Hollywood Motocross...Anos 80.

Espaço destinado aos q queiram mostrar por onde andam, mostrar os amigos, coisas e fatos interessantes...Vídeos animais....
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por NESTOR/RS »

A primeira edição do festival foi em 1983....quem fazia a festa eram as Honda XL 250, as Yamahas Dt 180 e as MX 180 (uma DT feita para MX pela própria Yamaha)...
O gaúcho Moronguinho e sua XL foram absolutos...

1ª etapa - Belo Horizonte MG:

"Mesmo com dois tombos do piloto gaúcho, Boettcher, com sua MX 180, não consegue acompanhar o ritmo alucinante imposto pela XL 250 !

Vitória incontestável de Moronguinho, que teve uma atuação impecável, com uma pilotagem agressiva, tirando da pesada XL 250 um rendimento surpreendente !"

2ª etapa - Novo Hamburgo RS:

Moronguinho passou a noite toda fazendo compressas de gelo na contusão, sempre auxiliado por sua esposa, Liane.

De olho numa possível vitória de Boettcher, a Yamaha montou um grande esquema para a disputa na pista gaúcha, com direito até a engenheiro da fábrica para supervisionar as MX 180.

Com outras MX 180 (oficiais !) correriam ainda, Osmar Ferreira Filho, do Mato Grosso do Sul, o paulista Cláudio Teixeira, o paranaense Ademir Silva, e o gaúcho Paulo Roberto Hegele !

A Honda, que não pôde contar com o reforço do paulista Álvaro Cândido, o Paraguaio, tem que apostar em Moronguinho e em Yltinho Veloso, o Paraibinha, para manter a liderança do torneio !

Moronguinho, impecável, vence novamente, e desta vez colocando 34 segundos (meia volta !) em cima do desgastado Boettcher, que fica em segundo !"

3ª etapa - Canelinha SC:

A categoria C, a mais esperada, finalmente vai largar !

São mais de 20 motos ... silêncio total ... só os roncos dos motores ecoam por Canelinha !

Starting gate abaixado ... !!

Moronguinho salta na frente, mas dessa vez com Boettcher literalmente encostando a roda no Honda do gaúcho !

Embora lhe bastasse um 3º lugar para conquistar o título, Moronguinho não que saber, e parte alucinado na pista, para desespero do seu chefe de equipe, Antonio Sequeira !

Os dois andavam juntos, colados, salto a salto, curva a curva, mas com Boettcher sempre atrás ! Para Boettcher (e para a Yamaha) só interessava a vitória !



No segundo pelotão vinham também andando forte, Cláudio Assunção, Cláudio Teixeira, Yltinho Veloso e Osmar Ferreira !

De repente, numa manobra arriscada, num paredão, Boettcher consegue assumir a liderança !

Mas logo depois, no meio das "costelas de vaca" Moronguinho consegue melhor tração com a pesada XL 250 e reassume a ponta !

Na última volta, novamente no mesmo paredão, Boettcher novamente passa pelo gaúcho ... mas pouco depois, Moronguinho deixa o goiano comendo poeira e recebe a bandeirada final !"

MOronguinho e a XL 250R

Imagem

Roberto Boetcher e a MX 180

Imagem

Moronguinho e Boetcher na última curva, da última etapa...há uns 20 metors desta foto estava a bandeirada final...

Imagem

Em 1985 e 1986, já com 5 etapas, na cat. C a Agrale dominou totalmente com as WXT's de Nivanor Bernardi e cia...
Neste ano de 85, a etapa do RS foi disputada na cidade serrana de gramado na pista "mato queimado" no meio de um bosque e a pista era em torno de um lago...eu estava lá nos primeiros passos em uma pista com uma XL 250R 1983 na cat. A iniciantes...muita lama e temperatura de 5°...inesquecível aquilo....saudade...de verdade....mais inesquecível ainda foi ver o Nivanor entrar todo de branco no meio daquele lamaçal e sair....todo de branco!!! um tombo sequer!! =-]

E em 1987, o filho do nivanor, já de WXT 200, Alexandre Bernardi, sagrou-se campeão.... =-]

Lembranças de uma época que vou contar para vcs....era tudo, mas tudo de bom mesmo... :wink:

joia::: joia:::

Para ilustrar mais o tópico ...
Na etapa em Gramado, em que participei, no caminhão da Honda/Gaúcha Cross (revenda de POA que patrocinava o Moronguinho), enchi tanto o saco dele... :lol: que consegui comprar a camisa Team Honda e as luvas, idênticas as que o morongo usava....a calça, se deteriorou com o tempo e o uso...consegui também as botas de cross originais da linha XL....Putz que eu usei estes equipos...

Do fundo do Baú....

Imagem

E aqui...uma relíquia guardada a 7 chaves...um capacete ORIGINAL AGRALE...já da época em que eu andava com as WXT's...
A camisa e a Calça se perderam no tempo e nas mudanças que tive na minha vida.... ::medo::

Imagem

Imagem

Imagem

buaa::
joaolfarinon
Membro
Mensagens: 131
Registrado em: 17 Março 2008 à34 14:53

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por joaolfarinon »

ba muito legal o relato, eu andei lendo sobre o motocross aqui no brasil por essas épocas, e pude ver que as wxts eram superiores as demais motos nacionais que corriam junto na época, e muita gente simplesmente esculaxa as agrales sem ao menos andado em uma..
joaolfarinon
Membro
Mensagens: 131
Registrado em: 17 Março 2008 à34 14:53

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por joaolfarinon »

mais histórias dessa época

http://www.motosclassicas70.com.br/nivanor_bernardi.htm" target="_blank
mgarcia
Super Membro
Mensagens: 1066
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à55 10:22

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por mgarcia »

realmente nasci na epoca errada, naquela epoca todos acompanhavam com bastante interesse os pegas, hoje o parece que andar de moto é politicamente incorreto, por isso ninguem demonstra o amor pelo esporte, a não ser os pilotos e familiares, meu irmão corria naquela epoca e pra participar de algums provas os amigos do meu irmão faziam uma vaquinha, pra custear as viagens gasolina e manutenção da moto, só pra terem historia para contar, saudade
CARLÃO R/S
Moderador
Mensagens: 1110
Registrado em: 27 Março 2006 à55 09:30

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por CARLÃO R/S »

bhá que show Nestorzão, eu era guri na época e tinha um cara da minha cidade que corria com uma wxt o nome dele era Zé Daipra eu ficava louco quando ele passava na rua de casa com a wxt e ia trinar numa pista perto....era só alegria. Um tempo atraz postei umas fotos de uma wxt zero km que esta exposta na fabrica 01 da Agrale em Caxias.....Muito massa.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por NESTOR/RS »

Pois é Carlão....as Agrales enquanto motos, só existiram pela paixão e abnegação de seu fundador, Francisco Stedile....uma vez, num encontro na fábrica, ele disse que motos eram sua paixão e que produzi-las era a realização de um sonho.
Com sua morte, seu filho Paulo Stedile, assumiu o comando do conglomerado Agrale e foi com muitas tristeza que li certa vez uma declaração dele para a imprensa....de que por ele, a unidade fabril das motos seria totalmente desativada, pois não compartilhava desta paixão. E deu no que deu....pelo que sei, não sobrou nada do parque fabril da Agrale Motos.
No auge das WXT's, em minha cidade no interior do RS, éramos 16 pilotando-as....em cada prova, mesmo que não fossem as do campeonato Gaúcho, sempre tinha um caminhãozinho Agrale no local com peças de reposição à disposição e preços especiais para os pilotos inscritos.
A cada final de ano, a Agrale dava um descontaço nas motos "0km" para quem quisesse trocar de moto....a revenda previamente credenciada recebia a moto usada (com incentivo da fábrica) e vc podia comprar a nova com um preço diferenciado.
Realmente, era a realização do sonho de um visionário como Francisco Stedile!
Mas o fim destas histórias todas, todos sabem.....e a coisa hoje funciona do jeito que funciona...
Sempre me pergunto...se uma fábrica pequena, do interior do RS conseguiu fazer pelo motociclismo Off-Road (leia-se as EX's, Explorers, WXT's) no Brasil...pq as gigantes como Honda e Yamaha sempre tem uma desculpa na ponta da língua para escapar com suas imagens ilesas...Hoje falam pelos cotovelos das Agrales...e muitos destes que falam ou não andaram nelas, ou nem eram nascidos!!! no seu auge.
A Agrale trouxe para o Brasil pela primeira vez, o conceito de motor com boa/ótima potência e refrigeração líquida...e como resultado reinaram quase que absolutas nas categorias nacionais em provas Off-Road por este país afora.
Quebravam?? quebravam sim, como toda moto, em especial, nacional....quebravam mais que as XL's mas o custo de refazer o motor era infinitamente menor....e aguentavam infinitamente mais que as DT's!!
Mas como todo bom integrante da "terra brazilis" passamos a dizer: Moto boa é a DT!! é uma verdadeira escola de mecânica!! (peço que os proprietários de DT sejam imparciais ao lerem isto, e entendam que esta é minha visão crítica dos fatos, e que de modo algum, tenho a intenção de desmerecer ad DT's e/ou seus proprietários!)
Enfim, não estou aqui para merecer ou desmerecer as Agrales, Dt's e XL's da vida...estou postando, no intuito de mostrar um pouco do que já se viveu no esporte Off-Road nacional....com quanto apoio já contamos e com a miséria que este apoio se transformou.
Evoluímos em muitos aspectos...vide as concessões em comodato que os afiliados das federações tinham para adquirir motos importadas a custos extremamente baixos...e que no final do ano tinham que ser devolvidas as federações e que por sua vez, entregava de volta para a Receita Federal, que por fim, não raras vezes, queimavam todas para que não fossem reaproveitadas ...e isto, foi tema de reportagem na revista 2 Rodas no início dos anos 80...já pesquisei na net e não encontrei...e nem achei mais as revistas que tinha desta época.
Então chegamos aos dias de hoje em que cada um de nós compra sua motoca onde bem entender...evoluímos, com certeza.
Em compensação, involuímos de maneira cruel quanto a organização dos eventos esportivos Off-Road na "terra brazilis"....pois nos anos 80 quem dava as cartas eram os motoclubes...eles é que eram responsáveis pela organização de provas...e tbém os que respondiam legalmente por elas. Era só comunicar as federações, providenciar a documentação e alvarás correspondentes e pronto! Ah, e tbém ficavam com os lucros, ou arcavam com os prejuízos.
Quanto às federações?? sem problemas...eram os motoclubes que elegiam dentre suas diretorias, os diretores das federações. E pagavam suas anuidades para com a as federações religiosamente, pois eram municiados financeiramente por seus associados! As federações eram representantes legítimos dos motoclubes...e sobreviviam do sucesso destes!!
Fórmula simples e vencedora.
Depois que os motoclubes foram eliminados desta cadeia, viu-se o que se vê hoje....parcas provas de sucesso, público nem sempre tão presente pois as provas tem que serem "oficiais" e acontecem uma vez ou outra em determinada cidade....e as que fazem sucesso, são taxadas de "piratas" por não serem organizadas pela federação correspondente e/ou pela "empresa" terceirizada por esta e que cobra o que bem entende para realizar o evento "oficial"...e na maioria das vezes, os donos destas empresas, não tem a mínima ideia do que é ser ou estar piloto!
O resultado de tudo (e por outros motivos tbém!) é que a maior federação do Brasil, a Paulista, teve seu prédio fechado, tornado indisponível, e leiloado!
Quantos brasileiros tem condições de iniciar no esporte na categoria "estreantes" no MX atual???
Poucos, né??
Ah, mas já temos provas oficiais com classificatória em algumas vezes.....
Num país de 190 milhões de hab.???
Temos que ter dó mesmo....
Pq nas provas oficiais, mesmo os "estreantes" tem que estarem com motos importadas e/ou com trucentos mil reais em preparação nas nacionais...e sem que haja nenhum tipo de fiscalização sobre os regulamentos, na grande maioria das vezes!
Sabem o que era permitido em preparação no Hollywood motocross na categoria "A" esterantes??
Pneus, giclagem, guidão e ponteira.....só e somente isto. Fácil de fiscalizar, não??
Pilotar era a diferença...simples assim, mais uma vez.
Ah...mas isto é coisa de mil novecentos e bolinha....hoje não é mais assim...temos é que andar de importada mesmo!!!
Blz!! tbém acho!! mas é uma pena vermos um gate das 50's ou 65's com meia dúzia de abnegados....
Ah...mas uma visão simplista assim, das coisas, fica fácil de fazer...
Pois, é.............................

"Não há continuidade no esporte, se as categorias de base estiverem vazias!"

joia:::
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por Gustavo/PR »

Nestor, continua escrevendo assim que logo uma revista de off vai te oferecer uma coluna!
Alias, á pro moto vai ser a primeira. rsrsrs
CARLÃO R/S
Moderador
Mensagens: 1110
Registrado em: 27 Março 2006 à55 09:30

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por CARLÃO R/S »

Nestor depois do que vc postou, fui procurar umas fotos de uma prova do Hollywood motocross que foi realizada em 1996 na cidade de meus pais Serafina Correa, que ocorreu na Odiceia do Camping Carreiro que era uma festa realizada no balneario.
Mas não achei, sei que estão em algum lugar no que achar escaneio e posto.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por NESTOR/RS »

Blz Carlão!! Putz...Serafina Correa....que show de pista tinha lá!! aplauso::
Serafina Correa, Casca, Santa rosa, Pelotas, Dom Pedrito, Jaguarão, Venâncio Aires, Santana do Livramento, etc.....eram cidades que sempre tinham provas....Locais, Regionais, Gaúcho.....quase todo fim de semana tinha onde ir!
Saudades.... aplauso::
Gustavo250R
Membro
Mensagens: 719
Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por Gustavo250R »

Um dos melhores topicos q ja li aki no forum
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por synval »

Digo e repito: Aqui no FLM temos CONTEÚDO... Parabéns Nestor, vc. é o Kra...
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por Guga Ramone »

Gustavo250R escreveu:Um dos melhores topicos q ja li aki no forum
+1

Lembro quando era pequeno e fui com minha mãe e meu pai assistirmos uma etapa do Hollywood MX aqui perto de casa, num terreno enorme bem ao lado da BR116. Tava um frio de lascar, o q nos fez vir embora antes do previsto. Hoje em dia a pista mais próxima fica a pelo menos 25km de distância...
dicars
Membro
Mensagens: 221
Registrado em: 13 Novembro 2006 à26 21:12

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por dicars »

Elogiar o Dr. Nestor é muito pouco. Li este relato e lembrei dos tempos em que realmente tinha emoção e garra ver uma prova de motocross.Inclusive assistindo na pista ao lado da Gauchacross no alto da Protasio Alves em POA, com vitoria é claro do Morongo.também tive minha WXT, mas para trlha, minha XLX 250 88 (excelente moto na época). Tudo deixou saudades. aplauso::
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por Valentin »

Quando eu era "moleque" ficava doido pro meu pai me levar pra ver as corridas do Hollywood no motodromo Imperial... uma vez ele nao pode me levar... fui sozinho com a perna enfaixada ( tinha levado 7 ponto em um tombo de bike caveira:: doeu:: ).
Inclusive foi nessa prova que o Ylton Veloso veio sofrer uma queda nos treinos e depois faleceu no hospital.
Depois de um tempo o terreno foi vendido, o Hollywood acabou... e foram raras as provas de MX que a minha cidade voltou a ter....
Bons tempos.... e detalhe.. segurar as WXT era quase impossível!
deco 100 tranquera
Super Membro
Mensagens: 1254
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à13 10:02

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por deco 100 tranquera »

Olha, Nestor falou tudo , sempre vi a agrale assim..... inovadora, e a gente sempre escravo das grandes...
Não sei se ja teve algum tópico sobre isso, ou se discordam da minha opnião, mas acho q campeonatos como holywood "fortes com motos nacionais" terminaram devido as grandes tomarem laço das agralosas, tornando esses campeonatos não iteressantes....
fabitooo
Membro
Mensagens: 298
Registrado em: 03 Fevereiro 2010 à54 16:36

Re: Hollywood Motocross...Anos 80.

Mensagem por fabitooo »

Bom vou deixar aqui alguns videos da epoca de 80.
emonionante...
Eduardo Saçaki Japones Voador!!!O CARAAAAAA!!! legal::


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem