também. Mas o grafite faz a temperatura da corrente subir ainda mais.
Então dou prioridade a uma boa limpeza e um mínimo de óleo. Lubrifico, tiro o excesso e deixo secar, somente após a lavagem.
Na pista ou trilha mais vale ela limpa, seca e sem ferrejum.
Então pra motos de rua não há grandes problemas com isso.
Outra, é qua a corrente centrifuga qualquer coisa pelo giro e pela alta temperatura que é gerada.
Então, usa-se a graxa branca que é mais resistente à temperatura e centrifugação. Mas gruda mais sujeira o que a torna mais abrasiva, causando maior desgaste.
O que é de importante pra lubrificar numa corrente?
Na minha opinião, o que deve estar lubrificado são os roletes (dentro deles na realidade) , senão eles travam e o risco de quebra é grande.
E nos elos, só pra evitar a ferrujem. Metal, a grandes temperaturas e grande atrito são mais propensos a enferrujar.
Por isso dou mais importância à limpeza da corrente que à lubrificação específica.
Já cansei de ouvir dizer que todos esse óleos específicos são destinados às correntes "COM RETENTOR", mais pra preservação das borrachinas (onde derivados de petróleo causam danos) e onde a limpeza é mais delicada.
Mas certeza que esses óleos possuem aditivos de secagem pra evitar que grude sujeira, que tenham propriedades mais penetrantes e que resistam melhor à altas temperaturas.
Já usei um silicone pra altas temperaturas que é específico pras copiadoras da Xerox. Maravilhoso. Mas nunca mais achei pq essas máquinas sairam de linha.
Usei óleo com grafite também. Mas o grafite faz a temperatura da corrente subir ainda mais.
Então dou prioridade a uma boa limpeza e um mínimo de óleo. Lubrifico, tiro o excesso e deixo secar, somente após a lavagem.
Na pista ou trilha mais vale ela limpa, seca e sem ferrejum.
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=D> =D>ale primo escreveu:O maior problema no óleo/graxa da corrente é reter sujeira e virar abrasivo.
Então pra motos de rua não há grandes problemas com isso.
Outra, é qua a corrente centrifuga qualquer coisa pelo giro e pela alta temperatura que é gerada.
Então, usa-se a graxa branca que é mais resistente à temperatura e centrifugação. Mas gruda mais sujeira o que a torna mais abrasiva, causando maior desgaste.
O que é de importante pra lubrificar numa corrente?
Na minha opinião, o que deve estar lubrificado são os roletes (dentro deles na realidade) , senão eles travam e o risco de quebra é grande.
E nos elos, só pra evitar a ferrujem. Metal, a grandes temperaturas e grande atrito são mais propensos a enferrujar.
Por isso dou mais importância à limpeza da corrente que à lubrificação específica.
Já cansei de ouvir dizer que todos esse óleos específicos são destinados às correntes "COM RETENTOR", mais pra preservação das borrachinas (onde derivados de petróleo causam danos) e onde a limpeza é mais delicada.
Mas certeza que esses óleos possuem aditivos de secagem pra evitar que grude sujeira, que tenham propriedades mais penetrantes e que resistam melhor à altas temperaturas.
Já usei um silicone pra altas temperaturas que é específico pras copiadoras da Xerox. Maravilhoso. Mas nunca mais achei pq essas máquinas sairam de linha.
Usei óleo com grafite também. Mas o grafite faz a temperatura da corrente subir ainda mais.
Então dou prioridade a uma boa limpeza e um mínimo de óleo. Lubrifico, tiro o excesso e deixo secar, somente após a lavagem.
Na pista ou trilha mais vale ela limpa, seca e sem ferrejum.
Concordo.
Qdo eu lavo minha moto em casa, qdo vou fazer a revisão eu limpo a corrente com querosene e pincel e as vezes até escova de dentes p/ tirar a craca,... vcs não tem noção da sujeira q sai de dentro dos roletes... é de se espantar.... aí depois de bem limpa e seca eu meto a graxa branca mesmo. Minhas relações duram bastante tempo até..
Abraços
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