Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Renato Junior
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Junho 2014 à33 22:25

Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por Renato Junior »

Boa tarde pessoal, vou tocar num assunto bastante polêmico a respeito de lubrificantes sinteticos para motores de 4 tempos. Possuo uma CRF 450x ha um ano e sempre utilizei oleo semi-sintetico nela, no inicio usava Motul 5100, mas devido a dificuldade em achar o mesmo aqui na minha regiao, passei a usar o YPF Elaion 10w40 semi API SJ, mesma especificaçao do Motul 5100. Tenho um fornecedor de lubrificantes (tenho autopeças) que vende essa marca. No entanto eu sempre pretendia usar oleo 100% sintetico, ja que a moto opera em altos regimes de rpms, comprei agora o Elaion 10w50 100% sintetico API SL para usar na motoca. Porem ouço muitos boatos por ai, inclusive em alguna foruns que óleo Sintetico acaba prematuramente a embreagem, faz ela patinar rapido. Essa informaçao procede? Ou é simples mito?
Fernando (SEGBEG)
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 20 Setembro 2011 à53 17:11

Re: Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por Fernando (SEGBEG) »

Primeiro queria dizer que o Motul 5100 é API SM (Melhor que o SJ do óleo que você falou).

API: American Petroleum Institute

SG / SH / SJ / SL / SM / SN
Pior ----------------- Melhor

A classificação API segue a ordem das letras do alfabeto. Assim, um óleo API SM é melhor que um API SL, que, por sua vez, é melhor e mais moderno que um API SJ - e assim sucessivamente.


Para motos em que o óleo do motor também lubrificam a embreagem, você tem que olhar o Jaso

Jaso MB: Não serve para este tipo de motor

JASO MA / JASO MA1 / JASO MA2
Pior --------------------- Melhor


JASO: Japanese Automobile Standards Organization

JASO MA: Alto índice de coeficiente de atrito (bom para embreagens)
JASO MB: Baixo índice de coeficiente de atrito (fraco para embreagens)


Resumindo: Para escolher o óleo ideal você tem que verificar estes padrões técnicos, não se deixe levar por lendas. Olhe se o óleo sintético é Jaso MA2 e seja feliz.

joia:::
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Re: Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por MoLoToV »

Sim se usar oleo de especificação incorreta pode fazer a embreagem patinar e desgastar prematuramente...
Acontece que nas hondas especiais isso não acontece pelo fato do oleo do motor, e da caixa/embreagem serem separados...
Acredito que no motor da crf pode usar sintético de boa, inclusive eu tive uma 450x por 4 anos e sempre usei mobil 1.
Na caixa usava aquele mobil mineral, o de motoboy mesmo, e nunca deu problemas.
Fernando (SEGBEG)
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 20 Setembro 2011 à53 17:11

Re: Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por Fernando (SEGBEG) »

MoLoToV escreveu:Sim se usar oleo de especificação incorreta pode fazer a embreagem patinar e desgastar prematuramente...
Acontece que nas hondas especiais isso não acontece pelo fato do oleo do motor, e da caixa/embreagem serem separados...
Acredito que no motor da crf pode usar sintético de boa, inclusive eu tive uma 450x por 4 anos e sempre usei mobil 1.
Na caixa usava aquele mobil mineral, o de motoboy mesmo, e nunca deu problemas.

O que quis dizer é que na Caixa da Honda pode usar sintetico também desde que seja Jaso MA2. joia:::
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por Guilherme 2T »

Usando o óleo específico, não tem problemas.

Agora, se for trocar de óleo mineral para sintético, aconselho que você algumas trocas do novo óleo precocemente para limpar o motor. O óleo sintético em contato com o mineral que sobrou dentro do motor forma a famosa Borra e essa pode entupir os dutos internos causando má lubrificação principalmente no cabeçote. legal::
Renato Junior
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Junho 2014 à33 22:25

Re: Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por Renato Junior »

Entao Fernando SegBeg, sei que o motul é API SM, falei isso pq vi q na embalagem dele informa que atende e supera o SL, logo o motul é igual/superior. Quanto ao Jaso, ele é MA2 sim, tbm tem Jaso T903. Nesse caso posso usar ele sem problemas na caixa? Estou usando no momento um semi da mesma marca, teria algum problema em mudar pra um sintetico e formar borra como o amigo disse? Grato
Renato Junior
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Junho 2014 à33 22:25

Re: Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por Renato Junior »

Corrigindo pessoal, acabei de verificar o oleo direito, ele e JASO MA e nao MA2 como havia dito. E agora?
Fernando (SEGBEG)
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 20 Setembro 2011 à53 17:11

Re: Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por Fernando (SEGBEG) »

Todo Óleo MA pode ser usado na caixa, mas o MA2 é bem melhor!

Compre um óleo MA2 para caixa e um Óleo API SM ou SN (SN é muito caro - EX: Motul 7100) para o motor.

Eu só uso sintético ou semi-sintético.

Troca do óleo mineral para o sintético

"Por sua função detergente mais acentuada, o óleo sintético tende a remover depósitos de carbonização criados pelo uso prolongado de lubrificante mineral -- sobretudo os de geração mais antiga, pois este parâmetro vem sofrendo contínua evolução nos óleos mais modernos. É interessante substituir o filtro mais cedo na primeira utilização, para evitar sua saturação. Quando o filtro de óleo se satura, abre-se uma válvula que permite a passagem do lubrificante sem filtragem. Sé possível, após a mudança, troque o óleo em um intervalo menor durante umas 2 trocas"
Renato Junior
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Junho 2014 à33 22:25

Re: Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por Renato Junior »

Ah, entao vou fazer 2 trocas prematuras ate que o oleolave todo o motor, quanto a isso tudo bem. Pra eu colocar um API SM ou SN aqui fica inviavel, onde eu moro é praticamente impossivel, vou usar o SL msm, ja que o manual recomenda um SG ou superior e viscosidade 10w40. Mas a questao é, o semi que usava era MA2, porem este sintetico é MA, sera que a embreagem.vai.patimar?
Fernando (SEGBEG)
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 20 Setembro 2011 à53 17:11

Re: Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por Fernando (SEGBEG) »

Renato Junior escreveu:Ah, entao vou fazer 2 trocas prematuras ate que o oleolave todo o motor, quanto a isso tudo bem. Pra eu colocar um API SM ou SN aqui fica inviavel, onde eu moro é praticamente impossivel, vou usar o SL msm, ja que o manual recomenda um SG ou superior e viscosidade 10w40. Mas a questao é, o semi que usava era MA2, porem este sintetico é MA, sera que a embreagem.vai.patimar?

A embreagem tende a ficar pior, mas talvez você nem note.
joia:::
Renato Junior
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Junho 2014 à33 22:25

Re: Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por Renato Junior »

Pior em que aspecto? Vai patinar ou vai ficar ruim de engrenar e achar o neutro?
Fernando (SEGBEG)
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 20 Setembro 2011 à53 17:11

Re: Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por Fernando (SEGBEG) »

Renato Junior escreveu:Pior em que aspecto? Vai patinar ou vai ficar ruim de engrenar e achar o neutro?
JASO MA: Alto índice de coeficiente de atrito (bom para embreagens)
JASO MB: Baixo índice de coeficiente de atrito (fraco para embreagens)

Seguindo a lógica que o MA é pior que o MA2, Provavelmente o MA fará com que a embreagem patine um pouco a mais.

Olhe no manual da sua moto e veja qual óleo eles recomendam.
Renato Junior
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Junho 2014 à33 22:25

Re: Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por Renato Junior »

Olhei no manual e eles recomendam usar um oleo de viscosidade 10w40 e API SG ou superior e que ele seja JASO T903 MA. Como insere fotos aqui no forum? Tirei um print-screen do manual para mostrar a vcs mas nao sei colocar.
Fernando (SEGBEG)
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 20 Setembro 2011 à53 17:11

Re: Óleo 100% sintético Mitos e Verdades

Mensagem por Fernando (SEGBEG) »

Renato Junior escreveu:Olhei no manual e eles recomendam usar um oleo de viscosidade 10w40 e API SG ou superior e que ele seja JASO T903 MA. Como insere fotos aqui no forum? Tirei um print-screen do manual para mostrar a vcs mas nao sei colocar.
Vai em "RESPOSTA" e abaixo do quadro vai ter "ADICIONAR UM ANEXO".
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem