DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por Raptor »

Bem pessoal , Meu forte é fazer longas viagens estilo OFF ROAD com uma BIG TRAIL DR 800 mas comprei uma DRZ 400E 2012 para acompanhar amigos nas trilhas daqui...
Já fiz umas 5 trilhas (meio travadas) com ela e em umas duas trilhas , ela deu uma fervida de leve...
A última que fiz ela começou a patinar a embreagem e para chegar em casa foi um sufoco.
Já li comentários aqui sobre embreagens das importadas que parece que não dura muito mas quando abri a minha , levei um susto!!!
Os discos estavam pretos , os separadores escuros e alguns meio azulados , a campana toda escura como o óleo queimado tivesse grudado no material . Comprei um KIT da Outlaw para instalar ( Discos , separadores e molas)
E gostaria de esclarecer algumas dúvidas que tenho a respeito sobre o ocorrido.
1) Os discos queimaram por lubrificação pobre? quais os motivos que levam os discos a esse estado?
2) KIT OUTLAW é bom ? Alguém já usou?
3) O carter da DRZ400 trabalha úmido mas até que ponto ??? Digo , os discos são banhados constantemente ou não? Pergunto isso pq quando abri a tampa (redonda) da embreagem achei meio seco demais lá dentro apesar de já ter esgotado o óleo todo....
Antes de mais nada , a moto sempre usou Motul e troca do filtro a cada troca , também verifiquei o filtro (telinha) que fica abaixo do parafuso do quadro e não estava entupido , apenas com pouquíssima sujeira mas que não comprometia a passagem de óleo.
Agradeceria em saber os possíveis motivos que faz com que os discos queimem.....
joknoris
Membro
Mensagens: 125
Registrado em: 19 Fevereiro 2013 à18 12:49

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por joknoris »

verificou antes o nível do óleo? A embreagem poderia estar "enforcada" ou então, como se diz aqui na minha região, Mamou na embreagem, tipo andar com a moto na trilha segurando a embreagem.

Já perdi um jogo de discos novos por causa da campana desgastada, cheia de dentes, mas acredito que não seja seu problema, tendo visto que sua moto é 2012.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por Selvagem »

Detalhe...

Limpa muito bem este motor antes de montar os discos novos, as limalhas que os discos velhos soltaram costumam obstruir as passagens de óleo e dai já viu...
Editado pela última vez por Selvagem em 14 Abril 2015 à31 19:34, em um total de 1 vez.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por synval »

Caro amigo, a DRZ é uma motocicleta de grande torque que numa trilha travada, somado o cansaço do piloto e pouca experiência, ocasionam o fato que vc aqui expõe. Trilha travada com DRZ, a mão não pode descansar na embreagem, na tentativa de segurar a moto. É colocar uma primeirinha e ir no totozinho, sem o uso da embreagem, e se usar, e ela subir e feder a disco queimado, tem que mexer na regulagem imediatamente para desenforcar o conjunto.
Por curiosidade, qual é o seu peso ??
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por Raptor »

Então , o nível de óleo estava ok , e ao esgotar o óleo não estava com aspecto queimado(totalmente preto)e sim escuro apenas e coloração esverdeada...
Realmente as trilhas que andei fazendo são travadas, com muito atoleiro muito trecho de canaletas fundas....poucas são as partes de alta...Não sei o quanto o antigo dono andou e como andou
A campana estava ok, sem nem ao menos marca de disco (dentes)....
Pelo que li dos senhores ,eu ajudei a "ferrar mais ainda" com os discos ,pois no final da trilha , senti um cheiro de queimado , dei um tempinho e tentei voltar embora com a moto , soltei totalmente o cabo e mesmo assim ela veio patinando muito e só piorando.....Troquei disco , separadores, Filtro, óleo e limpei a peneirinha que fica no quadro, o imã que fica no parafuso do carter não tinha sujeira metálica nele....
Bem , os discos eram originais , o primeiro disco (quando abre a tampa) era o que estava mais preto , riscado e esfarelando , os outros estavam apenas escuros , separadores preto azulados....
Na troca deixei 24 horas os discos novos imersos no óleo 5100 da motul 15x50 ....e verifiquei alguma ferpa metálica que pudesse ter no platô ( onde o primeiro disco tem contato )aparentemente está bom
A moto parece estar ok novamente com discos novos mas é preciso rodar para ter certeza.....
Agora deixei com mais folga o manete para ter certeza que não irei rodar com ela estrangulada...
Fiquei assustado pq a coisa ferrou de uma hora p/ outra e não como outras motos que tive (street) que davam sinais antes e depois de uma semana ferrava de vez kkkkkk.....

Volto a perguntar:
1)KIT Outlaw de embreagem é bom ???? Alguém já usou ?
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por Raptor »

synval escreveu:Caro amigo, a DRZ é uma motocicleta de grande torque que numa trilha travada, somado o cansaço do piloto e pouca experiência, ocasionam o fato que vc aqui expõe. Trilha travada com DRZ, a mão não pode descansar na embreagem, na tentativa de segurar a moto. É colocar uma primeirinha e ir no totozinho, sem o uso da embreagem, e se usar, e ela subir e feder a disco queimado, tem que mexer na regulagem imediatamente para desenforcar o conjunto.
Por curiosidade, qual é o seu peso ??

Synval realmente trilha travada com pedras subidas exige técnica apurada e para quem não tem toda essa técnica acaba apelando p/ embreagem mesmo ....sem dizer que desconfio que ela já estava meio estrangulada no manete....(desconfio) .....meu peso é 76 kg...1,80
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por cascao »

Mais provável que a embreagem (discos de fibra) acabou por desgaste natural mesmo.
Na tentativa de ir para casa com os discos patinando, superaqueceu. (detonando os separadores)
Brutão
Membro
Mensagens: 250
Registrado em: 22 Outubro 2012 à06 18:41

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por Brutão »

Outlaw é bom, já usei em uma wr, mas não dura como os originais...
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por Raptor »

Brutão escreveu:Outlaw é bom, já usei em uma wr, mas não dura como os originais...
Obrigado pelo toque!!!
Hoje fiz uma bela regulagem na carburação e instalei um "parafuso de mistura com flange" , assim dá para regular as voltas com a mão sem desmontar toda a moto ficou redondinha agora.....

Também fiz uma análise sobre a posição anterior do manete da embreagem e cheguei a conclusão de que ela já estava meio estrangulada desde que a comprei.... Observei o manete com a tampa da embreagem aberta e tive a certeza de que a posição que estava já havia um pré-acionamento ...Aumentei a folga agora....
Só me resta agradecer as dicas do pessoal e ver quanto tempo dura agora esse KIT....
Brutão
Membro
Mensagens: 250
Registrado em: 22 Outubro 2012 à06 18:41

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por Brutão »

Raptor, lembrei de um detalhe...

Tive que usar as molas originais, as da outlaw ficava muito dura a embreagem, não conseguia usar por meia hr...
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por Raptor »

Exatamente Brutão !!!
Também notei isso , coloquei as molas para comparar e a mola do Kit Outlaw é bem mais alta (fazendo mais pressão) , então por intuição mesmo não instalei essas molas , fiquei com as originais por enquanto.....A pressão de acionamento continua igual como antes...
MachineAccelerator
Membro
Mensagens: 582
Registrado em: 14 Junho 2005 à03 14:44

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por MachineAccelerator »

Cuida que são 6 discos iguais e um diferente, se não me engano. Olha o manual da DRZ, se não queimará novamente.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por Juliano »

Me desculpe a sinceridade, mas se conseguiu ferver a DR, também significa que deve ter exagerado na embreagem heheheh.
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por Raptor »

Então , foi o que comentei , comprei ela do antigo dono e mantive a regulagem que estava na moto, só depois de abrir é que percebi que havia um pré-acionamento .......é isso mesmo, andei com ela estrangulada
Agora já fiz duas trilhas e na parte da embreagem tá legal com esse KIT...vamos ver quanto tempo
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos

Mensagem por Raptor »

MachineAccelerator escreveu:Cuida que são 6 discos iguais e um diferente, se não me engano. Olha o manual da DRZ, se não queimará novamente.
Exatamente , desmontei seguindo o esquema da embreagem "explodida" e não teve erro na montagem....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem