Anel para pistão tem medida?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Anel para pistão tem medida?

Mensagem por GELOUS »

Então, tava achando a CRinha fraca (tá bom, eu sei que Yamaha é mais forte e tal rsrsr), mais fraca do que o normal.

Aí abri a parte de cima logo pra ver como estão as coisas lá dentro, e o pistão está zerado, cilindro também, tá tudo "justinho", só que o anel já tá muito gasto.

Então, queria saber: anel tem medida?

O pistão está na medida D, mas liguei na Jarva, na Motostreet e em ambos me disseram que anel é padrão, que não tem medida. Confere?

Preciso dessa informação, valeu!
Leonardolobão
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 08 Agosto 2007 à51 20:09

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por Leonardolobão »

Gelous

O mecânico que mexe na minha moto falou a mesma coisa.
È medida padrão.
Felipe_RS
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 14 Setembro 2005 à31 20:05

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por Felipe_RS »

Então bora meter anél novo na motinho e recuperar a força? Acho que dará uma sobrevida ao motor.
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por xaxim »

Sim, troca de anel dá uma boa sobrevida, se o motor era virgem é só comprar anel STD. Nos carros de rua a troca de anéis dá pelo menos 15-20 mil km antes precisa de uma retífica completa, tempo suficiente para juntar uma grana e fazer direito (pena que a maioria dos brasileiros fariam isso para vender o carro). Se na moto durar 3-5 mil km dá pra brincar bastante antes da retifica completa.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por GELOUS »

Então, a intenção é trocar o anel e rodar. Se curtir a motinha, já encomendo um kit pistão e um cilindro (ou mando fazer nikasil). Se não gostar da motinha, vendo com anel novinho!

Fiz uma revisão geral na moto agora, está zeradinha, mas realmente tá bem fraquinha.

Xaxim, o motor tá na medida "D", ou seja, na última, então minha dúvida é justamente esta. Existe anel "D" ou posso comprar qualquer um (pra CR 125, 94-02, óbvio rsrs) que dá certo?

Olhando na NET, tem lugares que vendem anel Pro-X 0,50mm, 1mm, mas RIK, por exemplo, não tem medidas. E aí?
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por xaxim »

O anel segue a medida do pistão/cilindro, você terá de usar anel "D" (não estou acostumado com essa nomenclatura, geralmente uso a medida do pistão em mm ou pol.).

Em alguns casos de preparação é possivel colocar um anel de pistão maior em um menor, para aumentar a pressão dele contra o cilindro, e ainda precisa ajustar o anel ao tamanho certo, mas isso não é nada recomendavel.

A moto está queimando óleo em funcionamento normal ou só está fraca?
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por xaxim »

Fiz uma pesquisa rápida no ebay você verá que cada medida tem um anel.

http://motors.shop.ebay.com/__?_from=R4 ... ston+Rings" target="_blank
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por GELOUS »

Suspeitei desde o princípio! rsrsrs Pois se o pistão aumenta, o anel tem que aumentar, sob pena de não "fechar" nas pontas.

Então é isso! To na captura de um anel D para CR 125, ano2000 (é pra pistão 92 a 2003).

Se alguém puder ajudar, agradeço!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por GELOUS »

Fui dar uma olhada na tabela que o Elton havia colocado num outro tópico que abri e vejam:

Imagem

Só há medida (em mm) de anéis para as CRs mais antigas, provavelmente porque o cilindro deviam ser de ferro e ter retífica.

Para as mais novas (a minha incluída), de 92 a 2003, a referência do anel para qualquer medida de pistão é a mesma, ou seja, só há uma medida de anel para qualquer medida de pistão (pistão A1 a A4 - ou A a D - o anel é o 02.1213). Tem medida .50 e 1mm, mas já são medidas especiais, são "over sizes".

Então é isso! Vou comprar um anel e ver se o negócio funciona.

OUtra coisinha, minha moto tá na medida D, que é 53,97mm. No ebay tem pistões Wiseco, que são tido por "STD", que são 54mm. Então to pensando aqui "ora, quando o pistão da minha moto tiver com folga, vou mandar um pistão desses Wiseco, 54mm, e deve ficar justo novamente". Será que procede?

E o anel? É isso mesmo que falei? Valeu!
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por xaxim »

Se a parede do cilindro ainda tiver medida adequada (não estando muito fina) dá pra por sim, só precisará ver se a altura e o diametro do pino são compativeis.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por GELOUS »

xaxim escreveu:Se a parede do cilindro ainda tiver medida adequada (não estando muito fina) dá pra por sim, só precisará ver se a altura e o diametro do pino são compativeis.
Então, o pistão da Wiseco é próprio pra CR125 mesmo. Só que eles só fabricam nessa medida 54mm. Engraçado né? Não tem A, B, C ou D.

O Elton abriu um tópico a respeito disto, vou até dar uma pesquisada pra ver se acho.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por Juliano »

Esse negócio de A à D varia coisa de milésimos de milímetro. Isso é pra quem quer "casar" exatamente a medida do pistão no cilindro, lembrando que essa diferença varia até mesmo com temperatura ambiente.

A Wiseco não se preocupa com isso, então o pistão dela é 53,97x (pra qualquer motor o pistão tem que ser aproximadamente 3 centésimos menor que o cilindro), ela não faz uma "triagem" no momento de empacotar o mesmo.

Sempre que comprar um pistão Wiseco você poderá estar recebendo na medida de A à D, mas não vem especificado. Desculpe a redundância, mas espero ter ajudado.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por GELOUS »

Vou comprar um kit pistão Wiseco.

Mas, de imediato, vou trocar o anel.

Achei numa tal de KRmotos, de Passo Fundo, anel RIK por 46,00. Me interessou. Alguém conhece a loja?

Na Jarva só tem Pro-X e é 125,00, o que eu acho muito caro para UM anel apenas.

Na Motostreet eles não tem, mas fazem pedido, para uma semana, de anel original Honda.

Tava querendo comprar esse RIK mesmo.

Alguma sugestão?
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por Ricardo »

Minha sugestão é... MP pro fernando PF, ele é de passo fundo
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por GELOUS »

Já passei. Ele já respondeu que pode ver pra mim até terça, só que to numa agonia! rsrsr Amanhã de manhã ligo lá, ligo na jarva. Quero minha moto pronta pra andar na quinta-feira, pois vou numa pista muito show! :D
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por GELOUS »

Dando um retorno.

Comprei o danado do anel. Pensei "vou comprar logo Pro-X, mesmo sendo bem mais caro (125,00), porque sei que deve ser bom".

Beleza.

Comprei ontem, chegou hoje. Só que na hora que abri o papel vi uma caixa de "Teikoku Piston Ring". Pensei, "uai, eu comprei Pro-x, não comprei Teikoku".

Liguei lá na Jarva (onde comprei) e o primeiro vendedor me disse "é isso mesmo, não existe anel pro-x, a pro-x usa anel de outras marcas".

A princípio pensei em deixar pra lá. Mas, não sou de deixar pra lá e liguei novamente. Outro vendedor atendeu e falou "a caixa é Teikoku, mas o anel é pro-x".

Bem, resumo da ópera: eu comprei prox, quero anel prox, numa caixa prox, com nota fiscal escrito anel prox. Se não é assim, não me serve. Pra comprar uma marca que não conheço, teria comprado RIK por 46,00.

Enfim, tá embalado aqui pra devolver, já pedi pra cancelarem o débito do meu cartao.

===========

Dando andamento.

Levei a moto ontem num mecânico especializado em moto importada. O que abriu a parte de cima pra mim é de confiança, mas não é especializado.

Hoje fui lá no mecânico e ele já tinha tirado o cilindro. Cheguei lá, duas surpresas:

1ª) O pistão tá rachado, prestes a quebrar. Acredito que mais umas poucas voltas e ele já quebraria a saia.
2ª) O pistão é Vertex, não Pro-X como eu imaginava.
3ª) A medida do pistão é 53,96mm, o que equivale à medida C, ou seja, não tá na última medida.
Então, já liguei na Motostreet, encomendei Pistão e Anel Pro-X, medida D.
Eu ia encomendar um Wiseco no ebay (com frete, imposto e jogo de juntas sai o mesmo preço do Pro-X), mas to numa gala danada de andar, então vai esse Pro-X mesmo.
É isso! Vou atualizando aqui.
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por rallyman »

GELOUS escreveu:Então vai esse Pro-X mesmo.
Nesse caso acho que o Pro-X é melhor opção hein, esse pistão vai gastar.. mas não vai desgastar tanto o cilindro..

Enfim agora tu vai fica conhecendo a moto hehehe..
proximo mês vou fazer uma preventiva na RM.. Depois tambem posto os preços, dá pra tirar boas conclusões.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por Ricardo »

É Rally, mantem minha RM em dia ::evil::


Gelous, ainda bem que não andou com a moto antes de abrir hein? Já pensou a caca? Depois posta os preços Gelouca rsrs
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por rallyman »

Ricardo escreveu:É Rally, mantem minha RM em dia ::evil::
hehehe, fica tranquilo que tenho o costume de vender minhas motocas em melhor estado do que quando comprei. paia::
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Anel para pistão tem medida?

Mensagem por GELOUS »

É isso aí Elton! To ligado nisso aí que vc falou, já tinha dado uma olhada no seu tópico! rsrsrs

Então, eu ia pedir o Wiseco por dois motivos: 1º) Ele tem dois aneis contra 1 apenas do restante; 2º) Ele tem 3 centésimos a mais do que o D da minha moto, ou seja, ia ser como se eu usasse um pistão G. Assim, ia ficar com a compressão BEM melhor do que com qualquer outro pistão que eu colocasse (por causa dos dois aneis e de ser maior).

Mas, como disse, to na gala de andar, então vou de Pro-X mesmo. O que eu quero com esse pistão? Ver se a moto me agrada. Se agradar, se eu sentir que dá rock, vou fazer motor completo (cilindro, pistão, anéis, rolamentos, vira c/ biela, etc). Aí sim vai uma graninha boa. Mas, a moto tem uma estrutura impecável e paguei (relativamente) barato, então acho que dá pra investir uns 2 contos nela (isso, claro e repito, se ela me conquistar hauahauah).

Se não, vou dar umas voltas e ela estará anunciada aqui no FLM, agora com pistão e anel novo, e com revisão completa.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem