DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
d20g
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 03 Fevereiro 2014 à25 12:39

DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por d20g »

Boas Galera tranquilo?

Pesquisei bastante o forum durante a última semana mas me resta uma última dúvida que não encontrei a resposta aqui então resolvi criar um tópico. seguinte:

Comprei uma DT 180 por R$700,00 preço super convidativo, freio a disco na dianteira, escape dimensionado, ignição N5, bons pneus e bom aspecto. Segundo o dono o valor baixo era porque precisava ser feito a parte de baixo do motor segundo o mexanico que ele levou.

Ele andou com a moto durante 1 fds inteiro e depois de 3 meses da moto parada ao tentar liga-la ela não funcionou, ele encostou a moto e deixou ela parada por um tempo, após um tempo ele "deu" a moto a outro amigo para que esse levasse ao mecanico, onde esse mecanico disse que seria a parte de baixo. O mexanico desmontou o cabeçote, sumiu com o pistão, sumiu com o carburador, cachimbo de vela e tals.

Comprei a moto e fui logo desmontando o motor junto de um mecanico que não constatou absolutamente nada de errado com a biela, camisa do pistão, virabrequim e etc. Logo o mexanico deu o golpe no cara, não sabia qual era o problema e foi inventando problemas e ao msm tempo depenando a moto.
Com a moto em minha posse Comprei 1 kit de pistao + 1 kit de biela + rolamentos e retentores do vira mandei retificar cilindro, comprei carburador e mandei revisar trocando o kit de reparo completo, mandei a ignição direto pra fábrica que é na minha cidade para o cara revisar e aí que surge a dúvida central do tópico:

Segundo a empresa, é necessária a troca do volante do magneto + a mesa, pois os imãs estão raspando na resina da mesa. De acordo com a empresa CDI e Bobina externa estão funcionado (de um modo geral o conjunto está funcionando mas eles disseram que devido a estar raspando provavelmente eu vou ficar na mão). A empresa queria me vender volante + prato por R$320,00 (sendo que um kit completo da magnetron custa menos).

Minha dúvida: Seria esse o motivo para a moto não ter pegado mais? sendo que 3 meses antes ele andou 1 final de semana inteiro? Pode o fato dos imãs estar raspando na resina que envolve as bobinas ocasionar esse problema? Se eu der uma leve lixada na resina para que os imãs não peguem mais me possibilitaria eu fazer um teste pelo menos?

Obrigado, esse forum contém MUITA informação e eu desde já agradeço ao conteúdo aqui encontrado!

abraços
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por MAGGION »

pode sim ser esse o motivo dela nao ter funcionado mais..

estar raspando na resina vai fazer a mesa entrar em curto..

ja que vc vai trocar a igniçao dela poe a igniçao de moby nela..
o marcel 2T tem uma e fica o cao... ::evil:: ::evil::

ele te da uma força no que precisar..
d20g
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 03 Fevereiro 2014 à25 12:39

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por d20g »

MAGGION escreveu:pode sim ser esse o motivo dela nao ter funcionado mais..

estar raspando na resina vai fazer a mesa entrar em curto..

ja que vc vai trocar a igniçao dela poe a igniçao de moby nela..
o marcel 2T tem uma e fica o cao... ::evil:: ::evil::

ele te da uma força no que precisar..

O único porém e que levei para a própria fabrica e eles testaram e disseram que ela está funcionando entendeu? Já gastei uma grana nela vide que troquei praticamente TUDO então não vou ter grana pra investir na ignição agora e queria dar um role com essa por um tempo até sobrar $$$..
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por MAGGION »

d20g escreveu:O único porém e que levei para a própria fabrica e eles testaram e disseram que ela está funcionando entendeu? Já gastei uma grana nela vide que troquei praticamente TUDO então não vou ter grana pra investir na ignição agora e queria dar um role com essa por um tempo até sobrar $$$..
d20g essa igniçao e barata..
e pelos relatos dele valem a pena tanto pelo desempenho que da na motoca qto pela simplicidade de montagem..
joia:::
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por MAGGION »

a so mais um detalhe..

a uns tempos atras o marcel falou que esta em torno de R$25

danca::
d20g
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 03 Fevereiro 2014 à25 12:39

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por d20g »

A Ignição de mobil vem completa? Com mesa (todas as bobinas) + volante do magneto? Só tirar uma e colocar a outra? porque a mesa que eu tenho é resinada não tem como trocar as bobinas, teria que ser uma mesa nova ou um kit que nem o da magnetron que já vem tudo (mesa + volante)
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por MAGGION »

d20g escreveu:A Ignição de mobil vem completa? Com mesa (todas as bobinas) + volante do magneto? Só tirar uma e colocar a outra? porque a mesa que eu tenho é resinada não tem como trocar as bobinas, teria que ser uma mesa nova ou um kit que nem o da magnetron que já vem tudo (mesa + volante)
isso vem completa.. e pelo que ele falou e tirar a dela e por a de moby..
chevi77
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Fevereiro 2014 à07 12:57

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por chevi77 »

amigo uma mesa completa da dt custa 45 reais bobina, luz e pulso, o magneto nao pode raspar nas bobinas seus rolamentos do vira estão ok, outra é a chaveta que as vezes encomada, e outra seria seu magneto ser de rdz , digo de outra moto, por isso raspa!
como já penei com isso, posso ajudar ok
segue foto magneto antigo dt
Imagem
d20g
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 03 Fevereiro 2014 à25 12:39

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por d20g »

chevi77 escreveu:amigo uma mesa completa da dt custa 45 reais bobina, luz e pulso, o magneto nao pode raspar nas bobinas seus rolamentos do vira estão ok, outra é a chaveta que as vezes encomada, e outra seria seu magneto ser de rdz , digo de outra moto, por isso raspa!
como já penei com isso, posso ajudar ok
segue foto magneto antigo dt
Imagem

O teste do magneto raspar na mesa foi feito com ambos fora do virabrequim.

O vira eu acabei de mandar retificar e estou pra montar na moto hoje. Depois vou colocar no motor certinho e ver se vai raspar. A chaveta aparentimente ta OK. Se raspar vou lixar um pouco da resina pra ver se para de raspar.

Se eu colocar uma mesa original de DT eu posso usar a bobina externa e também o CDI que é de competição? ou não vai dar certo?

Meu magneto é igual ao da foto sim. Tem esses 6 "pinos" ai por fora.

edit: O magneto nao pega na bobina ele pega na resina que envolve as bobinas, minha mesa é igual essa da foto
Imagem
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por Marcel 2T »

Fala cumpanhêro !
Quem usa fala bem dessa N5 sim ! pra achar o motivo de não funcionar mais você tem que testar a faísca no cachimbo. Pra ver se o imã do volante ta pegando nessa parte vermelha a mesa e o volante devem estar montados no lugar joia::: colocando a mesa dentro do volante solto na mão não da o centro no trem !
Teste a faísca na vela, pode crer ?
- Se tiver faísca, é chaveta cortada.
- Se não tiver faísca é alguma ligação errada ou bobina ou CDI queimado !

Foto do teste de faísca no meu motor: (CDI de moby)
Imagem

A ignição de moby que o Maggion disse, usa-se somente o CDI (que tem bobina de faísca integrada). A mesa é da 180 mesmo ! Mesa 30 e CDI 25 cruzêro lingua:: conjunto da um ótimo UP na na moto !
chevi77
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Fevereiro 2014 à07 12:57

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por chevi77 »

d20g escreveu:
chevi77 escreveu:amigo uma mesa completa da dt custa 45 reais bobina, luz e pulso, o magneto nao pode raspar nas bobinas seus rolamentos do vira estão ok, outra é a chaveta que as vezes encomada, e outra seria seu magneto ser de rdz , digo de outra moto, por isso raspa!
como já penei com isso, posso ajudar ok
segue foto magneto antigo dt
Imagem

O teste do magneto raspar na mesa foi feito com ambos fora do virabrequim.

O vira eu acabei de mandar retificar e estou pra montar na moto hoje. Depois vou colocar no motor certinho e ver se vai raspar. A chaveta aparentimente ta OK. Se raspar vou lixar um pouco da resina pra ver se para de raspar.

Se eu colocar uma mesa original de DT eu posso usar a bobina externa e também o CDI que é de competição? ou não vai dar certo?

Meu magneto é igual ao da foto sim. Tem esses 6 "pinos" ai por fora.

edit: O magneto nao pega na bobina ele pega na resina que envolve as bobinas, minha mesa é igual essa da foto
Imagem

acho que não vai dar ponto! mas monta e testa a faisca como sugerido pelo marcel 2t
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por Marcel 2T »

Monta e teste a faísca joia:::
Depois fala o que deu.
d20g
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 03 Fevereiro 2014 à25 12:39

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por d20g »

Beleza galera, eu levei o conjunto pro cara testar e ele disse que estava funcionando mas assim que eu montar o motor vou fazer o teste.. Em ultimo caso eu coloco a mesa original e cdi de mobilete mesmo!!

obrigado por enquanto
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por Marcel 2T »

Xiq joia:::
d20g
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 03 Fevereiro 2014 à25 12:39

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por d20g »

Bom galera esse fds um amigo montou o motor pra mim e hoje eu coloquei ele na moto. Encaixei a mesa e o magneto e dei uma leve apertada só para encaixar e não sair do lugar. Chaveta OK segurando o magneto, cachimbo e velas novas e nada de faísca!

No CDI entram os fios que vem da mesa e saem 2 fios apenas, acredito que 1 desses fios deva ser ligado na bobina.. Liguei 1 e pedalei e nada de faísca depois liguei no outro e nada de faísca também.. Amanha vou ver se eu pego a bobina de um amigo pra testar, se der faísca vou seguir a sugestão dos amigos mesa original de dt + cdi de mobilete. Se meu amigo testar na moto dele e não der faísca ai eu troco somente a bobina!

Obrigado e segue o barco

abraços
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por Marcel 2T »

Confira a ligação no manual dessa N5 !
*não consegui o manual no site da N5 doeu::
d20g
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 03 Fevereiro 2014 à25 12:39

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por d20g »

pode até ser que eu tenha ligado errado Marcel mas não tem muito segredo. Tem um lugar pra ligar os chicotes que vem da mesa+magneto e 2 fios que saem do CDI...
Testei ligando a bobina nesses dois fios e nada de faísca!!

não acredito que tenha outra maneira de ligar né..
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por Marcel 2T »

O senhor ligou UM fio que sai do CDI pra bobina, mas e o outro ? ficou a toa ?

Lembrei que a muito tempo tinha visto um review dessa ignição e fui onde sempre estou, lá no CDM e encontrei uma matéria de teste sensacional com o tutorial passo a passo de instalação com fotos, resultados, comentários, prós e contras do produto feito pelo ADM Alex com a ex DT de testes do fórum. mestre::
Leia atentamente, lá no final fala sobre a ligação e as cores dos fios detalhadamente !

http://www.clubedasmotocas.com/portal/C ... T-180.html" onclick="window.open(this.href);return false;
d20g
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 03 Fevereiro 2014 à25 12:39

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por d20g »

Sim eu liguei UM fio pois a minha moto não tem o corta corrente por isso o outro fio ficou solto, pois é pra isso que ele serve de acordo com as intruções la no CDM.. Só se for obrigatório ligar um corta corrente para o sistema funcionar, será que é?

Eu tinha visto já esse tópico e usei ele para fazer a ligação conforme descrito abaixo.

14 - Plugue o chicote do CDI ao chicote da mesa de ignição. Os plugues só tem uma posição de encaixe. Vede a junção com fita isolante;

15 - O fio cinza do CDI deve ser ligado no fio preto e branco do corta corrente;

16 - O fio laranja do CDI deve ser ligado ao fio de mesma cor da bobina de ignição;
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT 180 não pegava, lambança do mexanico

Mensagem por Marcel 2T »

d20g escreveu: Só se for obrigatório ligar um corta corrente para o sistema funcionar, será que é?
Acredito que não, pois o sistema do corta corrente normalmente é Normal Aberto (NA) e quando aperta o botão ele aterra fechando o sistema.

Desconfio da bobina de faísca ou do CDI da sua moto !
Responder