Recuperar amortecedor traseiro
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- Registrado em: 07 Maio 2015 à57 16:41
Recuperar amortecedor traseiro
Então pessoal, não sei se estou postando no lugar certo, ou se já tem um tópico desse tipo
Comprei um amortecedor da CRF230 por 10reais (original honda 'showa' ainda lacrado) (no ferro velho), este estava completamente morto, sem ação alguma, desmontei totalmente, notei que o problema estava nos retentores, fui ver o preço destas belezinhas, em torno de R$150,00
Fui a uma loja de retentores, e comprei um retentor normal mesmo, destes iguais a de motores mesmo, a haste do amortecedor da 230 é de 14mm, comprei um retentor de 13mm, entrou bem prensado, compensando assim alguns riscos que havia na haste.
Depois de tudo em mãos, começei a monta-lo, usando óleo68, (óleo hidráulico) que é mais viscoso que os de suspensões, tive todo o cuidado de não deixar ar dentro dele, fechando-o com pressão, pelo motivo do óleo ser mais viscoso, não calibrei com nitrogênio.
Ficou nota 10, uso pra trilha, ficou excelente, atende bem nas trilhas com bastante pedras e solavancos
Fica a dica pra quem não quer pagar 1500reais em um amortecedor novo, original, e que se arrisca em mexer com um pouco de mecânica
Comprei um amortecedor da CRF230 por 10reais (original honda 'showa' ainda lacrado) (no ferro velho), este estava completamente morto, sem ação alguma, desmontei totalmente, notei que o problema estava nos retentores, fui ver o preço destas belezinhas, em torno de R$150,00
Fui a uma loja de retentores, e comprei um retentor normal mesmo, destes iguais a de motores mesmo, a haste do amortecedor da 230 é de 14mm, comprei um retentor de 13mm, entrou bem prensado, compensando assim alguns riscos que havia na haste.
Depois de tudo em mãos, começei a monta-lo, usando óleo68, (óleo hidráulico) que é mais viscoso que os de suspensões, tive todo o cuidado de não deixar ar dentro dele, fechando-o com pressão, pelo motivo do óleo ser mais viscoso, não calibrei com nitrogênio.
Ficou nota 10, uso pra trilha, ficou excelente, atende bem nas trilhas com bastante pedras e solavancos
Fica a dica pra quem não quer pagar 1500reais em um amortecedor novo, original, e que se arrisca em mexer com um pouco de mecânica
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- Registrado em: 30 Outubro 2015 à04 20:35
Re: Recuperar amortecedor traseiro
Amigo, estou com o mesmo problema, tenho uma stx e o antigo dono disse que o amortecedor dela é dá crf, porém não sei se é verdade, pois não conheço o amortecedor dá crf. Meu amortecedor já não tem ação nenhuma, está literalmente morto haha. Esse dias vi um tutorial no YouTube onde o cara ponha retentor do câmbio dá biz se não me engano, mas enfim... Vc pode me dar mais detalhes de quais retentores vc usou, e como faço a troca deles pois não tenho a mínima experiência com isso
Abraço
Abraço
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- Registrado em: 07 Maio 2015 à57 16:41
Re: Recuperar amortecedor traseiro
A primeira coisa a se fazer é saber de qual moto é o amortecedor, feito isso, desmonta o amortecedor prestando bastante atenção, aí verifica o que há de estragado, se for o retentor, adapta um que seja da medida da haste, ou que estre justo, ai só montar e verificar se irá precisar calibrar com nitrogênio
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- Registrado em: 30 Outubro 2015 à04 20:35
Re: Recuperar amortecedor traseiro
Como faço pra calibrar com nitrogênio?
No seu caso vc não calibrou com nitrogênio né?
Vc acha que ficou bom? Será que aguenta uns pulinhos?
Obrigado
No seu caso vc não calibrou com nitrogênio né?
Vc acha que ficou bom? Será que aguenta uns pulinhos?
Obrigado
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- Registrado em: 07 Maio 2015 à57 16:41
Re: Recuperar amortecedor traseiro
Não calibrei com nitrogênio, para isso precisa colocar um bico no topo do amortecedor, se calibrar acredito que aguente uns pulos sim, no meu caso faço trilha e as vezes alguns saltos, atende bem as minhas expectativas
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Re: Recuperar amortecedor traseiro
Minha antiga XTZ tinha o amortecedor com nitrogênio e tinha esse bico tbm, vou ver se faço do mesmo jeito que vc fez, qual óleo vc usou?
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Re: Recuperar amortecedor traseiro
óleo hidráulico 68
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Re: Recuperar amortecedor traseiro
OK obrigado amigo
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Re: Recuperar amortecedor traseiro
Existe um pistãozinho que separa o nitrogênio do óleo, quando colocar o óleo, esse pistão tem que estar encostado no topo/fundo (dependendo da perspectiva) do amortecedor ou no meio? E quando fechar o amortecedor com óleo, a haste deve estar toda dentro do amortecedor? Ou na superfície do óleo?
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- Registrado em: 07 Maio 2015 à57 16:41
Re: Recuperar amortecedor traseiro
retira o pistão e coloca-o novamente, mais empurrando com a própria haste, deixando pouca coisa mais avançado, ao colocar o óleo, deve mover a haste para cima e para baixo várias vezes, até sair o ar, no momento de fecha-lo a haste deve estar toda puxada para fora, pois ela ocupa espaço no óleo, se deixar pra dentro ela vai fazer bolhas de ar quando for puxada para fora.
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