Melhorando a velocidade de resposta em carburadores CV

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Melhorando a velocidade de resposta em carburadores CV

Mensagem por spode »

Ou popular carburador a vacuo.

cortar mola altera as caracteristicas dela, deixando-a mais dura. Sou totalmente contra o corte de molas, seja de carros ou de carburadores...

Mas eu nunca estou satisfeito, sempre procuro melhorias. Entao, conversando com um amigo engenheiro(1) que possui uma XR650L, um tratorzão... Ele desenvolveu uma alteração que deu muito resultado na moto dele: Se vc observar o pistonete, vc vai ver que ele tem dois furos embaixo, ao lado da agulha(2). O que o cara fez foi alargar esse buraco. Aí eu peguei o meu carburador e medi o unico buraco que ele tem, e ele tinha exatos 2mm de diametro. Usando aquela velha formula de area (2.pi.raio^2) e regra de tres comparando minha 250 com a 650 do cara, cheguei a conclusao que precisava de um buraco de quase 3mm, como nao existe broca de quase 3mm usei a de 3mm mesmo hehehehe. Não é um método muito científico, mas deu certo... ;-)

resultado: a aceleração está muito, repito, muito mais rápida. Recomendo imensamente... Inclusive acho que vou abrir pra 4mm e ver o que acontece...


-- spode

(1) o cara quase enfarta qdo falei de cortar molas, ele veio com uns papos estranhos de coeficiente de elasticidade, sei nao, esse povo engenheiro é tudo doido mesmo :-)

(2) na tornado, um dos buracos é "tampado"
educrazy
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: 02 Setembro 2005 à30 15:46

Mensagem por educrazy »

tenho um xlx 350 e esta travando o acelerador vc falou desse furo no meu tem um furo so no pistonete do lado da agulha de +/- 5 mme grande ate
educrazy
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: 02 Setembro 2005 à30 15:46

Mensagem por educrazy »

explica esse calculo ai pra gente ai hehe

o dele era uma XL650 (é a vacuo ?)e a sua uma 250 nao entedi o resto uhau
educrazy
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: 02 Setembro 2005 à30 15:46

Mensagem por educrazy »

nossa esqueci de outra coisa nao da pra deleta e fazer outro ne putzz

mesmo o meu sendo mecanico na parte do pistonete se cria um vacuo pois estara puxando o ar para dentro entao teoricamente fara um vacuo no pistonete sera q isso pode ser um dos motivos pelo travamento.

pois se o vacuo criado passar para parte de cima do pistonete fara com q o pistonete nao dessa totalmente...


isso é so uma teoria
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Ôpa...muito interessante a dica Spode.... :wink:
Se for fazer novas alterações , poste o resultado para podermos acompanhar :wink:
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

educrazy escreveu:tenho um xlx 350 e esta travando o acelerador vc falou desse furo no meu tem um furo so no pistonete do lado da agulha de +/- 5 mme grande ate
owa, pera lá, mas o xiselao 350 é carburador mecanico, esse furo que eu falei no outro tópico é na tampa de cima do carburador, a que é presa com 2 parafusos e que "esconde" uma articulação feita de um metal amarelado (bronze, latao, ouro, sei lá) que é acionada pela polia do cabo do acelerador e que puxa o pistonete... No carburador da tornado nao tem essa articulacao, pois o pistonete é puxado a vacuo e o furo é no próprio pistonete...

O furo no carburador CV é na peça 13, o pistonete que segura a agulha, esse furo já existe, eu apenas alarguei...
http://houseofmotorcycles.bikebandit.co ... 120032.gif

O furo no carburador mecanico da XLX
http://houseofmotorcycles.bikebandit.co ... 480033.gif
Peça 5, veja que tem uma saliencia... Ela vem tampada na 350 nacional, nao sei nas gringas, mas se vc furar ali na saliencia e botar uma mangueira de respiro, ele reduz bastante as travadas...

-- spode
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

educrazy escreveu:explica esse calculo ai pra gente ai hehe

o dele era uma XL650 (é a vacuo ?)e a sua uma 250 nao entedi o resto uhau
XR650L (de rua, a off road é a XR650R, outro motor totalmente diferente), sim, carburador a vacuo.

Primeiro eu calculei a area total da 650 (2 vezes pi vezes 8/2 ao quadrado), depois eu fiz uma regra de tres para chegar mais ou menos na area proporcional da 250, ai apliquei a formula da area do furo de novo e cheguei no diametro que eu iria ter que fazer para ficar na mesma proporção...

qdo eu desmontar o carburador de novo eu vou abrir mais, pra uns 4mm...

-- spode
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

educrazy escreveu:nossa esqueci de outra coisa nao da pra deleta e fazer outro ne putzz

mesmo o meu sendo mecanico na parte do pistonete se cria um vacuo pois estara puxando o ar para dentro entao teoricamente fara um vacuo no pistonete sera q isso pode ser um dos motivos pelo travamento.

pois se o vacuo criado passar para parte de cima do pistonete fara com q o pistonete nao dessa totalmente...


isso é so uma teoria
então, vc matou a charada! hehehehe, é isso mesmo! Se faz um vacuo na parte de cima do pistonete, puxando ele pra cima... Por isso vc fura a tampa e poe um respiro, pra que a pressao em cima do pistonete seja equivalente ao ar atmosferico... Nas XLs da turma o furo reduziu bastante o problema de travamento, mas eu nao sei se há contaminação da mistura, o pistonete nao é selado, pode ser (e aqui eu especulo) que ar passe pro venturi, por isso recomendo tentar tirar todas as folgas (por minimas que sejam!) da articulação que puxa o pistonete...

A articulação é o conjunto 8 na imagem:
http://houseofmotorcycles.bikebandit.co ... 150036.gif

-- spode
educrazy
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: 02 Setembro 2005 à30 15:46

Mensagem por educrazy »

Um valeu a explicacao so uma coisa vc tirou a area doque da xl 650 ?
do pistonete ?


entao eu tive uma ideia nao sei oq vc vai achar duas na verdade
no conjunto 8 q vc disse tem a tal peca de bronze nela tem uma corte no meio na vertical peguei uma chapa de ferro e furei um pouco menor pra entrar com pressao nois dois bracinhos isso q eu fiz agora...


se nao der certo vou madar completar com solda de oxigenio esses dois furos e fazer uma nova furacao (essa pra mim é a mais correta)


abracos
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

a area que tirei é a area dos furos do pistonete... 2 vezes pi vezes o raio do circulo (o buraco) ao quadrado, geometria que eu tanto odiava no segundo grau... Olha aqui onde furar:
http://www.4strokes.com/tech/honda/xr65 ... 7485-L.jpg

hahaha, eu sabia, tem mais gente com as mesmas idéias... Ou será que meu amigo havia achado essa página? hmmmmmmm

mas calma lá! Acho que vc tá confundindo as 2 coisas!

O carburador CV (o a vacuo) nao tem a articulacao e tem os furos no pistonete, alargar esses furos é uma dica que eu dou para melhorar a performance da resposta do acelerador, nada a ver com travamento de acelerador...



O carburador mecanico (original da XLX) possui a articulação que puxa o pistonete acionada diretamente pela polia do cabo do acelerador, nesse carburador eu nao sei dizer sobre furos no pistonete... Mas nesse, eu sei falar sobre os travamentos... Essa articulação sofre desgaste, mínimo por sinal, mas se vc desmontar a articulação (dois mini-parafusos, tem uma micro molinha que segura a agulha, cuidado pra nao rolar um fling!!!, veja parafusos 25 na imagem do conjunto 8) e tentar mexer na articulacao com as maos, vc talvez note uma pequena folga lateral e cima-baixo na articulacao propriamente dita. É essa folga que provoca o travamento... O grande problema é achar a bendita articulacao pra vender... Gostei da ideia da solda, mas vc tem que garantir precisao absoluta, pq a folga que ele trava é mínima, se vc reabrir o buraco minimamente descentrado, é capaz até de piorar o travamento... Nunca soube de ninguem que tenha feito esse lance da solda... A ideia de fabricar uma peça tb é boa, mas lembre-se que a tolerancia é crítica...

-- spode
Juliano Langwinski
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 18 Dezembro 2006 à52 08:32

Duvida

Mensagem por Juliano Langwinski »

E ai Spode blz??Muito bom esse topico show de bola!!! agora soh uma duvida...eu devo abrir esse dois furos que aparece na figura para 3 mm...somente isso??? vc tinha mensionado que na proxima vez que vc mexer no bura vc vai passar eles para 4mm para ver o que ia acontecer sera que corre algum risco de estradar o pistonete...flw!!!
educrazy
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: 02 Setembro 2005 à30 15:46

Mensagem por educrazy »

oq voce acha tenho um carburador de tornado pois estava muito critico esse travamento vc ja ouviu alguem q tenha colocado

nossa baixa e media ficaram show facil de pegar e segra uma marcha lenta fenomenal uahuah
porem a alta (na minha moto nao acerto nem a pal)
tenho um amigo de uma xl 250r de garupa sem abaixar na dom pedro 130 mantendo aceleracao sem enrolar o cabo total

e outro de uma xlx 350r = a minha cola o ponteiro com a relacao original
com um consumo bom

a minha eu do 130 chorando fazendo um consumo de 20 , 19
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Re: Duvida

Mensagem por spode »

Juliano Langwinski escreveu:E ai Spode blz??Muito bom esse topico show de bola!!! agora soh uma duvida...eu devo abrir esse dois furos que aparece na figura para 3 mm...somente isso??? vc tinha mensionado que na proxima vez que vc mexer no bura vc vai passar eles para 4mm para ver o que ia acontecer sera que corre algum risco de estradar o pistonete...flw!!!
na tornado só tem 1 furo, o outro é "tampado", eu abri o que já é aberto (original 2mm) para 3mm, um furo só!!!

Eu acredito que se abrir demais o pistonete nem vai subir... Se vc olhar no carburador da tornado, do lado do filtro, vc vai ver uma porta (janela...) na parte de cima da entrada. Se vc soprar ali, o pistonete sobe. Entao, quando o motor tá puxando o ar, ele sopra por ali, o pistonete sobe de acordo com a velocidade do ar que tá passando. Esse ar tem que ir pralgum lugar né? Ele sai pelo furo... Se o furo for mto pequeno, a pressao é grande, o pistonete sobe devagar... Se abrir um pouquinho, aumenta a velocidade do ar que passa, subindo o pistonete mais rapido, mas eu acho que se abrir demais nao vai formar o vácuo que puxa o pistonete e aí já era!!!

Vou abrir o lado tampado em 1mm pra ficar 4mm no total, quando eu for limpar o carburador da proxima vez, se ficar uma m3rd4, eu posso tampar esse outro lado com uma mini-bolinha de durepox...

-- spode
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

educrazy escreveu:oq voce acha tenho um carburador de tornado pois estava muito critico esse travamento vc ja ouviu alguem q tenha colocado

nossa baixa e media ficaram show facil de pegar e segra uma marcha lenta fenomenal uahuah
porem a alta (na minha moto nao acerto nem a pal)
tenho um amigo de uma xl 250r de garupa sem abaixar na dom pedro 130 mantendo aceleracao sem enrolar o cabo total

e outro de uma xlx 350r = a minha cola o ponteiro com a relacao original
com um consumo bom

a minha eu do 130 chorando fazendo um consumo de 20 , 19
tenho um amigo que usa o carburador da sahara na XLX dele... Ficou bom... Nao sei sobre o da tornado... Mas eu acho que vale a pena botar um carburador mais novo, mesmo que seja a vacuo, esse problema de travar é f0d4, enche o saco... E é perigoso né?

tenho um amigo com uma sahara, ele até tava na ultima trilha que fizemos, ele se animou com a historia do furo, vai fazer na moto dele... Quando ele fizer e me disser como ficou, eu posto os resultados aqui...

-- spode
educrazy
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: 02 Setembro 2005 à30 15:46

Mensagem por educrazy »

conversei com um mecanico aki ele falou q faz fez esse furo melhora um pouco mas da entrada de ar falsa disse q gasta pra caramba


abracos
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

educrazy escreveu:conversei com um mecanico aki ele falou q faz fez esse furo melhora um pouco mas da entrada de ar falsa disse q gasta pra caramba


abracos
entrada de ar falsa por onde? O furo já existe, é apenas alargado. Fiz a ultima trilha com 6,5 litros, tá na média, nao me parece que aumentou muito o consumo nao, nem consigo entender onde isso influi no circuito da gasolina, mas a resposta do acelerador tá outra coisa, bem melhor... :-)

mecanicos em geral costumam condenar o que nao conhecem para nao parecerem que tao por fora dos lances... A maioria dos caras que se dizem mecanicos por aí aprenderam na escola da vida, nunca fizeram um curso nem estudaram mecanica de forma teórica... Sabe o q o mecanico da autorizada suzuki me disse quando eu fui comprar um gicle de baixa menor pra minha RM? Que se eu botasse um gicle menor do que o original a moto nao ia durar 1 hora rodando, que ia derreter pistao, que ia empenar biela e tudo mais de ruim q vc imaginar, mas mesmo contra toda a torcida negativa eu andei 2 anos, andando ao menos 2x ao mes até ter que trocar pistao... :-)


-- spode
educrazy
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: 02 Setembro 2005 à30 15:46

Mensagem por educrazy »

acho q nao me expressei direito o furo na tampa da XLX 350 e nao no pistonete da tornado
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

hehhee, aí eu concordo com seu mecanico... :-)

mas que diminuiu o travamento nas duas XL (uma 250R e uma X350), isso sim, diminuiu!

-- spode
educrazy
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: 02 Setembro 2005 à30 15:46

Mensagem por educrazy »

fiz a peça la entrou sem folga lubrifiquei com grafite ficou show mas fui apertar com ela

e dois noticias ruins nao resolveu o problema de travar e a segunda minha motoca ta comecando a fumar

fumaca branca mas so da pra ver quando eu colocao minha mao na frente fazendo com que a fumaca suba nuns 7 mil 8 mil giros

abracos
Moderador Geral
Membro
Mensagens: 155
Registrado em: 13 Junho 2007 à25 15:34

Mensagem por Moderador Geral »

O tópico foi movido para o dicas em decorrência do ótimo trabalho de informação prestado pelo Spode...Obrigado Spode :wink:
Solicitamos que dentro do possível, as novas postagens com dúvidas em relação ao assunto, sejam o mais claras possíveis, para que o amigo spode possa continuar tirando essas dúvidas :wink:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem