[AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor traseiro

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

[AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor traseiro

Mensagem por pcfaguiar »

Olá, tenho uma RMX 250 e acidentalmente esvaziei a botija de gás do amortecedor traseiro.

Liguei em alguns lugares e o pessoal quer fazer o serviço completo por mais ou menos 300 reais.

Bom, eu queria só uma carga de gás na botija e queria saber se você conhecem alguém que faça
somente esse serviço por um preço legal aqui no estado de São Paulo ou se exite algum kit que
eu possa comprar na internet e dar a carga eu mesmo.

Estou localizado no Vale do Paraíba.

Desde já obrigado.
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por Fujita »

Procure alguém que mexa com ar condicionado. É comum terem cilindro de nitrogenio e o mesmo aparelho que usam para encher os sistemas de AC servem para encher o reservatório do amortecedor. Já fiz desta maneira e custa em torno de R$100
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por MateusPH »

oloco 100 conto só o gás, aqui na minha cidade tem um cara que ajeita geladeira, AC e tals, foi colocado no carro Gás, ele cobro 35 pila!
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por pcfaguiar »

Achei que no mercado livre tá caro também
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gueira-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por Leo Racing »

Tente colocar o maximo de libragem que conseguir, se for para quebrar um galho pode colocar ar de compressor normal...
Você terá 90% da eficiencia de seu amortecedor.
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por pcfaguiar »

Valeu pela dica, preciso saber quantas libras são ou é só manter o compressor no bico até a libragem parar de subir?
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por Fujita »

Veja a pressão recomendada no manual da sua moto. Na minha (KLX250) vai 142psi. Alguns postos de gasolina tem nitrogenio para calibrar pneu, mas não sei se chega nesta pressão...
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por pcfaguiar »

Valeu galera, de muita ajuda esse tópico.

Com as informações que vocês me passaram dei uma pesquisada e os gringos recomendam de 140 a 170 PSI então acho que vou colocar uns 145 PSI.
My manual also states to charge to 170 psi but I was told by someone I trust, to charge to 140 psi.
Também encontrei uma referência que diz que no manual da RM250 confirma que o ar comprimido normal pode ser usado quando não houver nitrogênio:
Use nitrogen gas. If nitrogen gas is not available, compressed air free from water can be substituted.
Infelizmente não consegui o manual da RMX até hoje mas as motos são muito semelhantes.

Vou colocar temporariamente ar comprimido no posto de gasolina aqui da cidade e depois vejo se compensa mais ir até uma manutenção de AC na cidade mais próxima ou comprar uma botija no mercado livre pra que eu mesmo possa dar a carga.

Grande abraço!
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por pcfaguiar »

Uma última dúvida, o gás refrigerante r134a serve?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por Fujita »

pcfaguiar, esta informação de usar ar vai contra o que está no manual da minha:
Imagem
Voce pode usar outro gás inerte, tipo Argonio, mas acho que é mais caro.
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por pcfaguiar »

Fujita escreveu:pcfaguiar, esta informação de usar ar vai contra o que está no manual da minha:[/url]
Voce pode usar outro gás inerte, tipo Argonio, mas acho que é mais caro.
Valeu pela dica companheiro, no manual da Suzuki que achei agora a pouco diz outra coisa mas penso eu agora que por preucação vou aguardar para colocar nitrogênio mesmo pra que não cause nenhum dano ou desgaste excessivo nos componentes internos, nunca se sabe...

No manual da Suzuki:
Imagem
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por jjacob »

Diz ali ar comprimido LIVRE de água, ou seja, pegar a bombinha de encher pneu e soprar ar não é bom.
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por pcfaguiar »

Pelo que li em outros foruns sim mas no final a maioria das pessoas acabam não se arriscando e colocam o nitrogênio mesmo.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por Leo Racing »

A unica diferença é que você não vai conseguir chegar na pressão do nitrogenio.
O nitrogênio é usado somente por ser um gás que é achado mais facilmente(e com preço nao muito fora da realidade), não que ele tenha alguma função que seja necessária para o funcionamento do amortecedor(ele nao serve para esfriar o óleo).

Alias no seu amortecedor o gás/ar nao entra em contato com o óleo.
Segundo um curso de suspensão que fiz o recomendado de pressão para importadas é 175lbs e nacional 200lbs.
Eu tenho o nitrogênio aqui, se você quiser pode me enviar o amortecedor que eu carrego para você, mas sinceramente ja testei em minhas motos com ar sem água e nitrogênio e nao consegui sentir diferença.
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por pcfaguiar »

Rapaz, que interessante isso, eu achei que esfriasse o óleo e tal.

Nesse caso se o compressor dos postos de gasolina não chega na pressão desejada então tem que ser o nitrogênio mesmo. Também não sei se nos postos aqui o ar é sem água...

Eu vou analisar aqui se levo na oficina pra desmontar ou desloco a moto até uma cidade vizinha que sei que tem o nitrogênio, qualquer coisa entro em contato contigo, muito obrigado! Ah, e me diz o valor que você cobra.
nofxx
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Dezembro 2015 à40 22:00

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por nofxx »

Explicou tudo o Leo, mas complementando:
O pior é a água mesmo, é mto difícil tirar a água do ar... a não ser q vc more no meio do sahara, em brasilia ou goiania..
E água sob pressão condensa. Vai ne Nitro!
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: [AJUDA] Onde ou como: Carga de gás no amortecedor trasei

Mensagem por Juliano »

Em Bragança Paulista tem o Sebilosky.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem