ATENÇÃO quem tem veículo diesel

Categoria livre. Quer falar de qualquer coisa q não envolva 2 rodas, e tudo o q não se enquadra nas outras categorias...esse é o lugar.

carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

ATENÇÃO quem tem veículo diesel

Mensagem por carlos_edu »

Adição de biodiesel prejudica combustível


A adição de biodiesel ao diesel de petróleo vem provocando graves problemas de qualidade no produto vendido nos postos brasileiros. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), 5,2% das amostras de diesel coletadas em postos em março estavam fora das especificações, maior índice desde 2004. Segundo representantes dos postos, o problema já foi levado à Justiça por consumidores que tiveram danos em seus veículos.


Segundo o presidente da Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis (Fecombustíveis), Paulo Miranda, o biodiesel provoca alterações na consistência do produto final, com o surgimento de borras e a proliferação de bactérias. Além dos danos a veículos, o problema dá prejuízo aos postos, que tiveram que intensificar a limpeza de tanques e trocas de filtros.

Em reunião realizada ontem, a Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis (Fecombustíveis), que representa os postos, aprovou determinação para que seus associados entrem na Justiça contra distribuidoras, caso tenham que ressarcir consumidores prejudicados pela baixa qualidade do diesel - que hoje tem 5% de biodiesel, produto conhecido como B5.

"Decidimos que, se nada for feito, vamos entrar com ações de regresso, pedindo ressarcimento desse prejuízo às distribuidoras, que nos vendem o B5", afirmou o executivo, que diz ter análises técnicas apontando que o óleo vegetal não tem reagido bem à umidade, gerando borras e proliferação de bactérias. Miranda alega que a responsabilidade, em última instância, é dos produtores de biodiesel e pede medidas para melhorar as especificações do produto.

As distribuidoras concordam que há indícios de que a adição de biodiesel vem provocando problemas de qualidade no diesel e pedem uma análise detalhada da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O vice-presidente executivo do sindicato de distribuidores de combustíveis (Sindicom), Alísio Vaz, defendeu que o governo evite novos aumentos na proporção de diesel enquanto o caso não for esclarecido.

Fonte: O Estado de São Paulo
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: ATENÇÃO quem tem veículo diesel

Mensagem por Matsui »

nussa aqui em casa chegamos a usar oleo puro de soja sem aquela crakeacao pra virar o biodiesel nao deu nada apenas mais fome na hora que funcionava as maquinas ..... os filtros tem que trocar mais rapido tb mas nao muito mais rapido eles acabam entupindo mais com o oleo de soja o oleo de girasol entope mais ainda....
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: ATENÇÃO quem tem veículo diesel

Mensagem por PERUCH »

Eu sei lá...

Tá me cheirando coisa de mercenários querendo ganhar mais dinheiro...

Aí inventam essas histórias, quem produz biodiesel fica no prejuizo e depois algum "mandante" compra as refinarias e monopoliza também o Biodiesel...

Posso estar louco... mas penso isso

aheuaehae
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: ATENÇÃO quem tem veículo diesel

Mensagem por Juliano »

Estou com o Peruch! Biodiesel já é utilizado na Europa há muitos anos, e em questão de combustível, não tem quem bate a Petrobrás em tecnologia.

Tá me cheirando coisa do Lulinha, garoto inocente, vai ver que tá barato, vai comprar, daí vão descobrir que não havia nada de errado....
Kaneko#129
Membro
Mensagens: 381
Registrado em: 08 Junho 2006 à31 17:21

Re: ATENÇÃO quem tem veículo diesel

Mensagem por Kaneko#129 »

Leonardo.Matsui escreveu:nussa aqui em casa chegamos a usar oleo puro de soja sem aquela crakeacao pra virar o biodiesel nao deu nada apenas mais fome na hora que funcionava as maquinas ..... os filtros tem que trocar mais rapido tb mas nao muito mais rapido eles acabam entupindo mais com o oleo de soja o oleo de girasol entope mais ainda....
Sabe qual o grande problema de usar oleo de vegatal sem sofre o processo de esterificação, é q ocorre uma carbonização, fica depositando no motor vai virando um graxa dependo do lugar q ocorrer acumulo, ai vai diminuindo a vida util do motor, por causa do glicerol (glicerina) q existe nos oleos vegetais, o processo de esterificação nada mais eh q a troca da função alcool, troca se o glicerol por etanol, q naum provoca o acumulo no motor...
eu naum tenho corragem de colocar oleo de soja no tanque pq naum fica barato retificar um motor de trator imagina gastar em media 12-15 mil no motor de um trator de 100cv
Oleo vegetal NÃO eh biodiesel!

Uma coisa pode ser q esta acontecendo q o pessoal deve estar adulterando o oleo diesel com oleo vegetal (soja, e afins), pq o preço q ta oleo diesel um furtuna... ainda o povo reclama do preço da gasolina... pq pra quem eh agricultor,caminhoneiro sabe 200lts de oleo diesel naum dah pra nada...
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: ATENÇÃO quem tem veículo diesel

Mensagem por Matsui »

e verdade kaneko agente sabia desses riscos e usamos durante uma safra mas como foi pouco tempo nao deu pra avaliar e verificar nenhuma avaria nos motores era colocado na medida de 50% a soja aquela epoca estava custando 26 reais o saco e viabilizava bem esse risco, mas agente sabe que e perigoso mesmo.....
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: ATENÇÃO quem tem veículo diesel

Mensagem por ale primo »

O Leonardo e Kaneko acabaram com o tópico!!!!!!!!
Vixe, nada como falar do que sabe né!
Obrigado pelos esclarecimentos!
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: ATENÇÃO quem tem veículo diesel

Mensagem por Matsui »

ale primo escreveu:O Leonardo e Kaneko acabaram com o tópico!!!!!!!!
Vixe, nada como falar do que sabe né!
Obrigado pelos esclarecimentos!

que isso nem tanto o assunto tem varias coisas a se discutirem ainda ...

citei um caso que aconteceu comigo e muitos nao tem coragem de comentar....

agora oleo diesel de posto e uma mehda mesmo. quem tem tanque de oleo diesel na fazenda e abastece
com o oleo diesel direto da distribuidora sabe a diferenca os filtros de oleo diesel duram 2 a 3x mais
do que abastecendo em posto nao estou desconfiando dos postos mas alguem anda adulterando e ou diminuindo a qualidade por ai....
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: ATENÇÃO quem tem veículo diesel

Mensagem por Matsui »

na hora de abastecer que se faz a mistura agente tem o tambor principal de 10000 litros de de diesel e dai do lado alguns tambores de 200L de oleo de soja entao o tanque do trator e de 220 L dai agente colocava meio tambor de oleo de soja e depois completava com o oleo diesel do tambor principal .
lynyrd
Membro
Mensagens: 174
Registrado em: 18 Outubro 2007 à21 16:15

Re: ATENÇÃO quem tem veículo diesel

Mensagem por lynyrd »

Salve,
Por experiencia própria:Se for com injeção eletronica é uma bomba bomba2
Tinha uma frontier que apresentou defeito e foi dificil de acertar.
A Nissan (nunca mais)tirou da reta , dizendo que era com a bosch.
A bosch disse que o sistema era importado e não adequado a o biodiesel e
não tinha nada com isso.Pra resolver tive que brigar com meio mundo e todos tiram da reta.
Detalhe:o carro era zero.
Vendi e comprei uma triton zero e com 500kms, fiquei a pé.
Não era novidade na revenda, todos já sabiam do problema.
A solução foi trocar o filtro da triton,por filtro da l200 sport(maior)
Até agora com 12.000kms tá 100%.
Quando desmontaram o sistema de injeçaõ da frontier, era só uma borra, tipo parafina ou gordura do tanque ao fim.O turbo foi prejudicado.
Você sente o carro falhar em alta e sempre sai aquela fumaça branca.
Complicado é pagar 100k em um carro novo e não ter combustivel.
O shell e br aditivados são raros por aqui.
sds,
Guto

PS:TODAS AS REVENDAS NISSAN SÃO UMA "M"!!!!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem